Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, November 15, 2023

Compilação sobre os Padres da Igreja e seu Conceito do Anticristo - Parte 1

 Dennis Edwards

Justino Mártir, 100-165 d.C.

Justino nasceu em Samaria em uma família gentia – pagã. Ele procurou a verdade nos filósofos gregos e romanos. Um dia ele encontrou um cristão que compartilhou com ele a sabedoria dos profetas de Deus e suas profecias sobre Cristo. Justin havia estudado muito filosofia e ainda estava insatisfeito com suas conclusões. Ele se convenceu de que o testemunho dos profetas era mais certo do que o raciocínio dos filósofos. Como resultado, ele decidiu por Cristo e se dedicou a viajar por todo o país divulgando o conhecimento do Cristianismo como a verdadeira filosofia. Ele formou uma escola em Roma e escreveu cartas ao Senado e ao imperador romano, Antonino, para abandonar a perseguição aos primeiros cristãos. Ele foi denunciado pelo cínico filósofo Crescens e, como resultado, julgado em um tribunal romano e considerado culpado de se recusar a adorar os deuses romanos e de desobediência ao imperador. Ele e seis de seus alunos foram decapitados.[1]

A respeito do Anticristo, ele escreveu:

“Aquele que está prestes a falar coisas blasfemas e audaciosas, contra o Altíssimo, já estando às portas – cuja continuação Daniel indica como prestes a existir por um tempo, tempos e metade de um tempo.”[2]

Aqui vemos Justino citando o livro de Daniel encontrado no Antigo Testamento. Ele descreve alguns dos atributos do Anticristo encontrados em Daniel 7:25 e mais tarde em Daniel 11:36. Daniel 7:25 diz:

"E ele (o Anticristo) falará palavras grandiosas contra o Altíssimo, e desgastará os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e as leis: e eles serão entregues em suas mãos por um tempo, e tempos e a divisão do tempo."

Daniel 11:36 é semelhante a Daniel 7:25 e também fala dos atributos do Anticristo.

“E o rei fará segundo a sua vontade; e ele se exaltará e se engrandecerá acima de todo deus, e falará coisas maravilhosas contra o Deus dos deuses, e prosperará até que a indignação se cumpra; pois aquilo que for determinado será ser feito."

Justino também menciona a duração de seu governo como sendo “um tempo, tempos e metade de um tempo”, o que significa 3 anos e meio, conforme declarado em vários outros lugares nas Escrituras, como em Daniel 7:25 acima e Daniel 12:7. Justino continua,

“Tolos são aqueles que não entendem o que de fato foi apontado por todos os testemunhos dos Profetas, de que se fala de duas vindas de Cristo; aquele em que Ele é pregado como o sofredor inglório - desonrado e crucificado - o segundo, aquele em que Ele virá com glória do céu, no momento em que o Homem da Apostasia, que fala grandes coisas contra o Altíssimo, estiver no terra, e ousar coisas perversas contra nós, cristãos.”[3]

Novamente, Justino fala das duas vindas do Messias. Primeiro a ser crucificado como uma ovelha diante de seus tosquiadores, como um cordeiro para o matadouro, como visto em Isaías 53 e nos Salmos e cumprido por Jesus de Nazaré em 30 d.C. Sua segunda vinda ocorre logo após o reinado do Anticristo, que Justino cita. de Daniel capítulo sete e ou 2 Tessalonicenses como algo ainda por vir.

Irineu, 130-202 d.C.

Irineu nasceu em uma família cristã e tornou-se discípulo de Policarpo, que era discípulo do apóstolo João. Ele foi o bispo grego de Lyon, França, e escreveu mais sobre o assunto da profecia bíblica do que qualquer um de seus antecessores.[4]

“Na metade do hebdomad (período de semana ou sete anos), diz Daniel, o sacrifício e a libação serão retirados, e no Templo estará a Abominação da desolação – e até a consumação do tempo, uma consumação será designado para a desolação, – mas a metade do hebdomad (semana ou período de sete anos) é de três anos e seis meses.”[6]

Na citação acima, Irineu está citando Daniel 9:27 que diz:

“E ele confirmará a aliança com muitos por uma semana: e no meio da semana ele fará cessar o sacrifício e a oblação, e para a propagação de abominações ele a tornará desolada, até a consumação, e que será derramado sobre os desolados.”

Sem passar por todos os detalhes do versículo, podemos ver que Irineu está se referindo a este versículo ao tempo do Anticristo no futuro e não a um evento passado. A palavra “semana” ou “hebdomad” em grego ou “shabua” em hebraico refere-se a um período de sete anos, não a uma semana de sete dias. Daniel 9:27 menciona o “meio da semana” que Irineu entende corretamente como 3 anos e meio.

“Mas quando o Anticristo tiver devastado todas as coisas neste mundo, reinando três anos e seis meses, e se sentar no Templo de Jerusalém, então o Senhor virá do Céu em nuvens na glória do Pai, para expulsá-lo e aqueles que lhe obedecem, no lago de fogo. Mas Ele trará para os justos os tempos do reino, isto é - descanso: - o sétimo dia santificado; e restaurará a Abraão a promessa da herança, em cujo reino, diz o Senhor, muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se assentarão com Abraão, Isaque e Jacó.”[7]

“Irineu cita a maior parte de 2 Tessalonicenses 2 a respeito do Homem do Pecado, e aplica-o ao Anticristo – dizendo que o Templo no qual ele se sentará, é o Templo em Jerusalém – citando Mateus 24 quanto à abominação e época inigualável de tribulação, e aplica-a ao tempo da blasfêmia do Anticristo em Jerusalém – falando de seu surgimento como o chifre pequeno após os dez últimos reis do Império Romano – e citando as palavras de Daniel – “o tempo, os tempos e a divisão do tempo, ” explicando-os como os três anos e meio do reinado do Anticristo.”[5]

Na citação acima, o apologista cristão Benjamin Wills Newton, de 1800, explica que Irineu coloca diretamente a “abominação da desolação” como um evento futuro durante o reinado do Anticristo em Jerusalém.

Irineu conclui que o Anticristo reinará por 3 anos e meio, o que pode ser encontrado tanto em Daniel quanto no livro de Apocalipse. Da Epístola de Paulo às Tessalonicenses temos a ideia do Anticristo sentado no Templo. Do Evangelho de Mateus e do livro do Apocalipse, Irineu obtém a imagem de Jesus retornando nas nuvens do céu [Mateus 24:29-31] para lançar os ímpios no lago de fogo [Apocalipse 19:20], após o que começa o milhar. ano de reinado de paz na terra, ou Milênio. [Apocalipse 20:3 e 5] A escatologia de Irineu é o que se encontra escrito na Bíblia.

A Epístola de Barnabé

Incluí a Epístola de Barnabé, embora hoje não tenhamos certeza de quem foi o Barnabé que a escreveu. A Epístola de Barnabé é considerada um dos livros apócrifos do Novo Testamento. Os livros apócrifos eram considerados de boa leitura, mas não se equiparavam aos escritos considerados Escrituras. Às vezes eram encontrados no final dos primeiros manuscritos do Novo Testamento. Os livros apócrifos do Antigo Testamento são encontrados entre as Escrituras reconhecidas do Antigo Testamento e o Novo Testamento na Bíblia Católica. A Epístola de Barnabé fazia parte dos Apócrifos do Novo Testamento. Alguns dos primeiros crentes considerados o autor da epístola foi Barnabé, que foi o primeiro companheiro do apóstolo Paulo [Atos 9:27, 13:2] e, portanto, também considerado um apóstolo. Estes situam a escrita da epístola já em 70-80 d.C.. Outros, no entanto, dizem que a epístola foi escrita por outro Barnabé já em 132 d.C.

Eusébio, bispo de Cesária em 314 d.C., menciona a epístola em seus escritos, dizendo que ela não foi incluída nos escritos aceitos dos apóstolos. Foi considerado apócrifo do Novo Testamento, ou seja, bom, mas não bíblico. Clemente de Alexandria e Orígenes também mencionam a Epístola de Barnabé e parecem pensar que ela era autêntica, ou seja, escrita pelo companheiro de viagem de Paulo.[8] Incluí a epístola porque ela era conhecida pelos primeiros Padres da Igreja e às vezes foi encontrada incluída depois dos livros aceitos do Novo Testamento em alguns dos primeiros manuscritos originais. Portanto, é autêntico, mas não sabemos se é do antigo Barnabé ou não.

“O período final de provação (a grande tribulação), conforme foi escrito e como diz Daniel, se aproxima; porque o Senhor abreviou os tempos e os dias [Mateus 24:22], para que o seu amado se apresse à sua herança. Assim diz o profeta: Dez reinos reinarão sobre a terra, e depois deles surgirá um pequenino que subjugará três de uma vez…. Deste, Daniel diz novamente: E eu vi a quarta besta que veio do mar; e sobre ele apareceram dez chifres, e surgiu outro chifre pequeno no meio deles, e derrubou três dos chifres grandes. Portanto, devemos compreender.”[9]

Aqui vemos Barnabé citando com precisão Daniel 7:24-25 e identificando os versículos como pertencentes ao Anticristo que ainda está por vir.

“Nos seis mil anos todas as coisas estarão consumadas. E descansou no sétimo dia; isto significa que quando Seu Filho vier e abolir o tempo do Maligno e julgar os ímpios e mudar o sol, a lua e as estrelas; então Ele descansará gloriosamente no sétimo dia.”[10]

De acordo com a escatologia judaica, o mundo cobriria um período de 7.000 anos. Seis mil anos sob o governo do homem e mil anos sob o governo do Messias. Não temos versículos bíblicos que confirmem essa ideia, embora a Bíblia diga que o Senhor faria uma breve obra na terra. [Romanos 9:28] O apóstolo Pedro também diz “um dia é para o Senhor como mil anos, e mil anos como um dia.”[2 Pedro 3:8] No Salmo de Moisés lemos: “Mil anos aos teus olhos são como um dia que acaba de passar.”[Salmo 90:4] Desde que Deus fez o mundo e tudo que nele há em seis dias e depois descansou no sétimo,[Êxodo 20:11] podemos ver de onde veio a ideia judaica da vinda do Messias no último período de mil anos. Mas devemos dizer que parece ser especulação bíblica.

Tertuliano, 155 - 225 d.C.

Tertiliano foi um prolífico escritor cristão primitivo de Cartago, na África, de ascendência berbere e possivelmente filho de um centurião romano. Ele é chamado de Pai da teologia ocidental, pois foi o primeiro teólogo a escrever em latim. Ele também foi o primeiro a usar o termo “trindade”. Ele se converteu por volta dos 40 anos e disse: “Os cristãos são feitos, não nascem”. Ele era casado com uma mulher cristã. Ele defendeu o princípio da suficiência das Escrituras e que a teologia cristã não deveria depender de nenhuma filosofia acadêmica.[11] A respeito do Anticristo, ele escreveu:

“Também no Apocalipse de João está estabelecido o curso dos tempos, durante os quais as almas dos mártires sob o altar, exigindo vingança e julgamento, são instruídas a esperar. Primeiro, a terra deve beber das pragas das taças dos anjos; e a cidade prostituta deverá sofrer destruição pelos dez Reis, e a Besta Anticristo com seu falso profeta, fazer guerra à Igreja de Deus; e então o Diabo sendo banido por um período para o abismo, o privilégio da primeira ressurreição será julgado, a sentença pertencente à ressurreição universal será pronunciada nos livros.”

Na citação acima, Tertuliano cita pela primeira vez Apocalipse 6:9-11 sobre os mártires da fé tendo que esperar pela vingança contra seus inimigos. Em seguida, ele menciona as “pragas das taças dos anjos”, que são especificamente da Ira de Deus encontrada em Apocalipse 16. Ele pula as trombetas da tribulação dos capítulos 8-10, que mostram apenas 1/3 da destruição, e menciona as Taças de Ira que mostra destruição completa. Em Apocalipse 17 e 18 ele fala da destruição do “sistema” da cidade prostituta. Ele também menciona a Besta Anticristo e o falso profeta de Apocalipse 13 e 19. Ele termina com sua compreensão dos eventos em Apocalipse 20. Tudo apresentado biblicamente, embora sem muitos detalhes.

A respeito das duas testemunhas de Apocalipse 11, ele disse o seguinte:

“Enoque e Elias são trasladados; sua morte não é encontrada, sendo adiada. No entanto, eles estão reservados para morrer, para que com seu sangue possam extinguir o Anticristo.”[12]

Como nem Enoque [Gênesis 5:24 (bisavô de Noé), Hebreus 11:5] nem Elias [2 Reis 2:1-17] no Antigo Testamento morreram, mas foram ambos transportados para o céu, os primeiros cristãos passaram a acreditar as duas testemunhas de Apocalipse capítulo 11 que testemunham contra o sistema do Anticristo em Jerusalém por quase 3 anos e meio serão ungidas com os espíritos de Enoque e Elias. Muitos estudiosos da Bíblia hoje acreditam que esta poderia ser uma interpretação correta.

Hipólito, 170-235 d.C.

Hipólito foi um importante teólogo cristão dos séculos II e III, mas não sabemos muito sobre onde ele estava localizado, onde serviu. Alguns sugerem que ele pode ter se oposto à igreja de Roma que crescia naquela época. Eusébio e Jerônimo confessam que não conseguem nomear onde Hipólito serviu na liderança da igreja. Alguns sugerem que ele pode ter estado envolvido em igrejas domésticas romanas em conflito com o bispo de Roma. Durante a perseguição do imperador Maximino Trácio, ele foi exilado na Sardenha para trabalhar nas minas de lá e, como resultado, morreu. O Papa Fabian (236-250 DC) trouxe seus restos mortais de volta a Roma para um enterro na igreja alguns anos depois.[13]

Falando sobre a imagem de Daniel 2, ele escreveu:

“Depois destes vêm os romanos, sendo as pernas de ferro da Imagem - fortes como ferro: para que as democracias que estão prestes a surgir possam ser apontadas, respondendo respectivamente aos dez dedos da imagem, nas quais haverá ferro misturado com barro.”[14]

Novamente vemos que Hipólito coloca os dez dedos da imagem em Daniel 2 no futuro e prediz a ascensão das democracias representadas como argila na imagem.

Orígenes de Alexandria, 184 - 254 d.C.

Orígenes foi um dos primeiros apologistas mais importantes da fé cristã, especialmente do cristianismo oriental, e escreveu em grego. Ele foi o pioneiro na ideia da tripla interpretação das Escrituras: a literal, a ética e a espiritual. Sua visão de que o Pai era mais Deus do que o Filho foi percebida como a raiz da heresia do Arianismo e ele foi condenado como herege. A heresia ariana considerava Jesus o primeiro ser criado e, portanto, de menor autoridade que Deus e não co-igual a Deus.[15] Tanto os Mórmons como as Testemunhas de Jeová seguem essa teologia.

Em referência a 2 Tessalonicenses 2 ele escreveu:

“Explicar tudo isso não é nosso negócio atual. Mas há em Daniel uma profecia sobre este mesmo Anticristo, que não pode deixar de suscitar a admiração de qualquer um que a leia com bom senso e franqueza. Pois ali, em palavras verdadeiramente divinas e proféticas, estão descritos os reinos que viriam, começando desde o tempo de Daniel até a destruição do mundo. E esta profecia pode ser lida por todos os homens. Agora veja se o Anticristo não é mencionado lá também com estas palavras:

‘No final de seus reinos, quando suas transgressões forem preenchidas, surgirá um rei insolente de rosto e compreensão de problemas, e etc.’ [Daniel 8:23]”

“E o que já citei das palavras de Paulo, que ele se sentará no Templo de Deus, mostrando-se que ele é Deus [2 Tessalonicenses 2:4] - mesmo isso também é dito por Daniel, e desta maneira , 'No Templo haverá a abominação da desolação; e até o fim dos tempos será dada uma consumação contra a desolação.’[Daniel 9:27]”[16]

Orígenes está citando muito claramente Daniel 8 e 2 Tessalonicenses 2 e Daniel 9:27, todos em referência ao tempo do Anticristo como algum evento futuro. Ele está, portanto, colocando o cumprimento das palavras de Jesus em Mateus 24 no futuro sob o Anticristo.

Vitorino de Pettau 240(aprox) - 304 d.C.

Victorinus provavelmente nasceu na Grécia e falava grego, mas escrevia em latim. Ele foi muito falado por Jerônimo e foi o bispo de Pettau, localizado na atual Eslovênia. Ele viu a breve vinda de Cristo como um fio contínuo ao longo do livro do Apocalipse. Antes de chegar o fim, ele escreveu que haveria guerras, fomes, pestilências e perseguição aos cristãos. Victorino foi martirizado durante as perseguições do imperador Diocleciano.[17] Falando sobre o falso profeta em Apocalipse 13, ele disse:

“Ele fará com que uma imagem dourada do Anticristo seja colocada no Templo de Jerusalém; e que um anjo apóstata entraria ali; daí para proferir vozes e oráculos. Ele também fará com que os escravos e os homens livres recebam como marca na testa ou na mão direita o número do seu nome, para que de outra forma ninguém possa comprar ou vender.”

Na seção acima, Victorinus especula sobre como a imagem de Apocalipse 13:15 falará e credita isso a um anjo demoníaco apóstata. Ele cita com precisão Apocalipse 13:16-17 sobre a marca da besta.

Lactâncio, 240 – 320/325 d.C.

Lactâncio foi um dos primeiros autores cristãos que se tornou conselheiro do primeiro imperador romano cristão, Constantino I, e foi tutor de seu filho Crispo, que tinha entre 10 e 15 anos na época. Sua obra mais importante foi “As Institutas Divinas”, uma apologética destinada a estabelecer a verdade e a razoabilidade do Cristianismo aos seus críticos pagãos. Lactantius era um norte-africano de língua latina de origem berbere e não nasceu em uma família cristã. Ele não demonstra muito conhecimento das Escrituras em seus escritos, mas era bom em retórica.[18] Falando do Anticristo, ele escreveu:

“Ele ordenará que o fogo desça do céu, e que o sol pare em seu curso, e que uma imagem fale; e estas coisas serão feitas por sua ordem. Por esses prodígios, o maior número até mesmo de homens sábios será seduzido por ele. Então ele tentará derrubar o Templo de Deus e perseguirá os justos; e haverá pressão e provações, como nunca houve desde o início do mundo.”

Em Apocalipse 13:13 encontramos a citação de Lactâncio sobre “fogo que descerá do céu”, no entanto, está se referindo ao falso profeta e não ao Anticristo. Não há nenhuma referência do Anticristo ou falso profeta de ser capaz de parar o curso do sol. Novamente é o falso profeta que tem o poder de fazer falar a imagem da besta. Sua referência ao “maior número de homens sábios” sendo seduzidos refere-se a Daniel 11:35 que diz:

“E alguns deles entendidos cairão, para experimentá-los, e purificá-los, e embranquecê-los.”

Ou à advertência de Jesus no Evangelho de Mateus, capítulo 24, que diz:

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se fosse possível, enganariam até os escolhidos.”[Mateus 24:24]

Lactantinus continua,

“Todos os que crerem nele e o receberem serão marcados por ele, como ovelhas; mas aqueles que rejeitarem a sua marca fugirão para as montanhas ou serão presos e mortos... E será deu-lhe para desolar o mundo por quarenta e dois meses (3 anos e meio). Este é o período em que a justiça será expulsa e a inocência detestada. Este é aquele que é chamado de Anticristo – mas ele fingirá ser Cristo e lutará contra o verdadeiro Cristo.”[19]

A primeira seção sobre receber a marca está em Apocalipse 13.

“E ele fará com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, recebam uma marca na mão direita ou na testa; e para que ninguém possa comprar ou vender, exceto aquele que tiver a marca, ou o nome da besta, ou o número do seu nome… e o seu número é seiscentos e sessenta e seis (666).”[Apocalipse 13:16-18]

“Voem para as montanhas” parece referir-se a Apocalipse 12, onde a Igreja, ou os cristãos crentes, fogem do Anticristo durante o período da Grande Tribulação. Vamos ler na Bíblia:

“E à mulher (a Igreja dos crentes cristãos) foram dadas duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, para o seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, desde a face da serpente.”[Apocalipse 12:14]

Ou outra possibilidade é que Lactânio esteja se referindo às palavras de Jesus no Evangelho de Mateus,

“Então os que estiverem na Judéia fujam para os montes.”[Mateus 24:16]

Os quarenta e dois meses de Lactâncio vêm de Apocalipse 13, que fala sobre a perseguição do Anticristo aos santos e a todos aqueles que se recusam a submeter-se ao seu sistema económico mundial. Nós lemos,

“E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias; e foi-lhe dado poder para continuar por quarenta e dois meses... E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vencê-los; e foi-lhe dado poder sobre toda tribo, e língua, e nação.”[Apocalipse 13:5 & 7]

Os Padres da Igreja sabiam e ensinaram que a Segunda Vinda de Cristo seria precedida pelo período de perseguição sob o Anticristo. Eles citaram extensivamente Daniel, Mateus 24, 2 Tessalonicenses 2 e Apocalipse para defender seu ponto de vista.

Notas 

[1] Wikipédia Justino Mártir

[2] Justino Mártir, Carta a Trifão, o Judeu, p.159, conforme citado por B.W. Newton, “As Perspectivas dos Dez Reinos”, p.373.

[3a] Daniel 7:25, 12:7

[3] Justin Martyr, conforme citado por B.W. Newton, “As Perspectivas dos Dez Reinos”, p.373-374.

[4] Wikipédia Irineu

[5] Newton, B.W., “Perspectivas dos Dez Reinos” p.374

[6] Irineu adver. Dela. Capítulo. 25, conforme citado por B.W. Newton em “Perspectivas dos Dez Reinos”, p.375.

[7] Ibidem, Capítulo 30

[8] Epístola de Barnabé da Wikipedia

[9] Epístolo de Barnabé, versão latina do nº 4, original grego sendo perdido, conforme citado por B.W. Newton em “Perspectivas dos Dez Reinos”, p.372

[10] Ibidem, nº 15

[11] Wikipédia Tertuliano

[12] Tertuliano conforme citado por Maitland em sua “Escola de Interpretação dos Apóstolos”, p. 165, e citado por B.W. Newton em “Prospects of the Ten Kingdoms”, p. 376.

[13] Wikipédia Hipólito

[14] Hipólito, citado por Maitland; Chain on Daniel, conforme citado por B.W. Newton em “Perspectivas dos Dez Reinos”, p.377.

[15] Wikipedia Orígenes de Alexandria

[16] Origem, conforme citado por Maitland, p. 171, conforme citado por B.W. Newton, “The Prospects of the Ten Kingdoms”, p. 377-378.

[17] Wikipédia Vitorino de Pettau

[18] Wikipédia Lactâncio

[19] Lactantius Institutes VII, conforme citado por B.W. Newton, “As Perspectivas dos Dez Reinos”, p.379.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith