Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, July 5, 2023

5 Erros do Evangelho da Prosperidade

 

 5 de Junho, 2015 | DAVID W. JONES  thegospelcoalition.org


Nota do editor:

Anteriormente nesta série: “Prosperity Gospel Born in the USA” (Russell Woodbridge). O seguinte é uma versão editada de um artigo que apareceu originalmente no 9 Marks Journal sobre o evangelho da prosperidade.

Mais de um século atrás, falando para a então maior congregação de toda a cristandade, Charles Spurgeon disse: “Eu acredito que é anticristão e profano para qualquer cristão viver com o objetivo de acumular riqueza. Você dirá: 'Não devemos nos esforçar ao máximo para conseguir todo o dinheiro que pudermos?' Você pode fazer isso. Não tenho dúvidas de que, ao fazê-lo, você pode prestar serviço à causa de Deus. Mas o que eu disse foi que viver com o objetivo de acumular riquezas é anticristão.”

Ao longo dos anos, porém, a mensagem pregada em algumas das maiores igrejas do mundo mudou — de fato, um novo evangelho está sendo ensinado a muitas congregações hoje. Muitos nomes foram atribuídos a esta mensagem, como o evangelho “nomeie e reivindique”, o evangelho “fale e pegue”, o evangelho da “saúde e riqueza”, o “evangelho da prosperidade” e a “teologia da confissão positiva”. ”

Não importa o nome usado, a essência desta mensagem é a mesma. Simplificando, esse “evangelho da prosperidade” ensina que Deus deseja que os crentes sejam fisicamente saudáveis, materialmente ricos e pessoalmente felizes. Ouça as palavras de Robert Tilton, um de seus porta-vozes mais conhecidos: “Acredito que é a vontade de Deus que todos prosperem porque vejo isso na Palavra, não porque funcionou poderosamente para outra pessoa. Eu não coloco meus olhos nos homens, mas em Deus que me dá o poder de obter riquezas”. Os professores do evangelho da prosperidade encorajam seus seguidores a orar e até mesmo exigir florescimento material de Deus.

Cinco erros teológicos

Russell Woodbridge e eu escrevemos um livro intitulado Saúde, riqueza e felicidade: o evangelho da prosperidade ofuscou o evangelho de Cristo? (Kregel, 2010) para examinar as alegações dos defensores do evangelho da prosperidade. Embora o livro seja muito abrangente para ser resumido aqui, neste artigo gostaria de revisar cinco doutrinas que abordamos nele — doutrinas sobre as quais os defensores do evangelho da prosperidade erram. Ao discernir esses erros em relação às doutrinas-chave, espero que você veja claramente os perigos do evangelho da prosperidade.

1. A aliança abraâmica é um meio de direito material.

A aliança abraâmica (Gen 12, 15, 17, 22) é uma das bases teológicas do evangelho da prosperidade. É bom que os teólogos da prosperidade reconheçam que grande parte da Escritura é o registro do cumprimento da aliança abraâmica, mas é ruim que eles não mantenham uma visão ortodoxa dessa aliança. Eles veem incorretamente o início da aliança; mais significativamente, eles veem erroneamente a aplicação da aliança.

Em seu livro Spreading the Flame (Zondervan, 1992), Edward Pousson declarou a visão de prosperidade na aplicação da aliança abraâmica: “Os cristãos são filhos espirituais de Abraão e herdeiros das bênçãos da fé. . . . Essa herança abraâmica é descompactada principalmente em termos de direitos materiais”. Em outras palavras, o evangelho da prosperidade ensina que o propósito principal da aliança abraâmica era que Deus abençoasse Abraão materialmente. Visto que os crentes agora são filhos espirituais de Abraão, herdamos essas bênçãos financeiras. Como Kenneth Copeland escreveu em seu livro de 1974, The Laws of Prosperity: “Uma vez que a aliança de Deus foi estabelecida e a prosperidade é uma provisão dessa aliança, você precisa perceber que a prosperidade pertence a você agora!”

Para apoiar essa afirmação, os mestres da prosperidade apelam para Gálatas 3:14, que se refere às “bênçãos de Abraão [que] vêm sobre os gentios em Cristo Jesus”. É interessante, no entanto, que em seus apelos a Gálatas 3:14 esses professores ignorem a segunda metade do versículo: “para que, pela fé, recebamos a promessa do Espírito”. Paulo está claramente lembrando aos gálatas a bênção espiritual da salvação, não a bênção material da riqueza.

2. A expiação de Jesus se estende ao “pecado” da pobreza material.

Em seu artigo da Bibliotheca Sacra “Uma avaliação teológica do evangelho da prosperidade”, o teólogo Ken Sarles observa como o evangelho da prosperidade afirma que “tanto a cura física quanto a prosperidade financeira foram fornecidas na expiação”. Esta parece ser uma observação precisa à luz da declaração de Copeland de que “o princípio básico da vida cristã é saber que Deus colocou nosso pecado, doença, enfermidade, tristeza, dor e pobreza em Jesus no Calvário”. Esse mal-entendido sobre o escopo da expiação decorre de dois erros cometidos pelos proponentes do evangelho da prosperidade.

Primeiro, muitos que defendem a teologia da prosperidade têm uma concepção fundamentalmente errada da vida de Jesus. Por exemplo, o professor John Avanzini proclamou em um programa da TBN que Jesus tinha “uma bela casa”, “uma casa grande”, “Jesus estava lidando com muito dinheiro” e até “usava roupas de grife”. É fácil ver como uma visão tão distorcida da vida de Cristo pode levar a um equívoco igualmente distorcido da morte de Cristo.

Um segundo erro que leva a uma visão defeituosa da expiação é a má interpretação de 2 Coríntios 8:9, que diz: “Pois vós conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, embora fosse rico, por amor de vós se fez pobre, para que você através de sua pobreza pode tornar-se rico. Enquanto uma leitura superficial deste versículo pode levar alguém a acreditar que Paulo estava ensinando sobre um aumento na riqueza material, uma leitura contextual revela que ele estava realmente ensinando o princípio exatamente oposto. Na verdade, Paulo estava ensinando aos coríntios que, uma vez que Cristo realizou tanto por eles por meio da expiação, eles deveriam se esvaziar de suas riquezas a serviço do Salvador. É por isso que apenas cinco versículos curtos depois, Paulo exortaria os coríntios a doarem suas riquezas a seus irmãos necessitados, escrevendo “para que agora neste tempo a vossa abundância supra a sua falta” (2 Coríntios 8:14).

3. Os cristãos dão a fim de obter uma compensação material de Deus.

Uma das características mais marcantes dos teólogos da prosperidade é sua aparente fixação no ato de dar. Somos instados a doar generosamente e somos confrontados com declarações piedosas como: “A verdadeira prosperidade é a capacidade de usar o poder de Deus para atender às necessidades da humanidade em qualquer esfera da vida” e: “Fomos chamados para financiar o evangelho para o mundo .” Embora tais declarações possam parecer louváveis, essa ênfase em doar é baseada em motivos que são tudo menos filantrópicos. A força motriz por trás desse ensinamento sobre doação é o que o professor de prosperidade Robert Tilton chamou de “Lei da Compensação”. De acordo com esta lei – supostamente baseada em Marcos 10:30 – os cristãos devem dar generosamente aos outros porque, quando o fazem, Deus retribui mais. Isso, por sua vez, leva a um ciclo de prosperidade cada vez maior.

Como Gloria Copeland colocou em seu livro de 2012, God's Will is Prosperity, “Dê $10 e receba $1.000; dê $1.000 e receba $100.000. . . . Resumindo, Marcos 10:30 é um bom negócio.” É evidente, então, que a doutrina de doação do evangelho da prosperidade é construída sobre motivos errados. Enquanto Jesus ensinou seus discípulos a “dar, sem esperar nada em troca” (Lucas 6:35), os teólogos da prosperidade ensinam seus discípulos a dar porque terão um grande retorno.

4. A fé é uma força espiritual autogerada que leva à prosperidade.

Enquanto o cristianismo ortodoxo entende a fé como sendo a confiança na pessoa de Jesus Cristo, os mestres da prosperidade defendem algo bem diferente. “A fé é uma força espiritual, uma energia espiritual, um poder espiritual. É essa força da fé que faz as leis do mundo espiritual funcionarem”, escreve Copeland em The Laws of Prosperity. “Existem certas leis que regem a prosperidade reveladas na Palavra de Deus. A fé faz com que funcionem.” Esta é obviamente uma compreensão defeituosa, talvez até herética, da fé.

De acordo com a teologia da prosperidade, a fé não é um ato da vontade concedido por Deus e centrado em Deus. Em vez disso, é uma força espiritual forjada pelo homem, dirigida a Deus. De fato, qualquer teologia que vê a fé principalmente como um meio de ganho material em vez de justificação diante de Deus deve ser julgada inadequada na melhor das hipóteses.

5. A oração é uma ferramenta para forçar Deus a conceder prosperidade.

Os pregadores do evangelho da prosperidade frequentemente observam que “não temos porque não pedimos” (Tiago 4:2). Eles nos encorajam a orar pelo sucesso pessoal em todas as áreas da vida. Como escreve Creflo Dollar: “Quando oramos, acreditando que já recebemos o que estamos orando, Deus não tem escolha a não ser fazer nossas orações acontecerem. . . . É a chave para obter resultados como cristão.”

Orações por bênção pessoal não são inerentemente erradas, é claro, mas a ênfase excessiva do evangelho da prosperidade no homem transforma a oração em uma ferramenta que os crentes podem usar para forçar Deus a conceder seus desejos. Dentro da teologia da prosperidade, o homem – não Deus – torna-se o ponto focal da oração. Curiosamente, os pregadores da prosperidade muitas vezes ignoram a segunda metade do ensinamento de Tiago sobre a oração: “Vocês pedem e não recebem, porque pedem mal, para gastá-lo em suas paixões” (Tiago 4:3). Deus não atende pedidos egoístas que não honram o seu nome.

Certamente todos os nossos pedidos devem ser feitos a Deus (por exemplo, Filip 4:6), mas o evangelho da prosperidade se concentra tanto nos desejos do homem que pode levar as pessoas a fazerem orações egoístas, superficiais e superficiais que não trazem glória a Deus. . Além disso, quando associado à doutrina da fé da prosperidade, esse ensinamento pode levar as pessoas a tentar manipular Deus para conseguir o que desejam - uma tarefa inútil. Isso está muito longe de orar “Seja feita a tua vontade”.

falso evangelho

À luz das Escrituras, o evangelho da prosperidade é fundamentalmente falho. No fundo, é um falso evangelho por causa de sua visão defeituosa do relacionamento entre Deus e o homem. Simplificando, se o evangelho da prosperidade for verdadeiro, a graça é obsoleta, Deus é irrelevante e o homem é a medida de todas as coisas. Quer estejam falando sobre a aliança abraâmica, a expiação, a doação, a fé ou a oração, os mestres da prosperidade transformam o relacionamento entre Deus e o homem em uma transação quid pro quo. Como James Goff observou em um artigo do Christianity Today de 1990, Deus é “reduzido a uma espécie de ‘mensageiro cósmico’ atendendo às necessidades e desejos de sua criação”.

Esta é uma visão totalmente inadequada e antibíblica da relação entre Deus e o homem.

https://www.thegospelcoalition.org/article/5-errors-of-the-prosperity-gospel/

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith