Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, May 14, 2015

A Nossa Enterprise

D. Brandt Berg

O primeiro filme da trilogia Star Trek pode ser considerado uma parábola, na qual a nave Enterprise é uma nave do bem, cujo bondoso capitão Kirk e tripulação enviados em uma missão para descobrir se uma nave estranha se aproximando da terra é amigável ou hostil, e decidirem como agir. Descobrem que era uma nave especial poderosa e sofisticada, criada acidentalmente pela sonda espacial Voyager 6 enviada ao espaço para coletar dados. Depois ela se tornou algo vivo, curioso quanto à razão de ter sido criado e desejoso de encontrar seu criador. Por isso estava voltando à terra em busca desse criador.

A sonda espacial fabricada pela NASA foi lançada ao espaço e reuniu tantas informações e conhecimentos que se tornou uma nave fabulosa que, àquela altura seguia de volta rumo à terra em busca do seu criador. Queria descobrir por que fora criada e obter respostas. Esse é o ponto principal da história.

Por este filme subentende-se que o homem foi criado e seu Criador o colocou na terra, o imbuiu do desejo de descobrir e conhecer seu Criador e se juntar a Ele. Foi para isso que Deus nos criou. “Ele também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade.”[1]

Em certo sentido, o corpo humano é como uma máquina altamente complexa. Somos máquinas que se auto reproduzem. Dispomos não só de conhecimento, lógica e raciocínio, mas também emoções e sentimentos, o maior dos quais é o amor. E essa combinação nos coloca em um patamar acima de qualquer máquina, animal ou criação. Mas até animais entendem amor. Pesquisas científicas comprovam que plantas reagem ao amor. É como se todos os seres viventes fossem sensíveis ao amor e à emoção humana. E Deus, é claro, colocou no coração do homem o desejo eterno de encontrar, conhecer e amar a Deus, o seu Criador.

O ser humano vive uma busca constante por Deus, e vice-versa. Mas o homem tem de encontrar Deus usando os meios que Ele proveu, caso contrário, jamais O encontrarão. E a maneira de encontrá-lO é por meio do Seu Espírito, que, em certo sentido, é o que Ele usa para Se comunicar. Deus está disponível para o homem e quer que ele O encontre e O conheça, mas é preciso estar disposto a entrar em sintonia, desejar se aproximar de Deus, ter fome de Deus e se dispor a ouvir às Suas comunicações, principalmente por meio da Palavra. A maneira principal como Deus se comunica com as pessoas é através da Palavra. E Jesus é a maneira principal de Deus comunicar ao homem como Ele é.

Deus arranjou uma maneira do homem conhecer o seu Criador, e a única maneira é “o caminho, a verdade e a vida”, pois não há outro mediador ou comunicador exceto o homem, Cristo Jesus.[2] A maneira que Deus ordenou é que, se quiser conhecer Deus, isso se dará por meio de Jesus. É preciso encontrar Cristo. Sua comunicação é Jesus e deve encontrar Deus dessa maneira. Não existe outra. Pois não existe outro Deus, de quem Jesus é a representação ou a palavra viva.

Qualquer pessoa que realmente deseje encontrar o Senhor o fará. É uma promessa. O próprio Jesus disse que enche o coração faminto e, “se Me buscar, Me encontrará.”[3] Se a pessoa realmente buscar o Senhor e Se comunicar com Ele, Ele garante que O encontram. Existem muitos testemunhos de salvação de pessoas que buscavam a Deus e uma razão para a sua existência, um sentido para suas vidas. “Qual a razão de tudo? Quem sou eu? Por que estou aqui?” “Para que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”[4]

O Senhor nos disse para O buscarmos e O encontraremos, porque Ele quer ser encontrado. Enviou Sua Palavra para Se comunicar conosco, enviou Jesus na forma de Filho para Se revelar para nós e nos mostrar como Ele é.[5] Deus é como Jesus, e a única maneira de conhecer e encontrar a Deus é através de Jesus. Essa é a Sua Palavra, Sua comunicação, Sua mensagem e resposta. Quando a pessoa envia sinais na tentativa de encontrar Deus e presta 
atenção, ouvirá as respostas de Deus. O Senhor falará com ela e a guiará. O Senhor a guiará a alguém que conhece Jesus e pode lhe falar sobre Ele.


A humanidade, a criação de Deus, busca seu Criador. Muitos não sabem disso e não se dão conta, não sabem exatamente o que estão procurando. Não sabem o que ou quem estão buscando. Mas querem saber quem são, para que estão aqui, qual é o sentido de tudo e o seu propósito na vida. “Por que estamos aqui? Por que fomos criados? Quem nos criou?” Sabemos as respostas e é maravilhoso, não é? Temos as respostas que a humanidade procura, a razão da nossa existência, o sentido desta vida, o propósito da nossa vida, por que estamos aqui e por que fomos criados.

A história toda está bem na Bíblia, como o mundo foi criado, para quê, por quem, como fomos colocados aqui e leva até a história de Jesus, o Filho de Deus que veio para revelar Deus para nós e nos mostrar como Ele é. Sendo assim, Jesus é a Palavra de Deus, a comunicação de Deus e a Sua mensagem. Jesus está dizendo: “Eu sou.”[6] Ele é o grande Eu sou. Em outras palavras, “Eu sou Deus. Eu sou o Filho de Deus. Sou a mensagem dEle. Estou aqui para mostrar como Deus é e comunicar o que Ele quer dizer.” Jesus é a Palavra e a mensagem de Deus.

Nunca teríamos descoberto como Deus é, mas pelo fato de Ele ter enviado Jesus, em certo sentido nos deu uma imagem de Si para podermos saber como Ele é. Ele nos deu essa história e mensagem para difundirmos no mundo inteiro e divulgarmos quem Ele é, o que Ele é, como Ele é, e que nos ama e quer se unir a nós e conosco, e quer que nos unamos a Ele.

Portanto este filme é uma mensagem admirável que faz o paralelo da fome que o ser humano tem de Deus e do seu Criador. Representa o clamor da humanidade pelo seu Criador, mostra como o homem anseia pelo seu Criador, por Aquele que o fez, e quer descobrir por que ele foi feito e para que está aqui, qual é a razão da sua vida. Jesus pode nos dizer tudo isso, e Ele nos diz tudo isso bem aqui na Bíblia. Até o Antigo Testamento diz: “Glorificar a Deus e guardar os Seus mandamentos é o dever de todo homem”.[7] Em outras palavras, agradecer a Deus por tê-lo criado e obedecer a Deus. E nós sabemos que Seus mandamentos estão todos resumidos em dois mandamentos: amar a Deus e ao seu próximo como a si mesmo.[8]

Enquanto cristãos temos as respostas que as pessoas buscam. Somos mensageiros, como a nave Enterprise neste filme. Saímos em busca dos que desejam encontrar seu Criador, para lhes dizer quem Ele é, como podem conhecê-lO, amá-lO e se unirem a Ele como uma noiva ao noivo. Não é assim que Ele retrata a sua relação conosco? Ele nos pede para buscar as almas, amá-las, e guiá-las ao Senhor para que possam se unir a Jesus.

Essa é a nossa missão, nosso empreendimento, guiar Suas criações ao Criador para estarem unidos a Ele, O conhecerem, saberem quem Ele é, o que é, e conhecerem o Seu amor. Estamos preparando cidadãos para o reino de Deus para podermos nos unir a Ele no grande empreendimento de construção do futuro, trabalhando pela restauração do mundo todo e do ser humano, para consertar as coisas, criar um mundo celestial, da maneira que Deus desejava que este fosse.

Estamos em um empreendimento como a nave Enterprise, uma missão para explorarmos o mundo, guiarmos as pessoas ao Senhor e ajudarmos a criar um mundo, algo totalmente novo para Deus, com novas pessoas, novos filhos de Deus, um “novo céu e uma nova terra, onde habita a justiça”.[9]

Publicado originalmente em abril de 1988. Adaptado e republicado em maio de 2015.


[1] Eclesiastes 3:11.
[2] João 14:6; 1 Timóteo 2:5.
[3] Mateus 5:6, 7:7; Jeremias 29:13.
[4] João 17:3.
[5] João 1:14.
[6] João 8:58.
[7] Eclesiastes 12:13.
[8] Mateus 22:37–40.
[9] 2 Pedro 3:13.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith