Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Friday, December 18, 2015

A História de Belém

Virginia Brandt Berg
Link

Estamos novamente na época de Natal, tudo lindamente decorado, e as vitrines das lojas repletas de enfeites natalinos, alguns automatizados.

Parei em frente a uma loja cuja vitrine exibia gnomos dançantes, e comecei a pensar qual seria a ligação daquela cena com a maravilhosa época do Natal. Decorar uma vitrine com essa cena para comemorar o nascimento de Cristo, o filho de Deus! Fiquei pensamento por que razão o gerente da loja não escolheu um lindo presépio, que poderia evocar sentimentos positivos nas pessoas. Por que colocar aquelas besteiras na vitrine? Um monte de gnomos dançando e tocando cornetinhas feito uns bobos!

Então pensei na cena em Belém. Talvez o ser humano não revelaria à humanidade o grandioso Deus da mesma forma. Ele não optaria por mostrar Deus ao mundo ou fundar um grande movimento como o cristianismo dessa mesma maneira.

Em pé em frente à loja, refletindo nisso tudo, cheguei à conclusão de que eles jamais pensariam em escolher um bebezinho, uma manjedoura, e a bancada de trabalho de um carpinteiro. Isso vai totalmente contra a mente carnal. Seria um golpe no orgulho do homem. Não seria a maneira que ele escolheria para demonstrar o poder e força de um Deus poderoso. Ele diz na Sua Palavra: “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.”[1] Pensei então em 1 Coríntios 1:27, onde a Palavra de Deus diz: “Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes”.

Certamente, com o nascimento do Seu Filho dessa forma maravilhosa em Belém Deus envergonhou os fortes. Ele demonstrou que pode agir de maneira contrária à lógica e à expectativa natural.

Quando Deus quis Se manifestar, Ele escolheu um bebezinho frágil na forma humana. Ele nos revelou essa gloriosa verdade da Sua maneira. E ali, pensando em tudo isso, fiquei curiosa por saber qual a lição que eu poderia aprender. — Que Deus escolhe as coisas loucas para confundir as fortes? Sim. Mas em Isaías 27:5 Deus diz: “Se apodere da minha força.” E em Isaías 49:5 diz: “O meu Deus será a minha força.”

No passado a humanidade se esqueceu que Ele deu a vitória à minoria para aprendermos a lição de que sem Ele nada podemos fazer.[2] Achamos que, se formos fortes, certamente venceremos, e as leis que regem o plano celestial nos parecem tão tolas! Mas quantas e quantas vezes Deus já não deu a vitória à minoria para demonstrar a verdade da Sua Palavra que, quando somos fracos, então somos fortes! Como alguém expressou lindamente: “Um com Deus é a maioria.”

Deus e um bebezinho podem transformar o coração do ser humano e mudar a geografia do mundo. Quando Deus atua, Ele usa uma pedrinha de nada para matar um gigante e demonstrar que, se Deus está participando, não é preciso muita coisa. Por isso, o cristão que tem sabedoria pode afirmar: Eu não tenho forças, não consigo fazer isso tudo sozinho; mas tenho a força e a ajuda de Deus.” E essa dependência total de Deus, a sua incapacidade, fazem o Senhor agir em seu favor. Ele virá com reforço celestial para apoiá-lo com todos os recursos disponíveis no céu, e então cumprir as Escrituras: “A minha força se aperfeiçoa na sua fraqueza.”

Na pressão da rotina diária, devemos nos lembrar que, viver na presença de Deus e conviver com o Senhor Jesus diariamente é o que vai transformar o coração e a alma. Mas, por algum motivo, a meditação se tornou uma arte esquecida na correria em que vive esta geração. E essa correria fica ainda mais acelerada na época do Natal, a época de compras. Alguns só param para desfrutar depois do Natal, quando então caem na cama e suspiram: “Graças a Deus passou.” Que lástima!

Por que não parar e desfrutar do Natal, desfrutar de verdade! Desfrutar da beleza da época, parar e deixar de se esforçar tanto. O Natal nos oferece coisas maravilhosas e lindas. É uma vergonha perder tudo isso só para cumprir a expectativa de alguns ou tentar acompanhar os outros, embrulhando isto e aquilo, e correndo até o último minuto para comprar isto e aquilo, e preparar um monte de comida.

Nessa correria nós deixamos o Senhor de lado. Diz no Salmo 16: “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.”[3] Ele está próximo. Está à nossa direita. Está a um pulo. Mas jamais O veremos se estivermos ocupados demais para reparar nEle. E, na correria das compras de Natal nós nem percebemos a Sua presença.

Não conseguiremos ouvir a voz do Senhor, pois ela só pode ser ouvida no sossego, quando esperamos nEle em silêncio, quando temos tempo para discernir a Sua voz entre tantas outras ao nosso redor. É uma voz mansa e delicada que geralmente não é possível ouvir quando estamos com pressa.

Diz o ditado que “é impossível ver o orvalho numa noite chuvosa”. Assim também a doçura da presença de Cristo raramente é percebida por pessoas agitadas que vivem no corre-corre. Mas o orvalho do céu e as melhores bênçãos repousam na alma que fica sossegada esperando na presença de Deus.

O Senhor deve estar agora lá nos shoppings movimentados de braços abertos dizendo: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”, e aquele outro versículo maravilhoso que citamos tantas vezes: “No sossego e na confiança estará a vossa força.”[4]

Meu amigo, escute o que lhe digo, sem um relacionamento com o majestoso Cristo, a vida será uma constante correria, agitação e atividades. Só Ele pode dar paz e sossego ao coração inquieto. Basta parar e deixá-lO fazer isso.

Querido Senhor, eu quero cada dia
Dividir algo Contigo
Sentar-me a Teus pés queridos,
E Te ouvir falar comigo.
Quero um lugar onde possa deixar
Os pesos e cuidados da vida,
E obter a força necessária
Para espantar tempestade e conflitos.
Um lugar sossegado, santo e secreto
Onde podes me dar
A bênção que preciso.
Nesse lugar eu descansaria e viveria.

—“Trysting Place”, de Martha Grenfell


Deus o abençoe e guarde, e resplandeça a Sua face sobre você este Natal e sempre.

Trechos de transcrições do programa de rádio Momentos de Meditçaão, adaptado. Publicado no Âncora em dezembro de 2015.


[1] Isaías 55:8–9.
[2] João 15:5.
[3] Salmo 16:8.
[4] Psalm 46:10; Isaiah 30:15.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith