Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, July 4, 2023

A Vontade de Deus Sobre o Sofrimento

 

                                                                  Charles Naylor

Já foi dito que a natureza é extremamente cruel. Para onde quer que nos voltemos, somos confrontados com o mistério do sofrimento. A raça humana tem sua parte em um sofrimento comum, do qual Paulo fala no oitavo capítulo de Romanos. "A criação espera ansiosamente que os filhos de Deus sejam revelados. Pois a criação foi submetida à frustração, não por sua própria escolha, mas pela vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação seja libertada da servidão à decadência e trazidos à gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Sabemos que toda a criação geme até agora, como em dores de parto. Romanos 8:19-22

Por que deve haver tanto sofrimento na criação do Deus misericordioso e amoroso? Talvez nunca o compreendamos em sua plenitude até que "conheçamos como somos conhecidos", mas todos nós somos confrontados com o fato de que, enquanto vivermos neste mundo, devemos ter uma parte em seu sofrimento.

Entendemos alguns dos usos da dor no mundo físico. A dor é a salvaguarda da natureza. Isso foi ilustrado apenas alguns momentos atrás. A ponta do meu dedo começou a formigar de dor. Minha atenção foi atraída; Comecei a examiná-lo e descobri que de alguma forma eu o havia cortado. A dor que senti foi o pedido de ajuda da natureza. Se colocamos uma farpa em nossa carne, a natureza, por meio da dor que se segue, não apenas chama nossa atenção para a lesão, mas exige a remoção do intruso. Se não sentíssemos a dor quando nossa carne foi queimada, cortada ou machucada, nossa vida poderia estar em perigo muitas vezes. Portanto, a dor é nossa salvaguarda no reino físico.

Não é menos assim, nos reinos mental e espiritual. Sem a sensação de desconforto que vem à consciência como resultado da transgressão, não teríamos nenhuma proteção contra a transgressão. E assim, afinal, a dor e o sofrimento são bênçãos de Deus que nos foram dadas em sua misericórdia.

Vendo que esse é o caso, não devemos nos surpreender ao descobrir que o sofrimento é classificado como uma das dádivas de Deus para nós. Lemos: "Porque a vós vos é dado em nome de Cristo, não somente crer nele, mas também padecer por ele" (Filipenses 1:29). As dádivas de Deus são todas bênçãos e, portanto, quer entendamos ou não, o sofrimento é uma dádiva de Deus para nós — a manifestação de sua misericordiosa bondade.

Certamente, muito do sofrimento no mundo é a penalidade de uma lei quebrada. No entanto, quem pode dizer que mesmo esse sofrimento não produz um propósito benevolente? Em 1 Pedro 4:19, lemos sobre "aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus". No capítulo 3:17, lemos: "É melhor, se a vontade de Deus for assim, que você sofra por fazer o bem do que por fazer o mal." Esses textos deixam claro que é a vontade de Deus que as pessoas sofram.

Do ponto de vista físico, notamos que é impossível evitar o sofrimento, porque para ter capacidade para a alegria física, devemos também ter capacidade para sofrer. Se nossos nervos sensoriais respondem a influências favoráveis, eles não podem deixar de responder às desfavoráveis. É assim em todo o escopo da vida.

A possibilidade do prazer traz consigo a possibilidade da dor; assim o cristão, mesmo quando está fazendo a vontade de Deus, sofrerá. Ele sofrerá conflitos espirituais com os poderes do mal; ele sofrerá sob o poder da tentação - às vezes muito dolorosamente - e terá conflitos mentais com dúvidas, medos e perplexidades; ele terá tentações físicas.

Às vezes perguntamos por que essa guerra contínua deve ser. É um dos mistérios de Deus, mas sabemos que desse conflito o espírito se eleva a alturas mais elevadas, a realizações mais nobres e a realizações mais refinadas do que seria possível em outras condições. A maioria de nós tem coisas em nossas disposições que devem ser superadas. Devemos guerrear contra essas tendências, dominar nossas disposições e conquistar a nós mesmos. É essa conquista de si mesmo que nos torna reis. O sangue de Jesus Cristo é o antídoto para o pecado; no entanto, essas coisas das quais falamos não são pecado, mas disposições e características naturais - coisas inerentes a nós. Essas coisas, a graça não oblitera, embora sua maré alta muitas vezes as transborde.

O cristão também deve enfrentar a oposição de pessoas más. Jesus disse aos seus discípulos: "Sereis odiados de todos por causa do meu nome." O chamado ao serviço cristão em qualquer capacidade é um chamado ao sofrimento. Jesus apareceu a Saulo para mostrar-lhe as grandes coisas que devia sofrer na nova vida a que fora chamado. Este sofrimento, Paulo nos explica: "Que agora se alegram em meus sofrimentos por vocês, e completam o que resta das aflições de Cristo em minha carne por amor de seu corpo que é a igreja" (Colossenses 1:24). Satanás odeia a Cristo e está constantemente guerreando contra ele, mas como não pode alcançar a Cristo diretamente, ele o ataca por meio de seus seguidores. Ele incita o ódio dos homens maus que odeiam a justiça e amam a iniqüidade, e os leva a perseguir os filhos de Deus, e ele faz amarga inimizade no coração desses malfeitores contra os filhos de Deus.

Quando Cristo estava no mundo, ele sofreu muitas coisas do povo, e se ele tivesse continuado no mundo na carne, ele teria sofrido muito mais coisas antes disso. Desde que ele deixou o mundo, o restante desse sofrimento recai, não sobre ele diretamente, mas sobre nós. Como as listras caíram sobre seu corpo físico então - agora elas caem sobre seu corpo espiritual, e nós, constituindo esse corpo, sofremos com ele o que resta de seu sofrimento.

Mas não é apenas seu sofrimento que compartilhamos. Há algo mais que o acompanha, e esse algo mais, que é fruto do sofrimento, é uma coisa divinamente abençoada. Lemos: "Porque, assim como as aflições de Cristo transbordam em nossas vidas, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. Se estamos angustiados, é para vossa consolação e salvação; se somos consolados, é para vossa consolação, que produz em vós perseverança nos mesmos sofrimentos que sofremos. E a nossa esperança em vós é firme, porque sabemos que, assim como participais dos nossos sofrimentos, também participais da nossa consolação”. (2 Coríntios 1:5-7). Não há nada mais doce do que a consolação que Cristo dá, e esta consolação só pode vir depois do sofrimento.

A ofensa da cruz não cessou. Satanás não saiu do negócio. É a vontade de Deus que ainda estejamos aqui neste mundo sofrendo as coisas decorrentes desta vida e de nosso ambiente atual. Mas de tudo isso virá uma riqueza de experiência, uma força de alma, uma semelhança com Cristo, uma disposição santa e uma fidelidade inabalável que nos preparará para a bem-aventurança eterna que nos espera e, assim, garantirá nossa santidade por toda parte. todas as idades.

O propósito de Deus neste mundo, principalmente, não é tanto nos fazer felizes, mas nos tornar santos. Sendo santos, somos felizes como consequência natural. E assim ele permite que soframos aquelas coisas que desenvolvem o caráter cristão e asseguram nossa santidade. As coisas que sofremos no processo são a vontade de Deus para nós. Não devemos lamentar nem murmurar, mas devemos sofrer voluntariamente a vontade de Deus, sabendo que ela produzirá para nós um "peso eterno de glória mui excelente".

Às vezes sofremos por fazer o bem. Muitas vezes somos mal interpretados. A santidade nunca é popular entre os malfeitores, mas nos é dito que "Se, quando você faz o bem e sofre por isso, você o aceita com paciência, isso é aceitável a Deus" (1 Pedro 2:20). O cristão pode se alegrar na tribulação. Como os primeiros cristãos, ele pode regozijar-se por ser considerado digno de sofrer aflições pelo nome de Cristo, pois se lembra da promessa que lhe foi feita. Temos a promessa: "Se sofrermos, também reinaremos com ele" (2 Timóteo 2:12). Quase todo mundo estaria disposto a reinar com ele - mas estamos dispostos a ir com ele pelo Getsêmani e tomar o caminho acidentado do Calvário? Estamos dispostos a ser crucificados com ele e depois suportar o opróbrio da cruz e a oposição de homens maus e demônios, e sofrer as várias coisas que nos sobrevirão nesta vida?

O reinado será glorioso. Seremos coroados com coroas de justiça à sua direita. Sentar-nos-emos com ele no trono. Quão glorioso é antecipar tudo isso - mas o sofrimento deve vir primeiro.

A humilhação deve vir antes da exaltação,

o trabalho deve vir antes da recompensa,

o sofrimento deve vir antes do consolo.

Portanto, vamos sofrer o que devemos sofrer - com paciência, aguardando a gloriosa esperança que está diante de nós.

Deus tem certas coisas que deseja realizar em nós. Essas coisas só podem ser realizadas através do sofrimento. Ele deseja realizá-los pelos únicos meios possíveis; então aqui está o resultado: "Mas o Deus de toda a graça, que nos chamou para sua glória eterna por Cristo Jesus, depois de ter padecido um pouco, aperfeiçoa, confirma, fortalece e estabelece" (1 Pedro 5: 10). O sofrimento é a porta de entrada para essas coisas. Precisamos ser estabelecidos, estabelecidos e feitos para ser cristãos vigorosos e viris - e o sofrimento é a maneira de Deus nos tornar assim.

Algumas das melhores pinturas já feitas foram pintadas por artistas famintos no meio da mais extrema pobreza, em sótãos ou porões. A maioria das grandes realizações do mundo foi realizada por homens cujas vidas foram cheias de sofrimento. A força que tornou possível suas conquistas chegou. . .

através do sofrimento,

através da perseverança paciente,

lutando lealmente contra os obstáculos.

As vistas mais grandiosas são vistas após a difícil e talvez perigosa escalada até os cumes dos picos das montanhas. Os triunfos mais poderosos vêm depois dos conflitos mais dolorosos.

Conta-se a história de uma jovem de bela voz, que estudou com eminentes professores até aperfeiçoar sua técnica e estava pronta para se apresentar ao público. Ela iniciou com confiança o trabalho de sua vida, mas enquanto cantava para grandes audiências, ela falhou em encontrar a resposta que ela esperava. Depois de muitos esforços determinados para ter sucesso, que terminaram em grande decepção, ela voltou para seu antigo professor e perguntou-lhe qual era o motivo de ela não conseguir comover suas audiências.

Ele respondeu: "Você nunca sofreu." Ele sabia que era preciso sofrimento para colocar na voz aquela qualidade que apela ao coração dos ouvintes.

Da mesma forma, Deus sabe que é preciso sofrimento para colocar em nossas vozes, corações e mentes a qualidade que ele deseja neles. Ele nos deixa sofrer, mas no final compensa tudo.

Olhando para trás em nossas vidas desde a eternidade, devemos valorizar as coisas que sofremos, muito mais do que as coisas que então pareciam mais desejáveis, pois os "frutos pacíficos da justiça" forjados em nós são, principalmente, os frutos de dor.

https://www.gracegems.org/31/gods_will_concerning_suffering.htm


0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith