Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, October 8, 2014

Como Reconhecer a Voz de Deus

http://anchor.tfionline.com/pt/post/como-reconhecer-voz-de-deus/
Trechos extraídos de devocionais de Rick Warren

“Não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus!”[1]

Quando tenho uma ideia, como sei se a mesma é de Deus? Como sei que não é meu próprio desejo ou até mesmo uma mentira de Satanás? 1 João 4:1 responde claramente — é preciso examinar para descobrir.

Quero dividir [algumas] formas bíblicas para se testar uma impressão para descobrir se ela é de Deus ou não.

O Primeiro Teste

O primeiro teste é perguntar, “Está em conformidade com a Bíblia?”

Deus jamais vai contradizer Sua Palavra escrita. Lucas 21:33 diz, “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”[2] A verdade de Deus é consistente. Ele não vai dizer uma coisa na Bíblia e lhe dar uma impressão diferente.

É como diz Provérbios 12:19, “A verdade passa o teste do tempo.” Como que isso serve de filtro? Por exemplo… em Provérbios há muitos versículos que dizem que Deus vai abençoar seus negócios se você for honesto e justo em todas as suas transações. Então se tiver uma ideia na qual pode fazer mais dinheiro e aumentar seus lucros sendo desonesto, ela não é de Deus.

A maior parte da vontade de Deus para sua vida se encontra na Palavra de Deus. [...] Sua verdade não muda. Se quiser conhecer a voz de Deus [...] precisa ler a Bíblia. Precisa memorizá-la, estudá-la e meditar nela.

O Segundo Teste

“Que haja assim em vocês a mesma atitude que houve em Cristo Jesus.”
[3]

O propósito de Deus para sua vida é torná-lo mais como Jesus. Ele é o padrão de como pensar, agir, sentir e falar. Por isso que o segundo teste para determinar se uma impressão é ou não de Deus é fazer a seguinte pergunta: “Isso me torna mais parecido com Cristo?”

Deus jamais lhe dirá algo […] que o levará a fazer algo que Jesus não faria. Se não é como Jesus, acredite-me, a ideia não veio de Deus.

Como Jesus é? Tiago 3:14–17 oferece informações específicas que servem de medida para testar uma ideia: “se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, […] esse tipo de ‘sabedoria é demoníaca. A sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, (a versão inglês inclui “humilde”) cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.”[4]

Para começar, essa passagem nos diz duas coisas que a sabedoria de Deus não é. Ela não será motivada por uma inveja amarga ou ambição egoísta.

Em vez disso, os versículos apontam sete elementos para testar se uma ideia é de Deus:
É pura? Se for impura, não veio de Deus.
É pacífica e amável? Se for de Deus, vai instigar harmonia e reconciliação, não o conflito.
É compreensiva? Qualquer ideia que magoe alguém, mesmo que possa beneficiá-lo, não é de Deus, pois Ele se importa com os possíveis efeitos na vida de outras pessoas.
É humilde: Se a ideia vir de Deus, você tem de estar aberto para que ela seja testada por outras pessoas, perguntando o que elas acham. Se tiver receio e não quiser que a ideia seja provada por outras pessoas, então não veio de Deus, pois não o leva a ser submisso às opiniões de outros.
É cheia de misericórdia? Uma impressão vinda de Deus o tornará mais afável e clemente. Não o tornará intolerante ou crítico.
É imparcial e sincera? Quando uma ideia vem de Deus, você não a usa para manipular as pessoas e conseguir o que você quer.

Qualquer ideia que instigue essas sete qualidades em sua vida é uma ideia que o tornará mais como Cristo.

O Terceiro Teste

“A intenção de Deus é que mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida.”
[5]

Deus não intencionou que as pessoas vivessem a vida sozinhas. Criou-nos para nos relacionarmos com outras pessoas. Então, no que se refere a ouvir a voz de Deus, precisa você ouvir as pessoas ao seu redor. Precisa de [...] um pequeno grupo para confirmar se a direção na qual você sente Deus guiando-o está correta ou não. Esta é a terceira pergunta teste: Outras pessoas podem confirmar o que eu acredito que Deus está me dizendo?

Se Deus verdadeiramente falou com você, Ele irá confirmar o mesmo por meio de outros crentes maduros. A ideia de que temos de fazer tudo sozinhos […] não é de Deus. Ele quer que você compartilhe suas ideias como outras pessoas para obter confirmação e a opinião delas.

O motivo pelo qual Deus nos instrui a nos aconselharmos é por que deseja nos poupar de muitas coisas. Como Provérbios 11:9 diz, “Pelo seu conhecimento o justo se livra.”[6]

Os conselhos de outros crentes maduros podem nos ajudar a poupar o desperdício de tempo que vem de fazer as coisas erradas. Podem salvar sua reputação. Podem evitar que você cometa erros.

Uma dos principais razões que as pessoas bagunçam suas vidas é que lhes faltam bons amigos com os quais se aconselhar. Por isso é bom fazer parte de um grupo de crentes que podem ajudá-lo a se certificar de que você faz a coisa certa e lhe oferecer conselhos.

A Bíblia diz, “Na multidão de conselhos há segurança.”[7]

O Quarto Teste

“Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.[8]

O quarto teste para confirmar se algo é de Deus é se perguntar: “É consistente com a forma que Deus me criou?”

Muitas pessoas gastam milhares de dólares perseguindo utopias, abrindo negócios e fazendo planos para os quais não foram criados. Romanos 12:6 diz, “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.”[9] Então pergunte a si mesmo, “O que gosto de fazer, e o que faço bem?” Observe que não disse apenas, “O que gosto de fazer?”

Antes de me tornar pastor, eu guiava o louvor. Tocava violão e adorava cantar, mas ninguém gostava de me escutar. Então, aprendi rapidamente que embora tivesse uma paixão pela música eu não possuía o talento para tal. Eu adorava, mas não era bom naquilo.

Pode-se descobrir muito da vontade de Deus simplesmente analisando o que você faz bem.

O Quinto Teste

“Todos compareceremos diante do tribunal e seremos julgados, não segundo nossos padrões, mas os de Deus […] cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”
[10]

Se algo não compete a você, por que Deus lhe falaria a esse respeito? Será que Ele não falaria diretamente a pessoa envolvida? Esse é o quinto teste que deve ser levado em consideração quando não tem certeza se uma ideia é de Deus: “Compete a você?”

Em João 21, Jesus diz a Pedro que ele morrerá como um mártir. Pedro olha para João, que estava por perto e pergunta a Jesus, “Senhor, e quanto a ele?”[11] Pedro não estava satisfeito com Deus lhe dizer o que aconteceria em sua vida. Queria saber o futuro do João também.

Jesus respondeu, "Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Siga-me você." [12]

“O que lhe importa?”
Minha esposa chama isso do princípio inteligente. Metemo-nos em tantas encrencas quando começamos a nos comparar. Mas quando fazemos isso, Deus diz, “O que lhe importa?” Ele deseja que nos concentremos em segui-lo, sem nos preocuparmos com o que as outras pessoas estão fazendo.

Todos os crentes têm uma ligação direta com Deus. Agora, será que Deus às vezes se comunica com alguém através de outras pessoas? Claro que sim. Mas há cinco princípios que você deve seguir se achar que Deus está usando-o para falar à outra pessoa.
Seja paciente e ore. Dê a Deus a oportunidade de se comunicar diretamente com a pessoa.
Deus normalmente vai usá-lo para confirmar algo que Ele já disse à pessoa. Então quando você compartilhar o que recebeu, não será uma grande surpresa para ela.
Deus geralmente vai usá-lo sem você saber. Se Deus vai usá-lo para se comunicar com outras pessoas, normalmente o fará de forma que você nem se dá conta que Ele estava falando através de você. Mas a pessoa que está ouvindo reconhecerá a verdade do que é dito.

O Sexto Teste

“Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.”
[13]

Quando se tem uma ideia e não sabe se a mesma é de Deus, a sexta pergunta a si fazer é, “Ela o faz se sentir sob convicção ou condenado?” Se o deixa com convicção, então é de Deus, mas se for condenação então é de Satanás.

Muitos cristãos vivem sob condenação, ou com um constante sentimento de culpa, e acham que isso vêm de Deus. Errado. Condenação vem de Satanás, mas convicção vem de Deus.

Veja a diferença: O propósito da convicção é corrigi-lo a respeito de uma questão específica para ocasionar uma mudança em sua vida, e algo motivado pelo amor de Deus.

Como Deus o ama, quando Ele vê um aspecto em sua vida que precisa mudar — um relacionamento, hábito, atitude — Ele o cutuca é diz, “Você precisa trabalhar nessa questão em sua vida que está bem fora de ordem.”

O intuito da condenação é criticar é deixá-lo com sentimento de culpa, normalmente de forma generalizada. Se alguma vez teve um sentimento de culpa e não sabia por que, ou sentiu-se sem valor, isso é a condenação que vem de Satanás.

Romanos 8:1 diz, “Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.”[14] Deus jamais o atacará; nem dirá que você não tem valor, ou que não pode ser amado. Na verdade, em Apocalipse 3:19 Ele diz, “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se (mudando sua mentalidade e atitude).”[15]

Mas a condenação é como Satanás o faz se sentir cada vez pior. Não desaparece mesmo após confessar. É como o sistema judiciário americano. Primeiro se é convicto de um crime no tribunal; depois vem a condenação, ou sentença, que pode durar anos.

Deus não funciona assim. No sistema judiciário de Deus, o Espírito Santo nos deixa sob convicção em relação ao que há de errado em nossa vida, e nós admitimos isso. Jesus paga a condenação. Paga pelo castigo de nossos pecados mediante sua morte na cruz. E nós ficamos livres para vivermos como Deus nos criou para vivermos, como Jesus possibilitou que vivêssemos. Essa é a graça de Deus.

O Sétimo Teste

“A paz de Deus guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”
[16]

O teste final para reconhecer a voz de Deus é se perguntar, “Tenho a paz de Deus com relação a isso?” Se acha que ouviu de Deus, avaliou segundo a Palavra de Deus, recebeu conselhos de outras pessoas e passou todos os outros testes, mas ainda se sente confuso ou ansioso, então não passou o sétimo teste.

Por quê? “Deus não é o autor de confusão.”[17] Então espere e tenha paciência até sentir a paz de Deus.

Deus é um pai perfeito. Pais não querem que seus filhos se sintam preocupados ou sob pressão quando lhes pedem para fazer algo. Não, eles querem seus filhos motivados. E Deus quer o mesmo para você. Não quer que você se sinta ansioso com o que Ele lhe pede para fazer.

A única ocasião na qual um senso de pressão é legítimo é quando você diz constantemente não a Deus. É uma pressão relacional que vêm de manter Deus à distância.

Satanás quer nos obrigar a sermos compulsivos no que fazemos, mas Deus não opera assim. Ele quer nos atrair com compaixão. É o pastor que quer guiar as ovelhas. Ele não nos obriga; Ele nos guia. E nós, como ovelhas, precisamos ouvir a Sua voz.

Filipenses 4:6–7 descreve a atitude que se deve ter ao ouvir a voz de Deus. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”[18]

Não é só uma questão de ouvir a voz de Deus; mas também de reagir. Só ouvir não basta, é preciso agir.

A Bíblia diz que Deus fala com pessoas que fazem três coisas. “Preste atenção e ouça os ditados dos sábios; aplique o coração ao meu ensino. E será um prazer para você lembrar deles e recitá-los.”[19]

Deus fala com quem ouve o que Ele tem a dizer, aplica, e então ensina a outros.

De http://www.purposedriven.com/. Publicado no site Âncora em setembro de 2011.
Tradução Tiago Sant’Ana, revisão Denise Oliveira.

Footnotes:
[1] 1 João 4:1 NVI.
[2] NVI.
[3] Filipenses 2:5 NVI.
[4] NVI.
[5] Efésios 3:10 NVI.
[6] NVI.
[7] Provérbios 11:14b NVI.
[8] Efésios 2:10 NVI.
[9] NVI.
[10] Romanos 14:10, 13 parafraseado.
[11] João 21:21 NVI.
[12] João 21:22 NVI.
[13] Romanos 8:1 NVI.
[14] NVI.
[15] NVI.
[16] Filipenses 4:7 NVI.
[17] 1 Coríntios 14:33 NVI.
[18] NVI.
[19] Provérbios 22:17 NVI e BLH.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith