Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Monday, March 27, 2023

Sobre Esta Rocha Edificarei Minha Igreja


Dennis Edwards

Mateus 16:13-18

“Chegando Jesus às regiões de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Alguns dizem que tu és João Batista: alguns, Elias; e outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Disse-lhes ele: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. E também te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

A Igreja Católica usa esses versículos para mostrar que Jesus edificou sua igreja sobre Pedro. Eles afirmam que Pedro foi o primeiro papa com autoridade divina para liderar a cristandade. Vamos olhar para as Escrituras e ver se podemos decifrar o que Jesus realmente estava dizendo.

Em primeiro lugar, o nome Pedro vem do grego “petros”, que significa pedra ou rocha. Jesus estava se referindo a Pedro como a pedra ou rocha sobre a qual Ele edificaria Sua igreja, ou estava se referindo à declaração que Pedro acabara de fazer, a proclamação de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo? Gostamos de usar as Escrituras para interpretar as Escrituras, então vamos olhar para outras áreas onde as imagens da pedra ou rocha são usadas nas Escrituras.

Vamos ler Mateus 21:33-42

“Ouvi ainda outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e edificou uma torre. E arrendou-a a vinhateiros e partiu para uma terra longínqua. Aproximando-se a época da vindima, enviou os seus servos aos vinhateiros, para que recebessem os seus frutos. E os vinhateiros, agarrando os servos, espancaram um, mataram um e apedrejaram outro. Novamente ele enviou outros servos, mais do que os primeiros, e eles fizeram o mesmo com eles. Por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: 'Eles respeitarão meu filho.' Mas, quando os vinhateiros viram o filho, disseram entre si: 'Este é o herdeiro. Vinde, matemo-lo e tomemos a sua herança. Então eles o prenderam, lançaram-no fora da vinha e o mataram.

“Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles vinhateiros?” Disseram-lhe: “Ele destruirá miseravelmente aqueles homens perversos e arrendará sua vinha a outros vinhateiros que lhe darão os frutos em suas estações”. Jesus lhes disse: “Nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a principal pedra angular? Isto foi obra do Senhor, e é maravilhoso aos nossos olhos’?”

Jesus citando o Salmo 118:23-24 parece estar dizendo que Ele é a pedra que os líderes religiosos rejeitaram e que Ele se tornará a principal pedra angular, ou a pedra mais importante do edifício de Deus.

No Livro de Atos encontramos o próprio Pedro fazendo a mesma comparação. Vamos ler Atos 4:8-12

“Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos de Israel: Se hoje somos julgados por uma boa ação feita a um homem desamparado, por que meio ele foi curado, Seja notório a todos vós e a todo o povo de Israel que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, por Ele este aqui está são diante de vós. Esta é a ‘pedra rejeitada por vós, os construtores, e que se tornou a principal pedra angular’. E em nenhuma outra há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

Vemos Pedro citando os Salmos e explicitamente chamando Jesus a pedra que foi rejeitada pelos líderes religiosos judeus, tornando-se a principal pedra angular, ou a pedra mais importante no edifício espiritual de Deus. Vamos à primeira epístola de Pedro e ver o que Pedro escreve lá.

1 Pedro 2:1-9

“Portanto, deixando de lado toda malícia, todo engano, hipocrisia, inveja e toda calúnia, como crianças recém-nascidas, desejem o leite puro da palavra, para que cresçam por meio dele, se é que já provaram que o Senhor é misericordioso. Chegando a ele como a uma pedra viva, rejeitada na verdade pelos homens, mas eleita e preciosa por Deus, vocês também, como pedras vivas, estão sendo edificados como casa espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus através de Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: “Eis que estou em Sião, A principal pedra angular, eleita, preciosa, E aquele que nela crê não será de modo algum envergonhado.”

“Portanto, para vós que credes, Ele é precioso; mas para os desobedientes: “A pedra que os edificadores rejeitaram, tornou-se a principal pedra angular” e “uma pedra de tropeço e rocha de escândalo”. Eles tropeçam, sendo desobedientes à palavra, para a qual também foram designados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o seu povo especial, para proclamardes as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

Vemos Pedro continuamente chamando Jesus a principal pedra angular do edifício de Deus. Deus está construindo Sua igreja sobre Jesus, não sobre Pedro. Em João 1:42 vemos Jesus mudando o nome de Simão para Pedro, que significa “uma pedra”. Nós que cremos e seguimos Jesus somos pedras vivas. O apóstolo Pedro faz parte do templo de Deus, a igreja das pedras vivas e nós também. Pedro admite tanto em sua epístola.

O apóstolo Paulo usa a mesma imagem de Jesus como a principal pedra angular em suas epístolas. 1 Coríntios 3: 11. “Porque ninguém pode lançar outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” Efésios 2:20. "E edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra da esquina."Paulo está nos lembrando que o único fundamento da igreja é Jesus.

Na parábola do próprio Jesus sobre a construção de nossa casa sobre a rocha, vemos que a palavra é o fundamento sobre o qual precisamos construir nossa vida. Mateus 7:24.  “Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, eu o compararei a um homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha:” Jesus é a rocha. A palavra de Deus é a Rocha. Jesus era a palavra feita carne João 1:14. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai), cheio de graça e de verdade.”

Vamos voltar a Mateus 21:42-44

Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a pedra angular; isto é obra do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo: O reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.

Aqui vemos imagens de cair sobre uma pedra ou de a pedra cair sobre você. Antes de decidir o que isso significa, vamos olhar para Daniel 2, onde vimos outra pedra. Daniel 2:34-35

“Viste até que uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram juntamente estilhaçados e tornaram-se como a palha das eiras no verão; e o vento os levou, de modo que não se achou lugar para eles; e a pedra que feriu a estátua tornou-se uma grande montanha, e encheu toda a terra.”

Jesus é a pedra cortada sem mãos que voltará e destruirá os impérios do homem e estabelecerá Seu Reino Milenar. Então, novamente vemos Jesus como uma imagem de pedra. Em 1 Coríntios 10:4 lemos: “E todos beberam da mesma bebida espiritual, porque bebiam da Rocha espiritual que os seguia, e essa Rocha era Cristo.” O apóstolo Paulo está usando a imagem de Jesus sendo a rocha da qual a água jorrou para dar água aos filhos de Israel no deserto.

No Salmo 18:1-2 vemos que Davi chamou Deus de sua rocha. “Eu te amarei, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, e a minha fortaleza, e o meu libertador; meu Deus, minha força, em quem confiarei; meu escudo, e o chifre da minha salvação, e minha torre alta.” Jesus é a rocha.

Vamos reler Mateus 21:44: “E todo aquele que cair sobre esta pedra se despedaçará; mas aquele sobre quem ela cair, será reduzido a pó.” Jesus está dizendo, caia sobre mim e você será quebrado, mas eu o levantarei. Ou deixe-me cair sobre você em Minha raiva e vou moê-lo em pó. Vamos ler o Salmo 51:17. “Os sacrifícios para Deus são um espírito quebrantado: um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” Deus é capaz de viver em nós quando estamos quebrantados. Salmo 34:18 “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado; e salva os de espírito contrito”. Salmo 147:3 “Ele sara os quebrantados de coração, e trata dos seus ferimentos.” Isaías 61:1 O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;

Deus quer quebrar nossos corações endurecidos por meio de nosso sofrimento e nos dar um coração que possa amar. Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.” Deus está perto dos quebrantados de coração. Ele pode curar nossos corações partidos, para que possamos ser instrumentos de Seu amor.

Precisamos acrescentar aqui que sim, o apóstolo Pedro foi fundamental nos estágios iniciais da Igreja primitiva. A palavra “igreja” significa um grupo de crentes chamados, ou um grupo de crentes separados do mundo. Pedro foi um dos principais atores que Deus usou para ajudar a mover o cristianismo. Mas Pedro não era a pedra sobre a qual Jesus construiu Sua Igreja. A pedra, a pedra angular ou pedra fundamental não era outro senão Ele mesmo e o fato de que Ele é o Messias, o Filho do Deus vivo.

Construindo na Pedra Angular. [1] Isaías 28:16

“Portanto, assim diz o Senhor Deus: "Eis que ponho em Sião uma pedra como alicerce, uma pedra provada, uma preciosa pedra angular, um fundamento seguro; quem crer não agirá precipitadamente."

Historicamente, a pedra fundamental era a parte mais importante de qualquer edifício. O peso total de um edifício repousava sobre esta pedra em particular, que, se removida, desmoronaria toda a estrutura. A pedra angular também era a chave para manter as paredes retas. Os construtores fariam avistamentos ao longo das bordas desta parte do edifício. Se a pedra angular fosse colocada corretamente, os pedreiros poderiam ter certeza de que todos os outros cantos do edifício também estariam nos ângulos apropriados. Assim, a pedra angular tornou-se um símbolo daquilo que mantinha a vida unida.

Nos dias de Isaías, os líderes de Israel escolheram basear sua segurança em uma pedra angular diferente. Eles escolheram confiar em seu próprio conhecimento político. Por meio de várias alianças militares, eles pensaram que poderiam manter sua nação unida. No final das contas, porém, essa instável pedra angular falhou e Israel foi levado cativo pelos babilônios.

No entanto, Deus declarou por meio de Isaías que estabeleceria uma pedra angular que nunca falharia - uma pedra em que se poderia confiar porque havia sido testada e comprovada como preciosa e segura.

Os escritores do Novo Testamento reconheceram que esta pedra era Jesus Cristo. O Salvador disse a respeito de Si mesmo: “Nunca lestes nas Escrituras: 'A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a principal pedra angular'” (Mateus 21:42). O apóstolo Pedro repetiu a profecia de Isaías e acrescentou: "E quem nele crê não será confundido" (1 Pedro 2:6).

Quando as pressões da vida pesam sobre você, há apenas uma pedra angular capaz de lidar com o peso. Quando sua necessidade de orientação é urgente, há apenas uma pedra angular em que você pode confiar para manter sua vida em ordem. Essa pedra angular é Jesus. Confie nEle em todos os aspectos de sua vida e descobrirá que Ele nunca falha. Ele não é apenas uma Rocha; Ele é a Pedra Angular.

[1] https:/
/www.backtothebible.org/post/building-on-the-cornerstone

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith