Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, June 21, 2023

Eu canto meu caminho através da dor

Três lições de alegria resiliente 


Article by 

A alegria é encontrada nos lugares mais estranhos. Veja esta parábola: “O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo, que um homem encontrou e escondeu. Então, na sua alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo” (Mateus 13:44). Quando lemos isso, podemos presumir que o campo é atraente, algo que gostaríamos de comprar de qualquer maneira: um prado ensolarado salpicado de flores silvestres ou uma horta com solo fértil pronto para ser cultivado.

Mas a vida não é assim. Podemos ver o campo nesta parábola como representando o que Deus quer que abracemos para nossa alegria. A sorte dele para você pode não ser atraente; pode parecer um terreno baldio com garrafas quebradas, latas de óleo enferrujadas e pneus velhos espalhados. Pode ser um campo desolado, sem nada que insinue riqueza.

Até descobrir que esconde um tesouro. Então, o pedaço de terra dura e ervas daninhas de repente transborda de possibilidades. Depois de saber que grandes riquezas estão escondidas lá, você está pronto para vender tudo para comprá-lo. É o que aconteceu comigo.

Ouro Impressionante

No início da minha paralisia - e quase por acidente - descobri um tesouro inesperado. Abri a palavra de Deus e descobri um poço de mina. Cavei meus dedos paralisados em um peso de glória incompreensível, uma doçura com Jesus que fez minha paralisia pálida em comparação.

Em minha grande alegria, saí e vendi tudo, trocando meu ressentimento e autopiedade para comprar o campo feio que ninguém mais desejaria. E eu encontrei ouro.

Depois de décadas usando a picareta e a pá da oração e das Escrituras, meu campo rendeu as riquezas do reino dos céus. Eu encontrei um Deus que é estrondoso, alegria transbordante. Seu Filho nada em seu próprio oceano sem fundo de júbilo, e ele é positivamente, absolutamente levado a compartilhá-lo conosco. Por que? Como ele diz, “[para] que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa” (João 15:11). Jesus está atrás de nada menos do que nossa alegria plena.

“Jesus está atrás de nada menos do que nossa alegria plena.”

Mas no fundo das Escrituras, minha pá atingiu algo duro e inflexível. Deus não é menino de água de ninguém. Como monarca solene de tudo e de todos, ele compartilha sua alegria em seus próprios termos. E esses termos exigem que soframos - e soframos, em certa medida, como seu amado Filho sofreu quando andou na terra (2 Timóteo 2:12).

Alegre-se no Sofrimento

“Regozijamo-nos com as nossas aflições, sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança produz caráter, e o caráter produz esperança” (Romanos 5:3). Cultivo o hábito de acolher as provações porque produz perseverança que resulta em um caráter piedoso – o tipo de caráter que facilmente capta o apelo da amabilidade de Cristo e anseia por ver seu magnífico desenlace com seu reino completo. Esta maravilhosa esperança aumenta cada vez que escolho a alegria em minhas aflições.

A esperança já não parece mais distante, mas muito próxima. Não vago e nebuloso, mas concreto e real. A esperança preenche minha visão com Jesus, fazendo com que minha dor pareça leve e momentânea em comparação com a glória a ser revelada. Então, quando o sofrimento começa a murchar minha determinação, alimento minha esperança dando vários passos.

Eu canto meu caminho através do sofrimento. Sempre que me sinto abatido, peço a alguns amigos que orem, e então adoro a Jesus com hinos robustos e cheios de doutrina sólida. Os hinos que enfocam a dignidade de Cristo têm força espiritual suficiente para invadir minha alma desanimada e despertar uma resposta esperançosa. Quando minha mente fraca está muito nebulosa para juntar duas frases em oração, meu coração segue hinos que memorizei, como “Coroe-o com Muitas Coroas”:

Acorde, minha alma, e cante

      Daquele que morreu por ti,

E saudá-lo como teu rei incomparável

      Por toda a eternidade!

Eu ocupo meu coração com coisas boas. Não sou fã de televisão. Se uma história não transmite virtude moral ou verdade que aponta para Deus, ela vai entorpecer meu coração antes do primeiro comercial. Por que ceder o precioso estado real de meu cérebro para aquilo que achata meu espírito? Em vez disso, ocupo meu coração com bons livros e vídeos, arte, memorizando as Escrituras e a poesia e buscando amizades edificantes que nutrem minha alma. “É inteiramente apropriado que nosso coração esteja em Deus quando o coração de Deus está tão voltado para nós”, escreveu Richard Baxter. “Se Deus não tem nossos corações, quem ou o que os terá?” (Descanso Eterno dos Santos, pp. 102–103). Quando o sofrimento me domina, encho meu coração com Cristo.

Eu sirvo a outros que sofrem mais do que eu. Sempre há pessoas em situação pior do que eu, e meu trabalho é encontrá-las e incentivá-las em Cristo. É o que Jesus fez em suas últimas horas na cruz. Apesar de sua dor insondável, ele cuidou dos interesses de sua mãe e do ladrão próximo a ele, e até pronunciou perdão aos homens brutais que o torturaram (João 19:26–27; Lucas 23:34, 43) . Quero servir como Jesus da mesma maneira, então invisto meu tempo em Joni and Friends e ministro às famílias do mundo que lutam contra a deficiência. É sempre melhor - e mais alegre - dar-lhes alívio do que eu recebê-lo.

Alegria Resiliente

Ao nos regozijarmos com nosso sofrimento, experimentamos uma alegria que é de outro mundo. Nunca pergunta: “Quanto mais posso aguentar?” mas se adapta prontamente a situações difíceis com elasticidade suficiente para voltar à forma se ficar desapontado. A alegria resiliente torna a esperança viva, tanto que podemos estar “tristes, mas sempre alegres” (2 Coríntios 6:10). Posso estar curtindo uma sinfonia gloriosa ou assistindo a um pôr do sol de tirar o fôlego, deliciando-me com as rosas do meu quintal ou agradecendo a Deus por sua criação incrível e, ainda assim, haverá uma tristeza acompanhante. Parte da minha tristeza está relacionada à minha paralisia e dor, que nunca passa; a outra parte é uma consciência dolorosa de que meu Senhor crucificado deu sua vida para que eu pudesse desfrutar das belezas deste mundo.

“Ao nos regozijarmos com nosso sofrimento, experimentamos uma alegria que é de outro mundo.”

O sofrimento me tornou hipersensível às alegrias de Deus. Tal alegria é uma emoção e um fruto do Espírito – é profundo e intenso, mas ainda provoca cócegas nas bordas com um deleite quase vertiginoso sobre as perspectivas de sua esperança celestial.

Esse tipo de alegria duramente conquistada enche o coração de Cristo de alegria. Aproxima-se o dia em que Jesus nos libertará completamente de todo pecado e sofrimento e nos apresentará “diante da sua glória e com grande alegria” (Judas 1:24). E quando a alegria se torna um modo de vida em seu sofrimento, você prova a suprema dignidade de Cristo, que, por sua vez, aumentará sua alegria em apresentá-lo diante do Pai. Eu não quero diminuir esse momento maravilhoso de forma alguma. Portanto, a alegria não é uma opção. É ordenado por causa de Cristo.

O dia da coroação está se aproximando para este velho tetraplégico. Não há tempo a perder. Então, estou de volta ao meu monte de garrafas quebradas e ervas daninhas com minha picareta e pá. De volta ao campo sombrio de dor e paralisia, para o qual ninguém daria garantias. Desde o início, Deus estava de olho naquele campo feio para mim, e eu não poderia estar mais grato. E eu certamente não poderia estar mais feliz.

Joni Eareckson Tada é fundadora e diretora executiva da Joni and Friends em Agoura Hills, Califórnia.

https://www.desiringgod.org/articles/i-sing-my-way-through-pain

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith