Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Tuesday, September 22, 2015

O Deus de toda Consolação

Link
Uma compilação

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação…”—2 Coríntios 1:3[1]

*

“O Deus de toda consolação”. Em Deus encontra-se todo tipo de consolação. Não importa a necessidade na hora da aflição, Deus tem o consolo exato, e está sempre pronto para dispensá-lo! Fique tranquilo, acreditando sempre que, se pedir, receberá esse consolo. Essas palavras dão ânimo a todos que estão cansados da jornada por este grande e terrível deserto! Deus é o Deus de toda consolação. Não é uma consolação parcial, mas total, toda consolação. Se precisar do consolo de qualquer tipo que seja que o ser humano já recebeu, Deus o tem reservado! Se o povo de Deus precisar de algum consolo durante uma doença, na prisão, na hora da necessidade, na depressão, o Deus de toda consolação o dará de acordo com a necessidade!—Charles Spurgeon[2]

*

Não tema, estou contigo; não se assuste, pois eu sou teu Deus. Eu te esforço, Eu te ajudo, Eu te sustento, com a destra da minha justiça.—Isaias 41:10[3]

*

Tudo isto tenho dito a ti, para que em mim tenhas paz. No mundo terás aflição, mas tem bom ânimo, porque Eu venci o mundo.—João 16:33[4]

*

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam.—Salmo 23:4[5]

*

Eu vos deixo a paz; a minha paz eu vos dou, não a dou como o mundo a dá. Não se atribule o seu coração nem se atemorize.—João 14:27[6]

*

Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.—Mateus 11:28–29[7]

*

Muitas pessoas recebem bênçãos incontáveis de Deus e se apoiam em Suas promessas. No entanto, não conhecem a Deus de uma maneira pessoal. Existem muitos que confiaram em Cristo por um tempo e nEle encontraram grande consolo e a certeza do Seu amor. Posteriormente, em um período de dificuldades, criaram amizade com Ele, e nessa relação encontraram tesouros de amor, empatia e consolo muito além do que haviam vivenciado até então. Ao buscarmos ajuda na hora da dor, jamais deveríamos nos contentar apenas com os dons que Deus nos concede, ou com a consolação prometida em Sua palavra. Deveríamos encontrar no próprio Deus a satisfação do Seu infinito e bem-aventurado amor.

As Escrituras revelam um Deus generoso e misericordioso que concede benefícios, mas que não gostaria que nos contentássemos apenas com isso. “Ele faz o sol nascer para o mau e para o bom, e envia chuva para o justo e o injusto.” Mas Ele deseja Se manifestar para Seus filhos como o faz para o mundo. Os grandes santos da Bíblia foram ajudados e encontraram satisfação não nos dons de Deus, mas na relação com o próprio Deus. Por essa razão Davi pode fazer tão linda declaração: “Nada me faltará”. Ele não disse isso porque sentia possuir uma grande reserva de dons de Deus, mas porque “o Senhor é o meu pastor”. Davi não depositava sua confiança na riqueza que Deus lhe dera para cuidar do seu futuro, mas no próprio Deus. Em outro Salmo, Davi deseja ardentemente não apenas os benefícios ou favores da bondade divina, mas próprio Deus. “Minha alma tem sede de Deus; tem sede do Deus vivo.” Nada saciava a sua sede, exceto a companhia de Deus. Nada que Deus lhe desse, por mais precioso que fosse o presente, dentre as mais doces bênçãos, teriam satisfeito o seu anelo. Ele tinha sede de Deus, do Deus vivo. A alma humana foi criada por Deus, e só Ele pode suprir sua necessidade.

A única coisa que conforta nosso coração é a consolação que Deus nos dá. O nosso Pai quer nos abençoar. Ele espera de nós total confiança para então Se revelar ternamente e de uma maneira bastante pessoal. Após a morte de Horace Bushnell, encontraram uma folha de papel na sua Bíblia, onde estava escrito: “O instinto amoroso da minha mãe vinha de Deus, e o amor que ela passava para mim era o dEle, um amor muito mais profundo e duradouro do que o dela. Ela já se foi há muitos anos, mas Deus continua ao meu lado. Ele me acompanha na velhice com a mesma ternura e atenção que ela me dispensou na infância, concedendo-me alegria e a glória maior na minha vida que é a certeza de conhecê-lo, e ter verdadeira confiança para chamá-lO de Pai.”

Persuasões, argumentos e promessas, por mais verdadeiros, valiosos e fundamentados na fé que sejam, jamais darão paz ao coração angustiado. Podemos ouvir preleções das pessoas mais talentosas em confortar, que usam a palavra de Deus para nossa consolação, mas o nosso espírito solitário continuará só. Podemos concordar com tudo o que ouvimos, a nossa mente pode aceitar e ficar um pouco em paz. Mas no fundo do coração continuamos sem consolo. Falta-nos algo. Se, porém, nos aconchegarmos no seio de Deus e ali nos aninharmos como faz uma criança cansada no colo da mãe, deixando o Seu amor nos envolver e penetrar no nosso coração, por mais profunda que seja a tristeza, nós nos sentiremos consolados e ficaremos satisfeitos. E mesmo que não tenhamos nada que nos dê alegria, e nos sintamos privados de tudo, Deus nos será suficiente.

Existe a bênção da solidariedade, pois Deus nos envia os amigos para mostrar um pouco do Seu amor, como se nos desse pequenas doses da Sua graça. Mas Ele é o único que nos dá a verdadeira consolação. O amor de Deus é grande o suficiente para encher nosso coração, e a Sua mão habilidosa para tratar nossas feridas.—J. R. Miller[8]

*

Mesmo perdendo toda a esperança e tudo pareça falhar, mesmo com os sonhos despedaçados e os navios com as velas em frangalhos, ainda teremos Jesus! E Ele é tudo o que precisamos!—David Brandt Berg

*

Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas.—Salmo 18:28[9]

*

Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento.—Salmo 32:7[10]

*

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito?
Para onde poderia fugir da tua presença?
Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás.
Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar,
mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.
Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão,
e que a luz se tornará noite ao meu redor,
verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. —Salmo 139:7–12[11]

*

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".—Apocalipse 21:4[12]

*

A Palavra de Deus é sempre um console, e a voz do Seu Espírito um encorajamento na hora mais angustiante.—David Brandt Berg

*

Lance os teus cuidados sobre o Senhor. Entregue a Jesus e vá dormir. Deixe Ele passar a noite em claro! Não se preocupe com a situação, deixe o Senhor Se preocupar! Ele tem os ombros largos o bastante para carregar qualquer fardo — todos os fardos, inclusive o dEle próprio!—David Brandt Berg

*

Mantenha os olhos sempre em mim. O céu pode ficar anuviado; os ventos soprarem; as águas ficarem turvas e profundas. As ondas podem arrebentar ao seu redor e você se sentir num beco sem saída. Mas Eu sou a sua rota de fuga. Sou a luz do sol que espanta as nuvens escuras. A Minha voz acalmará as ondas tempestuosas. Os Meus raios de sol deixarão claras as águas, para você poder contemplar o esplendor e a maravilha abaixo da superfície, no oceano da vida.

Por isso, caso se sinta no escuro e tudo ao seu redor esteja sombrio, olhe para Mim, a sua eterna luz. Eu incidirei a Minha luz na sua vida, acalmarei os mares, e você encontrará paz e segurança.—Jesus falando em profecia

Publicado no Âncora em maio 2014. Tradução Hebe Rondon Flandoli.


[1] NIV.

[2] Ministrado por Spurgeon no Metropolitan Tabernacle, Newington, 15 de junho de 1882.

[3] NVI.

[4] NVI.

[5] NVI.

[6] NVI.

[7] NVI.

[8] The Ministry of Comfort (Hodder and Stoughton, 1901).

[9] NVI.

[10] NVI.

[11] NVI.

[12] NVI.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith