Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, January 31, 2024

Deus pode ajudá-lo durante a provação ardente que você está enfrentando!


Dennis Edwards -
 Um Estudo em 1 Pedro 4 e 5

1 Pedro 4:12 Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse.

As provações que enfrentamos com nossos próprios filhos e familiares, ou com aqueles com quem trabalhamos intimamente, ou com nossos vizinhos, ou colegas estudantes, são de fato “provações ardentes”. Por que os chamamos de fogosos? É porque eles nos afetam muito emocionalmente. A morte de uma criança ou jovem adulto, um jovem membro da família que se declara trans ou gay, ou que se torna ateu e fala veementemente contra as coisas de Deus e/ou a nossa fé, um vizinho rabugento, colega de trabalho ou empregador, ridículo na escola por causa da fé de alguém ; esse tipo de situação pode facilmente nos causar transtornos emocionais e desânimo. No entanto, o apóstolo Pedro diz-nos para nos “alegrarmos” e não permitir que as nossas provações nos desanimem ou nos façam perder o equilíbrio. Ele diz,

1 Pedro 4:13 Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da Sua glória vos regozijeis e alegreis.

O apóstolo Pedro está falando especificamente sobre quando somos atacados por nossa fé e outros falam mal de nós. Dói mais quando vem daqueles que estão mais próximos de nós. Pedro está dizendo que não devemos deixar que isso nos desanime, porque a alegria do Senhor é a nossa força. Alegrar! Alegre-se com grande alegria! Lute pela alegria. Lute para ser feliz. Não devemos permitir que emoções negativas nos dominem. Quando estamos a passar por estas provações como resultado da nossa fé por defender a causa da verdade e do amor, estamos a participar no sofrimento de Jesus. Como tal, devemos nos alegrar.

1 Pedro 4:14 Se você é reprovado (o que significa criticado) pelo nome de Cristo, feliz será; pois o espírito da glória e de Deus repousa sobre você: da parte deles (aqueles que estão criticando você) Ele (Deus) é (sendo) mal falado, mas da sua parte Ele (Deus) é (sendo) glorificado. Outra tradução diz: Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é Ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.

Quando as pessoas nos criticam pelo nosso sistema de crenças piedosas, elas estão na verdade criticando a Deus. Portanto, devemos estar felizes, regozijar-nos e alegrar-nos!

1 Pedro 4:16 Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.

Quando somos confrontados com estas provações ardentes ou batalhas emocionais como resultado de sermos atacados pelos nossos entes queridos, ou colegas de trabalho, ou colegas estudantes pelas nossas crenças, devemos usar a arma do louvor e da ação de graças. Nós também podemos precisar refletir se estamos realmente sendo atacados por nossa fé, ou será por erros e/ou pecados que cometemos. Talvez precisemos confessar ou pedir desculpas e acertar as coisas com os envolvidos, antes de podermos melhorar nosso relacionamento com eles.

1 Pedro 4:19 Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.

Filipenses 1:29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer Nele, como também padecer por Ele.

Tanto o Apóstolo Pedro como o Apóstolo Paulo nos dizem que sofrer por Jesus faz parte do nosso trabalho como Seus Embaixadores. Visto que, em última análise, Deus está no controle, devemos confiar que Ele trabalhará tudo o que estivermos passando para Sua glória. Ele é um Criador fiel e justo que nos ama e aos que nos rodeiam. Ele prometeu que Suas ovelhas ouvirão Sua voz e O seguirão. Nenhum deles que escolhe seguir Jesus permitirá que Deus caia de Suas mãos.

Nossa parte é manter espiritualmente nossos entes queridos e amigos por meio da oração, da boa comunicação e do amor. Também podemos precisar mudar qualquer um dos nossos antigos sistemas de crenças ou comportamentos que possam precisar de mudança. A verdade é que é possível construir melhores relacionamentos com nossos entes queridos, colegas de trabalho e/ou amigos, através da graça de Deus e do poder do Espírito Santo que vive e trabalha em nós e neles. Porque Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos.

1 Pedro 5:6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a Seu tempo vos exalte.

Caminhar humildemente diante de Deus e dos outros, especialmente os da nossa própria família, e dos nossos colegas de trabalho ou de escola, ajuda muito a construir melhores relacionamentos e a ter uma boa comunicação. A humildade faz parte da fórmula da vitória.

1 Pedro 5:7 Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.

Podemos lançar todas as nossas ansiedades, medos e problemas ao seio de Deus através da oração e da ação de graças, sabendo que Deus é maior que o nosso problema e trará a solução e a vitória no Seu tempo.

1 Pedro 5:8-9 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé.

A fórmula do apóstolo Pedro para a vitória é nos humilharmos diante de Deus, mostrando nossa total dependência Dele, e então resistirmos ao diabo. O apóstolo Tiago usa a mesma fórmula quando descreve como se aproximar de Deus. Ele diz,

Tiago 4:6-7 &10 Antes, Ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós…Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará.

A humildade nos aproxima de Deus e então, com a ajuda de Deus, podemos resistir ao diabo.

1 João 4:4b Porque maior é Aquele (Jesus) que está em vós do que aquele (o diabo) que está no mundo. 

1 João 3:8b Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

O diabo já foi derrotado na cruz. Não precisamos acreditar nas suas mentiras nem nos submeter a elas, mas sim resistir-lhes em nome de Jesus.

O diabo é quem nos ataca através das palavras e censuras de nossos familiares, colegas de trabalho ou amigos de escola. Se resistirmos a ele através do poder do Espírito Santo, citando a Palavra de Deus, orando em voz alta ou louvando em voz alta; ele fugirá. Precisamos combater o bom combate da fé. Uma guerra passiva não vencerá. O inimigo está tentando nos devorar e destruir a nossa fé através desses ataques verbais e emocionais daqueles que estão mais próximos de nós. Não se submeta a eles. Seja um soldado vigilante e lute com as armas espirituais à sua disposição!

Quando Jesus andou pela terra, o Diabo usou as palavras do Apóstolo Pedro para atacá-Lo. Pedro havia repreendido Jesus por dizer que ele tinha de subir a Jerusalém “e sofrer muitas coisas dos anciãos, e dos principais sacerdotes, e dos escribas, e ser morto”. Mateus 16:21. Pedro disse:

“Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.”  Mateus 16:22.Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.” Mateus 16:23.

Jesus chamou Pedro de Satanás, porque o apóstolo Pedro estava sendo usado por Satanás para espalhar a falsidade e falava contra a vontade de Deus. A partir dessa experiência de ser usado por Satanás, Pedro entendeu como as palavras e as repreensões de um amigo ou ente querido podem ser um forte ataque do inimigo. Palavras ofensivas podem nos desanimar emocionalmente. Muitas vezes são aqueles que estão mais próximos de nós que mais nos prejudicam. Lemos no Salmo de David:

Salmos 55:12-14 Pois não é um inimigo que me afronta, então eu poderia suportá-lo; nem é um adversário que se exalta contra mim, porque dele poderia esconder-me; mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu amigo íntimo. Conservávamos juntos tranquilamente, e em companhia andávamos na casa de Deus. 

Jesus advertiu seus discípulos de que os inimigos do homem seriam os da sua própria família. Mateus 10:36. Assim como Deus testou Abraão para ver se ele colocaria sua família acima de Deus, Ele também nos testa, para ver se vamos colocá-Lo em primeiro lugar, ou colocar os sentimentos e desejos de nossa família ou amigos em primeiro lugar. Jesus disse:

“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim não é digno de Mim: e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim não é digno de Mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após Mim, não é digno de Mim.” Mateus 10:37-38.

Abraão passou no teste e colocou Deus em primeiro lugar. Deus, portanto, disse-lhe: “agora sei que temes a Deus, visto que não Me negaste teu filho, o teu único filho.Gênesis 22:12b. Se colocarmos Deus em primeiro lugar, Ele nos abençoará.

1 Pedro 5:10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.  

Deus prometeu consolar aqueles que sofrem por sua causa. Ele prometeu que não nos dará mais do que somos capazes de suportar. O apóstolo Pedro está nos assegurando que Deus usará o sofrimento que Ele permite em nossas vidas para nos tornar soldados mais fortes e maduros para Jesus. Pedro pode estar se lembrando das palavras de Jesus no Sermão da Montanha.

Mateus 5:10-12 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por Minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. 

Não podemos contornar isso. Deus quer que nos regozijemos e nos alegremos diante das reprovações que sofremos por Sua causa. Se tivermos a perspetiva correta e compreendermos o que está acontecendo, poderemos proteger nossas respostas emocionais e superá-las por meio do louvor e da alegria do Senhor. O diabo quer nos entristecer e enfraquecer através dos ataques que recebemos das pessoas mais próximas de nós. Mas a palavra de Deus diz:

Salmo 5:11 Mas alegrem-se todos os que confiam em Ti; exultem eternamente, porquanto Tu os defendes; sim, gloriem-se em Ti os que amam o Teu nome.  

Neemias 8:10b Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.  

Romanos 15:13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.  

1 Tessalonicenses 5:16 Regozijai-vos sempre. 

Salmos 32:11 Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e cantai de júbilo, todos vós que sois retos de coração.

Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.   Mais informações: Dennis +0351-915-016-534

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith