Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, December 31, 2019

Um Desafio de Ano Novo


Virginia Brandt Berg


“Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”—Filipenses 3:13–14[1]
Aqui estamos, no limiar do ano novo, sem saber o que ele nos trará. Mas uma coisa é certa: podemos deixar o passado para trás com todas as suas inquietações, preocupações, sofrimentos, erros e falhas. Não podemos desfazer um único ato nem fazer voltar uma única palavra que proferimos, mas se entregarmos nossas angústias e pesares a Deus, Ele poderá nos dar um novo ano alegre e belo. A Bíblia promete que “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”[2] — inclusive nosso passado.
Os dias do ano passado estão fora do nosso alcance e aí devem permanecer. Deus cuida deles e não deveríamos voltar e nos atormentar com infelicidades. É triste ver como algumas pessoas dizem estar confiando em Deus, mas, ao mesmo tempo, se preocupam com as marcas e manchas das páginas do passado.
Susan Coolidge escreveu certa vez:
O passado agora faz parte da eternidade,
Amarrado em um feixe, seguro por Deus.
Com dias felizes e dias tristes
E dias ruins que nunca mais
Vão nos visitar
Com sua flor ou sua praga,
Com alegria e sol a brilhar
Ou noite triste e pesar.[3]
Uma vez que recorremos a Deus, confessamos nossos erros e pecados e pedimos perdão, não devemos ficar remoendo nossos pecados. Sobre isso Deus diz: “Eu, Eu mesmo, sou O que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro”.[4]
A Palavra de Deus diz: “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.[5] Em vez de voltarmos ao passado, sentirmos remorso por isso e aquilo, e chorarmos pelas coisas que não podem ser mudadas, devemos nos lembrar da reconfortante promessa de Deus: “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.”[6]
Uma vez li um poema que dizia: “Se eu pudesse encontrar a estrada para ontem, tomaria uma borracha e apagaria todos os ontens.” Eu não quero encontrar o caminho para ontem, porque não quero apagar nada! Somente Deus pode cobrir os erros do passado. Quando Ele olha para nós à luz do sacrifício que Jesus já fez, tudo fica diferente! Deus não tem o hábito de nos fazer reviver o passado. Quem iria querer fazer isso quando o futuro é tão promissor quanto as promessas de Deus?
Quando reflito no ano que temos pela frente, penso em todas as promessas na Palavra de Deus e nas coisas maravilhosas que podem acontecer porque elas são infalíveis, imutáveis e feitas para cada um de nós. Com todas essas promessas, por que voltar atrás e reler o passado, trilhar a estrada que vai para ontem?
A cruz de Cristo, como braços estendidos, bloqueia o caminho para o passado. Jesus já pagou a pena pelos nossos erros, portanto podemos e devemos dizer como o apóstolo Paulo: “Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”[7]
Esqueça as coisas que para trás ficam! Avance rumo à meta e ao prêmio! Não há como fazer a areia da ampulheta voltar para cima e mesmo se você tivesse toda a riqueza do mundo, não poderia voltar ao passado.
É triste carregarmos o fardo do passado, quando o Senhor pagou um preço tão alto justamente para nos aliviar desse fardo e nos libertar! “Jesus tudo pagou e tudo a Ele devemos”, como descreve lindamente o antigo hino.
Depois de uma pregação que fiz para um grande grupo de pessoas, um jovem me procurou. Ele saíra da prisão fazia pouco tempo e não conseguia acreditar que fosse tão fácil, que Deus poderia limpar seu passado se ele confessasse seus erros e pedisse a Jesus para entrar no seu coração e ser seu Salvador. Ele ficava falando de todos os seus erros. Era muito difícil acreditar que Deus pudesse perdoar um passado tão horrível, mas naquela noite entregou seu coração a Jesus e Ele o aliviou daquela carga. Jesus perdoou aquele homem e lhe deu uma liberdade que ele desconhecia. Depois disso, ele nunca mais parou de falar da misericórdia de Deus e de como o livrara do tormento do passado. E sempre repetia o trecho de um hino que tanto gostava: “Os meus “ontens”, tão cheios de culpa e vergonha, se foram. Glória ao Seu nome!”
Eu me pergunto se há algo mais maravilhoso que o milagre do perdão. Existe algo mais glorioso do que a certeza de ter seus pecados perdoados? Jesus morreu por todos nós e Seu perdão é para todos nós. Tudo o que você precisa fazer é aceitá-lo, confessar seu pecado e receber Jesus como Salvador. “Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.”[8] Toda injustiça! Ele não pode falhar à Sua Palavra, e prometeu isto. “Porventura diria ele e não o faria?”[9] Essa é a Sua promessa sem restrições e imutável para você.
Que o Senhor o abençoe e faça de você uma bênção e use-o em Seu serviço. Que você tenha um maravilhoso ano novo, com uma nova revelação do Senhor Jesus Cristo para a sua alma, e que Deus o abençoe a cada passo do caminho!
Transcrição de uma transmissão de Momentos de Meditação, adaptada. Publicado no Âncora em dezembro de 2019.

[1] NVI.
[2] Romanos 8:28.
[3] Susan Coolidge, “New Every Morning,” Verses (Boston: Roberts Brothers, 1889).
[4] Isaías 43:25.
[5] Romanos 8:1.
[6] Isaías 1:18.
[7] Filipenses 3:13–14.
[8] 1 João 1:9.
[9] Números 23:19.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith