Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, June 17, 2020

Cristianismo É Emocionalmente Saudável

Dennis Edwards

[Christianity Is Emotionally Healthy]
Às vezes, quando você compartilha a sua fé, pode achar que seus argumentos intelectuais ou baseados em evidências para crer em Deus estão caindo em ouvidos surdos. Nesses momentos você pode tentar outra tática; pode tentar mostrar à pessoa para quem está testemunhando os benefícios emocionais da fé em Jesus e na Bíblia. Vamos examinar algumas das difíceis situações emocionais da vida e ver como ter uma perspectiva cristã é saudável emocionalmente.
Medo: A Palavra de Deus nos diz para não temermos. Mais de 365 vezes na Bíblia, Deus diz “não tema”, ou uma variação dessa expressão. “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.[1] Deus conhece nossa estrutura, os medos, o desânimo, e as apreensões a que estamos sujeitos. Deus promete que estará conosco, nos ajudará, suprirá nossas necessidades e nos guardará. Não importa o que enfrentemos em nossa vida terrena, Deus nos ajudará a suportar.
Muitos dos primeiros cristãos morreram como mártires pela fé. Deus lhes deu poder sobre o medo, mesmo enfrentando mortes horríveis nas mãos de seus inimigos. Eles foram capazes de morrer com fé e sem medo. Sua fé cristã lhes deu a esperança da vida eterna. Seu próprio líder havia dito a eles: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno”.[2] Andar no temor de Deus capacitou os cristãos a guardarem Seus mandamentos de amor e verdade. Jesus lhes disse e mostrou que a melhor opção era viver e morrer por esses princípios. Portanto, a crença em Deus nos dá vitória sobre o medo.
Morte: Deus promete estar conosco “no vale da sombra da morte”.[3] Ele Se oferece para “livrar todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão”[4], ou “escravidão”, como diz outra tradução. Ele nos oferece vida eterna e vitória sobre a morte física. No túmulo de Lázaro, Jesus disse a Marta, a irmã dele: “Eu sou a ressurreição e a vida: aquele que crê em mim, mesmo estando morto, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá.”[5]
Como cristãos, não precisamos temer a morte; podemos abraçá-la quando ela vier, porque temos vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Jesus ressuscitou dos mortos para provar que estava dizendo a verdade. O túmulo vazio foi uma das maiores provas de Sua ressurreição. As autoridades romanas e judias poderiam ter freado totalmente o cristianismo se conseguissem mostrar o corpo morto de Cristo. Mas não puderam, porque Ele não estava lá. Após Sua ressurreição Seus discípulos foram batizados com o Espírito Santo; deixaram de temer e se tornaram destemidos propagadores de Sua mensagem de amor e verdade. A verdade de Sua ressurreição é a melhor explicação de todas as evidências circunstanciais que temos desse evento.
Tristeza: Jesus promete estar conosco na nossa tristeza. Seu Espírito Santo é um consolador para nós em tempos de angústia, não apenas para nos consolar, mas também para nos ajudar a consolar outras pessoas com o consolo com que fomos consolados por Deus.[6]
Sofrimento: Deus promete estar conosco no sofrimento que passamos nesta vida. Ele promete força e resistência, e recompensará todos aqueles que sofrem por amor ao Seu nome. Muitas passagens da Bíblia falam dos benefícios do sofrimento. O livro de Jó trata do problema do sofrimento. A Bíblia nos diz que Deus é cheio de compaixão e misericórdia para com o sofrimento de Seus filhos.[7] O próprio Jesus disse, “Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês”.[8]
Ira: Deus tem uma solução para a ira e nos aconselha a fugir dela.[9] Através da confissão e oração[10] o cristão vence a ira descontrolada, pois Deus nos dá “autocontrole” ou “temperança”, um dos dons do Espírito Santo.[11] Então, podemos ser lentos em nos irarmos e a afastarmos a ira junto com toda a gritaria e calúnias e, em contrapartida, sermos bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-nos mutuamente.[12]
Culpa: Deus nos oferece alívio da culpa. Sua Palavra diz: “Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.[13] Em outro versículo, Ele diz que se confessarmos e abandonarmos nossos pecados, alcançaremos misericórdia.[14]
Então, vemos que o cristianismo oferece esse alívio de termos que carregar a culpa que sentimos quando erramos. Jesus nos prometeu libertação do sentimento de culpa. Todos somos culpados. porque pecamos ou cometemos erros, e sabemos disso. Mas Cristo morreu pelos pecados do mundo e nos oferece o perdão. Se cremos nEle, somos perdoados.
Preocupação: A psicologia moderna nos diz que estamos morrendo devido à preocupação, e que muitas de nossas doenças e problemas psicológicos estão relacionados à preocupação. Jesus nos disse especificamente para não nos preocuparmos com o dia de amanhã, não nos preocuparmos com a possibilidade de nossas necessidades não serem supridas, porque Deus cuidará de nós, assim como Ele cuida dos pássaros e das flores do campo. Fé e confiança nos dão poder sobre a preocupação.
Corrie ten Boom disse: “Preocupar-se é levar a carga de amanhã com a força de hoje—é carregar dois dias ao mesmo tempo e viver o dia de amanhã antecipadamente. A preocupação não esvazia o amanhã de sua tristeza, mas exaure de força o dia de hoje.” Jesus disse: “Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.[15] Muitas vezes temos que estender a mão a Ele a cada momento e nos apegarmos à Sua Palavra e verdade quando enfrentamos o medo ou a preocupação.
Perdão: O cristianismo nos oferece perdão dos nossos fracassos, pecados e erros. Deus promete que se cremos nEle, Ele nos purifica de toda injustiça. Jesus nos perdoa e ensina a perdoarmos os outros. O cristianismo oferece o mais nobre código moral para os homens, o código do perdão e do amor. “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.”[16]
Amor: O cristianismo nos diz que a melhor maneira de se comportar é com amor. O mais nobre código de ética é o baseado no amor. “E agora permaneçam fé, a esperança e o amor, esses três; mas o maior destes é o amor.”[17] Charles Dickens, o grande autor britânico do século 19, disse: “O Novo Testamento é o melhor livro que a humanidade já conheceu ou conhecerá. Ensina as melhores lições pelas quais qualquer criatura humana que deseja ser sincera e fiel ao dever pode ser guiada.”
Gratidão e louvor: Nick Vujicic disse que nunca conheceu uma pessoa amarga que fosse grata nem uma pessoa agradecida que fosse amarga. O cristianismo oferece uma solução para muitas emoções negativas, instruindo-nos a agradecer e louvar. Provérbios ensina que um coração alegre faz bem como um remédio. O apóstolo Paulo escreveu: “Em tudo dai graças”.[18] Ele disse a seus discípulos que, não importa  que aconteça na vida, por mais difícil que parecesse, Deus faria concorrer para o bem deles se persistissem em amar e confiar em Deus[19] e em se alegrarem nas tribulações. A Palavra de Deus diz que a alegria do Senhor é a nossa força.[20] Há algo de extremamente poderoso em enfrentar os problemas da vida com uma atitude agradecida, positiva e de louvor.
Positividade: Intimamente relacionado ao que foi dito acima, a Palavra de Deus nos orienta a sermos positivos. Pensar positivamente pode nos ajudar a superar o pensamento negativo. Se conseguirmos controlar nossos pensamentos e o que deixamos entrar em nossas mentes, como um diabético controla a sua dieta, poderemos criar pensamentos positivos que afetarão positivamente nossas emoções. Paulo escreveu: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”[21]
O cristianismo oferece as melhores soluções para enfrentar e superar os problemas da vida, com a promessa de vida para sempre, onde não haverá mais morte nem tristeza, nem haverá mais dor nem pranto, pois as coisas passadas serão apagadas.[22] Nem mesmo nos lembraremos da angústia e da dor que passamos, tantos são os deleites e as alegrias que nos estão reservados. “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”[23]

[1] Isaías 41:10.
[2] Mateus 10:28.
[3] Salmo 23:4.
[4] Hebreus 2:15.
[5] João 11:25–26.
[6] 2 Coríntios 1:4.
[7] Tiago 5:11.
[8] João 14:18.
[9] Provérbios 22:24.
[10] 1 João 1:9.
[11] Gálatas 5:23.
[12] Efésios 4:31–32.
[13] 1 João 1:9.
[14] Provérbios 28:13.
[15] Mateus 6:34.
[16] Efésios 4:32.
[17] 1 Coríntios 13:13.
[18] 1 Tessalonicenses 5:18.
[19] Romanos 8:28.
[20] Neemias 8:10.
[21] Filipenses 4:8.
[22] Apocalipse 21:4.
[23] 1 Coríntios 2:9.
 https://anchor.tfionline.com/pt/post/o-cristianismo-e-emocionalmente-saudavel/

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith