Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Monday, December 15, 2014

A Palavra, a Palavra, a Palavra

http://anchor.tfionline.com/pt/post/palavra-palavra-palavra/
D. Brandt Berg

“O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras não hão de passar.”—Mateus 24:35

A Palavra de Deus é a Verdade mais poderosa da Terra. Suas palavras que contêm o Espírito e a Vida do Próprio Deus.[1] A Palavra é a centelha espiritual de Deus que nos inflama com a Sua vida, luz e poder.

O mais importante é ler, absorver e seguir a Palavra de Deus para poder criar uma relação com o Senhor. É a Palavra que mantém você sintonizado com Ele e ajuda você a continuar no caminho de Deus. Foi só quando Adão e Eva pararam de dar ouvidos à Palavra de Deus que se meteram em encrencas.[2] Quando escutamos a Deus e à Sua Palavra, Ele sempre nos diz a verdade. Se obedecermos à verdade de Deus, seremos felizes e produziremos fruto.[3]

A fé na Palavra de Deus é um princípio de vital importância. É o alicerce toda a era da graça: a fé na Palavra. “Porque sem fé é impossível agradar a Deus” e “a fé vem por ouvir a Palavra de Deus.”[4]

Embora Ele seja um “socorro bem presente na angústia” que “nunca nos deixará nem nos desamparará”[5], Ele se mantém, de propósito, escondido e invisível, atrás do véu do mundo espiritual. Por isso, espera que nós, Seus filhos, andemos “por fé e não por vista”[6].

A maior parte do tempo, o Senhor parece nos deixar por conta própria, com pouca intervenção direta, visível ou audível da Sua parte ou dos Seus anjos. Ele não facilita tudo para nós com assistência sobrenatural, aberta e visível, mas deixa muito por nossa conta e espera que encontremos na Sua Palavra a força espiritual e a fé que precisamos.

Quer que absorvamos Sua Palavra, adquirindo assim a fé para atender às nossas necessidades e enfrentar as situações que surgem continuamente. Esta é a razão pela qual a Palavra é tão importante. É a maneira principal pela qual nos comunicamos com Deus e ficamos cientes da Sua Vontade, recebendo assim a fé e a força para continuarmos trabalhando para Ele nesta vida.

Qual é o primeiro lugar onde procuramos a vontade de Deus? Na Palavra de Deus. Sua Palavra é a vontade de Deus conhecida, certa, absoluta e revelada. Por isso, ainda que você nunca receba uma única revelação, nunca ouça uma única voz, nunca receba uma única profecia, nunca adquira o dom do conhecimento nem o da sabedoria, nunca tenha discernimento, nunca tenha o dom da cura ou de milagres, nem qualquer outro dom do Espírito[7], se simplesmente der ouvidos e seguir a Palavra de Deus, realizará muito para o Senhor.

A Bíblia é o livro mais maravilhoso, mais sobrenatural, milagroso, incrível e magnífico do mundo. Ela nos diz de onde viemos, como chegamos aqui, por que estamos aqui, como sobreviver enquanto estamos aqui, como ser feliz enquanto estamos aqui e como amar e ter felicidade, alegria e paz para sempre.

Apesar de todas as críticas, ceticismo e mentiras de que seus oponentes vociferarem contra ela, sabemos sem sombra de dúvida que a Bíblia diz a verdade, porque conhecemos o autor. Isso é fato irrefutável. Antes de você ser apresentado ao autor, antes de conhecer o Senhor, talvez não se importasse muito com a Bíblia e não soubesse se era verdade ou não. Talvez nunca a tivesse lido ou sequer acreditasse nela. Mas agora que encontrou Jesus e O recebeu no coração, sabe que a Sua Palavra é verdade, porque sabe que Ele não lhe mentiria nem lhe diria nada que não fosse certo.

“Tesouros novos e velhos” (Mateus 13:52)

Desde o início, Deus deu ao Seu povo as principais informações básicas que ele precisava. Conforme a história foi avançando disponibilizou mais conhecimento até que, algumas centenas de anos antes de Jesus vir, começou a dizer aos profetas o que ia acontecer. Quando Jesus veio, com os Seus apóstolos e a Igreja Primitiva, Deus deu muitos mais detalhes. Ele está dando cada vez mais informações e mais detalhes que o homem precisa.

Muitas pessoas pensam: “Só a Bíblia basta, não precisamos de mais nada. Deus nunca mais falou desde então, Ele não fala mais nem se comunica mais. Ele simplesmente virou as costas e se calou depois de transmitir o livro do Apocalipse a João, e não devemos receber mais nada de Deus.”

Felizmente, Deus não é mudo nem Se calou quando a história na Bíblia acabou de ser narrada, há dois mil anos. É um Deus vivo, que Se comunica. Ainda fala e tem falado desde então. Tem falado com Seu povo, Seus profetas e Seus filhos ao longo dos tempos, desde a época de Jesus e Seus apóstolos e da Igreja Primitiva. Ele ainda está vivo e continua Se comunicando até hoje.

Alimento para a alma

Jesus disse: “As Palavras que Eu vos digo são espírito e vida.”[8] Sua Palavra é a vida do próprio Deus. É o que nos dá vida, alimento, força e saúde espiritual. Por essa razão, é essencial manter uma dieta bem equilibrada da Palavra de Deus se você quiser crescer e ficar perto dEle.

O próprio Jesus é chamado na Bíblia de “A Palavra”.[9] Jesus é a Palavra, o espírito e a vida, e precisamos de uma dose dEle todos os dias, para nos alimentarmos bem, nos banquetearmos e bebermos dEle, se quisermos crescer e ficar saudáveis espiritualmente. Da mesma maneira que precisamos comer para ter força física, devemos nos alimentar da Palavra e beber a Palavra para termos força espiritual.

“Desejai afetuosamente, como meninos recém-nascidos, o leite racional não falsificado (da Palavra) para que por ele vades crescendo.”[10] Essa é uma ilustração de um bebê que precisa do leite da mãe para poder viver. Se você não receber o alimento da boa, integral, encorajadora e nutritiva verdade da Palavra de Deus, vai passar fome e acabará morrendo espiritualmente.

Temos de alimentar a alma ou nunca cresceremos espiritualmente nemamadureceremos totalmente. Permaneceremos bebês, por falta do leite nutritivo da Palavra. O cristão que negligencia a Palavra fica fraco a ponto de ser vencido pelo mundo. Negligencia sua única esperança de vitória, a vida, a luz, a força e o poder da Palavra.

Em geral, alguém fica espiritualmente fraco quando não se fortaleceu de verdade com a Palavra, não se abasteceu com ela, não se batizou com a Palavra. Não tem vivido na Palavra e ela não tem sido sua força e saúde como deveria ser. Se ficar muito atarefado com um pouquinho aqui, um pouquinho ali e não ler a Palavra de Deus, vai entrar em parafuso. Quem começa a excluir a Palavra da sua vida por causa das suas obrigações, está ficando atarefado demais.

Não pode deixar o barco à deriva e se ocupar tanto com outras coisas que negligencia sua inspiração, o alimento espiritual e a nutrição que precisa extrair da Palavra. Sei que eu muitas vezes ficava muito desanimado se não me alimentasse com a Palavra de Deus.

Mas se buscar sinceramente o Senhor ao ler Sua Palavra, com fome da verdade, Ele vai falar com você por ela. Quanto mais amar a Palavra, a estudar e se alimentar dela, mais vai crescer espiritualmente e ver que Deus pode falar com você de maneira nítida e direta, em alto e bom som, por meio de Sua Palavra impressa.

Quando o Espírito Santo o lembrar de um trecho ou versículo e o aplica à situação que está vivendo, isso dá vida à Palavra. O Senhor dará vida à Sua Palavra e falará com você pessoalmente. Conforme você ler a Palavra, Ele dará soluções para os seus problemas e responderá às suas orações. Quando Deus aplica a Palavra a uma situação, ela subitamente se torna viva. Deixam de ser apenas palavras, ou palavras que só passam pela sua cabeça, para se tornarem palavras que, de repente, atingem seu coração. Então, você realmente entende a mensagem. “A exposição da Tua Palavra dá luz, dá entendimento aos símplices.”[11]

O grande profeta Jeremias disse: “Achando as Tuas Palavras logo as comi, e a Tua Palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração.” [12] Jó disse: “As Palavras da Tua boca prezei mais do que o meu alimento.”[13]

Jesus disse: “Uma só coisa é necessária e Maria escolheu a boa parte a qual nunca lhe será tirada.”[14] Qual foi a “boa parte” que Maria escolheu? Sentar-se aos pés de Jesus e escutar às Suas Palavras. É necessário descansar no Senhor, sentar-se aos Seus pés e escutar a Ele e à Sua Palavra.

Compilado dos escritos de D. Brandt Berg, publicado originalmente em novembro 1988. Adaptado e republicado em dezembro 2014.

Footnotes:
[1] João 4:24.
[2] Veja Gênesis 3.
[3] Veja João 15:11; 13:17.
[4] Hebreus 11:6; Romanos 10:17.
[5] Salmo 46:1; Hebreus 13:5.
[6] 2 Coríntios 5:7.
[7] 1 Coríntios 12:8–10.
[8] João 6:63.
[9] Apocalipse 19:13; João 1:1,14.
[10] 1 Pedro 2:2.
[11] Salmo 119:130.
[12] Jeremias 15:16.
[13] Jó 23:12.
[14] Lucas 10:42.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith