Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, October 20, 2015

A Sós com Deus

Uma compilação

Levantando-se de manhã muito cedo, ainda escuro, [Jesus] saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. —Marcos 1:35

*

Nós também somos chamados para nos recolhermos de tempo em tempo, em um silêncio mais profundo, a sós com Deus, tanto enquanto comunidade quanto individualmente. Chamados a estar sem outra companhia além da Sua —sem nossos livros, pensamentos ou memórias, mas despojados de tudo — para estar à Sua presença em silêncio, vazios, receptivos e imóveis. Não é possível encontrar Deus em meio ao barulho ou à agitação. —Madre Teresa[1]

*

Não é possível realizar o trabalho do Mestre sem o poder do Mestre e para obtê-lo é preciso passar tempo com Ele. Jesus disse que somente uma coisa é necessária: sentar aos Seus pés e aprender com Ele. Essa boa parte não será tirada dos que a escolherem.[2]Quem estiver tão ocupado que não pode ficar a sós com Jesus e orar, então está mais ocupado do que deveria!

Separe tempo para ser santo —totalmente dEle. Ele diz: “Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus. No sossego e na confiança está a vossa força.”[3]—David Brandt Berg

*

Os presentes da solidão são a história de amor do meu caminhar com Deus. Ao revisitar os silêncios do passado, lembro e registro os momentos íntimos quando Lhe permiti me atrair ao deserto e me falar ao coração. Em desertos virgens, nos locais mais remotos e nos 747s que rasgam o céu, tornei minhas as palavras de Jeremias: “Tu me seduziste, Iahweh, e eu me deixei seduzir; Tu te tornaste forte demais para mim, Tu me dominaste” (20:7). Se o compromisso do cristão não fosse um assunto do coração, sei que não o suportaria. As memórias que trago da vida são os presentes que recebi na solidão, esses momentos ... com o Noivo a quem pertenço. —Brennan Manning[4]

*

O retiro começa com um momento e um lugar para Deus e só Ele. Se acreditamos mesmo que Deus não apenas existe, mas está ativamente presente em nossas vidas —curando, ensinando e guiando— precisamos separar um tempo e um lugar para dar a Deus nossa atenção exclusiva. —Henri J.M. Nouwen[5]

*

E quando orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.—Mateus 6:5–6[6]

*

Lucas, o médico, observou: “Jesus se retirava para lugares desertos, e orava.”

Como Dallas Willard comentou, esses momentos em que Jesus escolhia ficar a sós, longe do barulho, das atividades e de interações amigas não eram debilitantes, enfadonhos ou mesmo solitários para Ele. Eram o “lugar onde nasce a força …” Daqueles momentos fluíram o conteúdo e o caráter da comunicação de Jesus. Nessas horas de quietude, Ele cultivava o insight e a sabedoria capazes de denunciar os falsos conceitos. Oinsight penetrante e sabedoria sólida como rocha. Verdadeira visão.

Não admira que todos O procurassem. …

Os que passaram por tempos prolongados sozinhos, entretanto, contam que suas viagens às periferias da solidão podem ser pelo menos tão significativas hoje como o eram para os grandes personagens do passado.

Primeiramente, o isolamento —seja longo ou curto— proporciona um refrigério.

Essas experiências oferecem um descanso profundo que higieniza a alma. Não estão acessíveis em meio às multidões nem são fornecidas pelos ruidosos entretenimentos. Nesses tempos de solidão, reajustamos o foco e renovamos as forças.

Jesus buscou essa renovação não apenas para si, mas também para Seus discípulos. Atento ao constante bafafá e tumulto das multidões, as incessantes perguntas e a poeira sufocante, o Senhor muitas vezes lhes dizia: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco.” O convite ainda está de pé, nos dias de hoje.

Em segundo lugar, o tempo a sós, quando revestido de significado, oferece oportunidade para oração direcionada.

Estar a sós não é isolar-se. Pelo contrário. Para Jesus, o tempo gasto em oração era nada menos que uma conversa íntima com o Deus eterno. Jedd Medefind e Erik Lokkesmoe[7]

*

É na solidão que Cristo nos remodela segundo Sua imagem e nos liberta das nocivas compulsões do mundo. —Henri J.M. Nouwen[8]

*

Você realizará mais se passar mais tempo em oração, a sós com Deus. Receberá mais instruções, aumentará sua percepção das coisas e terá mais da inspiração do Senhor quando estiver sozinho com Ele do que em qualquer outra situação, pois, então, Ele terá sua completa atenção e você Lhe poderá dar a devida reverência. Até mesmo Jesus tinha de levantar antes do amanhecer, antes de Seus discípulos, encontrar um lugar tranquilo para estar sozinho e escutar Seu Pai.

Você vai ter de ficar quieto e a sós —em algum lugar, de algum jeito, em algum momento— se quiser ouvir o Senhor. Você não tem a capacidade para sozinho resolver seus problemas. É preciso buscar para valer as soluções de Deus e, para isso, tem de parar tudo e escutar.

(Oração:) Ajude-nos, Jesus, a nos lembrar de que não podemos seguir em frente sem a visão celestial que Você nos dá. Todos precisamos de mais tempo a sós com Você, para nos aninharmos em Seus braços, sermos refrescados e fortalecidos pelo Seu Espírito, pensar em Você e somente em Você, sem distrações.—David Brandt Berg

*

“Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus; serei exaltado entre as nações, serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco.” “Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus.”

Nestes dias de crise, multiplicam-se as inquietações, os fardos, há tanto para se fazer e tão pouco tempo. Com toda essa comoção, parece crescer a necessidade dessa quietude divina, em que Deus pode banhar nossas almas em tranquilidade. Quando sua mente estiver tranquila, serena e houver uma pausa espiritual, você poderá buscar a ajuda de Deus, ouvir a voz mansa e quieta, ou você conhecer Deus. É o que diz Sua Palavra: “Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus.”

Tantas pessoas têm a ideia de que a quietude é algum tipo de tensão controlada, uma pausa artificial que lhe permite comprimir a ansiedade de alguma maneira. Quem fizer isso provavelmente será como um caldeirão fervente, apesar de aparentar calma. Não é disso que estamos falando. A quietude de Deus não é passiva, mas produz maior clareza de pensamento e aumenta a intensidade do desejo por Deus. É nessa quietude que se descobre a vontade de Deus e se encontra Seu plano para sua vida.

Sei por experiência, como já lhes disse muitas vezes, que essa quietude divina muitas vezes vem com as provações e os testes. Você diz: “Como pode?” Ah, sim! As provas acalmam a alma e o sofrimento humilha o espírito.

Você está passando por um teste agora mesmo? Meu amado, apenas se aquiete e se tranquilize diante do Senhor e Ele lhe dirá por quê. Às vezes, sei que acontece de Ele não revelar a razão, mas de modo geral, o fará.

Ele lhe mostrará como obter toda a doçura com a experiência e lhe ensinará a buscá-lO para aprender com Ele maravilhosas lições. Mas é preciso estar quieto, haver aquele momento de sossego e doce devoção para que Ele fale ao seu coração.

A paz de Deus tem de tranquilizar mentes e descansar corações. Como uma criança faz com seu pai, tomemos Sua mão e permitamo-nos ser por Ele guiados rumo ao brilhante sol do Seu amor. Digo a você que está acamado no hospital ou em casa, ou para você, empresário atribulado: Deus o ajude a nEle confiar. Fique quieto e deixe-O trabalhar para você. A perfeita fé trará a vitória. Segure a mão de Deus. Ele de tudo cuidará. Amém.—Virginia Brandt Berg[9]

Publicado no site Âncora, em março de 2013. Áudio em inglês por Gabriel Garcia Valdivieso. Música de Michael Dooley.


[1] In the Heart of the World: Thoughts, Stories and Prayers (Novato, California: New World Library, 2010).

[2] Lucas 10:39–42.

[3] Salmo 46:10; Isaias 30:15.

[4] Souvenirs of Solitude: Finding Rest in Abba’s Embrace (NavPress; 2nd edition, 2009).

[5] Making All Things New and Other Classics (Zondervan, 2000).

[6] NVI.

[7] The Revolutionary Communicator (Lake Mary, Florida: Relevant Books, 2004).

[8] The Way of the Heart: Desert Spirituality and Contemporary Ministry (New York: HarperOne, 1991).

[9] http://virginiabrandtberg.net/meditation-moments/mm007_be-still.html.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith