Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, February 12, 2014

Ainda Temos muito a Aprender

D. Brandt Berg

Errar é bom. Mantém a pessoa humilde. Erro muito. Se não fosse pelos nossos erros, provavelmente ficaríamos bem orgulhosos, achando-nos uns “santos”. Mas, ao que parece, o Senhor permite que cometamos erros para nos manter humildes.

O próprio apóstolo Paulo tinha um espinho na carne, que concluiu servir para mantê-lo humilde.[1] Ele era um sujeito bastante orgulhos, fariseu dos fariseus, um rabino. Depois da sua fabulosa conversão, que ajudou a torná-lo humilde, e inclusive o deixou cego por um tempo, Paulo abraçou a fé cristã e se tornou um grande expoente na propagação da fé, um grande evangelista e missionário. Ele até recebia revelações. Tudo isso pode tê-lo deixado bastante orgulhoso de ser um cristão notável, com certeza o maior de todos os apóstolos.

A Igreja Católica coloca Pedro como o maior apóstolo e ele foi maravilhoso. Sempre muito ousado, mas também impetuoso, impulsivo e impaciente. Pedro se assemelhava bastante ao rei Davi. Ambos cometeram erros, mas foi o que o Senhor usou para mantê-los humildes. E isso sempre me deu muita esperança para mim mesmo.

Paulo disse que achava que por isso precisava de um espinho na carne. Não sabemos exatamente do que se tratava. Mas, com base em alguns versículos podemos presumir se tratar de um problema de vista. Talvez isso fosse em parte o seu espinho na carne[2]. Ele disse: “Vede com que grandes letras vos escrevo” e, “alguns de vós, se possível, arrancaríeis os próprios olhos e mos daríeis”.

Paulo teve de admitir que estava sendo atormentado por um demônio, “esbofeteado por um mensageiro de Satanás”. Ali estava ele, o cristão mais notável, o maior missionário, evangelista, professor e rabino. Parecia que tinha todos os dons. Recebia revelações, era um grande conhecedor da Palavra, tinha uma mente brilhante. Ele era o máximo! No entanto, tinha um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, um espírito maligno que o atormentava.[3] Isso era uma praga na sua vida, algo que o incomodava sobremaneira.

Cristo prometeu que nunca nos deixará nem desamparará. Ele jamais permitirá que caiamos, seremos sempre dEle. São muitas as promessas que nos garantem que pertencemos a Jesus e que o Diabo não pode tomar posse de nós. Mas com certeza ele pode nos atormentar, e nos colocar à prova, exatamente como fez com Jó.

Vejam todos os problemas que ele causou ao pobre Jó! Destruiu seu lar, seu gado, sua riqueza, matou todos os seus filhos, e depois o deixou tão mal fisicamente que sua própria esposa sugeriu que ele amaldiçoasse a Deus e morresse.[4] Mas finalmente Jó se tornou humilde. Até então ele se considerava justo, uma ótima pessoa e defendia a opinião que tinha de si ao argumentar com os que lhe faziam companhia supostamente para o “consolar”. Na verdade, não eram lá tão consoladores. Passavam o tempo todo acusando Jó de algum pecado. “Você deve ter feito algo errado, caso contrário não estaria passando por tudo isso.”

Até Deus Se gabava de Jó e da sua bondade! Mas o Diabo é o promotor, o acusador dos Santos. É o detetive, um intrometido que fica bisbilhotando para descobrir nossas fraquezas, problemas e tentar agravá-los. E qual era o problema do Jó? — Uma atitude presunçosa.

Um dos seus acusadores acertou em cheio quando disse: “Jó, pode um homem porventura ser mais justo do que Deus?”[5] Jó afirmava e argumentava ser justo. Dizia: “Como é possível? Por que eu, Senhor? Por que Você fez isso comigo sendo que sou tão bom?” Ele se considerava uma ótima pessoa, um justo. E isso em si já é um pecado. Na realidade, ele pensava: “Deus, se eu fosse Você, não faria isto comigo. Por que Você não é tão justo quanto eu? Por que está fazendo isso comigo que sou tão bom?”

Já me disseram: “Por que você simplesmente não ora pedindo ao Senhor para curar o seu problema nos olhos? Ele pode lhe dar uma visão perfeita! Por que você não ora e pede para o Senhor lhe dar uma saúde 100%, curá-lo e nunca mais deixá-lo ficar doente?” Alguns cristãos acreditam que ninguém deveria ser pobre, ficar doente nem ter problemas. Dizem que o cristão deveria estar sempre na melhor situação. Pregam abundância e riqueza — e praticam também: saúde perfeita e dinheiro no bolso. Eu costumava incomodar alguns desses pastores, porque sempre questionava esse pensamento.

Eu dizia: “Se pobreza é pecado e doença é sinal de pecado, por que diz de Jesus que ‘embora fosse rico se fez pobre, para que pela Sua pobreza nós fôssemos ricos’?[6] Você está dizendo então que Jesus foi um pecador ímpio por se tornar pobre para que nós pudéssemos ser ricos? E sofreu todas aquelas coisas como nós?”

Imaginem, o Senhor do universo, o Rei dos reis, o Mestre do universo, veio à Terra e assumiu a ridícula forma humana, sujeitando-se a tentações de todos os tipos, como nós![7] Foi como se um rei se fantasiasse de palhaço! Gosto da maneira como retrataram Jesus no filme “The Parable”. Eles mostram Jesus como um rei grandioso que veio à terra e se vestiu de palhaço, algo ridículo, como é o de caso assumir a forma humana. E as pessoas zombaram dEle durante a crucificação, enquanto o matavam.

Viver na forma humana é bem humilhante! Somos dependentes em todos os sentidos. Ainda não encontrei ninguém que não precisasse se alimentar, ou dormir para permanecer vivo. Algumas pessoas se orgulham de jejuar por bastante tempo. Houve uma época nos Estados Unidos em que era moda jejuar. O nome do livro que disseminava essa ideia era Atomic Power with God Through Fasting and Prayer (Poder Atômico com Deus através do Jejum e da Oração). Diziam que era possível ganhar os dons do Espírito e o poder de Deus dependendo do tempo se jejuasse. Se a pessoa ficasse em jejum durante cinco dias, conseguia isso, 30 dias, conseguia aquilo e se aguentasse 40 dias, então se tornava um profeta de Deus!

Até hoje nunca conheci alguém que conseguisse ficar sem respirar. Dependemos do oxigênio a cada instante. No Novo Testamento usa-se a palavra “pneuma” para ar. Quando se fala de pneu é em referência a pneumático, a ar, como no caso da bomba de ar. Em grego usa-se a palavra pneuma, a mesma utilizada no Novo Testamento quando se refere a espírito. Assim como não é possível passar muito tempo sem ar, também não se sobrevive por muito tempo sem o espírito. O cristão não vai durar muito sem o EspíritoSanto. Precisamos de oxigênio, de ar, precisamos do nosso espírito e do Espírito Santo. Algumas pessoas já passaram pela experiência de ver o espírito deixar o corpo temporariamente. O corpo ficou morto por um tempinho e depois a pessoa voltou à vida. Vou lhe dizer, se o espírito não tivesse voltado, o corpo teria morrido de vez.

Como sabemos que não somos justos? “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.”[8] “Não há um justo, nem um sequer.”[9] O pobre Jó finalmente teve de admitir que não era justo e que precisava confiar no Senhor, não na sua própria justiça. E foi o que fez. Confessou que devia confiar apenas no Senhor, e quando sua esposa lhe disse para amaldiçoar a Deus e morrer, Jó respondeu: “Ainda que me mate, nEle confiarei”.[10] Em outras palavras, ele estava dando testemunho da justiça de Deus. “Mesmo que Deus memate, vou confiar que Ele sabe o que é melhor, que é justo em tudo o que faz e permite.”

Todos somos uma grande bagunça! Somos pecadores! Se não fosse pelo Senhor em nós, seríamos todos ruins. “O coração é perverso mais do que todas as coisas; quem o conhecerá?”[11] A Palavra de Deus diz que nascemos em pecado. “Em pecado me concebeu minha mãe.”[12]

Se não tivéssemos a fragilidade humana, as fraquezas inerentes ao ser humano que nos levam a tomar decisões erradas e falhar, não teríamos a liberdade de escolha, a grande honra da vontade própria, de poder decidir, que é um elemento implantado por Deus em cada coração —inclusive no dos anjos. Isso nos capacita a optar, por livre e espontânea vontade, a amar e servir a Deus.

Jesus disse: “Não vos chamarei servos, mas amigos, porque o Senhor não conta tudo aos seus servos, seus escravos.”[13] Ele nos queria como amigos, pessoas amadas. E não apenas amigos, mas a Sua Noiva.

A vida é um processo de aprendizagem. E não se aprende com um estalar de dedos ou uma injeção. E nem ocorre como se vê em alguns filmes de ficção científica em que colocam um capacete na pessoa e transferem o conteúdo do seu cérebro para o de outra pessoa. Seria ótimo se acontecesse assim, não acham? Seria muito fácil! Mas vejam o que perderíamos: todo o processo de tentativa e erro, de aprendizagem.

Não acham que Deus gosta de nos ver aprender? Mesmo que seja por meio de erros, de tentativa e erro? Não acham que aprendemos melhor dessa forma? A experiência não é o melhor professor? O processo de aprendizagem é algo maravilhoso. É para isso que estamos aqui. Na verdade, a vida do cristão é um processo de aprendizagem constante. Não estou dizendo que se aprende a ficar salvo, pois ganhamos a salvação assim que cremos e aceitamos Jesus no coração. Quando acreditamos na Palavra e recebemos Jesus, ficamos salvos na mesma hora! É um dom, um presente, sem ligação alguma com aprendizagem ou merecimento!

É um milagre de Deus. Ele faz a obra completa. Na verdade, já fez e está consumada. Mas é apenas o início da aprendizagem para sabermos como o cristão deve viver, para aprendermos a amar ao próximo e a Deus, e como sermos fieis, leais e diligentes.

Então ainda temos de morrer, depois mais mil anos e toda a eternidade para continuarmos aprendendo aquilo que não conseguimos assimilar durante a vida física, em carne e osso. Acho que Deus ainda vai nos ensinar coisas fantásticas, tudo que não conseguimos aprender nesta vida.

Não só esta vida, mas o Milênio e a eternidade nos oferecem um processo constante de aprendizado, mais uma série, como na escola, mais um degrau. É inconcebível tomarmos uma injeção na cabeça na hora da morte, irmos para o Céu e então nos tornarmos oniscientes. Se fosse assim, todos seríamos como Deus. Só Deus é onisciente, ou seja, sabe tudo. Só Deus é onipresente, em outras palavras, está em todo lugar. E só Deus éonipotente, ou seja, todo-poderoso!

Na próxima vida, muitas coisas deixarão de existir, tais como a dor, a morte, as doenças e os pesares.[14] Deus não diz que não haverá mais lágrimas, mas que Eleenxugará nossas lágrimas. Graças a Deus temos muito pelo que estar agradecidos. Muitas coisas vão se realizar e consumar e nunca mais teremos de nos preocuparmos com elas. Teremos tantas coisas novas para fazer e aprender, que não poderemos carregar o peso das coisas antigas.

Então, fiquem agradecidos pelo passado. Agradecidos pelo presente, por estaremaprendendo, mesmo que nem sempre tenham um desempenho exemplar. E agradeçam a Deus pelo futuro, quando então concluiremos nosso trabalho. É o que esperamos. Pelo menos daremos continuidade ao nosso trabalho e com um desempenho muito melhor.

Senhor, nós Lhe agradecemos pelo passado, pelo presente e pelo futuro. Muito obrigado por todas as bênçãos que nos concede. Obrigado pelas coisas boas e ruins, pelas ruins que foram nossos mestres no passado, pelas coisas boas que temos hoje e pelasmelhores que teremos no futuro.

Publicado originalmente em junho 1985. Adaptado e republicado em fevereiro 2014. Tradução Hebe Rondon Flandoli.


[1] 2 Coríntios 12:7 RC.

[2] Gálatas 6:11; 4:15 RC.

[3] 2 Coríntios 12:7 RC.

[4] Jó 2:9 RC.

[5] Jó 4:17 RC.

[6] 2 Coríntios 8:9 RC.

[7] Hebreus 4:15 RC.

[8] Romanos 3:23 RC.

[9] Romanos 3:10 RC.

[10] Jó 13:15 RC.

[11] Jeremias 17:9 RC.

[12] Salmo 51:5 RC.

[13] João 15:15 RC.

[14] Apocalipse 21:4 RC.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith