Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, February 17, 2022

O Poder da Resiliência

 

Compilação

Sentada no consultório do terapeuta após meses de tratamentos contra o câncer, eu estava frustrada com a perda de força, energia, clareza e sanidade. Eu mal terminava um tratamento e já começava outro. Quimioterapia. Radioterapia. Mais e mais cirurgias.

As lágrimas escorriam pelo meu rosto enquanto eu desabafava minhas dúvidas e frustrações. Finalmente, terminei. O terapeuta parou por um momento, me entregou uma caixa de lenços de papel e [então disse:] “A resiliência pode se esgotar.”

Essa afirmação me pegou desprevenida Sempre pensei em resiliência como algo infinito. Se você for resiliente, a primavera sempre volta e o manancial sempre se renova. Ele explicou que fontes de água, poços, secam dependendo da quantidade de água retirada.

 Com trinta anos de experiência em aconselhamento, ele tinha visto pessoas como eu vez após vez. Pessoas que viviam como se a gravidade não se aplicasse, como se não tivessem limites, logo se viram sem resiliência, usando e esgotando suas reservas. ... Como eu poderia me levantar novamente? Como eu poderia aumentar a resiliência depois de ficar completamente vazia?

Meu terapeuta me ensinou que ter mais resiliência significa reconhecer minha finitude, incluindo minha limitação de recursos e energia. Eu tinha que dar tempo à minha mente, corpo e espírito para descansarem e se renovarem. Esse autocuidado não é egoísmo, mas sim boa mordomia. ...

Para ter mais resiliência foi preciso passar por uma mudança de mentalidade. Eu tinha que dispensar mais graça a mim mesma pelo que eu poderia fazer em um dado dia, bem como pelo que eu precisava deixar de fazer. A roupa suja e os pratos se amontoavam, mas comecei a sentir uma confiança mais profunda na capacidade de Jesus de curar de dentro para fora.

Não sei pelo que você tem passado ou o que está enfrentando, mas sei que Jesus quer e é capaz de trabalhar para o seu bem e para a glória de Deus. Jesus é a fonte da sua renovação, a fonte para ter uma vida sendo amado, viver sem medo e viver livre.

Vários anos depois dessas sessões de terapia, ainda estou aprendendo a crescer em resiliência. Ainda estou cultivando maneiras de nutrir profundo descanso e renovação com Cristo.

Amadurecer com resiliência não significa que você não perderá um pouco do seu ânimo. Jesus continua capaz e disposto a trabalhar em sua vida, quer você se sinta vazio ou pleno, enfrentando desafios ou bem abastecido, fraco ou forte. Hoje, você pode confiar em um Salvador que é a fonte de sua eterna resiliência.—Margaret Feinberg

O que é resiliência?

       Resiliência é a qualidade de ser capaz de se adaptar a mudanças estressantes na vida e “sacudir a poeira” das dificuldades. A resiliência é uma resposta a tragédia, crise ou outras mudanças que alteram a vida. Ela nos permite seguir em frente apesar da perda. Mostrar resiliência não significa que você não seja afetado ou não se importe com a mudança de vida. Resiliência é a capacidade do coração humano de passar por grande sofrimento e crescer a partir disso. ... Observamos a resiliência pessoal todos os dias em pessoas com deficiências, que perdem entes queridos e sofrem outras perdas. Quando as pessoas se recusam a desistir de si mesmas e do mundo, mesmo após um infortúnio, elas estão sendo resilientes.

Resiliência é a norma bíblica para o cristão. A Bíblia contém muitas admoestações para perseverarmos,[Filipenses 3:13–15.] superarmos dificuldades e tentações,[ Romanos 12:21.] e seguirmos adiante apesar das provações.[Tiago 1:12.] Ela também nos dá vários exemplos de pessoas que sofreram muito, mas continuaram a seguir o plano de Deus para suas vidas. Provérbios 24:16 pode ser visto como o versículo-tema para os resilientes: “Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade”.

 Paulo demonstrou grande resiliência após o encontro com Jesus que mudou sua vida.[Atos 9.] Muitos não gostaram da sua mensagem quando ele passou de fariseu religioso a cristão radical. Ele foi espancado, apedrejado, criticado, preso e quase morto várias vezes.[2 Coriíntios 11:24–27.] Em Listra, na Ásia Menor, ele foi apedrejado, arrastado para fora da cidade e largado como morto, mas, depois que seus inimigos foram embora, Paulo simplesmente se levantou e voltou para a cidade.[Atos 14:19–20.] Ele persistiu em seus esforços missionários. A resiliência que Deus nos dá nos capacita a levar nossa missão adiante, não importa a oposição. …

O crente em Jesus Cristo é sustentado pelo poder de Deus e, portanto, é naturalmente resiliente. “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.”[2 Coríntios 4:8–9.] O cristão sempre se reergue. O segredo para a resiliência é ter fé no Senhor:

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.”[Salmo 37:23–24.] …

Quando uma situação parece fora de controle ou não parece estar indo na direção certa, a nossa tendência é assinalar a história como encerrada. Achamos que sabemos o resultado final, então, em vez de exercitarmos a resiliência, desistimos ou resolvemos o problema por conta própria. Provérbios 3:5-6 são bons versículos aos quais nos agarrarmos quando só conseguimos ver calamidades no nosso futuro:“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

A melhor maneira de ser resiliente é escolher confiar no Senhor em vez de nos apoiarmos naquilo que entendemos.—gotquestions.org

Jesus diz: “Eu estou com você!”

Alguns problemas e dificuldades podem parecer obstáculos, mas Eu os desafio a vê-los como barreiras em uma corrida. Por quê? Porque obstáculos são coisas desagradáveis que nos atrasam ou detêm, ao passo que as barreiras em uma corrida estão ali para você saltar sobre elas e as transpor. Elas são o desafio; aperfeiçoam nossas habilidades e fortalecem nossos músculos.

A meta não é remover a barreira como se faria com um obstáculo, mas sim pular por cima dela com agilidade. Pode acontecer de ficar bravo ao avistar outro problema barrando seu caminho. Entendo como se sente, porque não é fácil saltar barreiras. Mas você só ganha com essa experiência: fica mais forte, mais ágil e mais resiliente.

Quando se deparar com um problema ou dificuldade, em vez de ficar desanimado porque a barreira parece muito grande ou alta, e impossível de transpor, quero que olhe para Mim e para a Minha capacidade de ajudá-lo a fazer “todas as coisas”.[ Filipenses 4:13] Peça-Me para lhe dar forças, e assim conseguirá  saltar essas barreiras com a energia e a destreza que apenas Eu posso dar. Você está pronto para saltar as barreiras? Vamos lá! Juntos! Você e Eu!  - Jesus.

https://anchor.tfionline.com/pt/post/o-poder-da-resiliencia/

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith