Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Friday, February 18, 2022

Como a fé em Deus nos ajuda a ser resilientes diante das dificuldades da vida

Dennis Edwards

A palavra resiliência significa a capacidade de se recuperar rapidamente das dificuldades; dureza. É um termo usado para descrever pessoas que se recuperam de experiências e perturbações negativas. Resiliência é a capacidade de se tornar forte, saudável ou ter sucesso novamente depois que algo ruim acontece. Resiliência é a capacidade de resistir às adversidades e se recuperar de eventos difíceis da vida.

A pergunta que meu amigo me fez foi "Como é que a fé em Deus pode ser um fator para nos dar resiliência?" Aqui está como eu respondi.

Se tivermos fé em Deus, o Deus da Bíblia, o Deus de amor visto através da vida de Jesus Cristo, como nossa crença fundamental, então sabemos que Deus nos ama. Sabemos que, em última análise, Ele está no controle de tudo o que acontece em nossas vidas. Sabemos que Ele não permitirá que nada nos aconteça, a menos que isso possa ser usado para contribuir para o nosso bem. Portanto, podemos colocar os óculos de Romanos 8:28 e olhar para todas as circunstâncias que acontecem em nossas vidas através desses óculos:

“Sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.”

Se amarmos a Deus, não permitiremos que a amargura ou o ódio invadam nossa vida quando passarmos por provações e dificuldades. Não cairemos na falta de fé ou na dúvida. Por quê? Porque sabemos que Deus pode usar todas as situações em nossas vidas para algo bom. Podemos enfrentar quaisquer dificuldades que, como resultado, se aproximem de nós de uma forma positiva. Usamos Romanos 8:28 para filtrar todas as nossas experiências de vida.

Alexander Solzhenitsyn na Rússia e Wormbrandt na Romênia, e outros homens e mulheres de Deus, passaram por extrema perseguição e anos na prisão ou em campos de trabalhos forçados. Eles passaram pelas experiências mais horríveis. Mas porque eles tinham aquela fé em Deus, eles o fizeram. Seu relacionamento com Deus os ajudou a superar as circunstâncias físicas que estavam experimentando. A chave para sua resiliência era a sua fé. Eles sabiam que Deus existia e que os amava. A chave para enfrentar as dificuldades da vida e ser capaz de se recuperar e seguir em frente é saber que um Deus amoroso existe. Nós, portanto, sabemos que Ele tornará todas as situações para o nosso bem, contanto que continuemos a amá-lo.

Romanos 8: 35-39 nos diz que nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Vamos ler a epístola do apóstolo Paulo:

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem as coisas presentes, nem as coisas futuras, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura serão capazes de nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. ”

Saber que Deus nos ama nos ajuda a ver as coisas de uma perspectiva diferente de quem não tem fé. Mesmo que eu esteja tendo um problema, mesmo que meu filho tenha morrido se afogando no mar, ainda sei que Deus me ama. Eu sei que Ele tem uma razão para permitir que a morte do meu filho ocorresse. Portanto, vou confiar Nele. Vou deixar Deus transformar o mal que aconteceu, conforme Ele opera em meu coração e mente, em algo bom em minha vida. Eu sei que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, todas as coisas, até a morte de meu filho.

Deus usou aquela experiência terrível para ajudar a fazer mudanças em minha vida, mudanças na maneira como fui pai de meus filhos. Ele usou essa experiência para partir meu coração e torná-lo suave. Ele usou essa experiência para me tornar um pai mais amoroso, gentil e manso, como um pai deveria ser. Eu falhei com meu filho que morreu. Eu não estava lá quando ele mais precisava de mim. Eu nem mesmo tinha uma linha de comunicação muito boa com ele. Achei que Deus cuidaria dele. Mas Deus me fez parceria com Ele nesse trabalho, e eu negligenciei isso.

Em meu fracasso, clamei a Deus que me perdoasse e me ajudasse a fazer melhor com meus outros filhos. Que experiência triste de se passar. Mas, eu precisava de uma experiência terrível para me acordar em relação ao estado lamentável da minha paternidade. Eu precisava de uma experiência como essa para ver o triste estado do meu coração. A minha atitude, as minhas prioridades não estavam certas. A maneira como eu interagia com meus filhos precisava de grandes melhorias. Eu precisava aprender o caminho paciente do amor, em vez da impaciente regra da força.

Lembro-me do famoso empresário cristão e apoiador de Dwight L. Moody, cujas quatro filhas morreram em uma viagem à Inglaterra. O navio em que navegavam foi atingido por um cargueiro e afundou em pouco tempo. Apenas sua esposa sobreviveu. O pai ficou para trás porque surgiu um problema de negócios quando eles estavam para desembarcar de Nova York. Como resultado daquele trágico acidente, Horatio G. Spafford escreveu uma bela canção, que tem sido um conforto e força para incontáveis ​​crentes, "Está Bem com Minha Alma."

“Quando a paz acompanha o meu caminho como um rio, Quando as tristezas se estendem como as ondas do mar; Seja qual for a minha sorte, Tu me ensinaste a dizer: Está bem, está bem com a minha alma ... Embora Satanás me esbofeteie, embora as provações venham, Que esta bendita segurança controle, Que Cristo considerou meu estado de desamparo, E derramou Seu próprio sangue pela minha alma ... Meu pecado, oh a bem-aventurança deste pensamento glorioso! Meu pecado, não em parte, mas no todo, está pregado em sua cruz, e eu não o carrego mais, Louvado seja o Senhor, louvado seja o Senhor, ó minha alma! ... Para mim, seja Cristo, seja Cristo daqui para viva: se Jordão acima de mim rolar, Nenhuma dor será minha, pois na morte como na vida, Tu sussurrarás a Tua paz à minha alma ... E Senhor apresse o dia, quando a fé estiver à vista, As nuvens se revolverão como um pergaminho; A trombeta soará, e o Senhor descerá, Mesmo assim, está bem com a minha alma ... (Refrão :) Está bem (está bem), com a minha alma (com a minha alma), está bem, está bem com minha alma. ”

Alguns anos depois, Spafford tomou a decisão de abandonar a congregação presbiteriana e começou as reuniões de oração em sua própria casa. Sua seita messiânica foi nomeada “Os vencedores” pela imprensa. Ele e sua esposa formariam mais tarde uma colônia cristã comunitária em Jerusalém, envolvida em trabalho humanitário. Como muitos daqueles dedicados a Cristo, nossos corações precisam ser quebrantados antes que a água do amor de Deus possa ser derramada para refrescar as pessoas. Como resultado dos golpes mortais da vida, um rico empresário deixou tudo para seguir a Cristo e levar o amor de Jesus aos muçulmanos e judeus em Jerusalém. Deus usa eventos terrivelmente tristes para trabalhar em nossos corações e produzir o fruto que Ele deseja em nosso carácter e em nossas vidas.

Na segunda carta do apóstolo Paulo aos coríntios, ele mostra o mesmo espírito resiliente ao escrever,

“Estamos atribulados de todos os lados, mas não angustiados; estamos perplexos, mas não em desespero; perseguidos, mas não abandonados; derrubados, mas não destruídos. Levando sempre no corpo a morte do Senhor Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo ... Por essa causa não desfalecemos; mas embora nosso homem exterior pereça, nosso homem interior é renovado dia a dia. Pois nossa leve aflição, que dura apenas um momento, opera em nós um peso de glória muito maior e eterno; enquanto não olhamos para as coisas que são vistas, mas para as coisas que não são vistas: porque as coisas que são vistas são temporais; mas as coisas que não se vêem são eternas. ”

Quando temos um relacionamento pessoal com Jesus, podemos enfrentar qualquer experiência devastadora que a vida nos traga, com a fé de que Deus está conosco e a usará para o nosso bem. Somos capazes de ser resilientes, porque nossos olhos estão no céu,

“... de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo: o qual mudará o nosso corpo vil, para que seja semelhante ao seu corpo glorioso, de acordo com a operação pela qual ele pode até mesmo submeter todas as coisas a ele mesmo."

Ao olhar para Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé, sabemos que a vida é transitória, que o céu é real, que um dia teremos novos corpos como o de Cristo, portanto, não tememos o que a vida nos pode fazer. Podemos abraçar Romanos 8:28 em sua plenitude e saber que verdadeiramente todas as coisas contribuirão para o bem de nós que amamos a Deus. Podemos, portanto, correr com paciência a corrida que nos é proposta. Podemos superar as circunstâncias da vida com plena confiança de que Deus é amor e trará bons frutos em todas as nossas experiências de vida, se O mantivermos em primeiro lugar em nosso coração, mente, corpo e alma.

Deus é bom o tempo todo e todas as coisas realmente contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.

Ouça a música com letra aqui::

Como a fé em Deus nos ajuda a ser resilientes diante das dificuldades da vida

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith