Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, July 20, 2016

Andar por Fé, Não por Vista

Compilação

Segunda de Coríntios 5:6–7 diz: “Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé, e não por vista).”[1] Outras versões usam a palavra vivemos em vez de andamos. “Andar” aqui é uma referência metafórica à maneira de levar a vida. Usamos também a frase “diferentes caminhos na vida” que significa diferentes estilos de vida ou culturas.

O apóstolo Paulo lembra aos seus leitores que os seguidores de Cristo não devem construir suas vidas em torno de coisa que não têm um significado eterno. Em vez de buscarem as mesmas coisas que o mundo busca, um cristão deveria focar nas realidades invisíveis tais como Jesus e o céu. Paulo em seguida diz: “Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos. Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.”[2] Jesus nos instruiu a guardar tesouros no céus.[3] Ele prometeu recompensar todos que fazem a Sua vontade[4] e castigar os que O rejeitaram.[5]

Andar por fé significa viver à luz das consequências eternas. Andar por fé é temer a Deus mais do que ao homem; obedecer a Bíblia até quando esta entra em conflito com os mandamentos do homem; escolher a justiça acima do pecado, não importa o custo; confiar em Deus em cada circunstância; e acreditar que Deus recompensa aqueles que O buscam, apesar dos que dizem diferente.[6]

Em vez de amar as coisas deste mundo,[7] os cristãos deveriam passar a vida glorificando a Deus em tudo o que fazem.[8] É preciso fé para viver desta maneira porque não conseguimos ver, ouvir nem tocar em nada espiritual. Quando alicerçamos nossas vidas da verdade da Palavra de Deus, em vez de na filosofia popular de nossa época, vamos contra nossas inclinações naturais. … Para andarmos por fé precisamos ter nossos corações sintonizados com a voz do Espírito Santo e a verdade da Palavra de Deus.[9]Escolhemos viver Segundo o que Deus nos revela, em vez de confiarmos no nosso próprio entendimento.[10]—From gotquestions.org[11]

*

Você já imaginou como seria se fosse cego? Já tentei me identificar muitas vezes com as pessoas cegas dando alguns passos com os olhos fechados. Depois de alguns passos fico totalmente desorientado. Não é natural para o ser humano caminhar sem ver onde está indo…

A Bíblia nos desafia a “andar por fé, não por vista.” É uma tarefa nada natural, tal como caminhar com os olhos fechados. Mas, quanto mais passos damos, mais confortáveis ficamos, e mais confiantes de que chegaremos ao nosso destino. E isto é do que se trata a fé—é a “certeza das coisas que esperamos.”[12] —Shane Scott[13]

*

Um exemplo clássico de fé versus vista é a tentativa de Pedro de caminhar sobre a água no Mar da Galileia. Certa noite, Pedro e alguns de seus companheiros, estavam em um barco sendo açoitados por uma tempestade. Eles corriam grave perigo de afundarem quando, de repente, viram Jesus caminhando em meio às ondas gigantescas, lhe dizendo para não temerem.

“Senhor,” respondeu Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas.” “Venha,” respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. [Até agora, tudo bem!] Mas quando ele olhou para o vento [a fé agora cedeu à vista], ficou com medo e começou a afundar, dizendo, "Senhor, salva-me!" Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou?”[14]

Um dos maiores obstáculos à fé é que o mundo ao nosso redor, tal como as águas que cercavam Pedro, parece muito real. Nós, feitos a partir do pó da terra, estamos naturalmente sintonizados com o físico. Sentimos dor quando estamos doentes. Ouvimos ameaças ou desaforos de vizinhos ou parentes. Quando perdemos um emprego, vemos a dura realidade de uma notícia de demissão e ao mesmo tempo o acúmulo de contas a pagar. Os problemas familiares são reais. Os relatórios médicos são reais. Assim como as tentações e a fraqueza de nossa carne.

Seja qual for a situação, olhamos ao redor e vemos, ouvimos, sentimos o cheiro e o sabor da realidade. O conhecimento da realidade nos vem através dos nossos sentidos. Mas há outra dimensão vital: a fé. …

Se nossas mentes estão mais do que tudo no mundo e nas coisas materiais, exercitar os elementos espirituais da fé é extremamente difícil. Podemos facilmente começar a afundar nas águas das dúvidas tal como Pedro. …

Por outro lado, tirar a mente das coisas físicas e colocá-la nas coisas espirituais é um dos grandes segredos para fortalecermos a nossa fé. Podemos encher nossa mente com entendimento espiritual que procede de estudarmos a palavra de Deus e permitirmos ao Espírito Santo operar em nós. Além disso, através de orações centradas em Deus, nossas mentes estarão mais focadas na realidade da presença de Deus em nossas vidas.—Autor desconhecido[15]

*

Alguns problemas são passageiros, como uma gripe ou uma desavença com alguém no trabalho. Outros se estendem por muito mais tempo: uma doença crônica, uma deficiência ou vício, a perda de alguém querido, ou uma batalha constante para superar uma fraqueza pessoal tal como ira ou mau humor. Você talvez lute contra tais dificuldades por semanas, meses, ou até mesmo anos.

Os problemas às vezes persistem, mesmo que parece que você já fez tudo o que podia: tem orado, lido e seguido a Palavra de Deus, clamado as Suas promessas, e tentado confiar no Senhor. Ainda assim, você não vê resposta, e isso pode ser desencorajador.

Nesses casos, Deus talvez o esteja colocando a prova para ver se você vai continuar confiando, acreditando e Lhe agradecendo por todas as outras coisas boas que Ele lhe envia, mesmo quando parece que Ele não está respondendo as suas orações sobre uma certa coisa. “Andamos por fé, não por vista. Felizes os que não viram e creram.”[16] Deus adora ver a fé de Seus filhos manifestada, e Ele promete recompensar grandemente aqueles que corajosamente suportam a prova de sua fé.

Se Deus estiver trabalhando na sua vida para produzir uma virtude especial, o processo talvez demore um pouco. As pedras de carvão não viram diamantes da noite para o dia; e o mesmo acontece com nossas vidas.

Quando você acha que chegou ao fim de tudo, aguente só mais um pouquinho. A paciência geralmente é o segredo que abre a porta para as bênçãos de Deus, e às vezes temos que nos contentar em esperar a resposta dEle. Apesar de querermos que Deus ponha um fim aos nossos problemas agora mesmo, Ele talvez saiba que mais tarde será mais oportuno. O tempo de Deus é impecável. “Ele faz tudo muito bem.”[17] Confie nEle!

A fé acredita. A fé confia. A fé recusa chamar qualquer coisa de impossível. A fé não aceita que as circunstâncias ou batalhas lhe roubem sua alegria e paz.

Se nos recusarmos a aceitar a derrota, e em vez disso nos agarrarmos firmemente em Deus não importa o que aconteça, se nos determinarmos a acreditar nas Suas promessas, apesar de ainda não vermos o cumprimento das mesmas imediatamente, a vitória será nosso no final. Uma fé assim não pode ser derrotada. Deus sempre Se manifestará a nós.—Shannon Shayler

Publicado no Âncora em junho de 2016.

[1] ACRF, ênfase acrescentada.
[2] 2 Coríntios 5:9–10, NVI.
[3] Mateus 6:19–20; Luke 12:33.
[4] Mateus 16:27; 1 Pedro 1:17; Apocalipse 22:12.
[5] Mateus 25:24–46; João 3:16–18.
[6] Hebreus 11:6.
[7] 1 João 2:15–16.
[8] 1 Coríntios 10:31.
[9] João 10:27; 16:13.
[10] Provérbios 3:5–6.
[11] http://www.gotquestions.org/walk-by-faith-not-by-sight.html.
[12] Hebreus 11:1.
[13] http://www.bible.ca/ef/expository-2-corinthians-5-7(2).htm.
[14] Ver Mateus 14:28–31, NVI.
[15] https://www.gci.org/spiritual/faith/notsight.
[16] 2 Coríntios 5:7; João 20:29, NVI.
[17] Marcos 7:37, NVI.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith