Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, January 30, 2014

Banquetes

Marcus Vernier

“O coração bem disposto está sempre em festa.”[1] Este é um versículo interessante, principalmente a primeira parte: “Todos os dias do oprimido são infelizes.” Esse versículo fala de duas condições: estar alegre e afligido. Na vida, às vezes estamos alegres, outras vezes afligidos. “A vida é feita de altos e baixos”, as pessoas dizem. Então, qual o significado desse versículo? Simplesmente afirma o óbvio, que a “vida é feita de altos e baixos”. Pode ser, mas nós sabemos que as Escrituras nunca são banais ou desnecessárias. Eu acho que deve haver alguma lição a ser aprendida nesse versículo, alguma instrução para nós.

Lembro-me na juventude, caminhando penosamente para a escola em Londres, contando nas mãos todos os meus problemas, pesares e revezes, todas as minhas desvantagens. Era o contrário do que procuro fazer hoje, que é contar as minhas bênçãos. Logicamente, naquela época eu não conhecia o Senhor, e aposto que milhares de outras pobres almas perdidas provavelmente faziam o mesmo, até mesmo se desesperando por falta de dedos para contar.

Mas isso mudou depois que recebi Jesus como Salvador. De repente senti esperança, podia ver um melhor amanhã, e qualquer coisa era possível! “Com Deus tudo é possível.”[2] Subitamente passei a ter esperança no coração.

Eu acho que existe uma instrução no versículo sobre um coração alegre. Se formos “alegres”, a vida será um banquete contínuo. Mas se nos desesperançarmos, a vida será um banquete constante. Mas se nos desiludirmos e angustiarmos, vamos nos sentir afligidos. Portanto, podemos optar por ficar alegres. Podemos dar pequenos passos de louvor, optando por pensar positivamente e aproveitar a bondade de Deus que nos é transmitida pela Palavra e as promessas nas Escrituras, por meio dos testemunhos dos Seus filhos ao longo das eras, e também por meio das lembranças do que Ele tem feito em nossas vidas. Isso pode começar uma reação em cadeia na nossa vida, do poder de Deus. Certa vez ouvi alguém dizer: “A sua vontade e a força de Deus geram força de vontade!”

Até mesmo o cristão pode se desviar do caminho da vontade de Deus e acabar em um beco sem saída de tristeza e pesares, por se concentrar nos problemas, circunstâncias e condições. A fé fica mais fraca e a sua luzinha parece em desvantagem em comparação às trevas e à impossibilidade das circunstâncias. Mas ao se esforçar e acreditar, pode extrair força de Deus e ser o que Ele pretende que sejamos.

No meu último aniversário, ganhei entre outras coisas uma linda cadernetinha com a minha foto artisticamente colada na capa. “Uáu!”, eu pensei, “mas para o que isso serve?” Foi algumas semanas atrás, mas ontem o Senhor me mostrou para usar a caderneta como um diário de louvor, ao estilo “ação gratidão”, onde eu poderia escrever breves pensamentos de gratidão. Foi em resposta a algo que Peter Amsterdam escreveu:

Algo que pode fazer para cultivar mais gratidão na sua vida e pensar mais nas suas bênçãos e todas as coisas boas é escrevendo um diário de gratidão. Eu estava pensando nisso um tempo atrás, então decidi começar um diário de gratidão.

De acordo com estudos, escrever as coisas pelas quais está agradecido gera benefícios surpreendentes, como, por exemplo, mais alegria, melhores noites de sono, menos solidão, e menos sintomas de doenças. O que eu amo sobre isso é que me faz lembrar do que Deus fez por mim, das muitas alegrias que tenho na vida, das orações atendidas, das vitórias conquistadas, das coisas que Ele tem feito na vida dos que me são queridos. Faz-me lembrar de que Deus participa da minha vida. E ler a respeito do que Ele tem feito me faz amá-lO e agradecer-Lhe ainda mais.

Escrever um diário de gratidão o ajuda a pensar mais nas coisas boas. Você percebe como cada dia é especial, e como as pequenas coisas são maravilhosas. Ao pararmos para nos lembrar e escrever aquilo pelo que estamos agradecidos, percebemos outras bênçãos, e damos ainda mais valor a todas elas. Estar agradecidos pelas coisas boas gera mais coisas boas.[3]

No primeiro dia eu registrei 13 coisas boas. E quando releio o que escrevi, o poder do louvor se torna quase tangível.

O outro dia eu li um trecho de um livro de A. B. Simpson:

O rei Salomão deixou nos provérbios, suas palavras de sabedoria, uma receita para os corações doentes e tristes, e é um medicamento seguro. “O coração alegre serve de bom remédio.” A alegria restaura e cura. A alegria de espírito traz saúde para os ossos e vitalidade para os nervos quando todo o resto falha e outros sedativos não acalmam. Você está doente? Comece a se regozijar no Senhor, e os seus ossos vicejarão como uma erva; seus semblantes reluzirão de saúde e vigor. Preocupação, temor, desconfiança e nervosismo são um veneno! A alegria é um balsam que cura, e se você se regozijar, Deus lhe dará o poder. Ele ordenou que sejamos alegres e nos regozijemos, e Ele nunca deixa de apoiar Seus filhos e cumprir Seus mandamentos. “Alegrem-se no Senhor”, Ele diz. Isso significa que, por mais triste que nos sintamos, por maior que seja a tentação, por mais doente que estejamos, por mais que soframos, devemos nos regozijar no Senhor, e começar agora mesmo.

A alegria do Senhor é a força do nosso corpo,
A alegria de Jesus é o bálsamo para nossa dor,
Sua vida e abundância, nossa fonte de cura,
Sua alegria, nosso elixir para o corpo e o intelecto.[4]


[1] Provérbios 15:15 NVI.

[2] Mark 10:27.

[3]Tudo Fica Melhor com Gratidão” Peter Amsterdam, 10 de julho, 2013.

[4] A. B. Simpson, "A Merry Heart Doeth Good Like a Medicine," no livro Days of Heaven Upon Earth(Nyack, NY: Christian Alliance Publishing, 1897).

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith