Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, May 20, 2021

Escolha a Paz, Não a Preocupação

 


Maria Fonte

Eu gostaria de falar sobre algo que tem o potencial para ser um empecilho à nossa fé, nos puxar para baixo, acabar com a nossa paz, desestabilizar nossa mente, atrapalhar nossa vida, enfraquecer nossos relacionamentos e fazer mal à nossa saúde. Essa coisa terrível é a preocupação.

Muitas coisas que podem causar sofrimento e pesar acontecem a nós, a nossos amigos e àqueles que amamos durante a nossa vida. Podem ser questões pessoais ou problemas no mundo em geral, e é perigoso deixar essas coisas nos afetarem e prejudicarem.

É fácil ficar remoendo o que poderia ter acontecido. É mais difícil seguir pelo caminho positivo de lançar sobre o Senhor nossas preocupações e confiar nEle quanto aos resultados. Mas temos uma escolha. Não podemos negar que tragédias e coisas terríveis poderiam acontecer durante a nossa vida em um mundo perdido no pecado, mas podemos decidir não nos deixarmos dominar pelo temor e a preocupação. Atribuem estas palavras a Mark Twain: “Já tive muitas preocupações, a maioria das quais nunca se concretizou”.

Sofrer os resultados da preocupação e do medo do que poderia acontecer é tão ruim como passar pela situação que nos preocupamos que pode acontecer. Como diz a Bíblia, “o temor produz tormento”.[1] Durante os momentos difíceis e durante o sofrimento, temos a graça do Senhor. Podemos confiar que nos ajudará a superar as dificuldades. Mas, muitas vezes, a preocupação está focando no futuro, e não temos a mesma medida de graça do Senhor, porque o problema ainda não aconteceu e pode ser que nunca se concretize.

Ainda que você tenha o hábito de se preocupar, pode mudar. Pode revidar, não importa quanto tenha cedido aos temores e dúvidas do inimigo em relação às coisas que podem acontecer.

A um tempo atrás, eu me deixei preocupar sobre coisas que não eram nada do outro mundo, mas para mim pareciam enormes. Eu estava perdendo bastante cabelo e me preocupava que ia ficar careca. Estava preocupada também porque não conseguia colocar em dia o meu trabalho, que só acumulava. Essas preocupações me enfraqueciam, então o inimigo começou a me bombardear com coisas maiores, dizendo que se essas coisinhas mínimas podiam acontecer, então também era possível acontecerem problemas maiores e mais sérios!

Contudo, subestimei o poder de Deus! O Senhor me deu uma sacudida para eu perceber onde esse tipo de preocupação poderia chegar. Percebi a grave ameaça que era ao meu bem-estar e felicidade, e que continuar por esse caminho, poderia ter um efeito muito negativo em outros aspectos da minha vida e relacionamento com o Senhor! Já estava começando a ser um peso e uma grande dificuldade.

Tive que encarar a realidade da opção de lutar. Tinha que escolher nadar ou afundar, repreender as porcarias do inimigo ou ser dominada. Satanás, sem querer, transformou a situação em algo maravilhoso ao me fazer ver as possíveis consequências de focar nas preocupações em vez de na verdade! Fiquei muito motivada e, com as forças renovadas, comecei a revidar.  

Então, o que fiz para me livrar da preocupação e substituí-la por paz de espírito?

Estudei a Palavra, orei e conversei com o Senhor sobre como me livrar da preocupação, e Ele começou a me mostrar as promessas a respeito. Mostrou as mudanças de atitude e mentalidade que eu precisava ter, perguntas que devia me fazer, etc. Tive que perseverar e, às vezes, foi uma luta, mas o Senhor não falhou em me dar a vitória.

Gostaria, porém, de apresentar alguns dos princípios e pensamentos que me ajudaram e que espero também ajude você. Não estão em ordem de importância, pois todos são importantes de alguma maneira. Todos colaboraram para fortalecer a minha determinação de “escolher ter paz e não me preocupar”.

  1. Eu teria que perder o hábito de me preocupar. Tinha que ser militante a respeito.
  2. Tinha que focar nas promessas de Deus. Precisava mergulhar nas promessas e clamá-las em voz alta. Precisava parar e pensar no que significavam e como aplicá-las à situação que me preocupava.
  3. A Palavra de Deus tem poder quando usadas para superar o medo, a dúvida e a preocupação.
  4. Toda vez que eu sentia uma pequena preocupação, lutava para substituir com a verdade e as promessas que Jesus me deu.
  5. O temor e a preocupação geram muitas coisas negativas no físico, emocional, espiritual e mental, então cada dia eu tinha que reforçar o pensamento de que não queria seguir por esse caminho.
  6. Há muito eu me esforçava por melhorar a saúde, mas o Senhor me mostrou que se eu não parasse de me preocupar o estresse causaria um grande prejuízo. Como foi dito certa vez: “Você deveria parar e pensar se vale a pena perder a saúde por causa do que está lhe causando preocupação”.
  7. A boa notícia é que temos escolha. Podemos superar a preocupação e renovar nossa conexão com o Senhor. Ele pode nos libertar da preocupação, do estresse e da ansiedade. Eu tinha que estar em guarda e fazer o esforço consciente de tomar decisões acertadas cada dia.
  8. A fé tem que dominar nossa vida. A Bíblia está repleta de afirmações de que problemas e tribulações podem nos ensinar muita coisa, entre elas perseverança e paciência.[2] E, como Pedro diz, a prova da nossa fé é mais preciosa que o ouro e resultará em louvor, honra e glória.[3] Por isso, se o Senhor permite uma dificuldade, é apenas porque vai resultar em algo positivo. Preocupar-se não mudará a situação. Confiar no Senhor resultará em tudo de bom no tempo mais breve possível.
  9. Tenho que fazer um esforço consciente para abrir mão dos meus planos, e deixar os detalhes e o cronograma da minha vida nas mãos de Deus.
  10. Estou determinada a dizer: “Querido Jesus, se estiver bem com você, está bem para mim!”
  11. A nossa fé deve ser baseada na fidelidade de Deus para ocasionar o que Ele sabe ser melhor. Não podemos fundamentar nossa fé no nosso limitado entendimento do que consideramos melhor ou o que gostaríamos de ver acontecer em um dado momento. Quando baseamos nossa fé no Senhor e na Sua fidelidade, podemos nos achegar a Ele com gratidão. Tenho que me recusar a viver sob o peso do que “poderia” ser.
  12. Quanto mais confiamos em Deus, menos tememos todas as outras coisas.
  13. Não conseguir impedir nada por meio da preocupação. A única coisa que impedimos nos preocupando são as coisas boas que Deus quer nos dar.
  14. O Senhor deixou claro que, quanto mais eu fortalecer a minha fé agora, na luta contra as preocupações de menor porte, mais forte estarei para rejeitar as preocupações maiores que poderão surgir no futuro. Estarei habituada a escolher a fé em vez do medo, paz em vez de pressão, louvor em vez de reclamação, adoração em vez de preocupação, e a seguir Jesus em vez de temer.
  15. Outro lembrete do meu precioso Jesus: “Quanto mais perto ficar de Mim, menor o temor; quanto mais focar em Mim, mais paz terá; quanto mais se entregar a Mim, mais tranquila você se sentirá”.
  16. Devemos pensar na importância do louvor, da obediência e da fé, e que esses três elementos são um pacote. Qual o papel do louvor para tirar a preocupação? Qual o papel da obediência para se ter paz que excede todo o entendimento? Qual o papel da fé, e como definir a fé?
  17. O Senhor disse para eu ler e estudar a história do rei Josafá quando estava cercado por grandes exércitos que ameaçavam destruir ele e o seu povo. É uma história maravilhosa de seguir a Deus de perto e obedecer. Eles louvaram a Deus pelo que Ele já tinha feito e ainda faria. Tiveram fé de seguir ao pé da letra Suas instruções, mesmo que lhes parecesse tolice. Teria sido fácil se preocuparem e indagarem como medidas tão simples venceriam os exércitos poderosos que vinham contra eles. Mas, em vez de se preocuparem, eles entoaram canções de louvor a Deus.[4]
  18. A fé nos enfraquece, a entrega a Deus nos fortalece.
  19. Tudo que o Senhor me mostrou apontava para o fato de que eu não posso dar lugar à preocupação, por menor que seja, no meu coração e mente. Ele disse em profecia: “Você vai acreditar em Mim, ou nas dúvidas e temores do inimigo? Quem o ama de verdade e cuida de você? Você acha que aquele que é chamado de pai da mentira, que age traiçoeiramente o tempo todo, vai lhe dizer a verdade? Não! Eu sou Aquele que tem um amor inimaginável por você. Eu sou o caminho, a verdade, e a vida”.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”—Filipenses 4:7[5]

[1] Ver 1 João 4:18 RC.

[2] Tiago 1:3–4.

[3] 1 Pedro 1:7.

[4] Ver 2 Crônicas 20.

[5] RC.

 https://anchor.tfionline.com/pt/post/escolha-paz-nao-preocupacao/

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith