Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Friday, April 23, 2021

Mais Padres da Igreja e suas idéias sobre as profecias sobre o Anticristo.

Mais Padres da Igreja e suas idéias sobre as profecias sobre o Anticristo. Ou, Quem são os reis do Sul e do Norte em Profecia Bíblica? Parte 2


 
Hilário de Poitiers

 Passando para o século IV, vamos a Hilário de Poitiers, que viveu de 310 a 367 D.C. Hilário era o bispo de Poitiers (França) e às vezes era chamado o “Martelo dos Arianos”. Nascido  numa família pagã próspera, ele estudou o Antigo e o Novo Testamento e tornou-se cristão com sua esposa e filha. Ele foi eleito bispo pela população local. “Hilário era um guardião firme da trindade, conforme ensinado pela igreja ocidental e, portanto, viu o Anticristo previsto naqueles que repudiaram a divindade do Filho e pensaram que Ele tinha sido apenas um ser criado (os arianos).” Escrevendo sobre a profecia bíblica, ele disse:

 “O Anticristo, sendo recebido pelos judeus, ocupará o lugar santo, a fim de que, no mesmo lugar onde Deus queria ser adorado pelas orações dos santos, ali ele pudesse ser venerado e recebido com honras divinas pelos incrédulos. ”

 A citação de Hilário parece ser uma referência à 2ª Epístola de Paulo aos Tessalonicenses, onde ele diz:

2 Tessalonicenses 2:3-4 "Ninguém, de forma alguma, vos engane; porque naquele dia (o dia da vinda de Cristo e da nossa reunião com Ele) não chegará, sem que antes venha a apostasia, e se manifeste  o homem do pecado, o filho de perdição.O qual se opõe e se levanta contra  tudo o que se chama Deus, ou se adora, de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus ”.

 

Ambrósio de Milão

 Nosso próximo Pai da Igreja é Ambrósio, que viveu de 340 a 397 D.C. Ambrósio foi arcebispo de Milão e se tornou uma das figuras eclesiásticas mais influentes do século IV. Ele era um oponente ferrenho do arianismo. Agostinho de Hipona foi convertido por meio de seu contato com Ambrósio. Escrevendo sobre o Anticristo e quando Jerusalém será cercada de exércitos, ele disse:

 “Verdadeiramente vereis Jerusalém cercada por um exército e atacada por um general romano; de onde os judeus pensaram que a abominação da desolação foi criada quando os romanos, zombando do cerimonial judaico, atiraram uma cabeça de porco no Templo. Com o que não estou tão louco a ponto de concordar - pois a abominação da desolação é o abominável advento do Anticristo, que com má vontade de sacrilégio poluirá as câmaras internas das mentes dos homens e, além disso, se sentará literalmente no Templo, usurpando o trono do poder Divino..e então virá a desolação, visto que muitos se afastarão da verdadeira religião e cairão no erro. Depois então virá o Dia do Senhor. ”

 Ambrosio  na primeira seção está esclarecendo que ainda veremos Jerusalém cercada por um exército. Ele não concorda com os judeus que dizem que esta profecia foi finalmente cumprida por Antíoco Epifânio antes da época de Cristo, que atirou com  uma cabeça de porco para o Templo de Jerusalém. Ele acredita que ainda veremos o Anticristo sentar-se  no Templo como Deus, usurpando o poder de Deus, o que causará desolação, pois a maioria da humanidade terá caído da fé para a descrença. Os resultados serão o Dia do Senhor, que significa o retorno de Cristo para salvar os Seus e então destruir o Anticristo e o falso profeta durante a Batalha do Armagedom. Já vimos esses eventos nas Escrituras, então o que Ambrósio está dizendo é bíblico.

 

Cirilo de Jerusalém

Cirilo foi bispo de Jerusalém e viveu de 313 a 386 D.C. Ele foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Leão XIII (1878 a 1903). Os escritos de Cirilo estão repletos da natureza amorosa e misericordiosa de Deus, o que era um tanto incomum durante a época em que viveu. Sobre a profecia bíblica ele escreveu o seguinte, mas em vez de comentar no final, colocarei a referência da Escritura no texto para que você veja que Cirilo está citando a Escritura.

“Ensinamos essas coisas, não as inventando para nós mesmos, mas aprendendo-as das divinas Escrituras canônicas, e especialmente de Daniel. Exatamente como Gabriel, o Arcanjo interpretou, dizendo que a quarta Besta deveria ser o quarto Reino na terra, e deveria devorar todos os Reinos que existiram antes. Eu já disse, que os escritores eclesiásticos declararam, que este Reino é Roma. Pois depois que o Império Assírio subiu em distinção primeiro - o segundo foi  o dos medos e persas -o  terceiro, o dos macedônios - o quarto reino, que atualmente existe, é o dos romanos.

“Gabriel passa a explicar que as suas dez pontas (chifres) são dez reis que se levantarão: e depois deles, surgirá outro rei, que excederá em mal todos os que vieram antes - não apenas os dez, mas todos os que procederam; e ele abaterá a três reis ... E quem é esta pessoa, e com que energia ela age, tu, ó Paulo, explica. ‘Cuja vinda’, diz ele, ‘é segundo a eficácia  de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira,’ intuindo isso, que Satanás usa essa pessoa como um instrumento, pessoalmente agindo dentro dele. Novamente, o apóstolo diz; ‘O qual se opõe e se exalta contra tudo que se chama Deus, ou que é adorado ... para que se sente no Templo de Deus.’ - Que Templo? - O Templo destruído dos Judeus. Deus me livre que seja aquele em que estamos. Porque é que eu digo isso? Digo o motivo, para que não pensem que estou mostrando favor a nós mesmos.

“Se ele vem aos judeus como Cristo, e deseja ser adorado pelos judeus, a fim de melhor enganá-los, ele será mais diligente quanto ao Templo, fazendo com que se pense que ele é da família de Davi, aquele que está destinado a erguer o Templo de Salomão ...A princípio ele vai ter a aparência de filantropia - mas depois se mostrará cheio de severa severidade, especialmente para com os santos de Deus; pois ele diz, 'Eu vi, e aquele chifre fez guerra aos santos,' etc - e depois, 'Haverá um tempo de angústia (tribulação) - tribulação qual nunca houve, desde que houve nação, até àquele tempo.' Por isso, o Senhor, conhecendo o poder do adversário, dá permissão aos piedosos, dizendo: 'Então, os que estiverem na Judéia, fujam', etc .... mas graças a Deus que circunscreveu a grandeza da aflição dentro do compasso de alguns dias - pois Ele diz que “por causa dos eleitos aqueles dias serão encurtados.” O anticristo reinará por três anos e meio apenas. Não digo isso dos escritos apócrifos, mas baseado nos de Daniel; pois ele diz, 'e será dado em sua mão até um tempo, tempos e meio tempo,' etc - agora um tempo é um ano.”

Cirilo enfatiza que as suas ideias sobre a profecia bíblica não vieram dos livros apócrifos, que eram considerados literatura boa ou interessante, mas que não eram as Escrituras Divinas. As suas ideias vêm do livro de Daniel que fazia parte do Antigo Testamento judaico e, portanto, era parte da Sagrada Escritura.

Cirilo parece especular que o Anticristo reconstruirá o Templo de Salomão. Os escritos do apóstolo Paulo aos tessalonicenses indicam que o anticristo se assentará no templo de Deus. O que ou onde será esse templo, não sabemos ao certo. Mas tanto em Daniel 8:11 quanto em Daniel 11:31 temos indicações de que o Anticristo interromperá o “sacrifício diário”. Se há um “sacrifício diário”, então deve haver um Templo para se sacrificar. Vamos ler os dois versículos de Daniel:

Daniel 8:11 “E, ele se engrandeceu até o príncipe do exército, e por ele o sacrifício diário foi retirado, e o lugar de seu santuário foi lançado por terra.”

Daniel 11:31 “E sairão a ele uns braços, que profanarao o santuário e a fortaleza, e tirarão o contínuo sacrifício, e colocarão a abominação desoladora.”

Cirilo está, portanto, colocando o cumprimento dessas Escrituras no futuro, o que o leva a especular que um Templo será construído pelo Anticristo para agradar e enganar os judeus, que estão antecipando que o Messias reconstruirá o Templo. Alguns estudiosos da escatologia moderna, tanto cristãos quanto judeus, concordam que um novo templo precisa ser construído.

 

João Crisóstomo

João Crisóstomo, que viveu de 349 a 407 D.C., foi arcebispo de Constantinopla e um importante padre da Igreja Primitiva. Ele é conhecido por sua pregação e discurso público e por sua denúncia dos abusos de autoridade por parte de líderes religiosos e políticos. Ele foi um dos autores mais prolíficos da Igreja primitiva, superado apenas por Agostinho de Hipona na quantidade de seus escritos sobreviventes. Ele foi um eremita por dois anos, o que prejudicou seu estômago e rins. O seu entendimento direto das Escrituras significava que os temas de suas palestras eram práticos, explicando a aplicação da Bíblia na vida cotidiana. Ele fundou uma série de hospitais em Constantinopla para cuidar dos pobres. Falando sobre o Anticristo, ele escreveu,

“Ele é chamado de filho da perdição, porque ele mesmo perecerá. E quem é ele? Satanás? De jeito nenhum; mas um certo homem, recebendo todas as operações de Satanás. Será revelado, diz, o homem que será exaltado acima de tudo o que se chama Deus, ou que é feito objeto de adoração. Pois ele não incitará os homens a adorar ídolos, mas será ele mesmo como Antitheos(Anti-Deus). Ele derrubará todos os deuses e ordenará aos homens que o adorem como o próprio Deus. E ele se assentará no Templo de Deus; não apenas o que está em Jerusalém, mas nas igrejas em todos os lugares. ”

 

Jerome

Jerome viveu de 347 a 420 D.C. e nasceu na cidade de Striden, cuja localização exata não é conhecida hoje, mas em algum lugar da Croácia, Eslovênia ou Bósnia, na ex-Iugoslávia. Jerônimo é mais conhecido por sua tradução da maior parte da Bíblia para o latim, conhecida como Vulgata Latina, e por suas homilias ou comentários aos Evangelhos. Depois de uma doença grave, ele deixou de lado seus estudos seculares para se dedicar a Deus.

“Portanto, digamos o que todos os escritores eclesiásticos transmitiram, que no fim do mundo, quando o reino dos romanos for destruído, haverá dez reis para dividir o mundo romano entre si, e que se levantará  um décimo primeiro, um pequeno rei que vencerá três dos dez reis, ... após a destruição de quais reis, os outros sete reis submeterão seus pescoços ao conquistador. E eis, ele diz, havia olhos como os olhos de um homem naquele chifre. Não pensemos, de acordo com a opinião de alguns, que ele seja um diabo ou um demônio, mas um dentre os homens, em quem Satanás está para habitar corporalmente. E uma boca que fala grandes coisas: porque ele é o homem do pecado, o filho da perdição, para se sentar no Templo de Deus, mostrando que é Deus ”.

“'Eu vi por causa das grandes palavras que o chifre proferiu,' etc. O julgamento de Deus vem para esmagar o orgulho: portanto, o Império Romano será apagado, porque aquele chifre falou grandes coisas ... O tempo significa um ano, tempos (de acordo com o idioma dos hebreus, que têm um número duplo) significa dois anos - metade do tempo, seis meses; durante esse período, os santos serão entregues ao Anticristo, para que os judeus sejam condenados, os quais, não crendo na verdade, adotaram uma mentira. Com relação a qual período também o Salvador fala no Evangelho, ‘E se  aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne seria salva.’ ”

A respeito de Antíoco Epifânio (175 - 164 A.C.) que violou o Templo e colocou uma abominação lá, uma cabeça de porco, antes da época de Cristo, Jerônimo escreveu:

"A maioria do nosso povo se refere ao Anticristo e diz que o que foi feito sob o governo de Antíoco (IV) mas que  deve ser cumprido sob o outro (ou seja, o Anticristo) na realidade."

 

Agostinho de Hipona (Argélia)

 Agostinho viveu de 354 a 430 D.C. Sua mãe era cristã e seu pai um incrédulo que se converteu em seu leito de morte. Eles eram uma família berbere altamente romanizada que falava latim em casa. Quando jovem, ele abandonou a fé de sua mãe e por um tempo levou uma vida hedonista. No entanto, ele foi um aluno brilhante, embora tenha tido dificuldades em seus estudos de grego, pois não gostava de seu professor, que considerava muito severo. Por fim, Agostinho conseguiu um emprego em Milão como professor de retórica. Foi em Milão que ele entrou em contato com Ambrósio, cujo bom exemplo levou Agostinho a aceitar o cristianismo. Agostinho disse que foi a simpatia de Ambrósio que o atraiu, pois ele não esperava encontrar a verdade no cristianismo. Agostinho foi o mais famoso dos padres da Igreja e escreveu extensivamente em latim. Ele fez o seguinte comentário sobre 2ª Tessalonicenses 2:

“Ninguém duvida que o apóstolo disse essas coisas sobre o Anticristo; e que o dia do julgamento, que ele aqui chama de Dia do Senhor, não chegará, a menos que aquele a quem ele chama de apóstata, venha primeiro ... Mas em que Templo de Deus, ele está prestes a se sentar, está incerto; quer seja naquele Templo em ruínas, que foi construído por Salomão, ou na Igreja: pois o Apóstolo não chamaria o templo de nenhum ídolo ou demônio - o Templo de Deus ”.

Freqüentemente, a profecia não é compreendida até depois do fato.

Vemos que Agostinho estava tentando descobrir o que as Escrituras queriam dizer com "sentar-se no Templo de Deus". A Escritura tende a ser melhor compreendida à medida que se cumpre. Os discípulos de Jesus não entenderam as profecias do Antigo Testamento sobre Jesus até que ele lhes  abriu a mente de seus raciocínios "após o fato". Lemos em Lucas a história dos dois discípulos viajando para uma pequena cidade fora de Jerusalém no terceiro dia após a Sua morte. Jesus disfarçado anda e fala com eles. Lucas regista o evento,

Lucas 24:25-27 & 32 “Então ele (Jesus) disse-lhes: Ó néscios, e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que Cristo padecesse estas coisas, e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as escrituras ... E eles disseram uns aos outros: Nossos corações não arderam dentro de nós, enquanto ele falava conosco pelo caminho, e enquanto ele abriu para nós as Escrituras? ”

Mesmo Daniel não entendeu as profecias que recebeu até que Deus revelou a ele o que significavam. Em Daniel 12, o seu último capítulo da profecia, o Senhor duas vezes diz a Daniel para não se preocupar se ele não entender o que está escrevendo, pois as palavras não eram para ele, mas para o futuro e seriam seladas até o tempo do fim .

Daniel 12:4 & 9 “E tu, ó Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo... pois estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.”

Até mesmo Isaac Newton tentou perceber o que as profecias de Daniel significavam, mas sem muito sucesso. Nós que vivemos hoje temos uma chance melhor de entender as profecias, pois estamos vivendo mais perto de seu cumprimento. Deus abrirá nossos olhos quando os eventos vierem sobre nós e como Ele quiser. Ele nos disse que não fará nada a menos que o revele a Seus servos, os profetas. Mas convém que estejamos atentos e pesquisemos as Escrituras diariamente, se essas coisas são assim.

Voltando aos escritos de Agostinho, concluímos com uma declaração de B.W.Newton, o comentarista bíblico do século 19, que observou corretamente.

“Agostinho fala dos quatro Reinos mencionados em Daniel, como sendo os da Assíria, Pérsia, Macedônia e Roma; e refere-se ao comentário de Jerônimo sobre Daniel como um livro que ele altamente aprovou. Ele acrescenta que é impossível para qualquer um ler Daniel de uma maneira  descuidada, sem ver que o reinado do Anticristo, embora breve, será o mais violento contra a Igreja. Ele interpreta o tempo, os tempos e a metade dos tempos como significando três anos e meio, e fala da época inigualável de tribulação como sendo no futuro. ” 


Teodoreto de Ciro

Teodoreto viveu de 393 a 458/466 D.C. e foi um teólogo influente da Escola de Antioquia, cujas ruínas se encontram perto da moderna cidade de Antakya, na Turquia. Os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez em Antioquia, onde o apóstolo Paulo passou um tempo ensinando. Teodoreto foi um comentarista bíblico e mais tarde bispo de Ciro.

Lendo novamente do comentarista bíblico B.W. Newton, vemos que Teodoreto continua com a mesma maneira de interpretação que aqueles antes dele.

“Teodoreto,tal  como os que o precederam, explica os metais do segundo capítulo e as feras do sétimo, referindo-se aos quatro impérios sucessivos da Assíria, Pérsia, Grécia e Roma. Falando sobre o chifre pequeno no sétimo capítulo, ele diz que o profeta indica o Anticristo. Ele supõe que é chamado de pequeno, porque o Anticristo surgirá de uma pequena tribo de judeus. Ele cita e fornece o 2 ° Tessalonicenses  2 da mesma maneira que os (primeiros) escritores citados. Ele descreve vigorosamente sua (do Anticristo) violenta perseguição aos santos, e diz que eles serão entregues em suas mãos por três anos e meio, ao final dos quais ele será destruído pela aparição do Senhor Jesus em pessoa . ”

“Em seu comentário sobre o capítulo 11 de Daniel, ele explica a profecia a respeito da pessoa vil, de Antíoco Epifânio (175 - 164 AC) - considera que aqueles que são descritos como fortes e fazedores de façanhas no versículo 32, são os Macabeus - e pensa que o Anticristo não é mencionado naquele capítulo até o versículo 36, como “o rei que fará conforme a sua vontade”. Depois de falar de Antíoco Epifânio, o profeta passa da semelhança ao antítipo; pois o Anticristo é o antítipo de Antíoco (IV), e Antíoco é a semelhança do Anticristo. Ele então cita o segundo Tessalonicenses 2 e as palavras de nosso Senhor em Mateus a respeito da tribulação inigualável, e os atribui   ao período do Anticristo. ”


Gregório de Tours

O último dos Padres da Igreja que mencionaremos é Gregório de Tours, que viveu de 538 a 594 D.C. Gregório era um historiador galo - romano e bispo de Tours na França, o que o tornou a principal figura da Igreja na Gália (França).

“Com relação ao fim do mundo, acredito no que aprendi com aqueles que me precederam. O Anticristo assumirá a circuncisão, afirmando-se ser o Cristo. Ele então colocará uma estátua para ser adorada no Templo de Jerusalém, conforme lemos que nosso Senhor disse: 'Vós vereis a abominação da desolação estar no lugar santo'. ”

A conclusão de Gregory parece semelhante à de aqueles que vieram antes dele, assim como ele disse. Como os outros, ele confirma que o cumprimento final da menção de Jesus da "abominação da desolação" do livro de Daniel ainda é um evento futuro. 


Alcuin de York

Embora não seja especificamente um Pai da Igreja, Alcuin, que viveu de 735 a 804 D.C., foi um influente erudito da Igreja no século VIII. Alcuin nasceu na Nortúmbria, Grã-Bretanha. Ele era um monge e adquiriu uma das melhores bibliotecas da Europa, o que fez de York um dos principais centros de aprendizagem. Em 782 D.C., ele foi solicitado por Carlos, o Grande, para cuidar das instalações educacionais de sua corte e foi conselheiro do imperador. Muito do que ele escreveu não era bíblico, mas no meio de sua escrita supersticiosa e errônea encontramos, a respeito do tempo do Anticristo,

 “E porque a perseguição será mais cruel em Jerusalém, portanto, os martírios dos santos são mencionados como estando lá: porque os judeus serão os principais adeptos do Anticristo, até que aqueles que serão salvos entre eles sejam convertidos pela pregação de Elias e Enoque (as Duas Testemunhas do Tempo do Fim - Apocalipse 11). ” 


Rei Ricardo I

Também, o rei Ricardo I da Inglaterra não era um pai da igreja. Ele viveu de 1157 a 1199 D.C. A seguinte citação foi registrada por Roger de Hoveden, que viveu durante o reinado de Henrique II da Inglaterra. Ricardo supostamente conheceu um certo abade famoso na Sicília a caminho da Palestina durante a sua Cruzada. Ricardo discordou das especulações bíblicas do abade e disse:

“Pensei que o Anticristo nasceria em Antioquia, ou na Babilônia da família de Dã, e reinaria no Templo do Senhor em Jerusalém, andaria na terra em que Cristo andou e reinaria nela por três anos e meio, e contenderia contra Elias e Enoque (as duas testemunhas do tempo do fim), e iria matá-los, e depois ele próprio pereceria. ”

Incluí o Rei Ricardo,  Coração de Leão, para mostrar que algum conhecimento da profecia bíblica a respeito do Anticristo era comum à classe instruída e governante. Os Pais da Igreja sabiam e ensinavam que a Segunda Vinda de Cristo seria precedida pelo período de perseguição sob o Anticristo. Eles citaram extensivamente Daniel, Mateus 24, 2ª Tessalonicenses 2 e Apocalipse para mostrar o seu ponto de vista.

Daniel 11: 30-35 A abominação da desolação: um evento no passado, no futuro ou ambos?

Vimos que os Pais da Igreja colocam os eventos falados por Jesus em Mateus 24 no futuro. Eles interpretaram “a abominação da desolação” e seu rei mau como pertencentes ao Anticristo num evento futuro. Vamos ler Daniel 11:30-35 e continuar a nossa análise das Escrituras.

“Porque virão contra ele navios de Quitim:que lhe causarão tristeza; e voltará, e se indignara  contra o santo concerto: e fará como lhe apraz; e ainda voltará e atenderá  aos que tiverem desamparado  o santo concerto.. E saíram a ele uns braços, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o contínuo sacrifício, estabelecendo a abominação desoladora. E aos violadores do concerto, ele com lisonjas perverterá; mas o povo que conhece ao seu Deus se esforçará e fará proezas. E os entendidos entre o povo instruirão a muitos; contudo, cairão pela espada, e pelo fogo, e pelo cativeiro e pelo roubo, por muitos dias.E, caindo eles, serão ajudados com pequeno socorro: mas muitos se ajuntarão a eles com lisonjas. E cairão alguns dos entendidos, para serem provados, e purificados e embranquecidos, até ao fim do tempo, porque será ainda no tempo determinado. ”

Nos versículos acima, alguns estudiosos da Bíblia dizem que os primeiros versículos não são futurísticos, mas passados ​​e foram cumpridos por Antíoco Epifânio, que reinou de 175 a 164 A.C.De novo, o problema com isso é porque é que Jesus mencionaria Daniel e a abominação da desolação ao falar sobre o Seu retorno se já tivesse sido cumprido por Antíoco Epifânio? Alguns dirão, então talvez represente Tito que veio em 70 D.C. e destruiu o Templo e Jerusalém. Mas nenhum navio de Quitim, ou do que é considerado Chipre, veio contra Tito nessa altura. No entanto, esses dois homens podem ser considerados como cumprimento parcial desta profecia.

 Pelo que lemos dos Padres da Igreja, vemos que eles geralmente acreditavam que a “abominação da desolação” era um evento futuro que envolvia o Anticristo e que foi parcialmente cumprido no passado. Tomando as palavras de Jesus em Mateus 24, eles olharam para além da destruição de Jerusalém por Tito para um evento ainda mais no futuro. Vamos olhar as palavras de Jesus mais uma vez. 


Mateus 24:15,21-22,29-31 “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação falada pelo profeta Daniel, está no Lugar Santo (quem lê, atenda), ... Porque então  haverá grande aflição (tribulação), como nunca houve, desde o princípio  do mundo até agora , não, nem tão pouco há-de haver. E se aqueles  dias não fossem  abreviados, nenhuma carne se salvaria: mas, por causa dos escolhidos (eleitos) aqueles dias serão abreviados ... E logo depois da aflição (tribulação) daqueles dias ... eles verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos, com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos (eleitos), desde os quatro ventos, de uma extremidade do céu à outra.”

Parece que Jesus relaciona a colocação da “abominação da desolação” a um evento futuro associado ao Seu retorno. Os Padres da Igreja também defenderam a ideia de que a “abominação da desolação” estava associada ao Anticristo num evento futuro antes do retorno de Cristo. Portanto, assumimos que “aquele” em Daniel 11 versículo 30, contra quem os navios de Quitim vêm, é o Anticristo. Assumiremos que o “ele” do versículo 30 é o Anticristo. Por quê? Porque no versículo 31 "ele", ou seja, o Anticristo, envia "suas" "armas" ou militares "para tirar o contínuo sacrifício e estabelecer a abominação desoladora". Acabamos de mostrar que os Pais da Igreja acreditavam que o Anticristo seria o cumprimento final ao colocar a abominação da desolação no Templo. Além disso, acreditamos que as palavras de Jesus são verdadeiras. Se fizermos essas suposições, então o aviso de Jesus sobre a colocação da "abominação da desolação" em Mateus 24:15 como um evento futuro faz sentido.

Parte 1 clique aqui  Parte 3 clique aqui

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith