Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, December 20, 2022

A Verdadeira Alegria do Natal

 

Uma Compilação

Em meio à agitação e barulho da temporada de festas, vamos fazer uma pausa para refletir sobre o significado do Natal.

Imagine o anseio de Israel enquanto esperavam o Messias prometido. Como seria esperar o cumprimento de uma promessa por muitas gerações? Pense nisso por um momento…

Como cristãos modernos, não precisamos esperar o cumprimento da promessa, nem experimentar o anseio de Israel por gerações. No entanto, podemos apreciar novamente a alegria de saber que nosso Messias realmente veio e que Deus nos guia e cumpre Suas promessas para nós hoje. Podemos sentir profunda alegria sabendo que o próprio Deus está conosco! Como foi predito, Ele nasceu de uma virgem para nossa salvação.

Que esta época de Natal o encontre com alegria considerando a vinda de nosso Salvador, Jesus Cristo—Emanuel, Deus conosco!—Emmanuel Bible College1

A alegria na mensagem

Todos os anos, quando leio a história do Natal, fico impressionado com o papel que os anjos desempenham nela. (…) Pense na situação em que os judeus viviam naquela época. Houve revelações de Deus no passado. Mas agora, por mais de quatrocentos anos, a voz profética ficou em silêncio. Malaquias, que viveu no quinto século antes de Cristo, foi o último dos profetas. Desde seus dias, ninguém havia sido levantado para declarar a firme palavra do Senhor.

Deus se esqueceu de Seu povo? Ele havia esquecido Suas promessas? De repente, os anjos aparecem, primeiro para Zacarias [Lucas 1:11-20] e depois para Maria [Lucas 1:26-38], José [Mateus 1:18-25] e os pastores [Lucas 2:8-20], e a palavra é anunciada: Deus não se esqueceu! Chegou a hora do cumprimento! ...

Então, veja bem, se o Natal significa alguma coisa, significa pelo menos isso - que Deus não se esqueceu de Seu povo. Esta é a primeira mensagem que gostaria de deixar com você. Você às vezes sente que Deus se esqueceu de você? Talvez você tenha orado por algo e não tenha recebido uma resposta, pelo menos não a resposta que estava esperando. Esta pode ser uma experiência muito difícil. Mas isso não significa que Deus se esqueceu. Acontece que Seus planos não seguem nossos horários. Seja paciente! Confia nele! Deus não se esqueceu de você! ...[Isaías 55:8-9; Jeremias 29:11]

Talvez você seja alguém que anseia pela volta do Senhor. As coisas parecem ir como sempre foram desde o início, e você quer algo melhor. Isso é bom. Esse tem sido o clamor do povo de Deus desde o princípio: “Até quando, ó Senhor, até quando?” Deus não esqueceu. Pedro nos diz que Deus demora apenas o tempo suficiente para chamar ao arrependimento todos aqueles que Ele determinou que deveriam crer (“Ele é longânimo para convosco, não querendo que ninguém pereça, senão que todos venham a arrepender-se.” — 2 Pedro 3:9) . Jesus está vindo! O Deus que não nos esqueceu na primeira vinda de Cristo não nos esquecerá na segunda.

A segunda mensagem trazida pelos anjos sobre o nascimento de Cristo é a mensagem a José... Como a mensagem a Maria, tem um destaque importante que, neste caso, é o anúncio da alegria. O anjo disse: “Não tenha medo. Trago-vos boas novas de grande alegria...” (Lucas 2:10).

 

A alegria é uma coisa maravilhosa; é uma parte apropriada do Natal. … A alegria é de Deus. Baseia-se no que Deus fez, é dado ao cristão por Deus e é sustentado por Deus. (…) Se você conhece essa alegria, pode prosseguir, como os anjos fizeram, para dar glória a Deus; e você pode possuir aquela paz de coração e alma que transcende a compreensão.[Efésios 3:13-21; Filippenses 4:4-8]—Dr. James Boice2

Encontrar alegria no Natal

Ouvimos mais sobre alegria durante a época do Natal do que talvez em qualquer outra época do ano. Como disse G. K. Chesterton: “A alegria, que era a pequena publicidade do pagão, é o gigantesco segredo do cristão”. Mas qual é a nossa alegria secreta? As férias podem se tornar tão movimentadas que a alegria da temporada parece indescritível…

O Salmo 16:11 declara: “Na tua presença há plenitude de alegria”. Esta verdade é simples. A alegria é encontrada ao passar tempo na presença de Deus, deleitando-se nele. … O salmista nos diz para entrar em Seus portões com ação de graças em nossos corações e entrar em seus átrios com louvor (Salmo 100:4). Mas quando você está cansado e fatigado, correndo de um evento para outro, a gratidão pode se perder na confusão.

Se isso soa familiar, reserve um tempo para registrar diariamente as coisas pelas quais você é grato. Quer você faça isso sozinho ou em família, você se sentirá sobrecarregado de gratidão e cheio de alegria que se estenderá além da temporada. Suas falhas não parecerão mais importantes. …

Quando nos concentramos em nós mesmos e em nossas inadequações, nos sentimos insignificantes e tímidos. Não há alegria nisso! Ninguém se sente como um pai, cônjuge ou filho perfeito. Todos nós temos defeitos. Por outro lado, quando nos concentramos em ser gratos por tudo o que Deus fez em nossas vidas e em sua bondade, nossas perspectivas mudam! Concentrar-se no Doador de cada boa dádiva é a chave que abre a porta da alegria.

Neemias 8:10 na Nova Tradução Viva diz assim: “Não fique desanimado e triste, pois a alegria do SENHOR é a sua força!” Nossa força espiritual está diretamente ligada à nossa alegria. Esta escritura sugere que a alegria é uma escolha. Quando escolhemos gratidão, escolhemos sua presença. Quando escolhemos sua presença, escolhemos a alegria. Podemos optar por nos concentrar no estresse do feriado ou na alegria que veio ao mundo por meio de uma manjedoura.

A alegria é algo mais profundo do que a felicidade porque a felicidade é determinada pelas circunstâncias externas. A alegria é determinada pelo que está acontecendo por dentro. (…) Tiago 1 nos lembra de considerarmos toda alegria quando passamos por provações e tribulações. Nós sabemos o final da história, então não importa em qual provação você se encontre hoje, saiba que nós vencemos porque Jesus pagou um alto preço pela nossa vitória! Este é o lugar da verdadeira e profunda alegria; o lugar onde você descobre que tudo funciona para o seu bem de qualquer maneira. [Romanos 8:35-39; Atos 5:39-42]

Encontre sua alegria hoje na presença de Deus. Faça um barulho alegre ao Senhor! Pronuncie alegremente a bondade de Deus em sua vida! Isso o fortalecerá e sua gratidão o conduzirá à presença dele, multiplicando sua alegria ao se concentrar em Deus e em sua bondade. Alegria ao Mundo! O Senhor veio. Que a terra receba seu Rei! [Salmo 100:1-5; Atos 16: 25-34]—Kim Sullivan3

Uma oração de natal

Querido Jesus,

Tu és Deus e homem, Rei dos reis e servo de todos. Você deixou Seu trono de imortalidade e se envolveu em carne humana. Você se tornou um de nós, para que pudesse nos salvar. A alegria inunda meu coração quando penso em como Você silenciosa e humildemente veio ao nosso mundo e o mudou para sempre. Quem poderia imaginar a transformação que viria através de um bebezinho, nascido de plebeus, enrolado em trapos, dormindo em um comedouro?

Quer os tempos sejam bons ou ruins, mesmo que eu não tenha mais ninguém, sempre terei Você e Seu amor - amor que resistiu ao teste do tempo, amor redentor, amor que salvou até a mim. Obrigado por fazer a escolha de experimentar tanto as alegrias quanto as tristezas de nossa vida terrena. Obrigado por suportar as lágrimas, a dor, a frustração, a solidão, a exaustão e, finalmente, a morte para que pudesse nos entender verdadeiramente. Nunca houve um amor mais perfeito do que o seu! —Casey Parker [João 3:16; 1:12; 3:36; 5:24; Romanos 5:1-11; Filipenses 1:6]

Caros Amigos,

Queremos agradecer a vossa ajuda, apoio e amizade durante o último ano e muitos anos anteriors. Oramos por vocês diariamente e que o Senhor supra todas as suas necessidades e o mantenha seguro sob Seus cuidades e o traga com segurança através de qualquer dificuldade que você possa encontrar. Embora as circunstâncias do mundo nos preocupem, estamos confiantes de que Deus está ao nosso lado e ao seu e Ele estará conosco durante o próximo ano para nos dar força para os nossos dias, o amor que precisamos para os outros e todos os nossos necessidades espirituais e físicas.  Se você ainda não aceitou o Rei dos Reis em seu coração e pediu a Ele por Sua graça salvadora, você pode fazer a seguinte oração: 

Querido Jesus, eu creio que Você é o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar de nossos pecados.  Aceito o sacrifício que fizeste na cruz por mim. Peço a Você e ao Espírito Santo que entrem plenamente em minha vida para que eu possa encontrar plenitude de alegria em Ti e nas coisas do Espírito.  Perdoe minhas ofensas e ajude-me a crescer na fé em Você e no amor pelos outros. No precioso nome de Jesus, eo oro. Amém. Boa Natal 


Publicado na Âncora dezembro de 2022.

https://anchor.tfionline.com/post/the-real-joy-of-christmas/

1 https://www.emmanuelbiblecollege.ca/the-joy-of-christmas.

2 https://www.oneplace.com/ministries/the-bible-study-hour/read/articles/the-joy-of-christmas-10251.html.

3 https://familyfire.com/articles/finding-joy-at-christmas.

 

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith