Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, March 16, 2021

Uma Vitória de Oração e Louvor: Um Estudo sobre 2 Crônicas 20

 
2 Crônicas 20:1 Depois disto sucedeu que os moabitas, e os amonitas, e com eles alguns dos meunitas vieram contra Jeosafá para lhe fazerem guerra.

(Quem eram os moabitas, os amonitas e os filhos de Seir? - Os amonitas e moabitas eram descendentes de Ló em sua relação com suas duas filhas. Ló não era realmente um descendente de Abraão, mas um parente próximo, seu sobrinho. Abraão até lutou uma guerra para salvar a vida de Ló. Os meunitas eram do Monte Seir e descendentes principalmente de Esaú. Mas lembre-se de que Esaú se casou com uma filha de Ismael, mas também teve duas esposas cananitas. 

Quando os filhos de Israel passaram pelas terras dessas tribos, descendentes ou descendentes próximos de Abraão, a caminho da terra prometida, Deus não os deixou travar uma guerra com eles.[Deuteronómio 2] Ele havia dado aquelas terras àqueles descendentes específicos de Abraão. Além disso, seu cálice de iniqüidade ainda não estava cheio para receber o julgamento de Deus. Lembre-se de que Ele demora a se irar e é sempre misericordioso. Veja Êxodo 34: 6, Neemias 9:31, Salmo 103: 8, Salmo 145: 8.)
(Quem foi Jehosephat? - ele era um rei bom ou mau? De Israel ou Judá? Do Reino do Sul ou do Norte?) (Vamos ler um pouco sobre ele antes de iniciar o capítulo.)

2 Crônicas 17:1-10 E Jeosafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel. E pôs soldados em todas as cidades fortificadas de Judá, e estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim, que Asa seu pai tinha tomado. E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins. Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel. 

E o Senhor confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância. E exaltou-se o seu coração nos caminhos do Senhor e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá. E no terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, a Ben-Hail, a Obadias, a Zacarias, a Natanael e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.

 E com eles os levitas, Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias e, com estes levitas, os sacerdotes, Elisama e Jeorão. E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo. E veio o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras, que estavam ao redor de Judá, e não guerrearam contra Jeosafá. 

(Vemos que Josafá era um bom rei do Reino do Sul, o Reino de Judá. Ele enviou profetas e sacerdotes para ensinar a lei de Deus ao povo. Ele reinou de 870-849 AC. Agora continuamos com 2 Crônicas, capítulo 20.)
2 Crônicas 20:2 Vieram alguns homens dar notícia a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão (de Edom), dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. 3 Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. 

(Quem foi outro rei que teve uma reação semelhante às más notícias? - O Rei de Nínive no livro de Jonas.)
(Jonas 3: 1 Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo: 2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno. 3 Levantou-se, pois, Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada.4 E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada dum dia, e clamava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.5 E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior deles até o menor. 

6 A notícia chegou também ao rei de Nínive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas.7 E fez uma proclamação, e a publicou em Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: Não provem coisa alguma, nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas; não comam, nem bebam água; 8 mas sejam cobertos de saco, tanto os homens como os animais, e clamem fortemente a Deus; e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. 9 Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?10 E Deus viu o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.) 

2 Crônicas 20:4 E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor.
 (O que diz em Tiago 4: 7-10? NVB 7 Portanto, submetam-se humildemente a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. 8 E quando vocês se achegarem a Deus, ele se achegará a vocês. Lavem as mãos, pecadores, e vocês, hipócritas, purifiquem os vossos corações! 9Haja lágrimas pelas coisas erradas que vocês fizeram. Haja arrependimento e aflição sincera. Haja lamento em vez de riso, e tristeza em vez de alegria. 10E então, quando vocês se humilharem diante do Senhor, ele levantará e animará vocês.) 

(Eles fizeram a coisa certa? – Sim.)
2 Crônicas 20:5 Jeosafá pôs-se em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do átrio novo, e disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? e não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir. 7 Ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? 8 E habitaram nela, e nela edificaram um santuário ao teu nome, dizendo: 9 Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti em nossa aflição, e tu nos ouvirás e livrarás. 

(Aqui está parte da oração de Salomão quando o Templo foi consagrado: 2 Crônicas 6:34-35 “Quando o teu povo sair à guerra contra os seus inimigos, pelo caminho que os enviares, e orarem a ti para o lado desta cidade que escolheste, e desta casa, que edifiquei ao teu nome, Ouve, então, desde os céus a sua oração, e a sua súplica, e faze-lhes justiça.”- Josafá está lembrando o povo e o Senhor da oração que Salomão fez, e lembrando a Deus de Sua promessa a Israel.) 

2 Crônicas 20:10 Agora, pois, eis que os homens de Amom, de Moabe, e do monte Seir, pelos quais não permitiste que passassem os filhos de Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram - 11 eis como nos recompensam, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar. 12 Ah! nosso Deus, não os julgarás? Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. 13 E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos. 

(Quando no passado vimos os filhos de Israel em uma situação semelhante? Quando o Faraó estava atrás deles no Mar Vermelho. Vamos nos lembrar do que Moisés disse ao povo. Êxodo 14:13-14 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.) 
2 Crônicas 20:14 Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias o levita, dos filhos de Asafe, 15 e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. 16 Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel. 
17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco. 18 Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, para o adorarem. 19 E levantaram-se os levitas dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, em voz muito alta - (Aqui vemos cantores nomeados levantando um alto louvor a Deus.) 
20 Pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem-sucedidos. 21 Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes sagrados, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. 

(Vemos o Rei consultando com o povo. Parece o versículo em Malaquias 3:16 - Então, aqueles que temem ao SENHOR falam cada um com o seu companheiro; e o SENHOR atenta e ouve. Provérbios 24:6 diz, “Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.) (O rei aconselhou-se com o povo e eles concordaram em seguir essa técnica militar de confiar no Senhor e seguir em frente cantando.) 

2 Crônicas 20:22 Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e os do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados. 23 Pois os homens de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores do monte Seir, ajudaram a destruir-se uns aos outros. (Então, quando eles começaram a cantar e louvar, Deus confundiu seus inimigos. Seus inimigos mataram-se uns aos outros.)
24 Entretanto, chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram cadáveres que jaziam pela terra, não tendo ninguém escapado. 25 Quando Jeosafá e o seu povo vieram para saquear os seus despojos, acharam entre eles gado em grande número, objetos de valor e roupas, assim como jóias preciosas, e tomaram para si tanto que não podiam levar mais; por três dias saquearam o despojo, porque era muito. 26 Ao quarto dia eles se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao Senhor. Por isso aquele lugar é chamado o vale de Beraca, até o dia de hoje. 

27 Então, voltando dali todos os homens de Judá e de Jerusalém com Jeosafá à frente deles, retornaram a Jerusalém com alegria; porque o Senhor os fizera regozijar-se, sobre os seus inimigos. 28 Vieram, pois, a Jerusalém com alaúdes, com harpas e com trombetas, para a casa do Senhor. 29 Então veio o temor de Deus sobre todos os reinos daqueles países, quando eles ouviram que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel. 30 Assim o reino de Jeosafá ficou em paz; pois que o seu Deus lhe deu repouso ao redor. 

(Talvez você esteja lutando contra três ou mais inimigos. Talvez você tenha problemas de saúde, ou no casamento, ou esteja só porque está sozinho, ou tenha problemas financeiros, ou no trabalho, ou esteja desanimado com sua vida e você não sabe como irá continuar. O que é que você deve fazer para obter a vitória se seguir o exemplo do povo de Deus na leitura anterior? Precisamos parar e orar. Precisamos ficar desesperados diante do Senhor em oração e de jejum. 

Precisamos ouvi-Lo. Sigamos a Sua voz por meio dos Seus profetas. Enchamos nossos corações e mentes com louvor e cânticos. É assim que vamos conseguir a vitória sobre os nossos inimigos:o nosso inimigo do medo, o nosso inimigo da dúvida, nossos inimigos pessoais, quem ou o que quer que sejam, até mesmo o nosso inimigo espiritual e seus emissários. Por meio da oração, louvor, canto e obediência ao Senhor, nós vamos vencer; porque somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou – Jesus.) 
2 Crônicas 20:31 E Jeosafá reinou sobre Judá; … 32 Ele andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor

(O rei Jeosafá não era perfeito e cometeu sua cota de erros, mas no capítulo anterior vimos que em tempo de crise ele parava e ficava quieto diante de Deus. Ele orou desesperadamente e fez seu país orar desesperadamente. Eles clamaram a Deus com todos os seus corações e almas e Deus olhou para baixo e os ouviu e respondeu. 

Eles ouvem a voz suave de Deus na boca de seus profetas e obedecem aos mandamentos de Deus. Ouvindo a voz de Deus e praticando louvor e canções, eles obtiveram a vitória sobre seu inimigo espiritual e sobre o medo, primeiro. e depois sobre seus inimigos físicos. Devemos seguir o exemplo deles. Clame a Deus e Ele o ouvirá e enviará ajuda. É bom invocar o nome do Senhor.)

1 Comments:

Nuno Christopher said...

Uma lição importante para se pôr em prática nos dias em que vivemos

Copyright © Fight for Your Faith