Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, December 17, 2013

A História do Natal: João Batista

D B Berg

“No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão. Ambos eram justos aos olhos de Deus, obedecendo de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril; e ambos eram de idade avançada. Certa vez, estando de serviço o seu grupo, Zacarias estava servindo como sacerdote diante de Deus. Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com o costume do sacerdócio, para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso.”[1]

Nos tempos antigos, em Israel, os sacerdotes e levitas se revezavam no cumprimento dos deveres no templo.

“Chegando a hora de oferecer incenso, o povo todo estava orando do lado de fora. Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso.”[2] O altar do incenso perfumava o templo, simbolizando as orações do povo de Deus ascendendo aos céus.

Tudo o que faziam no templo ilustrava um sermão de Cristo e da Sua igreja. Deus constantemente lhes apresentava ilustrações do que pretendia para a Sua igreja e para Si. Por isso, quando Jesus finalmente veio ao mundo, o templo e tudo relacionado às cerimônias deixaram de ser necessários. “Quando, porém, viesse o que é perfeito”,[3]Jesus, as meras ilustrações, como Paulo diz, as “sombras do que haveria de vir” se desfariam.[4]

Mas, na época de Zacarias, anterior à morte de Jesus, ainda realizavam esses rituais. Quando Ele morreu, o véu de dez centímetros de espessura que havia no templo foi rasgado em dois e a área do templo conhecida por santíssimo ficou à vista! O local da presença de Deus ficou aberto e acessível a todos, não só ao sumo sacerdote. Deusrealmente pôs termo a tudo aquilo quando isso aconteceu, porque, para Deus, o sacrifício de Jesus foi o sacrifício máximo.

Quando o imperador Vespasiano enviou o general Tito a Jerusalém em 70 d.C., a cidade e o templo foram destruídos, pondo fim à adoração. Segundo reza a lenda, a Glória Shekinah deixou o lugar santo e pairou por alguns dias sobre o templo, para então partir em caráter definitivo. Como diz na Bíblia: “Icabode: A glória se foi de Israel.”[5] A presença de Deus deixou o templo construído por mãos humanas—na realidade sempre foi algo simbólico, representado pela Glória Shekinah—a glória se foi. A partir de então, graças a Deus, o templo se estabeleceu em nossos corações, no único templo que resta a Deus hoje, você e eu![6]


João Batista

Para o leitor entender o que estava acontecendo com Zacarias: “Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso.”[7] Se bem me lembro, o altar do incenso ficava do lado direito, com o véu ao centro, de frente para o Santo dos Santos. “Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado pelo medo. Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.”[8]

Estava falando de João Batista. Deus deu o nome ao menino, e sem dúvida por meio de um mensageiro de Deus. “Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor.”[9] Para Deus, ele foi o homem mais grandioso já nascido! Foi uma afirmação e tanto: “Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista.”[10] Teve um papel mais importante que o de Moisés, Elias ou Abraão.

“Ao vê-lo, Zacarias perturbou-se e temeu.” Você acha que ficaria com medo se visse um anjo? A primeira vez que vi um anjo quase morri de medo, mas na vez seguinte fiquei feliz, ainda que um pouco temeroso. É uma experiência emocionante!

“Pois será grande aos olhos do Senhor.” E vamos ver por que ele era tão grandioso. “Nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.”[11]

Deus determina as regras e, quando quer, pode abrir exceções para fazer algumas coisas bastante fora do comum. Nessas passagens vemos que João Batista foi cheio do Espírito Santo antes de nascer! Com o homem é impossível, mas tudo é possível para com Deus.[12]

“Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus.” Qual era o ministério dele? Fazer as pessoas voltarem para o Senhor. “E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.[13]

O ponto importante nesta passagem é que João seria grande aos olhos do Senhor, cheio com o Espírito Santo desde o ventre de sua mãe, e que “iria adiante dEle”.[14] Quem veio primeiro? João Batista ou Jesus? João Batista. Assim como o de Jesus, seu nascimento foi pré-anunciado e milagroso. João era seis meses mais velho que Jesus. Eram literalmente primos, e Deus escolheu João para preparar o caminho para seu primo, para anunciar Sua vinda.

Elias foi um grande homem de Deus, muito corajoso. “No espírito e no poder de Elias”. Que espírito e poder eram esses? O Espírito e o poder de Deus! Em outras palavras, João Batista seria cheio com o Espírito Santo ainda no ventre de sua mãe, teria o espírito e o poder de Elias.

Mais adiante, Jesus diz: “E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.”[15] Os profetas da antiguidade predisseram de que antes do grandioso e memorável dia do Senhor, Elias viria preparar o caminho para o Senhor.[16] Isso foi profetizado muito tempo depois da morte de Elias. O povo interpretou que Elias ressuscitaria dos mortos e apareceria para eles novamente pouco antes da vinda do Messias, para anunciar a vinda do Messias.

Em Mateus 11, lemos algo bem interessante sobre a obra de João. É o Senhor falando às multidões a respeito dele. “O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?”[17] O soprar do vento nos caniços? É isso o que eles foram ver? Vou lhes dizer uma coisa, eles foram ver um tornado! Foram ver um furacão a serviço de Deus! Pelo jeito João era um homem do mato. Foram vê-lo arder!

Praticamente desde o início, João viveu no ermo, no deserto. Não frequentou nenhuma faculdade bíblica ou seminário. Não era membro de nenhuma denominação, do Sinédrio nem foi ordenado por pessoa alguma. Viveu afastado, no mato, sozinho com Deus, até começar seu ministério. João Batista só deu início ao seu trabalho de anunciar a vinda do Senhor quando Jesus estava prestes a começar o Seu ministério e a ser batizado por ele. Foi então que João começou a preparar o caminho do Senhor.

Jesus disse depois: “Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais.”[18] O sacerdote comum da época, um membro do Sinédrio, foi isso que foram ver? Os escribas e fariseus de sempre? Eles não chamavam a atenção quando passavam pela rua. Mas se usassem uma vestimenta semelhante a uma toga, feita de pelo de camelo, fossem cabeludos e barbudos, as pessoas parariam para observar!

Tenho certeza que não havia barbeiros lá no ermo, no deserto, então a barba de João devia ser bem tosca. Ele geralmente é retratado como um selvagem, então provavelmente chamava bastante a atenção por onde passava; as pessoas com certeza paravam para olhar.

Só que ele não andava pelas ruas, vivia às margens do rio Jordão, no ermo e as pessoas iam até ele. Devem ter visto algo diferente nele, pois, até onde sabemos, João não realizou milagres.

Sabemos que ele fez algumas predições e uma condenação que lhe custou a cabeça. Deu uma bronca descomunal no rei por este ter se casado com a própria cunhada e, por isso, João foi decapitado. Em outras palavras, ele censurou o governo, mandou o presidente às favas.

Consta na história que o presidente ou rei da época, Herodes, tinha um grande respeito por João Batista e não queria prendê-lo nem lhe cortar a cabeça.[19]

“O que foram ver? Um profeta?” O que eles foram ver? Um pregador comum, um sacerdote típico? Nada disso. Foram ver um profeta.

João ficou famoso por milagres, sinais e maravilhas? Acho que ficou famoso por sua aparência estranha, sua vestimenta fora dos padrões da época, mas, principalmente, por sua mensagem, por ser um profeta. Ficou mais conhecido pela mensagem que proclamava e por suas palavras. As pessoas iam até ele para ver um profeta.

“Pois todos os profetas e a Lei profetizaram até João. E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir. Aquele que tem ouvidos, ouça!”[20] Essa frase não é muito usada nos Evangelhos, apesar de aparecer várias vezes no Livro do Apocalipse.

Aqui, Jesus está praticamente dizendo que existe um sentido que só será compreendido por quem escutar atentamente. Acho que o sentido está claro: João Batista era o Elias que havia de vir. A profecia dada pelo anjo a respeito de João Batista logo no primeiro capítulo de Lucas, no versículo 17 é que dá essa mensagem. “E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos”.

Eu me pergunto se João alcançou muito êxito nesse aspecto. Um dos seus ministérios foi fazer voltar o coração dos pais para os filhos, imagine! Ele tinha várias incumbências. Andava feito um selvagem, bradava pelo deserto feito um selvagem, comportava-se como um profeta, e tentava voltar o coração dos pais para os filhos.

“E o desobediente para a sabedoria do justo.” Não é fácil “fazer voltar o coração do desobediente para a sabedoria do justo”. O que acham que é a sabedoria do justo? A verdade. “E preparar o povo para o Senhor”.

João Batista tinha uma missão difícil. E, diga-se de passagem, não era membro da Igreja Batista! Tampouco fundou a Igreja Batista. Deus abençoe os batistas que amam o Senhor. Graças a Deus por todos os cristãos; graças a Deus por todas as igrejas verdadeiras de Jesus Cristo, qualquer que seja a denominação.

“Zacarias perguntou ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada”. Zacarias praticamente disse: “Tenha a santa paciência. Senhor, acha que vou cair nessa?!” E o anjo respondeu: ““Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas.”[21]

Ele disse: “Eu sou um anjo! Dê uma boa olhada! Não acredita em mim? Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno”.[22]

Você está me dizendo que um anjo aparece e fala com você e você não acredita? Jesus Cristo apareceu para muitos e conversou com eles pessoalmente, mas não acreditaram! “Tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.”[23]

“Enquanto isso, o povo esperava por Zacarias, estranhando sua demora no santuário. Quando saiu, não conseguia falar nada; o povo percebeu então que ele tivera uma visão no santuário. Zacarias fazia sinais para eles, mas permanecia mudo. Quando se completou seu período de serviço, ele voltou para casa.”[24] Ele parou de trabalhar porque não podia falar? Parou de trabalhar pelo Senhor? Continuou suas atividades tão bem quanto que podia.

“Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa. E ela dizia: “Isto é obra do Senhor! Agora ele olhou para mim com favor, para desfazer a minha humilhação perante o povo.”[25] Naquela época, era uma vergonha e humilhação a mulher não ter filhos. Era considerado uma maldição de Deus ser estéril, consequência do pecado.

“Ao se completar o tempo de Isabel dar à luz, ela teve um filho. Seus vizinhos e parentes ouviram falar da grande misericórdia que o Senhor lhe havia demonstrado e se alegraram com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam lhe dar o nome do pai, Zacarias; mas sua mãe tomou a palavra e disse: “Não! Ele será chamado João”. Disseram-lhe: “Você não há nenhum parente com esse nome”. Então fizeram sinais ao pai do menino, para saber como queria que a criança se chamasse. Ele pediu uma tabuinha e, para admiração de todos, escreveu: “O nome dele é João”.[26]

O anjo do Senhor lhe disse para chamar o filho de João. “Todos os que ouviam falar disso se perguntavam: “O que vai ser este menino?” Pois a mão do Senhor estava com ele. Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou. Parece poesia do Antigo Testamento. Lindo!

“Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi, (como falara pelos seus santos profetas, na antiguidade), salvando-nos dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam, para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança, o juramento que fez ao nosso pai Abraão: resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo, em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias. E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho, para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados, por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”. E o menino crescia e se fortalecia no espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel.”[27]

Publicado originalmente em dezembro 1968. Atualizado e republicado em dezembro 2013. Tradução Hebe Rondon Flandoli.


[1] Lucas 1:5–9. Todos os versículos neste texto são da Nova Versão Internacional da Bíblia.

[2] Lucas 1:10–11.

[3] 1 Coríntios 13:10.

[4] Colossenses 2:16–17.

[5] 1 Samuel 4:21.

[6] 1 Coríntios 6:19.

[7] Lucas 1:11.

[8] Lucas 1:12–13.

[9] Lucas 1:14–15.

[10] Mateus 11:11.

[11] Lucas 1:15.

[12] Mateus 19:26; Marcos 10:27.

[13] Lucas 1:16–17.

[14] Lucas 1:17.

[15] Mateus 11:14.

[16] Malaquias 4:5.

[17] Mateus 11:7.

[18] Mateus 11:8.

[19] Mateus 14:9.

[20] Mateus 11:13–15.

[21] Lucas 1:18–19.

[22] Lucas 1:20.

[23] Lucas 16:31.

[24] Lucas 1:21–23.

[25] Lucas 1:24–25.

[26] Lucas 1:57–63.

[27] Lucas 1:68–80.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith