Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, February 5, 2015

Desenvolvendo Auto Controle Segundo a Bíblia

http://anchor.tfionline.com/pt/post/desenvolvendo-auto-controle-segundo-biblia/
Uma compilação

Ó abençoado Jesus, dá-me paz em Ti
Que grande serenidade reine em minha alma
Governa-me, Rei da ternura, Rei da paz
Dá-me controle, grande poder de autocontrole
Domínio sobre minhas palavras, pensamentos e ações.
De toda irritabilidade, falta de mansidão, falta de gentileza,
Livra-me, querido Senhor
Por Tua infinita paciência, concede­-me paciência
Torna-me nisso e em todas as coisas, mais como Tu.
—São João da Cruz (1542–1594)

*

Jamais desfrutaremos a estabilidade, jamais fruiremos da maturidade espiritual até que aprendamos a fazer o que é certo, mesmo que isso represente um sacrifício. Sempre que assim procedermos, por resultado de uma decisão intencional, usando disciplina e autocontrole para ir além dos sentimentos, e quanto mais dolorido for para a carne, mais cresceremos no espírito nessa ocasião. —Joyce Meyer

*

Autocontrole é a habilidade de manter a cabeça fria quando as coisas esquentam.—Anônimo

*

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.—2 Timóteo 1:7

*

O segredo para termos domínio próprio é confiar a vida a Deus e deixar Seu Espírito Santo guiar nossos pensamentos, ações e destinos. “Não se amoldem ao padrão deste mundo” —Paulo aconselha— “mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”[1]

Isso não significa que não sofreremos tentações ou não teremos de continuar trabalhando para superar maus hábitos e fortalecer as áreas fracas das nossas vidas. Mas o fato é que todos, às vezes, cedemos às tentações, às fraquezas pessoais, e exageramos em algumas coisas que não são erradas quando desfrutadas com moderação. O que Paulo escreveu para os romanos poderia muito bem ser endereçado a todos nós.

Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.

Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau. Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus. Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo.

Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?[2]

Logo a seguir, Paulo oferece a perfeita resposta à própria pergunta retórica:

Que Deus seja louvado, pois Ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo![3]—Rafael Holding

*

Os frutos ou os efeitos do Espírito Santo em nós são manifestos conforme nos tornamos mais amorosos, mais cheios de alegria, pacíficos, ternos, bondosos, fieis, gentis e exercemos mais autocontrole. Em suma, tornamo-nos mais santos ou santificados. Conforme cresce nosso autocontrole, podemos melhor resistir à tentação de ficarmos irados com os outros, ou de sermos rudes, agressivos e de cedermos ao ódio. Ficamos menos propensos a agir de maneiras que magoariam os outros ou a nós mesmos, por meio de ações, atitudes negativas e contrárias aos mandamentos de Deus. Tornamo-nos assim mais capazes de superar a pecaminosa natureza humana.—Peter Amsterdam

*

Algumas pessoas têm naturalmente muita força de vontade e autocontrole, mas não é típico. Se você é dos que têm dificuldade para ficar firmes em suas resoluções, desenvolver e manter uma rotina ou cultivar um novo hábito, tenho boas notícias: inclua-Me na sua vida e terá uma vantagem especial —a vantagem de ter Jesus.

Meu Espírito pode operar na sua vida de muitas maneiras, inclusive dando-lhe poder para manifestar o autodomínio. A chave para ter acesso a esse recurso é a oração. Para começar, é o que Me faz agir. De um jeito ou de outro, ou de alguma forma inesperada, farei algo para atender à sua oração.

Outro efeito de recorrer à Minha ajuda é que passa a contar também com minha sabedoria e insight, podendo então ver as coisas de uma melhor perspectiva.

Por último, mas não menos importante, é que a oração me permite lhe mostrar coisas que você pode fazer, que o ajudarão a avançar rumo à sua meta. Sou muito prático, conheço você e sei como sua mente funciona. Quem, então seria mais indicado para lhe dar ideias, dicas de como fazer as coisas para sua resolução ou rotina “vingarem” e funcionarem para você?

Mesmo com a “vantagem de ter Jesus”, você terá de fazer a sua parte. Não vou calçar e amarrar seus sapatos nem vou jogar fora aqueles biscoitos que você comprou logo depois de ter decidido diminuir o consumo de açúcar. Entretanto, posso ajudá-lo a descobrir em você mesmo o motivador e a razão que o ajudará a fazer as coisas que precisa fazer e a não fazer o que não deve. Você está sempre lidando com dificuldades humanas perfeitamente normais, mas, com a “vantagem de ter Jesus”, poderá enfrentá-las com uma determinação sobrenatural.—Jesus, falando em profecia

*

Pessoas com autocontrole controlam o seu humor. Elas não permitem que seu humor as controle. A maior parte das realizações no mundo é feito por pessoas que fazem o que é certo mesmo sem sentir vontade. “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.”[4]

Pessoas com autocontrole têm cuidado com suas palavras. Elas botam a cabeça para funcionar antes de abrirem a boca. “Quem toma cuidado com suas palavras protege sua própria alma porque quem vive falando tudo o que pensa acaba arruinando sua própria vida.”[5]

Pessoas com autocontrole controlam suas reações. Quanto você aguenta antes de perder a calma? “Um homem sábio sabe conter a sua cólera, e tem por honra passar por cima de uma ofensa.”[6]

Pessoas com autocontrole fazem o seu horário. Se você não determina como vai passar o seu tempo, outros farão isto por você. “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.”[7]

Pessoas com autocontrole administram o seu dinheiro. Elas aprendem a viver com menos do que ganham e investem a diferença. O valor de se ter um orçamento é que ele diz ao seu dinheiro onde você quer que ele vá, em vez de ficar se perguntando onde ele foi! “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.”[8]

Pessoas com autocontrole se mantêm saudáveis. Elas assim podem realizar mais e desfrutar de suas realizações: “Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa ....”[9]

Em que aspectos você precisa desenvolver o autocontrole? A disciplina que você estabelece hoje vai determinar o seu sucesso amanhã.

Mas é preciso mais do que força de vontade para ter autocontrole a longo prazo. Requer um poder maior do que você próprio: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”[10]—Rick Warren[11]

Publicado em Âncora em junho de 2014. Tradução Denise Oliveira. Revisão H.R.Flandoli.


[1] Romanos 12:2.

[2] Romanos 7:18–19, 21–24.

[3] Romanos 7:25.

[4] Provérbios 25:28 NLT.

[5] Provérbios 13:3 BV.

[6] Provérbios 19:11 Versão Católica.

[7] Efésios 5:15–16 NIV.

[8] Provérbios 21:20 NIV.

[9] 1 Tessalonissenses 4:4 NVI.

[10] 2 Timóteo 1:7 NVI.

[11] "Developing Biblical Self-Control," 26 de Janeiro, 2010,http://purposedriven.com/blogs/dailyhope/index.html?contentid=3502.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith