Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Sunday, June 9, 2024

Converteste o Meu Pranto em Folguedos!

 

Dennis Edwards

Salmo de Davi. Cântico da dedicação da casa

Salmos 30:1 “Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim.”

David dá graças a Deus porque os seus inimigos, incluindo o seu sogro, o antigo rei que tentou matá-lo, não foram vitoriosos sobre ele.

Salmos 30:2-3 “SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.”

Davi está agradecendo ao Senhor por estar vivo. O Senhor lhe respondeu quando ele chorou e o curou da depressão ou da doença, de tal forma que ele não morreu. Ele está grato.

Salmos 30:4 “Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome.”

Um traço comum em todos os salmos é a ação de graças e o louvor a Deus por Sua bondade para com os filhos dos homens. É bom dar graças e louvar ao Senhor. O último versículo do último salmo apresenta as mensagens principais dos Salmos.

Salmos 150:6 “Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!”

Ou como sabemos no Novo Testamento,

1 Tessalonicenses 5:18 “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Salmos 30:5 Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.

O Antigo Testamento nos diz que Deus é lento em irar-se e misericordioso. Quando Deus apareceu diante de Moisés, o Senhor proclamou-lhe:

Êxodo 34: 6b-7a “(Eu), o Senhor, o Senhor Deus (sou) compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado.”

A mesma ideia é parafraseada nos salmos.

Salmos 145:8-9 “Benigno e misericordioso é o Senhor, tardio em irar-se e de grande clemência.”

Cerca de 44 vezes nos Salmos é repetida a frase: “Sua misericórdia dura para sempre”.

Salmos 118:1-4 & 28-29 “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Diga, pois, Israel: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. Diga, pois, a casa de Arão: Sim, a sua misericórdia dura para sempre.  Digam, pois, os que temem ao SENHOR: Sim, a sua misericórdia dura para sempre… Tu és o meu Deus, render-te-ei graças; tu és o meu Deus, quero exaltar-te. Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”

Salmos 136:1 “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”

O Salmos 136 tem 26 linhas e cada linha termina com “porque a sua misericórdia dura para sempre”.

Ao contrário da ideia de que o Deus do Antigo Testamento é um monstro, Deus proclama que Ele é bom, misericordioso e lento em irar-se. Quando Ele fica irado connosco por causa da nossa rebelião ou pecado, isso dura apenas um momento. Podemos acabar com um problema sério por causa do nosso pecado, a nossa saúde pode ser prejudicada ou um relacionamento pode ser rompido, mas quando clamamos a Deus com as nossas lágrimas, a Sua compaixão não falha. Somos mais uma vez trazidos de volta à harmonia com Ele e nosso problema é resolvido, seja ele qual for. A alegria volta inundando nossas vidas.

O profeta Jeremias confirma o que temos dito.

Lamentações 3:22-23 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se cada manha. Grande é tua fidelidade.”

Salmos 30:6 “Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: jamais serei abalado.”

Deus alertou os filhos de Israel e nos alerta para tomarmos cuidado com a prosperidade.

Deuteronómio 9:11-20 “Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão…que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheciam; para te humilhar, e provar, e afinal, te fazer bem. Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é Ele o que dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê. Se te esqueceres do SENHOR, teu Deus, e andares após outros deuses, e os servires, e os adorares, protesto, hoje, contra vós outros perecereis. Como as nações que o SENHOR destruiu de diante de vós, assim perecereis; porquanto não quisestes obedecer à voz do SENHOR, vosso Deus.”

Salmos 62:10b “Se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração.”

O apóstolo Paulo nos admoestou, também.

1 Timóteo 6:6-10 “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

Em nossa prosperidade, temos a tendência de esquecer Deus. Davi está confessando que ele também se esqueceu de Deus em Sua prosperidade. Ele pecou gravemente no incidente com Bate-Seba. A ira de Deus esteve sobre ele por um momento. Davi confessou e realmente se arrependeu e encontrou o perdão na misericórdia de Deus.

Salmos 30:7 “Tu, SENHOR, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha; apenas voltaste o rosto, fiquei logo conturbado.”

É somente pela misericórdia de Deus que somos capazes de permanecer de pé. Se fôssemos julgados corretamente pelos nossos pecados, ninguém resistiria. Quando nosso relacionamento com Deus fica turvo por negligência ou pecado, sentimos sua falta e a ansiedade surge e ficamos perturbados.

Salmos 30:8 “Por ti, SENHOR, clamei, ao Senhor implorei.”

Quando estamos perturbados, quando aquela nuvem nos cobre, clamamos ao Senhor mais uma vez. O apóstolo Paulo dá a mesma solução para nossos momentos de ansiedade. Ele nos diz que se clamarmos ao Senhor em oração e súplica com ação de graças, Deus ouvirá nossa oração e enviará paz de coração e mente às nossas almas.

Filipenses 4:6-7 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”


Salmos 30:9 “Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade?”

Davi questiona se na morte seremos capazes de louvar ao Senhor e falar da sua verdade.

Salmos 30:10 Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim; sê tu, SENHOR, o meu auxílio.

Novamente, ele clama ao Senhor por misericórdia. Ele clama a Deus para ajudá-lo.

Salmos 30:11-12 “Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. SENHOR, Deus meu, graças te darei para sempre.”

Quando a alegria de Deus nos é tirada, ficamos fracos, abatidos e desanimados. Depois de passarmos algum tempo suplicando a Deus, derramando nosso coração e alma em oração, buscando Sua face; Deus responde e renova ou restaura nossa alegria. É a alegria do Senhor que é a nossa força. Mais uma vez, podemos cantar, louvar e agradecer. Entramos em Sua presença com louvor e ação de graças, e não podemos ficar calados, pois Sua misericórdia dura para sempre.

Se você está abatido, não fique aí, lute pela alegria. A alegria do Senhor, Sua felicidade, seu louvor a Ele, sua gratidão a Ele, lhe darão forças para continuar. Não fique desanimado, pois o diabo é como um leão que ruge procurando alguém para devorar. Ele devora e sufoca nossa alegria com tristeza, desânimo e depressão. Lute pela alegria, é a sua tábua de salvação. É a força de Deus em você e um dom do Espírito Santo. Lute pela felicidade. Em tudo dai graças. Que tudo que tem fôlego louve ao Senhor, que é o autor e consumador da nossa fé.


Louvai ao Senhor, filhos dos homens, pois Deus é digno de nosso louvor. Ele nos abençoará e ajudará a afastar as nuvens, enquanto louvamos e agradecemos a Ele por tudo o que Ele permite em nossas vidas. Sabemos que todas as coisas contribuirão juntas para o bem, se continuarmos a amar a Deus e a sermos gratos. Um coração alegre é tão bom quanto um remédio, então seja feliz! Faz parte da sua armadura espiritual. Use-o. Amém!

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith