Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Sunday, May 10, 2015

O Significado de Ser Humano

http://anchor.tfionline.com/pt/post/o-significado-de-ser-humano/

Compilação

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou.—Gênesis 1:26–27[1]

*

Vocês demonstram que são uma carta de Cristo... escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.—2 Coríntios 3:3

*

A história do cristianismo apresenta Cristo como Filho de Deus na forma humana, para quem e por meio de quem se fez toda a criação. Ao encarnar a forma humana, Cristo restaurou a imagem real humana secando as lágrimas de um mundo em estado lamentável, renovando a imagem de Deus no nosso íntimo, e superando os inimigos do pecado e da morte.

Para mim, Cristo, juntamente com os filósofos Pascal e Solzhenitsyn, fornece a única base que oferece esperança para as contradições que enfrentamos no nosso coração. Muito mais do que apenas uma esperança para o futuro ou um meio de escape da realidade atual, Cristo nos redime da tensão interior, entre a minha identidade como filha de Deus e filha da humanidade. Temos certeza da promessa que nos foi feita: “Assim como levamos a imagem do homem que veio do pó, também levaremos a imagem do homem que veio do céu.” Pois Cristo não só redime a humanidade caída, ressuscitando consigo a nossa natureza, servindo de mediador que nos eleva a Deus, Cristo veio unir a humanidade com Deus para que possamos ser essencialmente humanos como Ele é.—Jill Carattini

O valor do ser humano

Deus criou a nós, assim como a natureza, e nos fez diferentes de todas as suas outras criações — à Sua imagem e semelhança. Ele nos criou seres ímpares e de forma íntima insuflou em nós a vida.

Ele nos criou seres pessoais, capazes de ter um relacionamento com Ele e outros seres humanos. Ele nos fez uma combinação de físico e espiritual ao nos dar um corpo e um espírito. E apesar de toda a humanidade ter pecado contra Ele, Ele nos ama tanto que fez uma maneira de nos reconciliarmos com Ele por meio da vida, morte, e ressurreição de Seu filho, Jesus.

Deus ama aqueles que criou à Sua imagem e semelhança. Somos preciosos para Ele. Pelo fato de Deus valorizar o ser humano, cada um tem um valor próprio intrínseco e essencial. Isso deveria nos fazer valorizar cada pessoa, independentemente de gênero, raça, cor de pele ou crença, pois fomos todos criados iguais. Cada pessoa possui parte da imagem de Deus e deveria ser respeitada e tratada como tal. O nível social ou econômico da pessoa não diminui o seu valor intrínseco.

Recém-nascidos, crianças, idosos, enfermos, deficientes, bebês no ventre, pessoas famintas, viúvas, prisioneiras, aquelas com quem você discorda, até mesmo seus inimigos, todo ser humano, não importa sua condição, crença religiosa ou as circunstâncias, tem a dignidade da imagem e semelhança de Deus, e merece honra e respeito. Ver que as pessoas têm a imagem e semelhança de Deus deveria nos libertar de preconceitos por raça, religião e qualquer outro tipo. Cada um deveria considerar e tratar os outros com respeito, apesar das diferenças.

Deveria também nos fazer olhar para nós mesmos com respeito e dignidade. Entendermos que Deus nos ama deveria nos ajudar a nos valorizarmos mental, física e espiritualmente e nos dar uma visão positiva de nós mesmos, de nos cuidarmos fisicamente, e, no temor a Deus, alimentarmos nossos espíritos de maneira positiva. Deveria nos lembrar que nossa vida é sagrada, impedindo-nos assim de nos auto prejudicarmos. Nós deveríamos reconhecer que, apesar dos nossos pontos fracos e defeitos, e da maneira como percebemos nosso valor, aparência física e habilidades acadêmicas ou intelectuais, Deus nos valoriza, portanto também deveríamos nos valorizar.

Perceber que Deus valoriza os seres humanos, que Ele nos ama e Se importa, deveria nos fazer valorizar a humanidade, reconhecer o valor de cada pessoa, inclusive o nosso, e nos esforçarmos ao máximo por viver em harmonia e paz com outros.

Personalidade irredutível

Se fosse possível programar um computador nos mínimos detalhes com estratégias utilizadas no jogo de xadrez a ponto de derrotar o campeão mais brilhante, então poderíamos dizer que o computador é mais humano do que o maior jogador de xadrez do mundo? Não é provável, pois fazer isso reduziria inteligência à eficiência computacional, memória e componentes físicos.

Personalidade, de acordo com o entendimento cristão, não pode ser reduzida a forma ou função. Na verdade, a nossa identidade é sagrada por definição, pois fomos criados por Deus à imagem de Deus. Fomos dotados de natureza moral, com a capacidade de dar amor e entender a bondade. A criança não avalia seu valor por sua beleza física ou destreza mental, mas em refletir a beleza de seu criador. Ser humano envolve um valor transcendente, enraizado na essência de Deus.

Conforme fazemos caminho passando pelas particularidades da bioética, devemos olhar para a face e a mente de Deus, não a face e o QI de uma pessoa. Só assim poderemos entender verdadeiramente o significado de ser humano.—Ravi Zacharias

Deus enviou Seu filho


São muitos os momentos surpreendentes e significativos registrados na história. Por exemplo, na história contemporânea certos eventos se salientam como a Reforma, no caso, o primeiro transplante de coração em 1967, ou quando o homem caminhou na lua pela primeira vez (1969). Estes são apenas três acontecimentos que me vieram à mente dentre dezenas estudados na história.

Mas, o mais importante que dá origem a todos esses se encontra em Gálatas 4:4: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho.” A Bíblia ensina que o tempo e a eternidade colidiram quando o Deus-homem veio viver entre nós, nascido de uma virgem. O criado do tempo e Senhor da eternidade se tornou um ser humano. A humanidade e a divindade se chocaram (não se tornaram idênticos), e história jamais foi a mesma!—Michael Suderman

Concebido em personalidade

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.—Salmo 139:13–16

Criado para a justiça

A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.—Provérbios 4:18

*

Esta vida não está relacionada à justiça, mas a aprender justiça; não à saúde, mas à cura; não em ser, mas em se tornar; não em descansar, mas em se exercitar. Ainda não somos o que deveríamos ser, mas estamos evoluindo nesse sentido. É um processo. É contínuo. Não chegamos ao fim, estamos a caminho. Ainda não vemos o fulgor da glória, mas tudo estamos no processo de purificação.—Martinho Lutero

Publicado no Âncora em abril de 2015.


[1] Os versículos aqui citados são da Nova Versão Internacional (NVI).

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith