Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, January 23, 2019

"Cedo eu vou te procurar!" - uma meditação sobre o salmo 63


Por Dennis Edwards

O salmo 63 é um lindo salmo para meditar. Ao contrário de muitos dos atuais preceitos modernos, o salmista não nos lembra de alcançar dentro de nós mesmos essa força divina interior, mas sim alcançar Deus. Nós O alcançamos através de nosso desespero de espírito em oração e comunhão com o Senhor em solidão, louvor e meditação sobre Ele e Sua palavra.

“Ó Deus, tu és meu Deus; cedo te buscarei: a minha alma tem sede de ti, a minha carne te deseja em terra seca e sedenta, onde não há água;”[1]

A metáfora aqui é semelhante à do Salmo 42, que afirma: “Como um cervo cuida do regato de água, assim também cuida de mim a tua alma, ó Deus.”[2] Sua alma está ofegando por causa de Deus? Você está com saudade de Deus? Ou os cuidados da vida e a abundância de riquezas sufocaram ou sufocam esse anseio, esse desejo dentro de você pela presença de Deus em sua vida? Levante-se cedo e busque a Deus antes de começar o dia.  A velha canção diz: "Eu encontrei Deus de manhã, quando o dia estava no seu melhor, e durante todo o dia a sua presença permaneceu."[3] Sua presença estará com você durante todo o dia, se você procurá-lo cedo. Aqui está o poema completo de Ralph Cushman:

O Segredo

Eu encontrei Deus de manhã
quando o dia estava no seu melhor
E a sua presença veio como o nascer do sol
Como uma glória no meu peito.

Durante todo o dia a sua Presença permaneceu,
O dia todo Ele ficou comigo,
E nós navegamos em perfeita calma
Sobre um mar muito perturbado.

Image result for ships on a troubled sea

Outros navios foram explodidos e agredidos
E outros navios estavam aflitos,
Mas os ventos que pareciam levá-los,
Trouxe para nós uma paz e descanso.

Image result for old ship on calm sea

Então pensei em outras manhãs,
Com um forte remorso da mente,
Quando também eu soltei as amarras,
Com sua presença deixada para trás.

Então, eu acho que sei o segredo
Aprendi de muitas maneiras problemáticas:
Você deve buscá-lo de manhã
Se você quiser Ele durante o dia![4]

salmos 5:3

Vemos um pensamento semelhante em outro Salmo: “Minha voz ouve de manhã, ó Senhor; pela manhã dir-lhe-ei a minha oração e olharei para cima.”[5] Está a olhar para cima de manhã, dirigindo seus pensamentos, orações e pedidos ao Senhor antes de começar o dia?

“Para ver o seu poder e a sua glória, assim como eu vi você no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão; Assim te abençoarei enquanto viver; levantarei as mãos em teu nome.”[6]



Muitas vezes vemos nos concertos de  música o público levantando as mãos enquanto cantam junto com os cantores. A ideia de erguer nossas mãos em louvor vem da palavra de Deus. No Salmo 134 encontramos as linhas: “Eis que abençoa o Senhor, todos vós servos do Senhor, que de noite estão na casa do Senhor. Levantai as mãos no santuário, e abençoa o Senhor.”[7]

Paul admoestou similarmente: “Eu irei, portanto, que todos os homens orem por toda parte, levantando mãos santas sem ira e duvidando.”[8] Há algum princípio espiritual em erguer as mãos em louvor. para Deus. Nosso adversário espiritual conhece essa verdade e tenta imitar e usar sua função para sua própria adoração.

“A minha alma ficará satisfeita como a medula e a gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios.”[9]

Image result for Deus habita nos louvores de Seu povo.

Em cinco versículos já podemos contar três vezes quando o salmista observa a importância do louvor em nossas bocas e a gratidão de espírito que nos ajuda a glorificar a Deus e a superar nosso adversário. Louvar e ser positivo atrai o espírito de Deus para nós. No Salmo 22, lemos que Deus habita nos louvores de Seu povo.[10] Ser louvável e positivo são poderosas armas espirituais contra o nosso adversário espiritual.

“Quando me lembro de você na minha cama e medito em você nas vigílias noturnas.”[11]

Quando você não consegue dormir à noite, passe algum tempo meditando em Deus e contando suas bênçãos. Você não ficará desapontado.

“Porque você tem sido minha ajuda, portanto, na sombra de suas asas eu me regozijarei.”[12]

Não foi a própria força do salmista que o atraiu ou buscou a força espiritual interior, mas sim a busca de Deus e a confiança em Sua força e ajuda. Por causa de sua confiança no Senhor, o crente é capaz de manter um espírito positivo e de louvor. Ele pode ser feliz apesar das circunstâncias.

Related image

Lembre-se, aquele que observa vaidades mentirosas, abandona sua própria misericórdia.[13] Em outras palavras, se acreditarmos nas mentiras do Inimigo, não poderemos aceitar o amor que Deus está tentando nos comunicar. Acreditando nas mentiras de nosso Inimigo, acabamos perdendo a fé em Deus, que é nossa força e nossa esperança. Precisamos combater as mentiras com fé, louvando a Deus através de nossas dificuldades, assim como o salmista está fazendo. Louvor é a voz da fé e envia nosso Inimigo correndo. É por isso que o apóstolo Paulo escreveu: "Sempre se regozije no Senhor e, novamente, alegrai-me!"[14]

A Bíblia diz que a alegria do Senhor é a nossa força.[15] Se não fizermos o esforço para sermos felizes no Senhor, nosso Inimigo nos roubará nossa força espiritual e física e acabaremos derrotados. Não deixe isso acontecer com você. Lute o bom combate da fé.[16] Resista ao Diabo e ele fugirá de você.[17]

Mas para fazer isso você precisa usar a arma de louvor e ação de graças. “Em tudo dai graças por isso é a vontade de Deus em Cristo Jesus em relação a você!”[18] Você precisa cantar e gritar e louvar ao Senhor por todas as suas muitas bênçãos, apesar das grandes dificuldades pelas quais você pode estar passando. Se você fizer isso, você derrotará o Inimigo e suas mentiras.

“Minha alma segue com força depois de você: sua mão direita me sustenta.”[19]

Novamente, o salmista confia em Deus por sua ajuda e não confia em sua própria força. Você está confiando no Senhor de todo o seu coração e não se apoia em seu próprio entendimento? Ele promete que, se você o reconhecer em todos os seus caminhos, ele direcionará seus caminhos.[20]

“Mas aqueles que buscam a minha alma, para destruí-la, irão para as partes inferiores da terra. Eles cairão pela espada; eles serão uma porção para as raposas. Mas o rei se regozijará em Deus; todo aquele que jurar por ele se gloriará, mas a boca dos que falam mentira será impedida.”[21]

E assim termina o salmo. Você está se alegrando em Deus? Ele é a tua glória? Ou você está ouvindo e depois falando as mentiras do Inimigo? Por favor pare com isso! Louvado seja Deus! Escolha Deus hoje!  Ele diz: “Pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que também tu e a tua semente vivam; para amares o Senhor teu Deus e para que possas obedecer à sua voz.”[22] Se você fizer isso, você não ficará desapontado.

Notas:

[1] Salmo 63:1
[2] Salmo 42:1
[3] Cushman, Ralph: https://www.youtube.com/watch?v=MuPL-FHBWhs
[4] Ibid
[5] Salmo 5:3
[6] Salmo 63:2-4
[7] Salmo 134:1-2
[8] 1Timóteo 2:8
[9] Salmo 63:5
[10] Salmo 22:3
[11] Salmo 63:6
[12] Salmo 63:7
[13]  Jonas 2:8
[14]  Filipenses 4:4
[15] Neemias 8:10
[16] 1 Timóteo 6:12
[17] Santiago 4:4
[18]  1 Tessalónicas 5:18
[19] Salmo 63:8
[20] Proverbio 3:5-6
[21] Salmo 63:9-11
[22] Deuteronómio 30:19-20

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith