Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, June 11, 2024

O Seu Prazer Está na Lei do SENHOR!


Dennis Edwards


O tema do primeiro salmo do livro dos Salmos é a importância da Palavra de Deus em nossas vidas. A Bíblia é uma coleção de 66 livros. O livro com mais capítulos é Salmos, com 150 salmos. No entanto, Salmos não é o livro mais longo da Bíblia em contagem de palavras; tanto Jeremias quanto Gênesis são mais longos. Dos três livros mais longos: Jeremias é um livro de advertência sobre os julgamentos de Deus sobre os desobedientes, onde Deus nos advertiu para amá-Lo e obedecê-Lo. Gênesis é um livro dos primórdios da humanidade, onde Deus nos disse para não esquecermos nossos primórdios, de onde viemos. Salmos é um livro de louvor, onde Deus nos ensina como viver nossas vidas com ações de graças e louvor.

Hoje, estudaremos o Salmos 1 sobre os justos e os impios.

Salmos 1:1 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos impios, não se detém no caminho dos pecadores.”

Desde o início, Deus nos alerta para evitarmos ter comunhão com pecadores ímpios que desrespeitam a Deus. Em Provérbios, Salomão aborda o mesmo assunto.

Provérbios 1:10-11a 14-16a “Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. Se disserem: Vem connosco. embosquemo-nos,…Lança a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal.”

Provérbios 4:14-15 “Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.”

Em contraste com o caminho dos ímpios, Deus instrui como os piedosos devem andar.

Salmos 1:2 “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor; e na Sua lei medita de dia e de noite.”

Como nos protegemos do mal, das más influências da cultura que nos rodeia, das más influências do nosso próprio coração e mente? A palavra de Deus nos ensina a meditar e ter alegria em Sua Palavra.

Moisés ensinou os filhos de Israel antes de entrarem na Terra Prometida.

Deuteronómio 6:5-9 “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”

Em outras palavras, devemos memorizar a palavra de Deus. Devemos colocar isso profundamente em nossos corações.

Salmos 119:9&11 “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.”

Em Provérbios, Salomão dá a mesma mensagem:

Provérbios 6:20-24 “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida, Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da mulher alheia.”

A “mulher má ou alheia” refere-se fisicamente a uma prostituta, mas espiritualmente ao que Jesus e os Apóstolos chamaram de “o mundo”, ou também referida como “Babilônia, a Prostituta” de Apocalipse 17-18. O apóstolo João escreveu:

1 João 2:15-17 “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”

O próprio Jesus advertiu,

João 15:19
“Se fôsseis do mundo (ou a mulher má de Provérbios e o sistema comercial mundial de cidades chamado Babilônia, a Prostituta de Apocalipse 17-18), o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”

Provérbios 7:1-3&5
“Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração…para te guardarem da mulher alheia (o mundo ou a grande prostituta de Apocalipse 17-18), da estranha que lisonjeia com palavras.”

Quando Moisés morreu, o Senhor falou a Josué palavras semelhantes às que falou a Moisés.

Josué 1:8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

Salmos 1:3 “Ele (o piedoso) é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”

Moisés escreveu de forma semelhante:

Deuteronómio 30: 9-10&20a “O SENHOR, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará; porquanto o SENHOR tornará a exultar em ti, para te fazer bem, como exultou em teus pais; se deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se te converteres ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma… amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade.”

Salmos 1:4 “Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.”

João Batista usou uma expressão semelhante ao descrever o Messias que estava por vir.

Mateus 3:11-12 “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.”

Salmos 1:5 “Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.”

Jesus também contou uma parábola semelhante sobre o trigo e o joio.

Mateus 13:24-30
“Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.”

Em outras partes dos Salmos e em Jeremias, lemos,

Salmos 9:17 “Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.” 
Jeremias 12:17 “Mas, se não quiserem ouvir, arrancarei tal nação, arrancá-la-ei e a farei perecer, diz o SENHOR.”

Salmos 1:6 “Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.”

Fomos completamente avisados. Os ímpios perecerão, mas o Senhor conhece aqueles que são Seus.

Deuteronómio 30:11&14 “Porque este mandamento que, hoje, te ordeno não é demasiado difícil, nem está longe de ti… Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires.”

O Deus dos Salmos não está longe. O apóstolo Paulo afirma o mesmo ponto,

Atos 17:27b-28a “para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos.”

Deus não está longe. Sua palavra não está longe. Sua lei está escrita em nossos corações, e nossa consciência dá testemunho disso. [Romanos 2:15] Busquemos, portanto, a Deus diariamente. Deleitemo-nos em meditar em Sua Palavra. Não andemos no caminho dos ímpios, mas caminhemos com Deus.

Salmos 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

Provérbios 4:18 “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”

Ajude-nos, Senhor, a deixar a sua palavra iluminar nossos caminhos e mentes, e nos manter perto de Ti, hoje. Em nome de Jesus, oramos.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith