Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Sunday, September 5, 2021

Não terás outros deuses diante de ti! - Êxodo 20: 3

 Dennis Edwards

Recentemente visitei uma amiga e ela tinha um Buda e uma imagem hindu de um elefante com muitos braços e uma deusa hindu com muitos braços como "decorações" em sua mesa. Ela disse que as imagens eram para "atrair riqueza". Acima dos de uma prateleira alta, ela tinha uma imagem de Santo Antônio. Ela disse que a imagem de Santo Antônio era para proteção.

Eu a questionei sobre o uso dessas imagens. Embora ela confessasse Cristo e fizesse uma doação mensal para ajudar um projeto na África, ela estava buscando esses outros "deuses" no caso de Jesus não funcionar. A questão é: ou Jesus era e é o Filho de Deus ou não é. Qual é? Se Ele é o Filho de Deus, então não devemos "adorar" nenhum outro deus, mas o próprio Deus. Jesus disse explicitamente: "Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas." [Mateus 6:33] O apóstolo Paulo escreveu: "Mas o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas e glória em Cristo Jesus." [Filipenses 4:19]

Jesus também disse para olharmos as flores e os pássaros do campo como Deus cuida deles. Se Deus cuida deles e nenhum pássaro cai no chão sem que Ele saiba, não cuidará de cada um de nós? No Evangelho de João Jesus disse: "Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá." [João 16:23] e "Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." [ João 14:14]

Não precisamos ir para esses outros deuses, que não são Deus para nossas bênçãos materiais. Precisamos buscar o único Deus verdadeiro e amá-lo e segui-lo. O Antigo Testamento tem muitos exemplos em que o povo de Deus desobedeceu aos Seus mandamentos e fez imagens de outros deuses das nações ao seu redor. Deus não os abençoou por suas ações. Os profetas freqüentemente vinham e destruíam as imagens, e advertiam o povo a se arrepender e voltar a adorar e amar o Deus verdadeiro. Façamos o mesmo e não ponhamos nossa fé em deuses estranhos, mas no único Deus verdadeiro proclamado por Jesus Cristo "que é a imagem do Deus invisível" [Colossenses 1:15] e "em quem estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento. "[Colossenses 2; 3]

Se obedecermos a Deus em espírito e verdade, seguindo Sua voz mansa e delicada, que nos admoesta a amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos, faremos bem. Coloque sua confiança no único Deus verdadeiro e Ele não irá decepcioná-lo. Quebre essas imagens, essas lindas decorações que atraem riquezas, e confie no Deus da Bíblia e somente Nele. Como Salomão escreveu: "Ouçamos a conclusão de todo o assunto: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos, porque este é todo o dever do homem."

Incluirei alguns outros versículos apropriados abaixo.

No Salmo 115 lemos: "Por que hão de dizer os gentios: Onde está agora o seu Deus?" Os pagãos disseram isso porque os israelitas não tinham imagens para adorar. O salmo continua: “Seus ídolos (pagãos) são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram: Têm mãos, mas não apalpam: têm pés, mas não andam: nem falam pela sua garganta. Aqueles que os fazem são semelhantes a eles; assim é todo aquele que neles confia. "[Salmo 115: 2, 4-8]

Jesus nos disse que Deus é Espírito e nós que O adoramos devemos adorá-Lo em espírito e em verdade. [João 4:24] Esses Budas e Shivas realmente funcionam? Claro que podem. Mas quando você for a essas fontes espirituais falsas, você acabará tendo que pagar pelo diabo. Eles irão enganá-lo e levá-lo cada vez mais longe da verdade de Cristo e de Suas palavras que foram criadas para torná-lo livre.

Em Deuteronômio, lemos: "Temerás ao Senhor teu Deus, e servi-lo, e jurarás pelo seu nome. Não seguirás outros deuses, dos deuses do povo que está ao redor de ti; (Para o Senhor teu Deus é um Deus zeloso entre vocês). " [Deuteronômio 6: 13-15a] Você pode perder a bênção de Deus em sua vida, Sua proteção se você for atrás desses outros deuses, que não são Deus, mas enganando seres espirituais malignos. Eles têm poder e podem até parecer funcionar, mas o fim deles é o seu engano e o afastamento do verdadeiro Deus da Bíblia.

Moisés destruiu o falso deus, o bezerro de ouro, que os israelitas fizeram durante o tempo em que ele estava com Deus na montanha recebendo os dez mandamentos. [Êxodo 32] Os primeiros dois mandamentos proíbem a adoração de falsos deuses. "Eu sou o Senhor teu Deus ... não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti qualquer imagem de escultura, ou qualquer semelhança de qualquer coisa que está no céu em cima, ou que está na terra embaixo, ou que está nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles, nem os servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus zeloso. "[Êxodo 20: 2-5]

Josué, antes de morrer, admoestou o povo a abandonar os estranhos deuses que tinham entre eles. “Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com sinceridade e verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do dilúvio e no Egito; e servi ao Senhor.” [Josué 24:14] Josué está alertando o povo, lembrando-os do dilúvio que destruiu a humanidade por causa de sua desobediência a Deus. Ele avisa os israelitas que, se abandonarem o Senhor, perderão Sua bênção e o mal sobrevirá a eles. [Josué 24:20]

Elias desafiou os falsos profetas de Baal e os derrotou. [1 Reis 18]

Rachel rouba os ídolos de seu pai, mente sobre isso e depois morre no parto. [Gênesis 31: 25-35, Gênesis 35: 16-20] Jacó disse à sua família: "Afastem-se dos deuses estranhos que estão entre vocês." [Gênesis 35: 2] Aparentemente, Raquel se apegou aos ídolos, seus deuses pai que ela roubou e sobre o qual mentiu. Ela perdeu a bênção de Deus e morreu no parto, uma lição triste para todos nós levarmos a sério.

Gideão destrói os ídolos de seu pai e constrói um altar ao Senhor. [Juízes 6: 25-27]

Claro, existem muitos outros exemplos que podem ser encontrados para reforçar o ponto de que Deus deseja nossa total atenção e devoção. Nele podemos encontrar a felicidade e o propósito que todos ansiamos. Por favor, não busque esses deuses, que não são Deus. Tenha cuidado, também, porque os ídolos que servimos hoje podem não ser tão simples como os dos homens do passado.

De acordo com a pesquisa do Google: "Nas religiões abraâmicas, ou seja, judaísmo, cristianismo e islamismo, a idolatria conota a adoração de algo ou alguém que não seja o Deus abraâmico como se fosse Deus." "Ídolos são tudo a que você dá sua vida. Que você despeja cada grama de sua energia na esperança de que isso traga a você as coisas que deseja em troca. Qualquer coisa que você colocar acima de Deus. Há muitos ídolos contra os quais lutamos e muitos deles rasteje em nossas vidas sem mesmo perceber. "

John Piper explica a idolatria da seguinte maneira:

Primeiro no coração

Paulo diz: “Cobiça, que é idolatria”. Portanto, o que a idolatria se parece hoje é a atividade do coração humano. Isso não é uma ação do corpo. Segue-se - uma fruta em um galho. Tudo começa no coração: desejar, desejar, desfrutar, ser satisfeito por qualquer coisa que você valoriza mais do que Deus. Isso é um ídolo. Paulo chama isso de cobiça - um amor ou desejo desordenado, amando mais do que a Deus o que deveria ser amado menos do que a Deus e somente por amor a Deus. Mas a cobiça é a condição em que se encontra esse coração desordenado, um ato de amar demais o que deveria ser amado menos. E é por isso que a ira de Deus está chegando. É assim que a idolatria se parece hoje. E está em toda parte em nossa cultura.

“A idolatria começa no coração: desejar, desejar, desfrutar, ser satisfeito por qualquer coisa que você valoriza mais do que Deus.”

Finalmente: o que é um ídolo? Bem, é esse o problema. É a coisa amada ou a pessoa amou mais do que a Deus, desejou mais do que Deus, desejou mais do que Deus, valorizou mais do que Deus, desfrutou mais do que Deus. Pode ser uma namorada. Podem ser boas notas. Pode ser a aprovação de outras pessoas. Pode ser sucesso nos negócios. Pode ser estimulação sexual. Pode ser um hobby ou um grupo musical que você está seguindo, um esporte ou seu jardim imaculado. Eu estava procurando algumas coisas de jardim outro dia e cliquei em um anúncio em vídeo de um serviço de quintal e três pessoas apareceram e todas disseram que esse serviço de quintal lhes permitia se gabar de que tinham o melhor jardim da vizinhança . Pensei: que motivação! Eu quero ser o número um na grama verde! Então isso pode ser um ídolo. Ou sua própria aparência pode ser um ídolo. Pode ser qualquer coisa.

Paulo coloca assim em Romanos 1:25: “Trocaram a verdade sobre Deus pela mentira e adoraram e serviram à criatura” - qualquer coisa que é criada - “em vez do Criador”. Mas não há ira para os filhos de Deus. E por que isto? Porque Paulo disse em 1 Tessalonicenses 1: “Vocês se converteram a Deus, dentre os ídolos, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, e para esperar seu Filho do céu, a quem ele ressuscitou dos mortos, Jesus que nos livra da ira vindoura”. (1 Tessalonicenses 1: 9-10)

Portanto, quando nos voltamos dos ídolos para Cristo, escapamos da ira de Deus porque ele é por nós. Deus é por nós em Cristo na cruz. [Https://www.desiringgod.org/interviews/what-is-idolatry]

Amar o mundo acima de Deus é um tipo de idolatria. De https://www.gotquestions.org/do-not-love-the-world.html

Primeira João 2: 15-16 diz: "Não ameis o mundo nem nada no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor ao Pai não está nele. Por tudo no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida - não vem do Pai, mas do mundo. " No entanto, João 3:16 começa: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira..." Então, Deus ama o mundo, mas não devemos fazer isso? Por que a aparente contradição?

Na Bíblia, o termo mundo pode se referir à terra e ao universo físico (Hebreus 1: 2; João 13: 1), mas na maioria das vezes se refere ao sistema humanístico que está em desacordo com Deus (Mateus 18: 7; João 15 : 19; 1 João 4: 5). Quando a Bíblia diz que Deus ama o mundo, está se referindo aos seres humanos que vivem aqui (1 João 4: 9). E como Seus filhos, devemos amar as outras pessoas (Romanos 13: 8; 1 João 4: 7; 1 Pedro 1:22). A parábola do Bom Samaritano deixa claro que não podemos escolher a quem amar (Lucas 10: 30-37).

Quando nos dizem para não amar o mundo, a Bíblia se refere ao sistema de valores corrupto do mundo. Satanás é o deus deste mundo e tem seu próprio sistema de valores contrário ao de Deus (2 Coríntios 4: 4). Primeira João 2:16 detalha exatamente o que o sistema de Satanás promove: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho orgulhoso da vida. Cada pecado imaginável pode ser resumido nesses três males.

O mundo é o que deixamos quando vamos a Cristo. Isaías 55: 7 diz que ir a Deus envolve abandonar nossos próprios caminhos e pensamentos. John Bunyan, em seu livro The Pilgrim's Progress, retrata a posição do crente como tendo “seus olhos erguidos para o céu”, segurando “o melhor dos livros” em suas mãos, e estando com “o mundo lançado atrás dele” (p. 34).

O mundo frequentemente aplaude o pecado. Hollywood nos encoraja a invejar os pecadores e a nos compararmos tolamente com as "pessoas bonitas" (ver Provérbios 23:17). Freqüentemente, a popularidade das "estrelas" se deve à sua capacidade de despertar em nós a insatisfação com nossas próprias vidas. Os anunciantes se aproveitam de nossa tendência natural de amar este mundo, e a maioria das campanhas de marketing apela de alguma forma para a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne ou o orgulho da vida.

Amar o mundo significa ser dedicado aos tesouros, filosofias e prioridades do mundo. Deus diz a Seus filhos para estabelecerem suas prioridades de acordo com Seu sistema de valores eterno. Devemos “buscar primeiro” o reino e a justiça de Deus (Mateus 6:33). Ninguém pode servir a dois senhores (Mateus 6:24), e não podemos ser devotados a Deus e ao mundo ao mesmo tempo.

Quando entramos na família de Deus pela fé em Cristo, Deus nos dá a capacidade de sair da corrida desenfreada do mundo (2 Coríntios 5:17). Tornamo-nos cidadãos de outro reino (Filipenses 1:27, 3:20). Nossos desejos se voltam para o céu e começamos a acumular um tesouro eterno (Lucas 12:33; Mateus 19:21; 1 Timóteo 6: 18-19). Percebemos que o que é verdadeiramente importante é eterno, não temporal, e deixamos de amar o mundo.

Continuar a amar o mundo da maneira que os incrédulos fazem prejudicará nosso crescimento espiritual e nos tornará infrutíferos para o reino de Deus (Mateus 3: 8; Lucas 6: 43-45; João 15: 1-8). Em João 12:25, Jesus levou esse pensamento um passo adiante quando disse: "Quem ama a sua vida, perdê-la-á, enquanto quem neste mundo odeia a sua vida, a guardará para a vida eterna." Não amar o mundo se estende a nossas próprias vidas também. Jesus disse que se amamos algo mais do que Ele, não somos dignos Dele (Mateus 10: 37-38).

Em geral, o termo mundo na Bíblia se refere ao sistema maligno controlado por Satanás que nos afasta da adoração a Deus. João Calvino disse: "O coração humano é uma fábrica de ídolos." Podemos transformar qualquer coisa em ídolos. Qualquer desejo apaixonado do nosso coração que não seja colocado lá por Deus para a Sua glória pode se tornar um ídolo (1 Coríntios 10:31). Amar o mundo é idolatria (1 Coríntios 10: 7, 14). Portanto, embora recebamos o mandamento de amar as pessoas do mundo, devemos ser cautelosos com qualquer coisa que compete com Deus por nossas mais altas afeições.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith