Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Sunday, June 15, 2014

Um Coração Cheio de Graça

Uma compilação

Qualquer pessoa pode ser magnânima... porque qualquer pessoa pode servir ao próximo. Não é necessária graduação para servir. Não é preciso saber concordância nominal e verbal para servir. É preciso apenas ter o coração cheio da graça de Deus, uma alma conduzida pelo amor.—Martin Luther King Jr.

*

Para mim, graça é a palavra mais terna na língua inglesa, representativa de praticamente toda boa qualidade que esperamos encontrar nas pessoas. Graça é um dom do humilde para o humilhado. Graça reconhece a feiura do pecado optando por ver além do pecado. Graça aceita a pessoa como alguém digno de gentileza mesmo que ela tenha uma aparência dura ou ruim que a mantem afastada dos outros. Graça é um doce presente de misericórdia quando não parece fazer sentido algum. —Charles R. Swindoll

*

Jesus diz: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês".[1]

Você talvez pense, “falar é fácil, fazer é que são elas”. E nem tem certeza se quer mesmo amar os que o prejudicaram ou magoaram. Afinal de contas, não merecem. Você prefere muito mais se afastar do chefe ranzinza, do antigo amigo que o magoou, ou do colega de trabalho que falou mal de você.

Uma das características mais maravilhosas do amor de Deus é que ele pode sobrepujar nossas reações e preconceitos às vezes humanos demais. Ele talvez não fique feliz com algumas coisas que as pessoas fazem, ou da sua atitude, mas ainda assim as ama. Não é como Deus age conosco? Independentemente de nossas falhas e erros, ou da maneira como agimos, Ele nunca deixa de nos amar. Ele nunca nos rejeita ou retira o Seu amor. Por mais que tenhamos nos desviado, Ele sempre tem esperança.

Esse é o tipo de amor que Ele deseja que tenhamos pelos outros, e podemos ter. Basta pedir. “Amor que lança um véu sobre a multidão dos pecados”[2] Se pedir, Deus lhe concederá toda a graça e amor que precisa para perdoar a outros. —Shannon Shayler[3]

*

O rapazinho experimentava os óculos da avó quando a mãe chegou. Ao ser indagado a respeito, ele respondeu: “Eu quero usar os óculos da vovó porque ela consegue ver melhor do que todo o mundo. Ela vê quando as pessoas estão com fome, cansadas, ou arrependidas. E consegue até ver o que vai fazê-las se sentir melhor. Ela vê como deve arrumar as coisas para ficarem legais, e sabe quais eram as intenções da pessoa, mesmo que ela aja errado. Ela vê quando alguém está chorando e o que deve fazer para alegrar a pessoa. Um dia eu perguntei à vovó como ela conseguia ver tanta coisa boa, e ela disse que, conforme foi ficando mais velha, aprendeu a maneira como devia ver as coisas. Por isso, quando eu ficar mais velho, quero ter óculos iguais aos da vovó, para conseguir ver tudo direitinho como ela vê”.—Autor anônimo

*

O conceito bíblico de encorajamento sugere aceitar a ajuda de alguém que oferece apoio ou forças em um momento de necessidade; alguém com boa vontade que estende a mão para erguer o outro.[4] A pessoa afável não critica ou age em desamor, não condena, desanima nem reprime de maneira que estorva o seu crescimento como pessoa. A graça de Cristo nos estimula a não derrotarmos o outro, mas incentivarmos a pessoa para alcançar a semelhança de Cristo.

Foi dito certa vez que a graça de Cristo é como uma auréola sobre a nossa cabeça que nos ajuda a crescer até ela se encaixar direitinho. Existe mais probabilidade de crescermos quando as pessoas nos incentivam e esperam que nos tornemos aquilo que Deus nos fez em Cristo. Um espírito gracioso reflete amor, “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”[5]—acredita no melhor nas pessoas, é otimista, tolerante e ajuda os outros. A graça de Cristo dá um voto de confiança em questões que dependem da consciência de cada um, quando as coisas não estão muito claras. —Dr. Charlie Bing[6]

*

As grandes questões que enfrento como professor, escritor, marido, pai e funcionário estão todas relacionadas à graça cristã. Graça no dia a dia. Ter a graça de Cristo com pessoas que não merecem. Ter a graça de Cristo para poder viver no poder do Evangelho quando eu preferia estar controlando e determinando os resultados. Todos os dias, o dia inteiro, tenho que viver em um ambiente onde lei, culpa, manipulação e castigo é a maneira normal de agir. Sem querer menosprezar o valor da lei, eu quero que a minha vida esteja cada vez mais imbuída da graça de Cristo, para poder realizar o que a lei não consegue: inspirar pessoas a se tornarem seguidoras de Jesus e criar vidas moldadas pelo Seu Espírito, tanto individual como comunitariamente.

Quando penso na graça de Deus na minha vida, principalmente nos momentos quando ninguém, só Deus, podia me resgatar dos meus pecados e insensatez, sinto arder no coração um desejo pela graça de Cristo nos meus relacionamentos, atos e motivação...

Para mim, a partir de agora a questão é: “Sou uma pessoa que emana a graça de Cristo?”—Michael Spencer[7]

*

Sou perfeccionista. Fico preocupada em errar. Gosto de seguir regras, fazer as coisas direito e da melhor maneira possível. O aprimoramento pessoal não é algo negativo. O problema da atitude perfeccionista em relação a si é que muitas vezes agimos assim com outros. Estabelecemos um alto padrão de conduta para os outros. No entanto, as pessoas nem sempre vão estar à altura da nossa expectativa. Elas vão nos desapontar. São imperfeitas. E eu preciso aprender a demonstrar a graça de Deus para pessoas imperfeitas...

Deus quer que tratemos as pessoas com a graça de Cristo. Elas não precisam merecer. Se formos animar, dizer palavras gentis ou sermos educados apenas com aqueles que consideramos merecedores, pode ser que raramente tenhamos oportunidade para tal. Mas se estivermos dispostos a ter tolerância em relação ao que nos desagrada nas pessoas, não julgar, e amar, imperfeições [e tudo o mais], estaremos dispensando a bênção da graça de Deus. Melanie Caldicott[8]

*

“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.”[9]

Nos últimos 10 dias tenho contemplado a graça que Deus nos dispensa e como nós podemos compartilhar essa graça com outros.

No geral fazemos exatamente o contrário. Vemos e mencionamos para as pessoas o que e como devem mudar, em vez de incentivá-las no que estão fazendo da maneira certa. Muitas vezes somos impacientes com um atendente na loja, apontamos os defeitos do cônjuge e de nossos filhos, e difamamos colegas de trabalho e pastores.

Como então podemos agir com a graça de Cristo e sermos mais como Jesus?

No seu livro Putting a Face on Grace, Richard Blackaby nos oferece uma lista de dicas.
Diga palavras que vão incentivar, não desanimar as pessoas.
Foque na necessidade dos outros, não na sua.
Perdoe liberalmente.
Engula o orgulho e diga: “Sinto muito”, e “Eu errei”.
Viva a vida com a meta de não ter arrependimentos.
Não faça lista do que é justo ou injusto.
A graça de Cristo não condena nem desiste das pessoas.
A graça de Cristo enfatiza a misericórdia, não a justiça.
Leia 1 Coríntios 13 regularmente.

E tenha sempre em mente que o Espírito de Deus é que vai efetuar mudanças em nós para podermos compartilhar Sua graça com outros.

[Oração:] Pai, o Senhor constantemente demonstra graça com seus filhos não importa quantas vezes baguncemos as coisas. Muito obrigado. Nós não merecemos o seu amor. Nos capacite, pelo poder do seu Espírito Santo, a nos tornarmos pessoas nas quais habita a graça de Cristo. Amém.—Katherine J Kehler[10]

Publicado no Âncora em junho 2014. Tradução Hebe Rondon Flandoli.


[1] Mateus 5:44–48.

[2] 1 Pedro 4:8.

[3] As Muitas Faces do Amor (Aurora Production AG).

[4] Ver 2 Coríntios 8:9.

[5] 1 Coríntios 13:7.

[6] http://www.gracelife.org/resources/gracenotes/pdf/gracenotes27.pdf.

[7] http://www.internetmonk.com/archive/has-grace-made-me-gracious.

[8] http://essentialthingdevotions.com/2013/06/13/showing-gods-grace-to-imperfect-people.

[9] Efésios 4:29

[10] http://www.thoughts-about-god.com/meditating/kk_grace2.html.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith