Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, July 10, 2014

Ame o Próximo como a si Mesmo

/uploads/posts/Parábolas de Jesus | O bom samaritano Leitch

“‘Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”—Marcos 12:30–31[1]

Nos ensinamentos de Jesus, a nossa relação com as pessoas, quer adultos quer crianças, está totalmente interligada à nossa relação com Deus. O amor por Deus e pelo próximo são dois aspectos da mesma vocação:

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”—João 13:34–35[2]

Geralmente pensamos no próximo com as pessoas que moram perto de nós, mas a mensagem de Jesus se refere à humanidade no geral, até mesmo nossos inimigos! Jesus contou a famosa parábola do Bom Samaritano para deixar claro que, “amar ao próximo”, significa amar a todos em todo lugar, não apenas amigos, aliados, compatriotas, etc. (vejaLucas 10:25–37).

Há centenas de anos os judeus e samaritanos eram inimigos. Os judeus na sociedade da época de Jesus consideravam os samaritanos imundos, hereges, no entanto, foi o samaritano que teve compaixão daquele pobre que tinha sido roubado e espancado. Ele deu liberalmente tanto o seu tempo quanto o seu dinheiro para ajudar um judeu que não só era um estranho, mas também um inimigo, habitante de outro país. Na parábola do Bom Samaritano Jesus nos desafia a ir e “fazer o mesmo”.

Para reiterar que “amar ao próximo” se aplica a todos, Jesus estendeu a regra do amor a amarmos até nossos inimigos!

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.”—Mateus 5:43-45[3]

Nós, assim como o samaritano altruísta na parábola de Jesus, devemos estender nosso amor e interesse sincero a todas as pessoas em todos os lugares, considerando-as o nosso “próximo”. Não devemos excluir ninguém, nenhum grupo, por causa de condição social, personalidade, diferença religiosa, racial, étnica ou de nacionalidade, etc.

Jesus deixou bem claro na parábola das ovelhas e das cabras (veja Mateus 25:31–46). Não devemos viver com o coração endurecido ou focados apenas em nós mesmos. Ele espera que coloquemos a nossa fé em ação e amemos ao próximo, principalmente os carentes que não tiveram as mesmas chances que nós.

Deus dotou cada um de nós de talentos e dons singulares que devemos usar para servir a Ele. O trabalho que realizarmos para Ele aqui na terra deve envolver a utilização de nossos dons e talentos em prol dos outros! Cada um de nós tem algo a oferecer a alguém necessitado. Podemos dar nosso dinheiro e tempo para caridade, sermos amigos de alguém doente ou solitário, ou sermos voluntários ou pacificadores. Podemos ser altruístas e dedicar nosso tempo a nossos cônjuges, filhos ou pais. Podemos optar por uma ocupação dedicada ao servir, ou simplesmente executar nosso trabalho do dia a dia com integridade e respeito pelos outros.

Pode parecer que, quanto mais damos a outros, mais pobres ficamos, mas ocorre o contrário! Servir aos outros traz sentido e realização às nossas vidas de uma maneira imbatível em relação a dinheiro, poder, posses e buscas pessoais. Jesus disse:

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”—Lucas 6:38[4]

Será que isso significa que não é possível cumprir o que Jesus disse a menos que tenhamos riquezas para doar, ou talentos extraordinários para servirmos a outros? Não!Não é uma questão de quanto damos, mas do espírito em que agimos. Cada um de nós deve dar generosamente da riqueza e dos talentos que recebemos de Deus, independentemente da dimensão. Jesus fez a comparação entre uma pobre viúva, que deu só um pouquinho, e alguns ricaços que deram uma grande quantia. Os que tinham posses deram apenas um valor simbólico em comparação com o total da sua riqueza. Para Deus, a viúva deu muito mais, porque deu do coração:

“E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.”—Marcos 12:41–44[5]

Cada um de nós tem algo para dar. Alguns possuem riquezas, outros talentos, e outros dispõem de tempo. Não importam os dons que recebemos, podemos contribuir para um mundo melhor para alguém mais e encontrar satisfação genuína.

Em Seus sermões e parábolas, Jesus procura nos impactar para abandonarmos nosso egoísmo e mundanismo e termos verdadeira paixão pelo bem-estar do ser humano, dos homens, mulheres e crianças ao redor do mundo. O amor universal é a essência dos ensinamentos de Jesus. Esse é o trabalho que Deus tem reservado para nós no mundo.

Para Deus o mais importante é o nosso amor por Ele e uns pelos outros. Riquezas, poder e status nada valem no reino de Deus. Quando verdadeiramente amamos o nosso próximo, fazemos o possível para transformar o mundo em um lugar melhor, e então encontramos satisfação na vida.

Trechos de http://www.christianbiblereference.org/jneighbr.htm. Copyright © Cliff Leitch, The Christian Bible Reference Site, www.ChristianBibleReference.org.
Usado com permissão tradução de Hebe Rondon Flandoli.


[1] NVI.
[2] NVI.
[3] NVI.
[4] NVI.
[5] NVI.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith