Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, January 20, 2016

Continue em Frente

Link
Maria Fontaine

Você está passando por um período difícil no momento, com muitas batalhas, sentindo-se sem desafio, insatisfeito, sobrecarregado, achando que não lhe dão valor ou que está queimado? Está começando a achar que não vai aguentar a pressão e a tensão das batalhas? O que você pode fazer quando simplesmente sente vontade de desistir, ou está desencorajado e com muitas dificuldades? Acho que se eu puder resumir em uma frase seria “Aguente firme!” Sei que soa simplista, mas é a verdade.

Vejam o apóstolo Paulo, por exemplo, ele realmente teve que aguentar muita coisa. Altos e baixos, o querido Paulo que o diga, pois realmente passou uns maus bocados!—Foi desde menosprezado pelos próprios irmãos a expulso de cidades onde tentou testemunhar. Foi perseguido, chicoteado, preso, atacado fisicamente e quase morto a pedradas!

Você talvez não ache que isso tem muito a ver com você, já que aconteceu há 2 mil anos. Mas como acontece com cada um, houve ocasiões quando Paulo, por melhor que fosse como homem de Deus, ficou bem desencorajado e sentiu vontade de desistir. Em uma determinada ocasião ele escreveu: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida.”[1] Pelo jeito ele estava bem desanimado, né?

Você talvez tenha passado por ocasiões em que “desesperou até da própria vida”, como Paulo. Tenho certeza que todos nós passamos por alguma ocasião em que ficamos profundamente desencorajados, ou ainda iremos em algum ponto nesta vida. Você talvez esteja passando por algo semelhante no momento, e já há bastante tempo. Às vezes ajuda lembrar que Paulo e muitos outros homens e mulheres de Deus também passaram por isso.

O importante, porém, é que apesar das provações e dificuldades de Paulo — tanto em termos de perseguição de fora como em desespero interior, desencorajamento e dúvidas—ele aguentou, declarando que “Nada disso me abala*, e em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus.”[2] (* em tradução livre).

Essa é uma boa frase para gravarmos: “Nada disso me abala!” Em outras palavras, “vou aguentar firme não importa o que aconteça.” Esse é o tipo de determinação que fez Paulo perseverar, de modo que apesar dele estar “perplexo”, não estava “em desespero.”[3]

E não se preocupe se você não for forte o bastante para aguentar, porque você não tem que ser. A sua força virá do Senhor.[4] Você só tem que ficar do lado do Senhor e querer aguentar, e então Ele lhe dará a força para perseverar mesmo quando você acha que não aguenta mais.

Você talvez ache que Paulo, na Bíblia, não tinha realmente condições de entender pelo que você passa, e as batalhas que tem, já que ele não passou pelas mesmas coisas, e a situação naquela época era totalmente diferente de hoje. Bem, todo o conselho que se encontra na Bíblia ainda se aplica a você exatamente como quando foi escrito originalmente. Não só podemos aguentar e superar essas batalhas e provações, mas podemos virá-las ao contrário e usá-las para nosso benefício—ou, na verdade, deixar o Senhor usá-las para Seu benefício.

Nem sempre podemos evitar as batalhas e os períodos difíceis pelos quais passamos; às vezes a vida é assim, e o Senhor até permite essas coisas por diferentes razões. Pode ser para colocar a nossa fé à prova; pode ser para nos fortalecer e ensinar a nos agarrarmos a Ele; pode ser para nos deixar desesperados junto ao Senhor e assim dependermos mais dEle e menos de nós mesmos; pode ser para nos ajudar a orar pelos outros; ou para nos ajudar a entender melhor os outros para podermos então consolá-los quando passarem pela mesma coisa

Existem mil e uma razões por que o Senhor permite que haja batalhas. Às vezes Ele permite deliberadamente que tenhamos batalhas porque quer nos ensinar algo; outras vezes é um ataque do Diabo que o Senhor permite para nos fazer exercitar a nossa capacidade de luta espiritual; e outras vezes são causadas pelas incursões do Inimigo na nossa vida, incursões essas que nós permitimos através da desobediência ou por não seguirmos o Senhor tão de perto como deveríamos.

Existem situações difíceis que podemos evitar obedecendo mais ao Senhor e estando mais repletos da Sua Palavra, passando tempo com Ele e ouvindo a Sua voz. Outras, porém, não podemos evitar, pois simplesmente acontecem. São simplesmente parte da vida e o Senhor permite que passemos por essas coisas. Mas podemos usar até mesmo essas situações para o bem, e é uma dádiva preciosa.

Geralmente, quando estamos tendo uma batalha prolongada em que parece que estamos passando pelo vale da sombra da morte, não nos parece ser uma dádiva preciosa, não é? Bem, não parece no começo, mas se você ficar desesperado, clamar ao Senhor e agarrar-se a Ele, será abençoado com uma ligação mais forte com Jesus e uma relação mais profunda com Ele. Terá aprendido a confiar, porque terá “habitado nas profundezas do mar” e “descido ao inferno”, e visto que o Espírito do Senhor estava sempre junto de você.[5]

Ninguém que fez algo que conte neste mundo até hoje conseguiu realizar algo desistindo. Então, se você quer chegar a algum lugar na sua vida e para o Senhor, não desista. Se sentir vontade de pendurar as chuteiras, lembre-se que o Senhor talvez esteja apenas colocando-o à prova e permitindo-lhe ser atribulado para transformá-lo num ouro de melhor qualidade. Você provavelmente já ouviu muitas vezes a citação: “Deus só usa homens e mulheres quebrantados—mais nenhum serve”. Você realmente quer que o Senhor o use, mas quando chegam os quebrantamentos é difícil admitir que fazem parte do plano de Deus para transformá-lo no que você precisa ser para o Senhor poder usá-lo. Então, quando chegarem as provas, aceite-as como parte do processo de lapidação do Senhor

Você talvez não sinta que tem a força para continuar em frente, mas as boas novas é que você não tem que ter a força para tal. Porque se invocar o Senhor, Ele vai segurá-lo. Tudo o que tem que fazer é colocar sua vontade no lado de Deus. Basta dizer, “Não, não vou abrir mão e afundar na lama”—e o Senhor fará o resto. Ele vai ajudá-lo! Você ganhará a vitória se não desistir!

Publicado originalmente em dezembro de 1997. Adaptado e republicado em outubro de 2015.


[1] 2 Coríntios 1:8.

[2] Atos 20:24.

[3] 2 Coríntios 4:8.

[4] Ver Salmo 46:1, 18:1–2, 121:1, etc.

[5] Salmo 139:7–11.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith