Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Friday, May 28, 2021

Desestreasando com a Palavra de Deus.

Maria Fonte

Na Palavra de Deus encontramos muitas e lindas promessas às quais podemos recorrer quando sentimos medo, estamos preocupados, ou estressados. Nos momentos atribulados ou de inquietação, apegar-se a elas nos ajudará a “confiar e não temer”. Temos a certeza de que, independentemente do problema, essas promessas e palavras de encorajamento podem acalmar nossas mentes e corações e nos dar paz. Nesta postagem compartilharei algumas reflexões sobre os maravilhosos versículos que têm me ajudado a vencer preocupações e temores.

1. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.—Filipenses 4:6–7.

Por mais crítico que seja o problema, por mais desafiadoras que sejam as circunstâncias, e mesmo que o resultado seja potencialmente devastador, Deus nos prometeu paz que transcende toda preocupação e temor. Não é preciso temer ou ceder à ansiedade. Na verdade, o Senhor nos exorta a não nos preocuparmos! Em vez disso, devemos conversar com Ele a respeito e entregar nas Suas mãos toda situação, problema, desafio e preocupação, pois temos um Deus grandioso que nos ama e é maior do que qualquer problema que possamos ter.

Temos muito pelo que agradecer a Deus, porque sabemos que, se Lhe entregarmos nosso fardo, Ele cuidará de nós. E veja o que ganhamos! Ele nos concede paz sobrenatural que vai muito além do nosso entendimento, uma paz que não só nos faz sentir bem, mas afasta o temor de nossos corações e mentes.

2. Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti.—Salmo 56:3.

Assim que começo a me preocupar, temer ou me estressar, me concentro no fato de que Jesus está aqui ao meu lado, pronto e capaz de retirar o fardo — se eu Lhe permitir. Descobri que ajuda bastante verbalizar minha confiança nEle. Falar em voz alta enfatiza a minha escolha consciente de confiar em Deus.

Digo algo tipo:

“Senhor, estou Lhe entregando estes temores, pois sei que Você pode cuidar de tudo isso. A preocupação só vai prejudicar a mim e a outros. Não vai fazer nada de bom, muito pelo contrário. Mas ao Lhe entregar minhas preocupações, Jesus, estou depositando minha confiança em Você. Estou dizendo que Você é maior do que os meus temores. Você me ama, Se importa comigo, e não permitirá que aconteça nada que, no final, não contribua para o meu bem.

3. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.—1 Pedro 5:7.

Imagine uma criança em perigo ou com medo. Talvez esteja perdida ou sinta-se ameaçada ou tenha um pesadelo. Qual a maneira mais efetiva de ela se livrar dessa ansiedade? Não seria a presença da mãe ou do pai? O fato da criança saber que alguém está cuidando lhe permite abandonar todo medo e ansiedade e se abrigar nos braços da pessoa em quem confia. Se confiarmos em Jesus dessa forma, sabendo que Ele está sempre próximo, não existe razão para temermos ou ficarmos ansiosos.

4. Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.—Salmo 94:19.

Qual a consolação que o Senhor nos oferece aqui? Eu diria que todas as Suas fabulosas promessas de paz e proteção são o consolo que pode vencer o medo e a preocupação e alegrar a nossa alma. Aprendi que é importante incluir essas promessas na minha coletânea de versículos, ou seja, memorizar tais versículos para que possam vir à minha lembrança principalmente quando eu começar a me preocupar.

5. Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.—Isaías 43:1–2.

Deus nos conhece tão intimamente que nos chamou pelo nosso nome e disse que pertencemos a Ele. Então, por que se preocupar ou temer que Ele não cuidará de nós, não nos guardará ou protegerá?

6. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.—Salmo 23:4.

Se tivermos a mesma certeza que Davi tinha, de que não devemos temer, ainda que estejamos no vale da sombra da morte, por que então temer em qualquer outra situação, complicada ou simples?

7. Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá ... e vos salvará.—Isaías 35:4.

Isaías estava transmitindo uma mensagem de Deus, dizendo ao povo de Deus para divulgarem a palavra de que deveriam ficar firmes pois, mesmo que enfrentassem situações terríveis e lutassem contra o medo e o desencorajamento, Deus os livraria dessas aflições.

Devemos nos lembrar de não cedermos diante de circunstâncias aparentemente perdidas e que nos causam medo, quando não conseguimos ver as coisas boas que Deus está realizando através dos problemas. Ele nos deu promessas na Sua Palavra por meio das quais podemos declarar a realidade de que Ele está sempre presente para nos resgatar e proteger. Pode não ser visível no momento, mas Ele nos disse para ficarmos firmes, porque receberemos uma gloriosa libertação na hora que Ele sabe ser melhor.

8. Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.—Êxodo 33:14.

Quando Moisés estava diante da sarça ardente, ouvindo os planos de Deus para o seu retorno ao Egito para libertar o Seu povo, ele via apenas suas fraquezas e a impossibilidade da tarefa. Mas Deus tinha uma solução inquestionável para Moisés. Ele lhe disse que o acompanharia na sua jornada de volta para resgatar o Seu povo.

Que visão mais linda! Deus nos conhece e sabe que temor e preocupação são emoções avassaladoras. Mas Ele nunca nos desampara. Não importa o caminho que Ele nos indique ou o que nos peça para fazer, está sempre conosco.

Podemos ser libertados do temor, estresse e da preocupação. Podemos ter paz de espírito na certeza de que Deus está sempre presente e nos protege e guia.

9. Mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais.—Marcos 6:50.

Devemos clamar a Deus se sentirmos medo, e Ele nos acalmará.

10. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei... pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.—Isaías 41:13–14.

Apesar de essas palavras reconfortantes terem sido dadas para outros, o Senhor diz o mesmo para cada um de nós. Somos Seus filhos queridos estendendo as mãos para o Pai. Fracos e pequenos nós somos, no entanto preciosos para Deus! Veja como o Santo de Israel, o Deus de toda a carne, sabe quando precisamos da Sua ajuda. Ele pega a nossa mão e diz: “Não tema; Eu o ajudarei”.

É quase inimaginável o privilégio que Ele nos concede! Nós podemos confiar totalmente que nos protegerá a cada momento!

11. Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”—Marcos 4:39–40.

Esse é outro versículo perfeito para mim quando enfrento ventos e tempestades. Sei que Deus pode me ajudar, pois Ele repreendeu o vento e as ondas muitas vezes na minha vida. E esse é um outro bom lembrete de que devo confiar e não temer.

12. Proclamem a grandeza do Senhor comigo; juntos exaltemos o seu nome. Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.—Salmo 34:3–4.

Que promessa maravilhosa de Deus, para quem nada é maravilhoso demais! Ele pode, quer e irá nos livrar dos nossos temores, de todos os nossos temores. Ele nos livrará de todos os temores que temos no momento e quaisquer outros que surgirem. Podemos entregá-los a Deus. Ele promete nos livrar. Parte de escolher esse livramento é glorificar o Senhor, o Seu poder e a Sua glória, e focar na Sua grandeza.

13. Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Selá.—Salmo 32:7.

Ele fez isso pelo rei Davi e fará o mesmo por cada um de nós. Deus será o nosso abrigo, nos preservará de problemas e nos cercará com Suas canções de livramento. Pode ter absoluta certeza de que Deus “cantará” alto e de maneira tão aterrorizadora para os malignos que eles darão no pé rapidamente. Não vão querer se meter com Ele!

14. Mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal.—Provérbios 1:33.

O Senhor me deu esse versículo diversas vezes quando eu estava muito preocupada com alguma situação. Ele diz que quer que paremos e realmente prestemos atenção ao que Ele, na Sua sabedoria, nos mostrar para fazer ou refletir.

Esse é o segredo para ter a paz de espírito que Ele nos promete. Não significa forçosamente que não estaremos no meio de um caos ou que o mal desaparecerá, mas podemos nos sentir em paz no espírito, sabendo que Ele nos tem em segurança nas Suas mãos.

15. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.—2 Timóteo 1:7.

Gosto da maneira como alguém explicou esse versículo. Seguem-se alguns trechos da explicação:

“A Palavra de Deus afirma que foi-nos dado um espírito de moderação que nos ajuda nas situações mais malucas e difíceis! …O espírito de ‘moderação’ é representativo de um vocábulo grego que significa uma mente libertada, revigorada, resgatada e protegida. A Palavra de Deus e o Espírito Santo podem revitalizar e guardar a sua mente.

“Quando a Palavra de Deus age na nossa mente, ela inibe nossas emoções e nos permite focar no amor e poder de Deus. Ela defende a nossa mente de ataque espirituais e nos protege dos dardos de temor e dúvida que o inimigo possa lançar contra nós.

“Você tem o direito e o privilégio de mandar o diabo se calar, e então declarar por fé que a sua mente está em pazsegura e protegida!”

16. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.—Isaías 49:16.

Deus não apenas nos leva pelas mãos e nos mantêm em segurança nas Suas mãos, mas, o mais importante é que gravou nossos nomes nas Suas mãos. Ele jamais Se esquecerá de nós, nem por um momento. Que imagem impressionante! O compromisso de amor e cuidado de Deus é constante e infindo. Amor surpreendente!

Deus o abençoe e guarde o seu coração e mente firmes na Sua Palavra infalível.

Publicado originalmente em agosto de 2018. Adaptado e republicado em maio de 2021

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith