Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, May 12, 2015

Confiar e Obedecer a Deus

D. Brandt Berg
http://anchor.tfionline.com/pt/post/confiar-e-obedecer-deus/

Jesus nos deu uma ilustração clara de como a nossa obediência a Ele é importante, quando disse: “Todo aquele, pois, que escuta estas Minhas Palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”[1]. Se sua vida, seu ministério e seus planos estiverem fundamentados na obediência ao Senhor, você, como homem cuja casa estava na rocha, ficará firme, “firme e constante, sempre abundando na obra do Senhor”[2], por piores que sejam as tempestades, as provas, as batalhas e as dificuldades que lhe sobrevenham.

Jesus também ilustrou os tristes resultados da desobediência: “E aquele que ouve estas Minhas Palavras, e as não cumpre compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”[3] Os trabalhos desse insensato foram todos em vão, pois quando chegou a hora da provação, ele perdeu tudo por não haver obedecido e feito o que Deus queria que ele fizesse. Por mais bonita que a sua casa aparentasse ser, estava destinada à ruína desde o princípio, porque foi edificada sobre a fundação errada! “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.”[4]

É muito melhor ser um praticante da Palavra de Deus, e edificar a sua casa na sólida rocha do Redentor. Ele nos diz: “Sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da Palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e foi-se e logo se esqueceu de que tal era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”[5]

Se confiarmos no Senhor, formos obedientes a Ele e seguirmos Jesus, poderemos deixar tudo o mais para Ele cuidar mais. Como diz o antigo hino Confie e Obedeça: “Quando andamos com o Senhor na luz da Sua Palavra, quanta glória Ele traz ao nosso dia! Enquanto fazemos a Sua boa Vontade, Ele permanece ao nosso lado, e daquele que obedece e confia. Obedece e confia, pois não há como ser feliz em Jesus, sem confiar e obedecer.”

O segredo das bênçãos de Deus

Suas bênçãos nesta vida dependem da sua obediência a Deus. Jesus disse, “Se sabeis estas coisas (os Seus mandamentos), bem-aventurados sois se as praticardes.”[6] Ele também nos diz: “Se quiserdes e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Se O ouvirem e O servirem, acabarão seus dias em bem, e os seus anos em delícias.”[7]

Deus é sempre o mesmo e Jesus está sempre com você. Ele diz: “Não te deixarei nem te desampararei.”[8] Nunca sairá do seu coração. O amor de Deus no seu coração permanece para sempre. As bênçãos de Deus, porém, não são obrigatoriamente permanentes se você se desviar do Senhor. Deus nunca falhará a você, mas se você não fizer sua parte, deixará de receber os benefícios das bênçãos que Ele teria lhe dado se tivesse obedecido.[9]

Aprendi que, apesar de a maneira de Deus às vezes dar a impressão de ser difícil, sempre vale a pena fazer as coisas do Seu jeito. Mesmo que às vezes magoe, e mesmo que às vezes você não consiga entender o porquê, ou o que o Senhor está tentando fazer, sabe que Ele quer que você faça algo. Mesmo que pareça uma verdadeira prova obedecer ao Senhor na ocasião, e uma crise de verdade e
um grande sacrifício, no final das contas sempre vale a pena — sempre.

Fé e obediência vêm primeiro, depois Deus abençoa e atende à oração. Ele diz, “Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”[10]As bênçãos não precedem a obediência. Você não pode dizer: “Senhor, se Você me abençoar, obedecerei.” Deus põe você à prova para ver se você vai obedecer primeiro, para então conceder Sua bênção.

Na Bíblia inteira, Deus disse para as pessoas fazerem algo primeiro, antes de Ele fazer o milagre ou responder à oração delas. Deus disse para Moisés bater na rocha e depois Ele daria água. Moisés poderia ter argumentado: “Bem, Senhor, não acho que haja água nesta rocha, isso é loucura. Além disso, Senhor, eu preferiria ver Você fazer!” Mas não, ele por fé pegou um pedaço de pau, bateu na rocha e esperou que Deus fizesse o resto, e Deus fez.[11]

Em outra ocasião, o Senhor disse aos sacerdotes para descerem até as águas do rio Jordão e começarem a atravessar com a Arca, e que depois Ele ia parar a corrente na cheia, quando o nível do rio estava no ponto mais alto. O Senhor lhes disse que Ele ia detê-la, e permitir que eles atravessassem no leito seco. Eles poderiam ter dito: “Isso é loucura! Vamos todos morrer afogados quando tentarmos atravessar o rio carregando essa velha arca pesada. É melhor ficarmos aqui e esperar até que Deus pare a água, para, então, atravessar.” Não. Ele lhes disse para ir, eles obedeceram, foram e, assim que os seus pés tocaram as águas, elas secaram.[12]

Quando Jesus foi ressuscitar Lázaro, disse ao povo: “Tirai a pedra.”[13] Se Ele podia ter feito Lázaro atravessar a pedra, por que fez as pessoas remover a pedra? Era algo que podiam fazer. Não eram capazes de ressuscitar Lázaro, mas podiam obedecer e tirar a pedra do caminho. E quando fizeram isso, o Senhor honrou a fé, a obediência e fez o milagre de ressuscitar Lázaro

Lembra-se de quando Jesus chamou Pedro para segui-lo? Pedro estava cansado, provavelmente desanimado, pois tinha pescado a noite inteira e voltado de mãos vazias. Mas Jesus lhe disse: “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E respondendo Simão, disse-lhe: ‘Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos. Mas sobre Tua Palavra, lançarei a rede.’”[14] Parecia ser uma situação impossível, e Pedro poderia ter dito, “Esquece! Estou cansado, vou para casa dormir. Além do mais, o dia não está pra peixe.” Mas, em vez disso, lançou-se por fé, obedeceu, Deus foi ao seu encontro e fez o milagre. “E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se a rede.”[15]

O Senhor sempre o ajudará se você fizer a sua parte e obedecer e se ajudar tanto quanto possível. Faça o que sabe que pode fazer, o que deve fazer, o que o Senhor quer que você faça e, depois, pare de se preocupar com o resto, que você não consegue fazer. Deus vai cuidar dessa parte, Deus vai fazer isso, o que você não consegue! Você faz o que pode e Deus fará o que você não pode.

Apenas confie, obedeça e faça o que sabe que Deus quer que faça, depois Ele lhe mostrará o que fazer a seguir. Por causa dessa obediência, Ele lhe mostrará um pouco mais e, passo a passo, conforme você O seguir, Ele lhe mostrará cada vez mais. Mas se você não andar, Ele não poderá mostrar. Se não obedecer, Ele não poderá resolver a situação. Então, pelo amor de Deus e para o seu próprio bem, dê esse passo de fé na direção em que Ele diz para você seguir. Depois, verá o que Ele vai fazer a seguir.

Compilado dos escritos de D. Brandt Berg, publicado originalmente em fevereiro de 1988. Adaptado e republicado em abril de 2015.


[1] Mateus 7:24–25.
[2] 1 Coríntios 15:58.
[3] Mateus 7:26–27.
[4] 1 Coríntios 3:11.
[5] Tiago 1:22–25.
[6] João 13:17.
[7] Isaias 1:19; Job 36:11.
[8] Hebreus 13:5.
[9] Ver Gálatas 6:7.
[10] Mateus 6:33.
[11] Ver Êxodo 17:5–7.
[12] Ver Josué 3:7–17.
[13] João 11:39.
[14] Lucas 5:4–5.
[15] Lucas 5:6.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith