Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Thursday, November 5, 2015

Louvar a Deus nos Momentos Difíceis

Compilação
Link

Cada um de nós há de passar por uma perda ou pesar em alguma altura na vida. Nesses momentos é normal sentir-se triste ou até deprimido. Louvar a Deus constrói um escudo ao redor dos nossos corações e mentes de modo que não caímos em desespero.

Há alguns anos passei por muitas perdas de modo que me senti avassalada e desencorajada. Durante esses meses eu me comprometi a continuar com o meu hábito de louvar a Deus cada manhã. Algumas manhãs eu me ajoelhava e chorava enquanto ouvia música de adoração. Ao oferecer a Deus as minhas lágrimas e confiança, parte da minha tristeza era liberada e minha fé reacendida. Tal como Jó, consegui dizer, “O Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.”[1] Ao me ajoelhar para adorar cada manhã, a presença de Deus se aproximava e eu era consolada na minha tristeza.

Seguem-se algumas dicas para louvar a Deus durante períodos de luto, tristeza ou desencorajamento:

Faça uma retrospectiva. Louvar a Deus por como Ele foi fiel no passado pode lhe dar esperanças de que Ele continuará sendo fiel no presente e no futuro.

Deixe as lágrimas rolar. Louvar a Deus nem sempre é fruto de um coração alegre. Está bem e é até bom se permitir chorar quando está triste por ter sofrido uma perda. Às vezes chorar é nossa forma de adorar.

Desenvolva uma série de “versículos para emergências.” Quando estiver passando por uma perda, é consolador louvar a Deus usando Escrituras que lhe são familiares e especiais para você pessoalmente. Alguns dos meus favoritos são os Salmos 34, 46, 91 e João 15.

Faça uma caminhada de adoração. Caminhar libera endorfinas e adorar fortalece a sua fé. Combine as duas atividades e seu espírito será enlevado.

Mantenha uma lista das coisas pelas quais está grato. Aprendi isto quando passei por uma época particularmente difícil na minha vida. Cada noite antes de eu ir para cama eu anotava de 3 a 5 coisas que haviam me acontecido naquele dia pelas quais eu estava grata. Depois de louvar a Deus por cada coisa, eu conseguia adormecer me sentindo encorajada.—Becky Harling[2]

*

Quando o Apóstolo Paulo diz: “Estejam sempre cheios de alegria no Senhor,” ele não diz para ter alegria apenas nos bons momentos. Até quando as coisas são difíceis, a Bíblia nos ensina que podemos ser cheios de alegria se seguirmos esta simples estratégia:

Não se preocupe com nada. Preocupar-se não muda nada. É muita fumaça sem fogo. Ninguém nasceu preocupado. Preocupar-se é uma reação que aprendemos. Você aprendeu a se preocupar com os seus pais, com seus colegas, com as experiências da vida. A boa notícia é que como a gente aprende a se preocupar também podemos desaprender.

Como desaprendemos a nos preocupar? Jesus disse em Mateus 6:34: “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”[3] Ele estava dizendo para não abrir o guarda-chuva até começar a chover. Viva um dia de cada vez.

Ore sobre tudo. Em vez de se preocupar, use seu tempo para orar. Se você orasse tanto quanto se preocupa, teria muito menos para se preocupar. Será que Deus Se importa com o pagamento das parcelas do carro? Sim. Ele Se interessa por cada detalhe de sua vida. Isso significa que você pode levar qualquer problema que enfrenta a Deus.

Dê graças a Deus por tudo. Quando você orar, faça uma oração com ação de graças. A emoção humana mais saudável não é o amor mas sim a gratidão. Gratidão na verdade aumenta sua imunidade. Ela o ajuda a ser mais resistente ao estresse e menos suscetível à doença. Pessoas gratas são felizes. Mas os ingratos vivem na pior porque nada os faz feliz. Eles nunca estão satisfeitos. Nunca nada é bom o suficiente. Então, se você cultivar uma atitude de gratidão, de estar agradecido por tudo, isso reduzirá o estresse na sua vida.

Pense nas coisas certas. Se você quer reduzir o nível de estresse na sua vida, tem que mudar sua maneira de pensar, porque a maneira como pensa determina como se sente. E a maneira como se sente determina a maneira como age. A Bíblia nos ensina que, se quiser mudar sua vida, precisa mudar sobre o que pensa.

Isto envolve uma escolha deliberada e consciente na qual você escolhe pensar nas coisas certas. Nós escolhemos pensar no positivo e na Palavra de Deus.

Qual é o resultado de não se preocupar, orar sobre tudo, dar graças e focar nas coisas certas? Paulo diz, “Se fizerem isto, vocês terão experiência do que é a paz de Deus, que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender. Sua paz conservará a mente e o coração de vocês na calma e tranquilidade, à medida que vocês confiam em Cristo Jesus.”[4]—Rick Warren[5]

*

Todos nós passamos por momentos de estresse e precisamos olhar para cima para encontrar alívio. Pode ser as palavras inspiradoras de um amigo do peito, uma música, ou ainda mais importante, Deus. Não importa as circunstâncias, podemos sempre repousar no fato de que Deus sempre será fiel.

Deus brilhará sua luz sobre nós, e quando pedimos Ele nos ajuda a passar pelos momentos difíceis. Se você estiver batalhando hoje, ou se conhece alguém que talvez esteja batalhando, então se encontra no lugar certo para receber a cura.

Abaixo encontram-se [vários] versículos da Bíblia edificantes que são uma bênção quando estamos passando por momentos difíceis:

Salmo 119:67–68 — Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos.

Isaías 55:6 — Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Salmo 34:17 — Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.

2 Coríntios 9:8 — E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra.

Colossenses 1:13 — O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

Provérbios 3:5–6 — Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.—John Callahan[6]

Publicado no Âncora em outubro de 2015.


[1] Jó 1:21.

[2] Becky Harling, The 30-Day Praise Challenge (Colorado Springs: David C. Cook, 2013).

[3] NVI.

[4] Filipenses 4:7 NLT.

[5] http://pastors.com/thankful-tough-times.

[6] http://www.christianpost.com/buzzvine/7-uplifting-bible-verses-when-youre-going-through-hard-times-125180

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith