Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, November 11, 2020

Períodos que Produzem Caráter

Compilação

Com relação ao passado, podemos nos regozijar em ter paz com Deus. Com relação ao nosso futuro, podemos nos regozijar na esperança da glória de Deus. Mas e o nosso presente? Paulo escreve: “Nos gloriamos nas tribulações.”[Romanos 5:3.] O sofrimento é uma resposta pela qual provavelmente não esperamos encontrar motivos para nos regozijarmos no presente.

Na verdade, quem gostaria de passar por um sofrimento, quanto mais se regozijar nele? Se entrarmos em qualquer livraria, encontraremos livros sobre como lidar com problemas, como evitar problemas, como reduzir problemas e como se livrar dos problemas. Provavelmente nunca encontraremos um livro sobre como nos regozijarmos com nossos problemas. No entanto, é exatamente isto que Paulo está dizendo.

Se quisermos desfrutar da glória de Deus, teremos que aprender a viver com o sofrimento. Paulo nos diz por quê. “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.”[Romanos 8:17 NVI.] Paulo está dizendo que nossa participação no Seu sofrimento vai contribuir para compartilharmos a Sua glória. Ele continua: “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.”[Romanos 8:18 NVI.]

Quando colocamos tudo em perspectiva, vemos que nosso sofrimento atual não é nada comparado à glória de Deus que está por vir. Se o objetivo é ter a justiça de Deus plenamente expressa em nossas vidas, então a ferramenta para o aperfeiçoamento é o nosso sofrimento.

Na verdade, o sofrimento é considerado digno no Novo Testamento. O autor de Hebreus nos diz: “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu”.[Hebreus 5:8.] Isso não significa que Jesus foi desobediente alguma vez; mas ao viver como nós, Ele não tomou o caminho rápido ou o caminho suave na vida. Ele foi tentado em todas as coisas como nós, mas aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.

Tempos difíceis podem render bons retornos. Aprendemos muito mais com nossas lágrimas do que aprendemos com o riso. Salmo 56:8 diz: “Recolheste num jarro todas as minhas lágrimas.”[Bíblia Viva.] Por que Deus guarda nossas lágrimas em um jarro? Porque nossas lágrimas, repetidas vezes, têm sido um investimento em nosso crescimento e maturidade na produção do caráter de Deus e na moldagem de nossas vidas à Sua imagem.

Que nos regozijemos com o sofrimento, sabendo que Deus nunca desperdiça nosso sofrimento, mas o usa para nos aproximar de Sua imagem.—Brett McBride

Esperança eterna

“Gloriamo-nos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança, a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou Seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu.”[Romanos 5:3–5 NVI.]

Essa é uma das passagens bíblicas que mais gosto, mas, por muito tempo tive dificuldade para entender como o caráter produz esperança. Fazia sentido pensar que a perseverança produzisse o caráter, mas como as experiências difíceis que forjam o caráter nos tornariam mais esperançosos?

O meu lado cínico me dizia que o oposto era verdade. Por entender que a vida com frequência não é perfeita, eu não esperava sempre navegar em águas plácidas. Não via isso como algo ruim, mas chamar de fonte de “esperança” parecia exagero.

Recentemente percebi que eu me limitava ao sentido superficial da palavra: “Espero que faça sol amanhã.” “Espero que dê tudo certo.” A maneira como o termo “esperança” é tipicamente usado tem quase uma conotação fatalista. Assim, ter esperança significa para a maioria que o que se quer pode ou não acontecer, especialmente quando a pessoa esperançosa tem pouco ou nenhum controle com respeito ao resultado. Nesses casos, “alimentamos a esperança” porque é praticamente tudo que podemos fazer.

Mas o Apóstolo Paulo não está falando de desejos improváveis quando usa a palavra esperança. Refere-se à esperança do Evangelho fundamentada no amor de Deus e no Seu plano, o qual Ele traçou pensando em nós individualmente e na humanidade. Na Epístola aos Hebreus, lemos: “Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura.”[Hebreus 6:19 NVI.] É quando encontramos dificuldades e os momentos sombrios da vida que nossa esperança cresce e se torna mais forte. É assim que nosso caráter se torna mais profundo e produz esperança.

Então, não fugiremos da raia nem ficaremos apreensivos nos tempos de incerteza. É a esperança que “não nos decepciona”. Por quê? Porque vem a nós por meio do amor que Deus “derramou em nossos corações”. Desse amor brotam a fé, a esperança e ainda mais amor. É um círculo bonito e perfeito, uma renovação perene de esperança e confiança que Deus permite para nos ajudar a viver melhor e mais perto dEle.—Olivia Bauer

Por que ter problemas?

Deus tem um propósito por trás de cada problema. Ele usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. Na verdade, Ele depende mais das circunstâncias para nos fazer como Jesus do que da nossa leitura da Bíblia. A razão é óbvia: você lida com as circunstâncias da vida vinte e quatro horas por dia.

Jesus nos advertiu que teríamos problemas no mundo. Ninguém é imune à dor ou protegido do sofrimento, e ninguém consegue passar pela vida sem problemas. A vida é uma série de problemas. Você resolve um e logo surge outro. Nem todos são grandes problemas, mas todos são significativos no processo de crescimento que Deus tem para nós. Pedro nos assegura que ter problemas é normal, dizendo: “Não se assustem nem se admirem quando vocês passarem pelas provas ardentes que estão para vir, pois isto não é coisa estranha e nem fora do comum que lhes vai acontecer”.

Deus usa os problemas para nos aproximar dele. A Bíblia diz, “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito.” Suas experiências mais profundas e íntimas de adoração provavelmente ocorrerão nos dias mais sombrios—quando seu coração estiver partido, você se sentir abandonado, estiver sem opções, e a dor for grande—e você se volta para Deus sozinho. É durante o sofrimento que aprendemos a fazer nossas orações mais autênticas, sinceras, do fundo do coração para Deus...

Cada problema é uma oportunidade para edificar o caráter, e quanto mais difícil, maior é o potencial para edificar os músculos espirituais e a fibra moral. Paulo disse: “Sabemos que tudo isto é bom para nós - ajuda-nos a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve em nós a força de caráter.” O que acontece externamente em sua vida não é tão importante quanto o que acontece no seu íntimo. Suas circunstâncias são temporárias, mas seu caráter durará para sempre.

A Bíblia muitas vezes compara as provações a um fogo que queima as impurezas e depura o metal. Pedro disse: “Estas provações apenas põem à prova a fé que vocês têm, para verificar se ela é forte e pura ou não... e a fé que vocês têm é muito mais preciosa para Deus do que o simples ouro.” Perguntaram a um prateiro: “Como você sabe quando a prata é pura? Ele respondeu: ‘Quando eu vejo meu reflexo nela.’”—Rick Warren [The Purpose Driven Life; Grand Rapids, MI: Zondervan, 2002]

Períodos difíceis desenvolvem nosso caráter

[Romanos 5:3–5] é uma passagem que sempre toca fundo quando a leio. Amo a maneira como a versão contemporânea da Bíblia, “A Mensagem” diz: “Continuamos a expressar nosso louvor, mesmo que estejamos cheios de problemas, porque sabemos que os problemas podem desenvolver em nós paciência e como a paciência, por sua vez, forja o aço temperado da virtude, mantendo-nos atentos quanto ao que Deus pretende fazer.”

Mesmo quando estamos rodeados de problemas, clamamos louvores porque sabemos que estes problemas servem a um propósito.

Algo tão bom de ler, mas tenho que ser sincero, às vezes bem complicado de se lembrar. Tenho uma vida muito abençoada com uma esposa e filhos fantásticos, e trabalho em algo que amo, mas às vezes é difícil.

Alguns dias são muito difíceis, mas ler esta passagem me lembra de aguentar firme, continuar sorrindo e manter Deus no foco, porque os períodos difíceis desenvolverão o meu caráter. E no final das contas é o meu caráter que Deus quer ver crescer e desenvolver. Assim, da próxima vez que me sentir sob pressão, vou pensar neste versículo, respirar fundo e pensar na paciência, caráter e esperança que podem advir disso.

Senhor, por favor, ajude-me a não me acovardar diante dos problemas, mas lembrar que eles são parte da vida e parte do que desenvolve o meu caráter.—Gary [https://www.lifechristianchurch.org.au/2017/11/29/hard-times-develop-character.]

Publicado no Âncora em novembro de 2020. https://anchor.tfionline.com/pt/post/periodos-que-produzem-carater/

As doações espontâneas para Angola devem ir para a seguinte conta: Pedro Nuno Garcia Viana, IBAN: PT50.0036.0030.99101453683.38 BIC/SWIFT: MPIOPTPL

Mais informações: Dennis  +351 - 915016534 Obrigado!

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith