Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Monday, January 20, 2014

Pressão Versus Estresse —Qual é a Diferença?

Jesus falando em profecia

A vida é cheia de desafios e pressões. Mas uma certa pressãozinha não é ruim se lidar com ela devidamente. — Às vezes, quando sei que é necessário e que você consegue administrar, até permito que encare mais do que só uma pressãozinha. Os diversos desafios e a resultante pressão que permito na sua vida servem para ajudá-lo a se expandir, crescer, e aprender lições importantes. E podem ajudá-lo a produzir mais do que normalmente.

Por outro lado, como já percebeu, certos tipos de pressão não lhe fazem bem. O Meu jugo é suave e os fardos que lhe peço para carregar são leves. A pressão pode lhe fazer bem ou mal, dependendo de sua procedência, de quem a exerce e de como você lida com ela. Se uma certa pressãozinha positiva pode lhe fazer bem, por outro lado o que você tem sentido é muito mais do que isso, é um desgaste, um estresse. E estresse não faz bem.

Sempre que se vir diante de um desafio, prova ou dificuldade, ou de algum outro tipo de pressão intensa, desejo que essas coisas o ajudem, não o prejudiquem. E elas o ajudarãose lidar com elas da maneira certa. Se essas pressões e dificuldades a mais o fizerem reconhecer melhor os seus limites e fraquezas e como resultado o deixarem mais dependente de Mim e você se empenhar em trabalhar mais junto Comigo, logo o fator Romanos 2:28 ficará evidente em cada situação. Essas provas não ocorrem com o propósito de arrasá-lo, deixá-lo estressado, muito menos fazê-lo sentir vontade de desistir ou de tentar. Ocorrem para ajudá-lo a crescer e ficar mais forte no Meu Espírito.

Se, ao enfrentar exigências na sua vida e trabalho (tanto as dificuldades rotineiras como as inesperadas), Me deixar colocá-lo sob uma pressão positiva, mas logo Me devolver a pressão, lançando sobre Mim as suas ansiedades e pedindo que Eu o unja, então poderei lhe dar o que for preciso para superar e ajudá-lo a realizar o trabalho. Sei que falar é fácil, mas fazer é que são elas, pois exige disciplina e fé. Mas, por outro lado, disciplina é algo que você pode aprender, como, por exemplo, ter a disciplina de Me deixar operar através de você mais plenamente em vez de agir na sua própria força.

Algumas pressões procedem de Mim e outras não. As que provêm de outras fontes seriam expectativas irrealistas que você assume por livre e espontânea vontade. Às vezes, mesmo que Eu permita as pressões por algum motivo, você não lida com elas da maneira certa. Não se apoia em Mim como deveria, não passa tempo Comigo nem Me deixa ajudá-lo a levar a carga que sei que você consegue carregar com a Minha ajuda. Daí surge um imprevisto ou você começa a ter alguma batalha e, em vez de agir como lhe pedi, cai automaticamente no programa de “obras próprias”. Já vai logo arregaçando as mangas e se esforçando, puxando, empurrando para conseguir colocar a carga nos ombros e ir em frente, aos trancos e barrancos, por conta própria

A sua motivação é sincera, só que o seu modo de agir é errado, porque se esforça o máximo possível para fazer as coisas e fazê-las bem. Quer ser uma bênção e sentir que está produzindo, por mais difícil que pareça. E se convence, sinceramente, que depois que terminar, depois que retirar os impedimentos e obstáculos maiores e cumprir as metas, depois que tiver cuidado de todas as coisas importantes e mais difíceis, aí vai parar e tomar um tempinho Comigo e voltar a fazer as coisas “do jeito certo.

Em vez de recorrer para Mim logo no começo para ver qual a Minha perspectiva, você se sente tão pessoalmente responsável que não tem tempo para agir em oração como sabe que deveria. E, como não para o suficiente para lançar seus cuidados sobre Mim, essas pequenas pressões vão aumentando, se ampliando e ficando exageradas na sua mente, até se tornarem uma fonte de frustração e batalhas, e então você começa a se sentir desgastado, depois desencorajado e, por fim, avassalado.

Quando trabalha assim, até mesmo um montinho de nada lhe parece uma montanha enorme, muito maior e mais difícil de ser escalado do que é na realidade. E então começa a sentir como se estivesse preso na areia movediça sem conseguir sair do lugar, só se afundando naquela lama.

É preciso existir uma certa pressão, caso contrário não se produz muito. Mas não quero que você se sinta tão mal a ponto de não conseguir seguir adiante porque se sente sobrecarregado e estressado.

Se Me consultar a respeito de cada coisa que lhe causa pressão, e Me deixar lhe mostrar como Eu vejo os desafios que surgem, aprenderá a ter mais controle sobre a sua vida — o Meu controle sobre como se sente e é afetado pelas situações. Se Me deixar falar com você e lhe ensinar, aprenderá a avaliar tanto o seu comportamento quanto as pressões que sofre, e poderá usá-las de forma edificante para ajudá-lo a realizar o que precisa.

Você não pode permitir estresse na sua vida. Você é precioso demais para esse tipo de situação. É importante para Mim e preciso que cuide de si mesmo. Aprenda a colocar nas Minhas mãos as pressões e desafios que enfrenta e Me deixar lhe mostrar como lidar com eles.

É possível administrar — e bem — quaisquer pressões com as quais se depare na vida, se forem parte do Meu plano e se colocá-las sob os Meus cuidados. Lance os seus cuidados sobre Mim, porque cuido de você, e também Me interesso em saber como você está se sentindo. Portanto, coloque tudo em Minhas mãos — cada fonte de pressão ou frustração. Coloque tudo aos Meus pés. Leve o Meu jugo e o ajudarei a desfrutar da vida e do seu trabalho, a crescer e aprender, e fazer o que precisa ser feito.

Publicado originalmente em outubro de 2003. Adaptado e republicado em janeiro 2014. Tradução Denise Oliveira. Revisão H. R. Flandoli.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith