Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, April 28, 2020

Por que devo ser persistente na oração?

Dennis Edwards

Deus quer que persistamos em oração. Qualquer coisa na vida que valha algo custa algum esforço para obter. Você não encontra os diamantes enquanto caminha pela praia ou na floresta. Eles geralmente são um lugar mais profundo que requer alguma escavação. Você não encontra ouro apenas deitado ao lado da estrada. Não, você precisa fazer alguma mineração. Você precisa trabalhar para encontrá-lo. O mesmo acontece com as respostas às nossas orações. Precisamos trabalhar para essas respostas. Precisamos ser persistentes com Deus, como Jesus mostrou na história do juiz injusto. Onde a mulher teve que persistir e o juiz disse: "Essa mulher vai me desgastar se eu não der o que ela pede".[1]
Na parábola, o Senhor está tentando nos ensinar a importância da persistência. Não é que Deus não queira nos dar as coisas que desejamos. Ele até diz que nos dará as coisas que desejamos. Mas, no processo, Ele quer nos ensinar algumas lições importantes. Ele quer nos colocar em forma espiritual. Assim como um atleta que precisa treinar e treinar. E então, depois de muito trabalho, ele consegue o que deseja e vence a corrida. O mesmo acontece conosco e com nossas respostas à oração. O apóstolo Tiago nos diz: "A oração fervorosa e eficaz de um homem justo vale muito".[2]
Elias orou pedindo chuva e disse ao rei Acabe que a chuva estava chegando.[3] Então Elias mandou seu servo olhar para o mar e ver se ele podia ver a tempestade no céu. Cada vez que o servo voltava, ele dizia: "Não há nada lá, nada, nenhuma nuvem no céu". Então Elias o enviou de volta, uma vez, duas vezes, três vezes, quatro vezes, cinco vezes, seis vezes, sete vezes. Na sétima vez, o criado voltou e disse: "Bem, acabei de ver um pouco de nuvem por aí. Não é quase nada. " Elias se levantou e disse: "Vá, vamos sair daqui. Em breve haverá uma tempestade. Vamos lá." E ele foi correndo e encontrou Acabe no caminho de volta a Jezreel. Então, precisamos ser persistentes, persistentes na oração.
Abraão foi persistente.[4] Ele tinha seu sobrinho Ló lá em Sodoma com sua família. Deus disse a Abraão que ele iria a Sodoma para ver se é realmente tão ruim quanto os relatórios que ele estava recebendo. E se fosse, Ele iria destruí-lo. E Abraão pede ao Senhor e diz: “Senhor, você destruirá os justos com os injustos? O que há cinquenta justos na cidade, você a destruirá por cinquenta? E o Senhor responde: "Se houver cinquenta, não a destruirei". E então Abraão persiste: "Mas Senhor, e se houvesse apenas cinco a menos, você destruiria se houvesse quarenta e cinco justos encontrados na cidade?" E o Senhor responde: "Não a destruirei por quarenta e cinco homens justos".
Abraão persiste novamente, e novamente com Deus, até que finalmente chega a dez. E Abraão diz: "Senhor, e se fossem apenas dez, você o destruiria por dez?" E o Senhor diz: "Se houver dez homens justos em Sodoma, não o destruirei por causa dos dez". Mas sabemos o fim da história. Deus destruiu Sodoma porque não foram encontrados dez homens justos. Mas Ló, sobrinho de Abraão, escapou da cidade com sua esposa e suas duas filhas mais novas com a ajuda de dois anjos. Ló escapa, embora seus descendentes não se mostrem muito justos e geralmente sejam um problema para os descendentes de Abraão. No entanto, eles eram da família e Abraão sentiu-se compelido a interceder por eles e pedir a Deus que fosse misericordioso e os salvasse. Mesmo que tivessem deixado de realmente seguir o Senhor. Abraão foi persistente.
A Bíblia está cheia de exemplos de perseverar na oração. Daniel orou por três semanas apenas com alimentos básicos.[5] Mas havia forças espirituais lutando contra ele recebendo as respostas para a oração que ele desejava. Houve uma batalha espiritual. Ele precisava ser persistente ou talvez não tivéssemos recebido algumas dessas profecias nos "últimos dias".[6] O rei Davi escreveu muitos salmos bonitos, nos quais pediu a Deus que o salvasse de seus inimigos. Na questão de seu pecado na morte de Urias e no adultério com Bate-Seba, o filho de Davi adoeceu até a morte.[7] Davi jejuou e orou por sete dias implorando pela vida da criança. No sétimo dia a criança morreu. Davi aceitou a vontade de Deus e foi e adorou diante do Senhor. Davi era persistente em oração, mesmo quando Deus não inclinou seus ouvidos para ele.
Ana, mãe de Samuel, era persistente em oração quando não tinha filhos. Deus respondeu sua persistência e, como resultado, o profeta Samuel nasceu e passou a servir o Senhor e a liderar Israel e ungir os dois primeiros reis. O livro inteiro de Rute é uma história de persistência. Quando Naomi se despede de Ruth e diz que ela pode voltar para sua família agora que o marido de Ruth, o filho de Naomi, morreu. Rute persiste com Naomi e Deus e diz: “Me ordena a não deixar você, ou a não seguir depois de você: pois para onde você for, eu irei; e onde você alojar, eu alojarei: seu povo será meu povo, e seu Deus, meu Deus.”[8] No final, Deus recompensa muito Rute por sua perseverança.
Precisamos perseverar em oração por nossos filhos e filhas. Precisamos perseverar em oração por nossos amigos e familiares e pelos entes queridos e vizinhos, e por nossos funcionários do governo. Precisamos perseverar em oração.
Outro exemplo é a parábola do homem que recebe um amigo viajante em sua casa à meia-noite.[9] Ele não tem comida para dar a seu amigo inesperado que chega tão tarde. Então ele vai para outro amigo que mora perto dele e diz: “Ei, acorde! Eu preciso de comida. Um amigo meu veio e não tenho nada para dar a ele. Você tem algo que possa me emprestar? E seu amigo responde: "Ei, eu já estou na cama. É tarde demais. Volte amanhã." Mas o outro sujeito grita: “Não, não, eu preciso disso agora. Meu amigo está saindo de manhã cedo. Ele está aqui esta noite e eu preciso lhe dar comida, mas não estava esperando por ele. Levante-se, por favor.” Seu amigo, mesmo sendo amigo, não queria se levantar, mas, como persistiu, levantou-se e deu a ele tudo o que precisava.
É assim que precisamos estar com Deus. Precisamos persistir, orar e orar novamente, e orar novamente. E ore sete vezes, se necessário. Talvez precisemos orar 49 vezes como quando Pedro perguntou ao Senhor quantas vezes devemos perdoar nosso irmão: “Sete vezes?”[10] e Jesus respondeu: "Não, sete vezes setenta." Sete vezes setenta é quatrocentos e noventa. Jesus realmente não quis dizer literalmente quatrocentas e noventa vezes, mas quis dizer que precisamos perdoar repetidamente. É a mesma coisa com a oração. Precisamos orar repetidamente. Precisamos ser persistentes em oração com a expectativa de que Deus responderá, que Deus ouvirá e responderá.
Algumas pessoas dizem: “Oh, você só precisa orar uma vez. Se você ora muitas vezes, isso mostra falta de fé.” Não tenho certeza se esse é sempre o caso. Talvez em algumas situações seja. Mas acho que não é sempre assim. Penso que Deus nos deu esses exemplos de perseverança para nos mostrar que precisamos perseverar em oração com Ele para obter as respostas que desejamos. Muitas vezes, não é porque Deus não nos ouve, ou porque Deus não quer responder às nossas orações. É porque Deus quer trabalhar em nossa vida. Ele está esperando que as condições estejam corretas em nosso coração, ou no coração de nosso ente querido, esteja certo. Ele está esperando responder à nossa oração, para que, quando responder, a resposta traga os resultados desejados.[11]
Assim como com o atleta, Deus quer nos moldar espiritualmente. Talvez tenhamos algum pecado em nossa vida, ou algum problema, rebelião, mau hábito ou vício, e Ele esteja trabalhando em nós. Porque sabemos: "Eu realmente não posso pedir a Deus o que estou pedindo, se eu tenho toda essa porcaria na minha vida". Preciso me manter em forma e sei que Deus vai ouvir. E pode ser por isso que muitas vezes temos que perseverar. Não porque Deus não nos ouve. Ele nos ouve imediatamente, mesmo antes de ligarmos, Ele nos ouve. Mas por nossa causa, ou por quem oramos, ou por nos ajudar a fazer alguma introspeção e avaliação de nossa própria vida espiritual e depois limpar nosso próprio ato espiritual. Talvez seja por isso que Ele não responde imediatamente.
Deus dá o Espírito Santo àqueles que Lhe obedecem. Portanto, precisamos dessa obediência para que, quando oramos, tenhamos a confiança de que Deus ouvirá e responderá às nossas orações. Jesus disse: “Se um homem me ama, ele guardará as minhas palavras; e meu pai o amará, e nós iremos a ele e faremos nossa morada com ele”.[12] E o Apóstolo João escreveu: “E esta é a confiança que temos Nele, que, se pedirmos algo de acordo com a Sua vontade, Ele nos ouvirá; e se soubermos que Ele nos ouve, tudo o que pedimos, sabemos que temos as petições que Lhe desejamos.”[13] Ele também escreveu: "Porque, se o nosso coração nos condena, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas".[14] Não devemos ter nenhuma condenação, mas podemos por causa do pecado. Então, podemos pedir perdão a Deus e podemos orar porque Deus é maior que o nosso pecado e maior que os nossos problemas. Ao nos aproximarmos de Deus, Ele se aproximará de nós. O apóstolo João continua: “Amado, se nosso coração não nos condena, temos confiança em Deus. E tudo o que pedimos, recebemos dEle, porque guardamos Seus mandamentos e fazemos as coisas agradáveis ​​aos seus olhos.”[15]
A oração é um processo muito interessante. A necessidade de orar é em grande parte para nosso próprio benefício e para o benefício de outros. Deus quer nos usar para beneficiar os outros. Toda a nossa vida de oração deve ser mais oração intercessora do que qualquer outra coisa. Deveríamos estar orando pelos outros. Deveríamos estar orando pelas necessidades dos outros. Orando para que possamos satisfazer e atender às necessidades dos outros, que Deus atenda às necessidades daqueles com quem estamos em contato. Que Ele se incline, toque e cure, e fale com eles e ajude nossos amigos e entes queridos. O trabalho de um cristão é uma oração intercessora. Devemos ser ministros da oração, um ministro da oração intercessora. Orando sem cessar.[16] Vendo uma necessidade e orando para que Deus se aproxime e preencha essa necessidade. Mesmo que não possamos fazer mais nada. 
Orar sem cessar por todas as situações que encontramos. Lembrar que orar não é o mínimo que podemos fazer, mas o máximo. É o mais importante porque dá a Deus a chance de trabalhar. Jesus, obrigado por todas as nossas bênçãos. Obrigado por esta crise que está ocorrendo no mundo, para que possamos reaprender essas lições importantes. Quando tudo está indo bem, quando parece que nada de importante está acontecendo, nossa fé fica mais lenta e ficamos preguiçosos e gordos e precisamos de algo para sacudir-nos. Certamente agora temos algo que nos sacudiu e nos despertou do nosso sono espiritual. Agora podemos orar, Senhor.
Invocamos o seu poder, Senhor, e repreendemos as forças espirituais do inimigo. Em Efésios, lemos que "não lutamos contra carne e sangue, mas contra principados, contra poderes, contra os governantes das trevas deste mundo, contra a iniquidade espiritual em lugares celestais".[17] Repreendemos essas forças espirituais, essas forças demoníacas nos altos, nos altos do governo, Senhor. Levante-os, Senhor. Levante homens de Deus. Levante as mulheres de Deus com convicções que defenderão a verdade, que não falarão mentiras, que não comprometerão suas convicções. Levante-os, Senhor. É disso que precisamos, Senhor. Homens e mulheres de Deus no nível familiar, no nível local, no nível de concelho, no nível provincial, no nível nacional, e no nível internacional.
Senhor, levante-os, Jesus. Levante-os, Senhor. Crie pessoas no entretenimento, nos negócios, na política, na religião que realmente estejam dispostas a falar a verdade sem reservas, sem medo de seu emprego, medo da família ou de qualquer outro medo, porque têm um medo maior. Eles têm medo de desobedecer a você, Jesus. Esta é a nossa oração, Senhor. Ajude cada um de nós, Senhor. Dê-nos a forte confiança que advém do medo do Senhor. “O temor do Senhor é uma forte confiança e seus filhos terão um lugar de refúgio.”[18] Dê-nos esse medo de você, Senhor, para que desejemos apenas obedecê-lo e apenas sermos seus instrumentos, falar suas palavras, elevá-lo e ser submetido em tudo o que você nos pede que façamos. É isso que pedimos, Senhor. Em nome de Jesus, oramos. Amém.



[1] Lucas 18:1-8
[2] Santiago 5:16
[3] 1 Reis 18:41-46
[4] Gêneses 18:20-33
[5] Daniel 10:2-3
[6] Daniel 10:12-14
[7] 2 Samuel 12:15-23
[8] Rute 2:16
[9] Lucas 11:5-8 ou 13
[10] Mateus 18:21-22
[11] Hebreus 12:11
[12] Joâo 14:23
[13] 1 João 5:14-15
[14] 1 João 3:20
[15] 1 João 3:21-22
[16] 1 Tessalonicenses 5:17
[17] Efésios 6:12
[18] Provérbios 14:26

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith