Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, October 2, 2014

Um Escape

http://anchor.tfionline.com/pt/post/um-escape/
Steve Hearts

Apesar da minha criação incluir fortemente a Palavra de Deus, minha vida espiritual continua a ser uma experiência de aprendizado constante—especialmente no que diz respeito a entender e interpretar as promessas de Deus. Muitas dessas “grandíssimas e preciosas”[1] estão guardadas nos bancos da minha memória desde criança. E com o passar do tempo, muitas delas têm tomado um novo significado conforme o Senhor leva embora minhas ideias e interpretações pré- concebidas e me “guia em toda a verdade.”[2]

Uma dessas promessas encontra-se em 1 Coríntios 10:13: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.”[3]

Eu me consolei por muito tempo com esta promessa, pois no meu entendimento, ela me assegurava de que só me seria permitido passar pelas provações e testes que teria condições de enfrentar—um pouco como a maneira como escolho o nível de exercício físico mais adequado à minha condição.

Com essa mentalidade, algo que não acreditava ter condições de suportar, e portanto pensava que nunca me ocorreria, era o luto. Quando me perguntavam como eu lidaria com a perda, caso acontecesse, eu simplesmente dava de ombros como algo fora de cogitação. Eventualmente o inimaginável aconteceu. A minha mãe faleceu de câncer.

Parecia que Deus havia me enganado deliberadamente. Ele não havia prometido que eu não seria tentado acima do que podia suportar? Por que, então, eu me deparava agora com a perda de alguém querido? Por mais magoado que estivesse, queria contender contra Deus, de modo que simplesmente me arrastei pela vida por um tempo. Um versículo que eu evitava era 1 Coríntios 10:13. Eu basicamente o considerava uma promessa quebrada.

Certo dia, enquanto cumpria os meus deveres cotidianos, ouvia um álbum com versículos em canção. Eu tinha esquecido que a letra de uma das canções deste CD era 1 Coríntios 10:13. Então, quando começou esta música, senti como se tivesse levado uma ferroada. Fiquei feliz por estar sozinho na hora. Lágrimas que eu tinha guardado por um tempo correram como uma torrente incontrolável.

Não consegui mais continuar o que estava fazendo. Desliguei a música e me permiti quebrantar. Na quietude de um quarto vazio e silencioso, ordenei que me fosse revelado por que o Senhor não tinha mantido a Sua promessa para comigo. E então me acalmei e esperei pela resposta. Veio imediatamente. Sua voz gentil e consoladora:

“É claro que cumpri o prometido! Mas você não entendeu direito. Ao prometer que você não seria tentado acima do que consegue suportar, quero dizer que você não vai se deparar com nada que você e Eu não possamos enfrentar juntos. Se lhe fosse permitido passar apenas por aquilo que conseguiria enfrentar sozinho, por que então precisaria de Mim? Eu sou o ‘escape’—escape da impossibilidade de ter que resolver sozinho. Não existe fardo, batalha ou dificuldade que não possamos aguentar juntos.

Quando eu era criança, muitas vezes tentei provar que era mais esperto do que realmente era, e tive que ser posto no meu lugar. Contudo, por mais humilhante que isso fosse, a verdade das palavras de Deus me deram um sentimento de renovação e alívio que não conhecia por um bom tempo.

Metade do meu problema era que, ao tentar decidir com quanto eu era ou não capaz de lidar, eu deixei Jesus totalmente fora do quadro. Mas sem Ele, como é que Paulo poderia proclamar: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”?[4] Ou como os três jovens hebreus no livro de Daniel teriam saído da fornalha de fogo ardente sãos e salvos se “o filho de Deus” não tivesse entrado ali com eles?[5] Nem eles nem Paulo eram menos humanos do que eu. Jesus estava bem ali com eles através de tudo, e ansiava também estar bem ali comigo para me ajudar a passar pela minha perda e pesar.

Será que eu aceitaria a Sua oferta? Com certeza. E Ele fez maravilhas para me ajudar a sair daquela situação e me levantar além da minha dor e tristeza. Agora posso verdadeiramente dizer com Paulo, “vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim.”[6]

Hoje em dia, em vez de apresentar ao Senhor uma lista de coisas das quais gostaria de ser poupado, eu simplesmente Lhe digo: “Não importa pelo o que eu tenha que passar, quero Você comigo. Estou plenamente convencido de que não há nada que eu e Ele juntos não possamos encarar."

E tem mais, Ele, e só Ele é o meu escape—não escape das dificuldades e provações, mas de ter que passar pelas batalhas da vida sozinho. Posso me refugiar e encontrar abrigo nEle a qualquer hora, não importa o que esteja acontecendo ao meu redor. Não é que eu não tenha que sentir a “tentação”, mas sim que com Ele como “escape” eu “poderei suportá-la.”

Tradução Denise Oliveira. Revisão H.R.Flandoli.

Footnotes:

[1] 2 Pedro 1:4 ACRF.
[2] Joã 16:13 KJV.
[3] NVI.
[4] Filipenses 4:13 ACRF.
[5] Ver Daniel 3:25.
[6] Gálatas 2:20 ACRF.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith