Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, January 31, 2024

Por Que Troquei o Ateísmo Pelo Cristianismo

 
Jonathan Noyes

Muitas vezes me perguntam o que me levou à conversão do ateísmo ao cristianismo. A resposta às vezes surpreende: a realidade. A realidade é a forma como o mundo realmente é. Não muda de acordo com nossos gostos e desgostos. Por isso, quando você não vive de acordo com a realidade, você esbarra nela. Como ateu, ao procurar respostas para questões importantes, esbarrei na realidade.

O primeiro solavanco veio quando tentei explicar o que causou o início do universo. Não é tão complicado quanto você imagina. Existem apenas duas opções: algo ou nada. Isso me colocou em uma situação difícil como ateu. Eu não queria dizer que algo causou o universo porque esse algo teria que ser imensamente poderoso, incrivelmente criativo e fora de sua própria criação (ou seja, fora do tempo e do espaço). Esse algo estava começando a se parecer com Deus, e eu não queria dizer que Deus causou o universo. Em vez disso, eu queria dizer que nada causou o universo. Isso não é razoável, no entanto.

Como ateu, eu acreditava que tudo o que existe é produto de processos físicos cegos. Eu não conseguia explicar de onde veio o universo porque tudo que eu tinha para começar era nada. Mas nada vem do nada. Dizer que o universo surgiu do nada vai contra as nossas intuições básicas sobre a realidade. Contudo, no teísmo cristão, não havia mais do que nada para começar. Houve uma causa sem causa. A explicação cristã se alinha perfeitamente com a forma como o mundo realmente é.

Esse foi o primeiro solavanco. O próximo solavanco foi o mais difícil para mim.

Como ateu, eu sabia que certas coisas estavam realmente erradas. Eu teria concordado que o que aconteceu nas fornalhas de Auschwitz estava errado. O que eu quis dizer quando disse que estava errado? Eu não estava apenas descrevendo minha opinião pessoal ou uma emoção. Eu estava descrevendo as próprias ações. Eu estava dizendo que essas coisas eram perversas e más, e não do jeito que deveriam ser. Observe algo importante aqui. Para que eu pudesse dizer que algo estava errado em última análise, tive que apelar para um padrão objetivo fora de mim. Certo e errado, bom e mau, precisam ser detalhes do mundo externo e não apenas opiniões pessoais, mas sobre o ateísmo, não existe um padrão objetivo.

Toda cosmovisão precisa dar uma explicação adequada para a moralidade objetiva que percebemos no mundo. Cada vez que eu me opunha a que algo fosse ruim, eu esbarrava na realidade. Eventualmente, percebi que o ateísmo não poderia explicar a existência da moralidade objetiva. O teísmo cristão sim. Mas há mais.

Enquanto eu lutava com a ideia de que havia uma obrigação objetiva no mundo em que vivemos, e compreendi que o universo tinha que vir de algo ou “Alguém”, me vi esbarrando em outra parte da realidade que não conseguia explicar. : a alma.

As almas são reais e isso foi um grande problema para mim. A existência das almas não é difícil de reconhecer quando pensamos cuidadosamente sobre a realidade. Deixe-me mostrar o que quero dizer. Você já teve uma música presa na sua cabeça? Para lançar essa música, você abre seu crânio, vasculha seu cérebro e extrai a música? Claro que não. A música não existe fisicamente. Existe em sua mente. Sua alma.

Eu não apenas tinha consciência da minha alma, mas também sabia que havia algo especial em ser humano.

Todos nós sabemos que os humanos são especiais. É por isso que clamamos por justiça diante da injustiça. Eu não poderia fundamentar isso em minha visão de mundo. Lembre-se, eu acreditava que todas as coisas – até você e eu – são o resultado de processos puramente físicos. No final, o ateísmo reduz os seres humanos a lixo cósmico, robôs húmidos sem propósito ou significado último. É aqui que entra a minha luta. No ateísmo, nada saciava a minha sede de significado ou o meu desejo de justiça. Em última análise, nada importa no ateísmo. Este não foi o testemunho da minha alma, no entanto. Eu sabia que a vida tinha sentido. Eu sabia que as pessoas eram valiosas.

Eu também sabia de outra coisa. Eu sabia que as almas eram reais e especiais, mas também estavam quebradas.

Minha alma testificou que o quebrantamento do qual reclamei “lá fora” no mundo também estava “aqui dentro” em mim. Eu estava quebrado e precisava desesperadamente de um resgate. Em momentos de descuido, eu deixava escapar o desejo de que as coisas fossem acertadas porque tinha que viver na realidade. Eu sabia que precisava de algo que o ateísmo não poderia oferecer. Eu precisava de perdão. O ateísmo não faz nada para explicar o que torna os humanos especiais e não tem resposta para a fragilidade humana. O ateísmo não oferece perdão verdadeiro. O teísmo cristão sim, no entanto.

Então, por que troquei o ateísmo pelo cristianismo? Como ateu, me deparei com a realidade e comecei a perseguir as respostas para minhas perguntas mais difíceis. Em cada caso, o ateísmo ficou aquém. É simples: sou cristão porque é a verdadeira história da realidade.

Dennis Edwards: Um cristão é aquele que acredita em Cristo e tenta seguir Seus mandamentos. Tenho problemas com o sistema religioso estabelecido. Sim eu faço. Mas não tenho problemas com Jesus. Ele é quem eu sigo, não o sistema religioso.

Artigo original encontrado aqui: https://www.str.org/w/why-i-left-atheism-for-christianity

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith