Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, October 13, 2015

Viver sem Preocupação

Link
Uma compilação

Podem todas as preocupações acrescentar um momento que seja à sua vida? —Mateus 6:27[1]

*

Será que atravessamos o rio antes de chegarmos à margem, tememos problemas que nunca chegam, ou esperamos que o Senhor nos traga o mal em vez do bem? Em outras palavras, devemos ver se nossa alma não está cheia de cuidados. Cuidados, nesse caso, significa incomodar-se e se preocupar sem necessidade.

“Não se preocupe” é um mandamento simples, mas muito difícil de obedecer. M. D. Babcock oferece algumas sugestões para quem se sente derrotado por conta de preocupações, um problema que acomete a muitos. “O cristão ansioso prejudica mais os outros do que a si mesmo. Fere a fé dos que o conhecem e prejudica a reputação do Senhor que prometeu suprir todas as suas necessidades”. Podemos orar sobre e por qualquer coisa. Vamos nos aprofundar na afirmação: “Em tudo dai graças e com súplicas faça as suas petições diante de Deus”. O que podemos levar diante de Deus podemos confiar a Deus. Aquilo em que depositamos nossa confiança, Ele aperfeiçoará por meio da Sua fidelidade. Contanto que nos esforcemos para alcançar o melhor, Ele realizará o que sabe ser melhor para nós. Podemos não alcançar o sucesso esperado, talvez tenhamos que nos disciplinar de maneira que não esperávamos, mas o Pai conhece as necessidades dos Seus filhos. Somos capazes de fazer o que Deus espera de nós, ou de suportar o que devemos suportar. Será que não existe água suficiente no oceano por Ele criado para encher o nosso jarro? Com as necessidades de cada dia virá também o cumprimento da promessa: “Minha graça te basta”.

Não devemos nos esquecer da continuação do versículo “dando graças”. Esteja atento às misericórdias. As bênçãos ganham novo brilho quando as contamos. O olho vê o que coração escolhe. Se quiser ser uma pessoa sombria, existem suficientes coisas ruins para deixá-lo assim; se escolher a alegria e a felicidade, não faltam belezas para torná-lo feliz. Melhor é perder as contas das bênçãos do que deixá-las escapar por ficar contando problemas.

Divida o versículo em três cordas — confiança, oração e gratidão — e prenda-se a Deus com elas, vivendo ansiosos por nada, orando por tudo e agradecendo por qualquer coisa. “E a paz de Deus que sobrepassa todo o entendimento guardará seus corações e mentes em Cristo Jesus”. —Thoughts for Every-Day Living[2]

*

Deus não abre caminho para nós antes da hora. Não promete enviar ajuda antes da necessidade. Não remove obstáculos antes de os encontrarmos. No entanto, na hora da necessidade, a mão de Deus sempre se estende em nossa direção. Muitos se esquecem disso e passam a vida se preocupando com possíveis dificuldades futuras. Esperam que Deus aplaine o terreno e abra suas veredas com quilômetros de antecedência. Mas Ele prometeu abrir o caminho passo a passo, conforme surgir a necessidade. Devemos clamar a promessa ao chegarmos à beirada da água, quando estivermos em meio à inundação.

Muitas pessoas têm tanto medo de morrer que lamentam não terem “graça para a hora da morte”. É claro que não vão ter graça para morrer se estiverem bem e com boa saúde, pois estão ocupadas cumprindo seus deveres e a morte está longe! Por que haveriam de ter graça para morrer nessas circunstâncias? O que precisam é graça para cumprir seu dever, graça para viver. A graça para morrer virá na hora da morte. —J. R. Miller

*

Não andeis ansiosos.[3]

Não são poucos os cristãos que vivem ansiosos, temendo e tremendo. Ter perfeita paz em meio às tribulações do dia a dia é algo que precisamos aprender. De que adianta se preocupar? Esse sentimento nunca fortaleceu ninguém, nunca ajudou ninguém a cumprir a vontade de Deus, nem abriu um caminho de escape. A preocupação estraga vidas que poderiam ser úteis e lindas; ansiedade, inquietação e cuidados são expressamente proibidos pelo Senhor. “Não andeis ansiosos”, ou seja, não ande preocupado, “com o que haveis de comer, ou com o que haveis de beber ou vestir”. Ele não está dizendo que não devemos tomar medidas de prevenção ou planejar. Mas diz que não devemos nos preocupar com essas coisas. É possível identificar quem vive em um mundo de angústias e apreensões pelas linhas de expressão no rosto, pelo tom de voz, pela tristeza na sua vida e pela falta de alegria no seu espírito. Entregue sua vida a Deus e se verá nas alturas, contemplando as nuvens aos seus pés. —Rev. Darlow Sargeant[4]

*

O histórico da fidelidade de Deus no passado se combina com a esperança em um futuro melhor contribui para um fim: preparar-nos para o presente. Como disse Tolstoy, este é o único tempo sobre o qual temos controle. Não é possível mudar o passado e o futuro é imprevisível. Posso apenas viver o momento. Cristãos fiéis oram: “Seja feita a Tua vontade, aqui na terra como no céu” e passam a realizar a vontade de Deus — amando, praticando a justiça, vivendo em paz, tendo misericórdia e perdoando — hoje, enquanto vivem na terra.

Quando refletir no total da minha peregrinação espiritual, tenho a tendência de me sentir normalmente fico nostálgico por aquelas ocasiões quando Deus parecia estar muito mais próximo. Descobri que a fé não é uma condição na qual devo me acomodar ou aprender a dominar. É um dom de Deus e preciso orar por isso diariamente, como oro pelo pão de cada dia. Uma amiga que ficou paralítica depois de um acidente diz que o ponto decisivo na sua fé foi justamente esse princípio. Não conseguia pensar em passar o resto da vida paralítica, mas podia se imaginar vivendo um dia de cada vez com a ajuda de Deus. Na Bíblia, encontramos 365 versículos que nos dizem para “não temer”, a instrução mais repetida na Bíblia, como se Deus quisesse nos lembrar que todos os dias enfrentaremos dificuldades que podem nos fazer temer.

“No amor não há medo,” diz o apóstolo João. “O amor perfeito lança fora o medo…” E ele aponta a fonte do perfeito amor: “Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro”. Em outras palavras, a cura para o temor não é mudar as circunstâncias, mas ter um firme alicerce no amor de Deus. Peço a Deus para me revelar o Seu amor diretamente, ou por meio da minha relação com pessoas que também O conhecem. Acho que Deus gosta de atender esse tipo de oração. —Philip Yancey[5]

*

O guia acompanha a pessoa por um caminho novo, mas não lhe diz o que vai precisar fazer antes de chegar à encruzilhada. Espera até o momento em que precisará lhe dizer o que fazer ou que direção deve tomar. O Senhor faz o mesmo. Na maioria dos casos, não precisamos saber em detalhes o que faremos amanhã. Jesus disse para não nos preocuparmos com o amanhã. Geralmente, devemos planejar, mas não nos preocuparmos. Fazer o que Deus sabe que podemos fazer, o que nos pede para fazermos hoje e estarmos preparados para o mesmo amanhã. —David Brandt Berg[6]

Publicado no Âncora em março 2014. Tradução Hebe Rondon Flandoli.


[1] NTLH.
[2] Streams in the Desert, Volume 2 (Zondervan, 1977).
[3] Filipenses 4:6 NTLH.
[4] Streams in the Desert, Volume 1 (Zondervan, 1965).
[5] Reaching for the Invisible God (Zondervan, 2000).
[6] Mais que Vencedores. Livro da série Mananciais (Aurora Production, 2002).

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith