Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, April 5, 2017

Esperança no Sofrimento

Do áudio Como Ser Feliz de Qualquer Maneira
[Hope in Suffering]

O sofrimento serve para nos fazer pessoas melhores, e não mais amargas. Deus leva o homem às águas profundas não para afogá-lo, mas para limpá-lo.

Todos passam por provas e tentações, testes e tribulações de uma forma ou de outra, mas é a maneira como lidamos com isso que faz a diferença. Podemos evitar ficarmos amargos ou ressentidos por causa de nossas provações e sofrimento se entendermos que o nosso grande Pai celestial, o Espírito de amor de todo o universo, nunca vai permitir que o mau entre em nossa vida, a não ser que Ele possa, de alguma forma, transformá-lo em bem.

Este é o segredo maravilhoso que transforma fardos em bênçãos, e provações em triunfos, e cruzes em coroas—o conhecimento de não importa pelo o que passemos, de alguma forma vai ser para o nosso bem. Este é o plano maravilhoso que Deus tem para nós e o dom que Ele nos deu, nós que acreditamos em Jesus e somos Seus filhos. Se formos salvos, podemos confiar durante os problemas e sofrimento, porque sabemos que há um bom motivo para os nossos testes e provações.

Tudo o que acontece ao filho de Deus sempre tem um raio de esperança em algum lugar. A tempestade sempre traz consigo um arco-íris. A noite sempre tem estrelas. As nuvens sempre têm uma linha prateada. O cuidado amoroso de Deus está sempre presente em qualquer circunstância. E mesmo quando não é possível ver, a fé sabe que Deus está presente. Para o filho de Deus o sofrimento é uma bênção disfarçada, sempre tem um propósito bom e maravilhoso.

Entretanto, os problemas, com todas suas vantagens, lições e bênçãos, às vezes tendem a nos desencorajar, pesam sobre nós e ficamos desesperados. Uma das melhores maneiras de nos mantermos alegres e equilibrados em tempos de estresse e adversidade é a atitude diante dos problemas.

Vejamos, por exemplo, a história do menino que sentou-se quieto no trem durante uma viagem entre duas cidades do Oeste dos Estados Unidos. Era um dia quente, poeirento, muito desconfortável de se viajar, e aquele trecho em particular talvez fosse um dos mais desinteressantes de todo o território. Mas o pequeno continuou ali sentado, observando os campos e as cercas, até que uma senhora bem maternal se abaixou para falar com ele e perguntou com empatia: “Você não está cansado desta longa viagem, querido, e de toda a poeira e calor?” O rapazinho olhou para ela animado e respondeu com um sorriso: “Um pouco. Mas não me importo, porque o meu pai vai estar me esperando quando eu chegar!”

Que lindo pensar, quando a vida for cansativa, monótona e um fardo, como às vezes realmente é, que podemos olhar adiante com esperança e confiantes, e, tal como o menino, “não nos importarmos muito” porque o nosso Pai também vai estar nos esperando quando chegarmos ao fim da jornada. O Senhor estará lá para nos receber no final da jornada desta vida. Glória a Deus!

E não nos esqueçamos que Jesus sofreu tudo o que sofremos. A Bíblia diz que Ele foi tentado em tudo tal como nós. Teve momentos em que Ele estava doente e cansado, com fome, sede e desencorajado. Pense nisto.

Jesus sabe o que é padecer. Na verdade, Ele sofreu mais do que qualquer um de nós poderia imaginar! Ele sofreu por todos os pecados de todo o mundo, porque nos ama tanto que Se dispôs a morrer por nós! E a Palavra de Deus nos promete que um dia, em breve, todo o sofrimento chegará ao fim para aqueles que amam a Deus, e que “Deus limpará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas!”—Quando Jesus voltar à terra para endireitar tudo o que há de errado e estabelecer o Seu reino eterno de amor e paz!

Até então, temos que suportar algum sofrimento. Mas se você tem Jesus no coração, se faz o melhor que pode para amá-lO e seguir os Seus ensinamentos segundo a Bíblia, verá que a alegria e a felicidade que vão permear e encher a sua vida serão muito maiores do que qualquer tristeza, sofrimento, provação ou tribulação que possa enfrentar por um tempo.—E quanto a essas outras coisas, como temos visto, Deus vai fazer com que concorram juntamente para o nosso bem.

E quando os tempos difíceis vierem, o Senhor nos promete em Sua Palavra: “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” E você verá que não importa a profundidade das inundações de dor e tristeza, ou quão quente seja o fogo da adversidade e aflição, Jesus é “um amigo mais próximo que um irmão,” e se você Lhe der a mão, confiar nEle, e depender da Sua Palavra, Ele o guiará em segurança e ajudará até ao fim!

O amor de Deus nem sempre nos protege do sofrimento e das tribulações, mas é um amor que sempre nos guarda através dos sofrimentos e das tribulações. Não nos esqueçamos nunca que as tribulações e tempestades da vida não indicam a ausência de Deus, assim como as nuvens não indicam a ausência do sol!


Publicado originalmente pela AFI em 1989. Adaptado e republicado em março de 2017.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith