Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Monday, February 23, 2015

O Segredo da Videira

http://anchor.tfionline.com/pt/post/o-segredo-da-videira/

Uma compilação

“Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”[1]

Como produzir muito fruto? O que o Senhor está querendo dizer?

No mundo moderno, a ética de trabalho manda conquistar e produzir trabalhando mais e mais arduamente! — O foco é gerar resultados pelo esforço humano. …Mas a maneira de Deus trabalhar contraria essa abordagem, pois é muito mais orientada a processos e relacionamentos que a desempenho e produção. Ele está interessado nos resultados, que Ele chama de “frutos”, mas não nos força nem nos incentiva a trabalhar mais intensamente ou por mais tempo.

O Senhor trabalha conosco e por nosso intermédio, para que todo resultado ou produto venha como consequência de permanecermos nEle, já que, sem Ele, não podemos fazer coisa alguma.

É o contrário da cultura predominante e da natureza humana no geral. …O caminho de Deus para o sucesso produz resultados de valor para Ele; resultados advindos [não apenas] do esforço próprio, mas que brotam de uma relação íntima com Ele, na qual buscamos permanecer todo o tempo.

A única maneira de darmos fruto em abundância é entendendo o processo de frutificação do Senhor. Devemos deixar de lado o esforço próprio e a atitude independente inerente ao ser humano, para buscarmos a comunhão com Ele, permanecermos na Videira. Assim, Seu poder, vontade e desejos se realizarão em nossas vidas, e produziremos fruto que permanecerá por toda a eternidade! — George Whitten[2]

*

Cristo disse: “Eu sou a videira, vocês são os ramos. Permaneçam em mim e eu em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.”

“Permaneçam em mim” é um lindo e inteligível conceito. A elegante versão King Jamesda Bíblia em inglês utiliza o vocábulo “abide”, uma palavra pouco usada hoje em dia. Eu passei a apreciar muito mais essa admoestação do Senhor quando conheci a li em espanhol, que usa o verbo “permanecer”. Em outras palavras, ficar, continuar. Até um gringo como eu consegue reconhecer a raiz na palavra em inglês “permanence”. O sentido é “ficar, mas para sempre”. Essa é a mensagem do Evangelho… Venha, mas venha para ficar. Venha com convicção e capacidade de suportar. Venha de forma permanente, para o seu bem e para o bem de todas as gerações posteriores. E nós nos ajudaremos mutuamente até ao final. — Jeffrey R. Holland[3]

*

“Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.” O ramo só pode dar fruto se estiver constantemente ligado à videira. Não é um fruto do ramo, mas é a videira que produz frutos. ...

Jesus deseja que nos afastemos de nós mesmos e da nossa própria força e recorramos a Ele e à Sua força. ...Permanecer na Videira é, afinal, uma tranquila entrega da alma para Jesus tomar posse e assumir controle total, como acontece na natureza, em que o ramo fica firmemente preso à videira e nada mais. — Andrew Murray[4]

*

Aquele que diz estar nele, também deve andar como Ele andou. — 1 João 2:6[5]

*

O ramo não frutifica separado da Videira. Precisa dos recursos vindos da videira para brotar folhas, florir e dar fruto. O ramo não cria a própria seiva. A força que o sustenta e dá vida só pode ser obtida da associação.

[Da mesma forma] o ser humano só pode se completar por meio de uma conexão íntima com Jesus. … Para as capacidades [humanas] se tornarem habilidades, alcançarem maturação e se realizarem, para o “ramo” humano poder brotar, florir e dar fruto, para ele ter vida e atingir sua capacidade máxima, faz-se necessário um profundo e forte relacionamento com Jesus. — J. H. Jowett[6]

*

Se vós estiverdes em mim e minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. — João 15:7[7]

*

Jesus falou sobre darmos fruto. Ele disse que devemos permanecer nEle e Ele em nós, e então produziremos muito fruto. Eu sou o ramo, vós as varas. Aquele que permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto.”[8]

E disse também: “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Espírito da verdade... Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós.”[9]

Se Jesus e o Espírito Santo habitarem em nós, daremos fruto. Se estivermos abertos ao direcionamento do Espírito Santo e seguimos Suas orientações, daremos fruto. Ele nos conduzirá segundo a vontade de Deus — se deixarmos — mostrando-nos aonde ir, o que fazer e como fazer. Se seguirmos suas instruções daremos fruto.

Como Jesus disse, o fruto depende de termos o Espírito de Deus habitando em nós. Podemos então interpretar que também está ligado a seguirmos as orientações do Espírito. Cada um pessoalmente dará fruto se seguir a orientação do Espírito para a sua vida pessoal. Você deve seguir na direção em que Deus guiá-lo, e então dará fruto.

Pelo que Jesus disse, o fruto depende de termos o Espírito de Deus habitando em nós. Podemos então interpretar que também está ligado a seguirmos as orientações do Espírito. Cada um pessoalmente dará fruto se seguir a orientação do Espírito para a sua vida pessoal. Você deve seguir na direção em que Deus guiá-lo, e então dará fruto.

Alguns fatores-chave para fazer o que Deus lhe mostra são: fé, confiança e paciência. Fé para seguir aonde Ele guiar; confiança de que, ao fazê-lo Ele cuidará; e paciência para esperar pelo fruto.

Permaneça nEle e dará fruto. — Peter Amsterdam

Publicado no site Âncora em setembro de 2014. Tradução Hebe Rondon Flandoli.


[1] João 15:4–5 NVI.

[2] http://www.worthydevotions.com/christian-devotional/abide.

[3] https://www.lds.org/general-conference/2004/04/abide-in-me?lang=eng.

[4] Adaptado de http://www.ccel.org/ccel/murray/true_vine.xi.html.

[5] RC.

[6] Adaptado de Brooks by the Traveler’s Way (Londres: H. R. Allenson, 1902).

[7] RC.

[8] João 15:5.

[9] João 14:16–17, 20 NVI.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith