Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Monday, January 20, 2020

Alcance o seu Potencial -- 2ª Parte

Da série Roadmap

Temos fé no plano de Deus para cada um de nós, no entanto precisamos dispensar qualquer mentalidade que nos limite e impeça de nos tornarmos tudo o que Deus deseja.

Nascido para vencer

Uma mentalidade estreita e uma atitude derrotista podem ser um empecilho para alcançarmos nosso potencial pleno. Algumas dessas mentalidades são:
“Já tentei e não deu certo.”
“Isso nunca foi feito.”
“Tem pessoas mais qualificadas que farão um trabalho melhor.”
“E se eu errar? E se eu falhar?”
“Dá trabalho demais.”
Enquanto pensarmos assim, seremos incapazes de superar obstáculos ou cumprirmos nossa vocação.
No seu livro Power of the Plus Factor, Norman Vincent Peale relata a seguinte história:
Certa vez, caminhando pelas ruas tortuosas de Hong Kong, passei por um estúdio de tatuagem. Na vitrine havia um display dos desenhos disponíveis, como por exemplo, de uma âncora, bandeira ou sereia. Mas uma opção que me deixou chocado eram três palavras que poderiam ser tatuadas na pele de alguém: Nascido para perder.
Entrei no estúdio impressionado e apontei para as palavras. Perguntei ao tatuador chinês se alguém realmente pedia para tatuar aquela frase terrível, Nascido para perder no seu corpo. Ele respondeu que algumas pessoas escolhiam a frase.
Retruquei não acreditar que alguém em sã consciência faria isso.
O tatuador simplesmente colocou a mão na testa e disse em um inglês macarrônico: “Antes tatuar no corpo, tatuar na mente”.
“Tatuar” nossa mente com pensamentos negativos reduz a probabilidade de sucesso no longo prazo. Se não acreditamos verdadeiramente em algo a nosso respeito, é impossível agirmos de tal mesma maneira. Muitas vezes vejo pessoas sabotarem suas próprias vidas devido a uma mentalidade errada.
Precisamos nos perguntar: “Qual opinião acerca de mim mesmo me limita? Estou em uma caixa?” Quando você pensa ou diz: “Eu nunca conseguiria fazer isso”, não estará limitando o Senhor? E se Ele quiser expandir você e fazê-lo crescer em um determinado aspecto? Você poderia estar retardando o seu próprio crescimento com um modo de pensar que o limite e impeça de avançar.
“Como pensa no seu coração, assim é.”[1] A maneira como você se vê, o que espera de si mesmo, a imagem que tem de si mesmo e o que pensa de si tem muito poder.
“Todas as coisas são possíveis com Deus.”[2] Precisamos ter fé e lutar por aquilo que acreditamos que o Senhor deseja que realizemos.
George Bernard Shaw disse:“As pessoas sempre culpam as circunstâncias pela sua condição. Eu não acredito em circunstâncias.  Aqueles que avançam no mundo são os que procuram as circunstâncias que desejam, e, se não as encontram, as criam”.
Para progredir é preciso ter um plano pessoal de crescimento. Segue-se algo que o Senhor disse a respeito do assunto:
Para chegar a qualquer lugar é preciso um mapa, um plano, uma visão ou meta quanto ao tipo de pessoa que você sabe que Eu desejo que se torne. Depois é preciso se empenhar em adquirir as virtudes necessárias e retirar os vícios para poder alcançar a meta. Busque-Me para saber o que desejo que faça com a sua vida. Pense em alguém que admira, em uma carreira que gostaria de seguir no serviço a outros. Pergunte-Me o que é necessário para se tornar esse tipo de pessoa, ter um desempenho excelente nessa carreira, e permanecer na sua vocação, e Eu o orientarei. Dessa forma terá um propósito a seguir.   
Alcançar o seu potencial significa se tornar o que Eu desejo que você seja. Você tem talentos especiais e também um propósito especial para estar na terra. Mas para encontrá-lo, não pode ficar parado esperando que Eu ou outros o desloquemos até à porta e digamos: “É por aqui. Entre”. Você deve fazer todo o possível para desenvolver o seu potencial e se preparar para o plano e desígnio que lhe tenho reservado.
Eu o desafio a crescer, a fazer as difíceis escolhas de abrir mão de certas coisas e acrescentar outras à sua vida, mesmo não sendo fácil.—Jesus falando em profecia
Seguem-se mais conselhos sobre desenvolver um plano de crescimento pessoal, do livro Desenvolvendo Líderes na sua Equipe de Trabalho, de John Maxwell:
As pessoas acham que crescimento pessoal é o resultado automático de estar vivo. Sabe, não é. O crescimento não é automático nem forçosamente vem com a experiência ou coleta de informações. O crescimento pessoal deve ser deliberado, planejado e consistente… Quero enfatizar que exige um plano. É preciso criar um plano e segui-lo.
Passos práticos para o crescimento pessoal
Separe um tempo cada dia para o crescimento. Este passo tem dois conceitos importantes. Desviar-se é uma das coisas mais fáceis. Tempo de crescimento sem planejamento estratégico no dia não dá em nada, porque somos muito ocupados. É preciso encontrar um horário que funciona e incluir na sua agenda. E então cumprir como faria com qualquer outro compromisso. E é preciso que seja diariamente, no mínimo cinco dias por semana. Educadores relatam que as pessoas aprendem melhor com aulas mais breves e regulares do que em períodos menos frequentes.
Além de um plano diário, recomendo também estudar diferentes materiais em momentos que outros considerariam uma perda de tempo. Por exemplo, sempre que viajo levo livros com bom conteúdo, mas talvez não tão substanciais como as leituras diárias que faço. 
Coloque em prática o mais rápido possível o que aprende
Apenas ter conhecimento de algo não significa que absorveu. Para isso é preciso colocar em prática. Toda vez que aprender algo, é bom se perguntar: “Onde, quando, e como posso usar este conhecimento?”
Cresça com alguém
Diversas pessoas da minha convivência compartilham coisas comigo e eu com elas. Dividir o seu aprendizado aumenta seu insight, melhora seu relacionamento com a outra pessoa, lhes dá uma visão comum e você terá que prestar contas daquilo. Cria também uma conversa com substância.
Ajuda bastante pensar em como pode fazer mudanças na sua vida para ter maior realização, ser mais produtivo no trabalho e serviço ao Senhor, e progredir para a glória de Deus!
Roadmap foi uma série de vídeos produzido pela AFI para jovens adultos. Publicado originalmente em 2010. Adaptado e republicado no Âncora em janeiro de 2020.

[1] Provérbios 23:7.
[2] Mateus 19:26.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith