Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, September 21, 2016

Fundamentos Inabaláveis

Hannah Whitall Smith
http://anchor.tfionline.com/pt/post/fundamentos-inabalaveis/

“... do que pode ser abalado, isto é, coisas criadas, de forma que permaneça o que não pode ser abalado.”[1]

Imagino que todos nós concordamos que, para podermos nos sentir consolados e em paz, devemos nos firmar em fundamentos inabaláveis.

Existem ocasiões quando sentimos que a nossa fé está tão firme e irremovível quanto uma cordilheira de montanhas. Em algum momento tudo começa a ficar de pernas para o ar; nossos fundamentos se abalam e desmoronam. A vontade é de nos desesperarmos. Questionamos se vamos conseguir sequer perseverar na fé. Às vezes as mudanças ocorrem em circunstâncias externas, outras vezes é uma experiência interna. Se a nossa segurança é o fato de servirmos fielmente a Deus, muitas vezes o Senhor tem que retirar toda a força que nos capacita para a obra, ou todas as oportunidades, para a nossa alma poder se deslocar daquele local de falso repouso e ter apenas o Senhor em quem se apoiar.

Às vezes, nós nos apoiamos nas boas sensações ou emoções de uma vida piedosa, então a alma tem que ser privada desses elementos para poder aprender a se apoiar apenas em Deus.

Existem ocasiões quando ocorre uma reviravolta nas circunstâncias externas. Tudo parece firmemente estabelecido a ponto de nem cogitarmos um possível desastre. Nossa reputação está garantida, nosso trabalho próspero, nosso empenho rendeu sucesso além da nossa expectativa, e a nossa alma está descansada. A necessidade que sentimos por Deus corre o risco de se tornar algo isolado e vago. Então o Senhor tem que dar um basta. A nossa prosperidade desmorona como uma casa construída na areia, e o nosso primeiro pensamento é de que Deus está bravo conosco. Mas na realidade é amor, terno amor, e raiva. Jesus, no Seu amor, retira toda a prosperidade exterior que impede a nossa alma de fazer uma imersão no reino espiritual interior que tanto ansiamos.

Paulo declarou que contava todas as coisas perda para que pudesse ganhar a Cristo. Quando nós pudermos ecoar essas palavras, passaremos a possuir permanentemente a paz e alegria que o Evangelho nos promete.

Os antigos místicos ensinavam a doutrina do “desapegar”, significando que a alma devia se desapegar de tudo o que a afastasse de Deus. A razão por que ocorrem muitos desses “abalos” na nossa vida é justamente pela necessidade de nos desligarmos do mundo. Não é possível seguir plenamente a Deus se estamos presos a outras coisas, da mesma forma que um barco jamais chegará ao alto mar enquanto suas amarras estiverem no cais.

Para chegarmos à “cidade que tem fundamentos”, devemos sair como Abraão, deixar outras cidades e nos desligarmos de todas as amarras terrenas. Tudo na vida de Abraão que podia ser abalado passou por mudanças. Nós, como Abraão, procuramos uma cidade com fundamentos, cujo artífice e construtor é Deus. O Salmista aprendeu isso, e depois de muitos abalos na sua vida, afirmou: “Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança. Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre alta! Não serei abalado! A minha salvação e a minha honra de Deus dependem; ele é a minha rocha firme, o meu refúgio.”

Ele finalmente chegou ao ponto em que Deus era tudo na sua vida, e então aprendeu que Deus bastava.

O mesmo acontece conosco. Quando tudo em nossa vida e experiências que pode ser abalado passa por reviravoltas, e apenas o inabalável permanece em pé, percebemos que Deus é a nossa única rocha e alicerce, e aprendemos a contar apenas com Ele.

“Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria... Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

“Não será abalada” — que declaração mais inspiradora! Será possível que nós, tão facilmente abalados pelas circunstâncias, conseguimos chegar a um ponto em que nada nos perturba ou tira a nossa calma? É possível, e o apóstolo Paulo bem sabia. Quando ele estava a caminho de Jerusalém, previu “ligaduras e aflições”, disse vitoriosamente: “Mas nada disso me abala”.

Tudo que podia ser abalado na vida de Paulo teve uma reviravolta, a tal ponto que ele não tinha mais amor por suas posses ou nada na sua vida. Se conseguirmos deixar Deus agir conosco como Ele deseja, talvez cheguemos a esse ponto em que os imprevistos ou as grandes e difíceis provações na nossa vida não nos farão temer nem tremer, ou tirar a nossa paz que sobrepassa todo o entendimento. Então teremos aprendido a nos apoiarmos apenas em Deus.

Adaptado do texto The God of All Comfort, de Hannah Whitall Smith (1832–1911). Publicado no Âncora em maio 2014. Tradução Hebe Rondon Flandoli.

[1] Hebreus 12:27.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith