Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, March 29, 2023

Quando o futuro parece impossível


Vaneetha Rendall Risner

Um querido amigo meu está passando por uma doença dolorosa.              

Quando soube da notícia, fiquei abalado. Eu, que escrevo sobre o sofrimento, não tinha palavras para oferecer. O que eu poderia dizer afinal? As palavras pareciam inadequadas. Banal. Até condescendente. Como você encoraja alguém que está iniciando uma jornada devastadora rumo ao desconhecido?

Levo alguns dias para processar o que está acontecendo. Nossos amigos também estão lutando para processar isso. Ao orarmos, tentamos nos lembrar das verdades que conhecemos. Verdades fundamentais que nos levaram através de nossa própria dor. Verdades nas quais todo cristão pode se apegar. Verdades que suportarão o peso de nossa tristeza.

Em primeiro lugar, Deus é soberano. Nada do que nos acontece é uma surpresa para ele. Nenhum pardal cai no chão sem a vontade do Pai (Mateus 10:29). Pelo contrário, tudo o que enfrentamos foi colocado ali com um propósito. Podemos confiar que é o melhor para nós. E por mais difícil que seja entender, as lutas que batem à nossa porta são também pelo bem da nossa família, dos nossos amigos, de todos que amamos, se amam a Deus.

Ele controla o mundo

No entanto, mesmo enquanto escrevo isso, pensar que nosso sofrimento será melhor para nossos entes queridos parece loucura. Garantir parece impossível. Mas o Deus do universo, que mantém a terra girando em seu eixo, que diz ao oceano para vir até aqui e não mais longe (Jó 38:11), que comanda o vento e as ondas (Marcos 4:41), que veste os lírios do campo (Mateus 6:28–30) e que contou os cabelos de nossa cabeça (Lucas 12:7) pode garantir que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28).

Deus nos ama. Ele viu seu Filho morrer uma morte horrível, separado dele em suas últimas horas, para que nunca nos separássemos dele. Ele quer estar conosco, cuidar de nós e nos dar bons presentes. Como poderia ele, que não poupou seu próprio Filho, não nos dar todas as coisas (Romanos 8:32)?

Ele caminha conosco

Deus tem contado os nossos dias (Salmo 31:15). Todos os dias determinados para nós foram escritos em seu livro antes que um deles existisse (Salmo 139:16). Nada pode abreviar nossas vidas. Ninguém viverá um segundo a menos do que Deus determinou antes da fundação do mundo.

Deus caminha conosco a cada minuto de nossas vidas. Jesus diz: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mateus 28:20). Deus diz a Josué: “Ninguém poderá resistir a ti todos os dias da tua vida. Assim como fui com Moisés, assim serei com vocês. não te deixarei nem te desampararei” (Josué 1:5). Quando andarmos pelos rios, eles não nos submergirão, porque o Senhor passa por eles conosco (Isaías 43:2).

Nunca bebemos o cálice amargo ou suportamos qualquer dor sem ele.

Ele Vai Passar

Cristo está conosco e nos dará o consolo e a força de que precisamos a cada dia. Como Deuteronômio 33:25 nos assegura: “Como os seus dias, assim será a sua força”.

Octavius Winslow, um pregador na Inglaterra em 1800, nos lembra que Deus nos dá mais do que precisamos em nossa hora de sofrimento. Ele diz: “O Senhor não tem sido sempre melhor do que todas as suas antecipações perturbadoras, reprimindo seus medos, tranquilizando sua mente duvidosa e ouvindo-o gentilmente e com segurança durante a hora do sofrimento que você temia? Então confie nele agora! Nunca, nunca ele te abandonará!”

No entanto, apesar da fidelidade de Deus no passado, uma de nossas maiores preocupações é se o Senhor estará conosco nas provações futuras. John Ross MacDuff, um contemporâneo escocês de Winslow, entende esse medo. Ele diz,

Deus não dá graça até que chegue a hora da provação. Mas quando ela vem, a quantidade de graça e a natureza da graça especial requerida são concedidas. Minha alma, não permaneça com dolorosa apreensão no futuro. Não antecipe as tristezas que virão; confundindo-se com a graça necessária para emergências futuras; amanhã trará sua graça prometida junto com as provações de amanhã. . . e a força que a hora da prova traz muitas vezes torna o cristão uma maravilha para si mesmo!

Não importa o que aconteça

Não precisamos entender agora como enfrentaremos o futuro. Deus nos dará tudo o que precisamos a cada dia que tivermos fôlego. E quando dermos nosso último suspiro na terra, o Senhor nos levará em segurança para o céu para que possamos desfrutá-lo para sempre.

Um dia nossos olhos se fecharão na morte e se abrirão para a realidade de tirar o fôlego de que estamos na presença de nosso Salvador. Nós nos sentiremos mais vivos, mais vibrantes, mais enérgicos e mais alegres do que nunca na Terra. O Deus que conhecemos, mas nunca vimos, estará diante de nós. Contemplaremos sua glória com nossos próprios olhos, sem distorção ou filtro. Nossas almas estarão completamente em repouso e em paz, cheias na medida de toda a plenitude de Deus. Será glorioso. Essa é a nossa esperança. Nossa promessa. Nossa âncora.

Estas são as verdades nas quais nós, como cristãos, baseamos nossas vidas. São promessas seguras e imutáveis, garantidas por Aquele que detém o universo. Aconteça o que acontecer, nunca caminharemos sozinhos.

Vaneetha Rendall Risner é autora de Desperate for Hope, um estudo sobre o sofrimento. www.desiringgod.org/articles/when-the-future-feels-impossible#he-controls-the-world

Salmo 23

O Senhor é o meu pastor: nada me falta.

Em verdes pastos me faz descansar

e conduz-me a lugares de águas tranquilas.

Conforta a minha alma e leva-me por caminhos retos,

honrando o seu bom nome.

Ainda que eu atravesse o vale da sombra da morte,

não terei receio de nada, porque tu, Senhor, estás comigo.

O teu bordão e o teu cajado dão-me segurança.

Preparaste-me um banquete à frente dos meus inimigos.

Recebeste-me com todas as honras

e a minha taça transborda.

A tua bondade e o teu amor

acompanham-me todos os dias da minha vida.

E habitarei na casa do Senhor, ao longo dos meus dias.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith