Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, January 19, 2016

Cura Divina: Um Toque da Graça de Deus

Link
P. Amsterdam:

Ao dar aos discípulos a Grande Comissão de irem ao mundo e pregarem o Evangelho a toda criatura, Jesus também disse que estes sinais seguiriam aos que creram: “Porão as mãos sobre os enfermos e eles recuperarão”.[1] Os Evangelhos mostram diversos exemplos de Jesus usando o toque na cura.

E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.[2]

Então, Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.[3]

E, ao por do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, impondo as mãos sobre cada um deles, os curava.[4]

Os apóstolos também tocaram as pessoas ao orarem por sua cura.

E [Pedro] tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram.[5]

Aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele e o curou.[6]

Muitas vezes as pessoas eram curadas ao tocar Jesus.

E, quando os homens daquele lugar O conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-Lhes todos os que estavam enfermos. E rogavam-Lhe que, ao menos, eles pudessem tocar a orla da Sua veste; e todos os que a tocavam ficavam sãos.[7]

E toda a multidão procurava tocar-Lhe, porque saía dEle virtude que curava todos.[8]

Outro exemplo que podemos seguir é usar um óleo para ungir as pessoas ao orar por elas.

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará.[9]

Às vezes, ao curar, Jesus também pedia à pessoa que fizesse algo.

Então disse àquele homem: Estende a mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.[10]

E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo ele viu.[11]


O maior destes é o amor

Além da cura ser uma plataforma para compartilhar o Evangelho, a compaixão é um dos maiores motivadores para se orar pelas pessoas. Jesus tinha compaixão. Ele Se solidarizava com os outros, e tomava uma atitude.

E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e, possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.[12]

E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-Se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) e disse: Jovem, Eu te digo: Levanta-te.”[13]

E aproximou-se dEle um leproso, que, rogando-Lhe e pondo-se de joelhos diante dEle, Lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isso, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.[14]

Podemos traduzir compaixão como o amor sendo colocado em ação. O fato de Jesus ter deixado os átrios celestes para viver entre nós foi uma manifestação do amor de Deus pela humanidade. Deus é compassivo. Jesus refletiu tal compaixão e amor de Deus por meio de Suas ações. Nós estamos preenchidos com o Espírito Santo, o que significa que o Espírito de Deus habita em nós, portanto deveríamos nos sentir compelidos a agir por compaixão e amor.

O Espírito Santo, que habita em nós, disponibilizou-nos dons espirituais, um dos quais é cura. A respeito dos dons do Espírito Santo, o apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 12:

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.[15]

Depois de relacionar esses dons, ele diz:

E eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.[16]

Paulo destaca com firmeza que, se temos os dons do Espírito que nos capacita a tantas obras maravilhosas, devemos fazê-las em amor, pois sem amor, nada somos.

Não importa a teologia ou metodologia usadas para a cura, deve-se ministrar para as pessoas em amor. Devemos nos colocar no lugar da pessoa doente, ou dos que perderam o seu amado, e agir com amor e sermos solidários. O segredo é ter amor quando se relaciona com pessoas enfermas e seus amados.


Quando Deus não aprece responder nossas orações por cura

Se por um lado é bom firmar-se na Palavra de Deus, sabendo que Ele prometeu atender às orações e o faz, por outro, é importante encarar certas verdades. Uma delas é que nem todas as orações são respondidas como esperamos. Às vezes Deus prefere não atender imediatamente ou da maneira que achamos que Ele deveria. Deus é muito maior do que nós. Devemos clamar e nos firmar na Sua Palavra, confiando em Jesus a cada passo, mas também devemos entender que os Seus caminhos são mais altos do que os nossos, e que Ele, no Seu infinito amor e sabedoria, talvez permita que aconteçam coisas na nossa vida ou de outros que nós não entendemos.

Exigir que Deus atenda a cada oração por cura como desejamos, ou que, caso não atenda, ou o faça de uma maneira diferente do que esperávamos, devemos culpar alguém, na minha opinião é minimizar o poder e a soberania de Deus. É o mesmo que dizer que sabemos mais do que Deus. Mas Ele age em dimensões diferentes das nossas; tem um conhecimento superior, e Ele, mais do que ninguém, sabe o que é melhor para cada pessoa.

Eu acredito que Deus cura as pessoas por quem se ora. Às vezes a cura é imediata, outras vezes, paulatina. Algumas pessoas Ele cura nesta vida, outras para a eternidade, levando-as para o Céu. Quer Deus cure a pessoa nesta vida, quer na eternidade, Ele é compassivo e amoroso. Acredito que o melhor é seguir a Sua Palavra e orar pelos doentes, obedecendo aos Seus mandamentos, confiando que, conforme orar, Ele atenderá. Depois disso, deixe Deus escolher como vai atender, e não culpe os outros, a si mesmo ou outros, caso a pessoa não sare.

Ao mesmo tempo, também devemos nos lembrar que a Palavra de Deus contém muitas promessas que Jesus, os apóstolos, muitos crentes na época da igreja primitiva e na história do Cristianismo, inclusive hoje em dia, têm usado a cura no seu testemunho, e também para ajudarem-se mutuamente. Os cristãos têm orado pelos doentes e as pessoas têm sarado de maneira sobrenatural.

As palavras de Jesus deixam evidente que cada cristão recebeu o poder de orar pelos doentes. Ele próprio deu esse exemplo e recomendou aos discípulos e primeiros seguidores que orassem pelos doentes. É preciso fé para orar pelas pessoas, principalmente quando estamos testemunhando e não conhecemos a pessoa. Podemos ficar constrangidos ou sem graça, mas se orarmos, estaremos dando a alguém a oportunidade de receber um toque divino. Muita gente, crente ou não crente, ficaria feliz se alguém orasse por sua cura. Quando oramos pela cura de alguém, criamos um espaço para o amor e o poder de Deus se manifestarem em favor da pessoa.

A Palavra de Deus deixa bem claro que é possível ser curado! Ele deu aos crentes o poder para curar. Enviou-nos como discípulos a pregar o Evangelho e curar os enfermos. O Espírito Santo, que habita em nós, colocou o dom da cura ao nosso dispor. Ao orarmos por um doente, ele será curado de acordo com a vontade de Deus. Não importa o método escolhido, o Espírito de Deus pode nos usar como instrumentos para a cura se dermos o primeiro passo de orar pelas pessoas. Que dom fabuloso! Que oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas! Que ferramenta mais incrível para mostrar a alguém o amor de Jesus e Sua compaixão!

Talvez não conheçamos todos os detalhes teológicos ou métodos disponíveis. Pode ser que não entendamos completamente por que algumas pessoas são curadas e outras não. Mas sabemos que o poder de curar está disponível a todo cristão para nos ajudar a ministrar e guiar as pessoas à salvação.

Que o amor e a compaixão de Deus nos motivem a usar todos os meios possíveis, inclusive o poder da cura, para cumprirmos a nossa missão de levar Jesus às pessoas.

Publicado originalmente em abril 2012. Adaptado e republicado em abril 2014. Tradução Hebe Rondon Flandoli. Revisão Denise Oliveira.


[1] Marcos 16:15–18.

[2] Mateus 8:3.

[3] Mateus 20:34.

[4] Lucas 4:40.

[5] Atos 3:7.

[6] Atos 28:8.

[7] Mateus 14:35–36.

[8] Lucas 6:19.

[9] Tiago 5:14–15.

[10] Mateus 12:13.

[11] Marcos 10:52.

[12] Mateus 14:14.

[13] Lucas 7:12–14.

[14] Marcos 1:40–42.

[15] 1 Coríntios 12:4–11.

[16] 1 Coríntios 12:31–13:2.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith