Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Sunday, June 7, 2015

Constantemente em Oração


Uma compilação

A oração é a base da vida cristã, a fonte da nossa experiência com Jesus, enquanto Senhor ressuscitado. No entanto, poucos cristãos sabem orar com profundidade! Para a maioria, a oração representa pouco mais do que ficar no banco da igreja por uma hora ou algo assim todo domingo de manhã, ou recitar mecanicamente orações memorizadas na infância. Nossa vida de oração e, consequentemente nossa vida como um todo, se mantêm em um nível muito superficial.

Mas essa abordagem à vida de oração não tem relação alguma com o cristianismo ensinado por São Paulo, que admoesta os cristãos do primeiro século em Tessalônica a “orar sem cessar”.[1] E na sua carta para Roma, o apóstolo instrui a comunidade cristã a “perseverar na oração”.[2] Ele não só esperava oração incessante por parte dos cristãos pelos quais era responsável, mas praticava o que pregava. “Agradecemos incessantemente a Deus”,[3] escreve na carta à comunidade da fé em Tessalônica. E conforta Timóteo, seu “filho na fé”[4], dizendo: “... ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.”[5]

Na verdade, sempre que Paulo se refere à oração em suas epístolas, duas palavras em grego são usadas repetidamente: pantote, que significa sempre, e adialeptos, que quer dizer constantemente ou incessantemente. A oração, portanto, não é apenas um aspecto que podemos ignorar para dar prioridade a algo que consideramos mais importante, mas engloba todos os aspectos da vida. A oração, como a respiração, é essencial para a vida.

Esse fato levanta questões importantes. Como esperar que estejamos constantemente em oração? Afinal de contas, somos muito ocupados. Temos trabalho, filhos, cônjuge, escola, obrigações que consomem muito tempo. Como vamos fazer para incluir mais tempo de oração nesta vida já tão atarefada? Essas e muitas outras perguntas semelhantes que poderíamos fazer criam uma falsa dicotomia para o cristão. Orar não significa pensar em Deus em detrimento das outras obrigações, ou passar tempo com Deus em prejuízo do convívio com familiares e amigos. Pelo contrário, é pensar e viver cada situação na presença de Deus. Paul Evdokimov observou: “Nossa vida, cada gesto, cada ação e até mesmo cada sorriso devem se tornar um hino ou um ato de adoração, uma oferta, uma oração. Devemos nos imbuir do espírito da oração e sermos uma personificação dela.” Foi isso que São Paulo quis dizer ao escrever para os coríntios: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”[6] —Padre Steven Peter Tsichlis[7]

*

Uma das melhores maneiras de fazer bom uso dos nossos pensamentos é transformando-os em orações. Pense em tudo o que passa pela sua cabeça durante o dia, todos os seus pensamentos deliberados e os aleatórios. Agora avalie e decida aonde estão chegando e o impacto que estão causando. Você está transformando seus pensamentos em orações que podem ter surtir efeitos positivos?

Você está transformando seus pensamentos em orações que podem ajudar alguém? Ou está fazendo vista grossa aos pedidos de ajuda que chegam a você? Você está acionando o poder celestial pela oração? Está direcionando seus pensamentos para que possam influenciar positivamente as situações?

Tudo o que a Bíblia diz sobre oração mostra claramente que Deus deseja que aprendamos a converter pensamentos em orações, interceder pelas pessoas e situações em vez de apenas pensar nelas. Pensamentos transformados em orações podem materializar bênçãos, a intervenção, a proteção, a força e o poder de Deus.

Podemos transformar pensamentos em orações a qualquer hora e em qualquer lugar. Por exemplo, se estiver em casa cozinhando e pensar nas crianças na escola, pode orar para que tenham um bom dia. Se estiver trabalhando e começar a pensar em um projeto difícil que precisará encarar, pode transformar esse pensamento em oração pedindo ao Senhor por forças para realizar a tarefa. Ou talvez passe por um acidente a caminho de casa. Nesse caso pode orar pelas possíveis vítimas, pela sua segurança e dos que estiverem trafegando pelo mesmo local.

A maneira como direcionamos nossos pensamentos faz a diferença. Nossa vida ficará mais simples e progrediremos mais conforme aprendermos a transformar nossos pensamentos em oração e os enviarmos para um plano onde poderão ser úteis. —Maria Fontaine

*

A oração não é apenas o ato, é uma atitude — uma atitude de dependência, de depender de Deus. —Arthur W. Pink

*

Pelo fato de a oração representar a relação de alguém com um Deus pessoal, assume as características da vida de quem ora. Sabemos que uma conversa não se dá com base em regras. É uma interação livre e espontânea que se ajusta à ocasião. É o que torna uma conversa algo pessoal, vivo e ativo. Quanto mais pessoal, mais real se torna a comunicação, a troca entre os envolvidos e o intercâmbio de ideias entre as pessoas.

O mesmo ocorre com a oração. Deve ser livre, espontânea, um convívio vital entre a criação e o Criador, uma troca entre os dois. Quanto mais a oração se torna a expressão livre, desimpedida e natural dos nossos anseios, mais real será. —Ole Hallesby

*

Senhor Deus, Tu és o meu tudo. Vida da minha vida e Espírito do meu espírito. Tem misericórdia de mim e inunda-me com Teu Espírito Santo e amor.

Não peço bênçãos, apenas o Teu Espírito, Tu que concedes bênçãos e vida. Não peço o mundo com sua pompa e glória, nem o Céu, mas preciso de Ti, pois onde Tu estás, ali se faz o Céu.

Só Tu podes satisfazer meu coração e me trazer plenitude. Tu és o criador e criaste este coração para Ti e para nada nem ninguém mais. Por isso, este coração só pode encontrar descanso em Ti, só em Ti, Pai que criastes este anelo por paz. Tira deste coração tudo o que se opõe a Ti, e vem habitar e dominar em mim. Amém. —Oração de Sadhu Sundar Singh

*

Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face. —1 Crônicas 16:11[8]

*

A oração é o fio de ouro que entremeia a linda peça da sua vida, dando vida e brilho ao quadro. Um pouco de ouro aqui e ali realça a peça. Mas desejo que você transforme essa linha dourada em uma linha ininterrupta entremeando a peça toda — cada parte de sua vida e do trabalho que realiza para Mim. Mantenha-se firme em oração e o Meu poder fará reluzir toda a obra das suas mãos. —Jesus falando em profecia

Publicado no Âncora em fevereiro 2014. Tradução Hebe Rondon Flandoli.

[1] 1 Tessalonicenses 5:17.
[2] Romanos 12:12.
[3] 1 Tessalonicenses 2:13.
[4] Veja 1 Timóteo 1:2.
[5] 2 Timóteo 1:3.
[6] 1 Coríntios 10:31.
[7] Pe. Steven Peter Tsichlis em The Jesus Prayer, diocese da Igreja Ortodoxa Grega da América.

[8] GW.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith