Does your faith need strengthening? Are you confused and wondering if Jesus Christ is really "The Way, the Truth, and the Life?" "Fight for Your Faith" is a blog filled with interesting and thought provoking articles to help you find the answers you are seeking. Jesus said, "Seek and ye shall find." In Jeremiah we read, "Ye shall seek Me, and find Me, when ye shall seek for Me with all your heart." These articles and videos will help you in your search for the Truth.

Wednesday, November 3, 2021

A palavra de Deus é nossa tábua de salvação?


Dennis Edwards

Hoje vamos ver a importância da Palavra de Deus no desenvolvimento e manutenção de um relacionamento saudável com o Senhor.

Os homens são conhecidos por suas palavras. Costumávamos dizer que o homem cumpriu sua palavra. Antigamente, os contratos eram feitos por palavra, na presença de várias testemunhas. No Livro de Ruth, um capítulo inteiro é dedicado a um contrato verbal feito entre dois parentes. No Antigo Testamento, alguém podia ser considerado culpado de um crime pela boca de duas testemunhas. Os fariseus usaram duas falsas testemunhas para tentar condenar Jesus. Jesus foi condenado por suas palavras, não por suas ações.

“Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Jesus respondeu-lhes: Muitas boas obras vos mostrei de meu Pai; por qual dessas você me apedrejará? Os judeus responderam-lhe, dizendo: Não te apedrejamos por uma boa obra; mas para blasfêmia; e porque tu, sendo homem, te fazes Deus.” [João 10: 31-33] Os judeus estavam acusando Jesus de falar falsa doutrina, de falar mentiras, de falar contra o Deus verdadeiro.

Vemos que nossas palavras são importantes. Na verdade, as palavras são coisas reais. Eles abençoam ou amaldiçoam. Eles levantam ou puxam para baixo. Nos provérbios lemos: “A morte e a vida estão no poder da língua; e os que a amam comerão do seu fruto.” [Provérbios 18:21] Em outras palavras, comeremos do fruto de nossas palavras para melhor ou para pior, para a vida ou para a morte. O próprio Jesus disse: “Eu, porém, vos digo que de toda palavra ociosa que os homens falarem, deles darão conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.” [Mateus 12:36-37] Precisamos fazer a pergunta: Por que nossas palavras são tão importantes?

Jesus responde por que as palavras são tão importantes com Sua exclamação: “As palavras que vos digo são espírito e são vida.” [João 6:63] Jesus está dizendo que suas palavras são forças espirituais e têm o poder de nos dar vida eterna se nós acredite e siga-os. Mas muitos de seus discípulos voltaram e não andaram mais com Jesus quando ouviram Sua palavra. Jesus disse aos doze: “Vocês também irão embora?” Simão Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. ”[João 6:66-68] Vemos, portanto, que as palavras são forças espirituais, entidades espirituais, que podem trazer vida ou morte. Se seguirmos as palavras de Jesus, podemos obter o dom da vida eterna.

O apóstolo Tiago escreveu um capítulo inteiro sobre a importância de nossas palavras. Ele escreve: “Mas a língua nenhum homem pode domar; é um mal indisciplinado, cheio de veneno mortal. Com isso bendizemos a Deus, o Pai; e com isso amaldiçoamos nós, homens, que somos feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, estas coisas não deveriam acontecer. ”[Tiago 3: 8-10] Você pode ler sobre como aprender a controlar a língua em Tiago, capítulo três.

Jesus disse aos seus discípulos: “Se continuardes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” [Joâo 8:31-32] Se quisermos ser libertos dos problemas que nossa língua indisciplinada nos causa, precisamos continuar a ler, seguir e permanecer nas palavras de Jesus. Onde encontramos as palavras de Jesus? Eles são encontrados no Novo Testamento. Mas, no Evangelho de João descobrimos que Jesus era a palavra eterna de Deus que estava com o Pai desde o princípio.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. O mesmo foi no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele; e sem ele nada do que foi feito se fez.” [João 1: 1-3]. No livro de Hebreus, encontramos a mesma imagem.

“Deus, que muitas vezes e de várias maneiras falou no passado aos pais pelos profetas, nestes últimos dias nos falou por seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, por quem também fez os mundos; que sendo o brilho de sua glória e a expressa imagem de sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder, quando ele mesmo havia purificado nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas.” [ Hebreus 1: 1-3]

Jesus é o brilho da glória de Deus, a própria imagem de Deus que fez o mundo e o mantém por meio da palavra de seu poder. Na verdade, é somente por meio de Jesus que todas as coisas consistem ou existem.

Em Colossenses, novamente descobrimos que o mundo foi feito por Jesus. “Dando graças ao Pai,… que nos livrou do poder das trevas, e nos transportou para o reino de seu querido Filho:… que é a imagem do Deus invisível,… porque por ele foram criadas todas as coisas, que estão no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: todas as coisas foram criadas por ele e para ele: e ele é antes de todas as coisas e por ele tudo as coisas consistem.” [Colossenses 1: 12-17]

No livro de Gênesis, vemos o Pai, a Palavra e o Espírito Santo atuando juntos na criação. “No princípio, Deus criou o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e as trevas cobriam a face das profundezas. E o espírito de Deus moveu-se sobre a superfície das águas. E Deus disse: Haja luz: e houve luz ”.[Gênesis 1:1-3] Deus falou a palavra e a luz apareceu. Oito vezes no primeiro capítulo de Gênesis, vemos a frase: “E disse Deus”, conforme Ele cria.

Na verdade, quando Deus cria o homem, ele diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.[Gênesis 1:26] Portanto, bem em Gênesis, vemos o conceito da Trindade em Deus Pai, o Espírito de Deus sobre as águas e Deus falando a Palavra e a criação ocorrendo. Deus se considera um ser plural em um. “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.”

Voltando ao Evangelho de João, vemos que Jesus era a Palavra que estava com Deus e era Deus. João escreve: “E a palavra se fez carne e habitou entre nós (e vimos a sua glória, a glória do unigênito do Pai) cheia de graça e verdade ... Nenhum homem jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, ele o declarou. ”[João 1: 14 e 18]

A Palavra Eterna que estava com o Pai desde o princípio e de fato criou todas as coisas e todas as coisas consistem na palavra do seu poder é Jesus. Em outras palavras, Jesus está mantendo tudo junto. Nossas vidas, o universo, tudo está sendo sustentada por seu poder. Se quisermos que seu poder transforme nossas vidas, devemos cumprir sua palavra. Ele disse que, se continuarmos em sua palavra, saberemos a verdade e a verdade nos libertará. [Joâo 8:31-32] Sua palavra tem poder transformador se seguirmos seus mandamentos.

Jesus deu a imagem da videira e dos ramos. Assim como os ramos da uva devem permanecer na videira para dar frutos, devemos permanecer em Jesus e em suas palavras se quisermos que o poder transformador do Espírito Santo afete a mudança de que precisamos em nossas vidas. “Permaneça em mim e eu em você. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, a menos que permaneça na videira; não mais podeis, a menos que permaneçais em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ”[João 15: 4-5]

Não podemos fazer nada e não valeremos nada, a menos que permaneçamos nas palavras de Jesus e sigamos seus preceitos. Jesus disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama: e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele ... Se um homem amar a mim, ele guardará as minhas palavras: e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. ”[João 14: 21 e 23] Se quisermos o poder transformador de Jesus em nossas vidas, precisamos seguir e guarde suas palavras. Precisamos ler sua palavra e segui-la. Esse é o segredo. Podemos ter um relacionamento íntimo direto com Jesus, amando e permanecendo em sua palavra.

 Aqui estão alguns versículos do Salmo 119 sobre a importância da palavra de Deus.

Salmo 119: 9 “Como purificará o jovem o seu caminho? Atendendo a isso de acordo com a tua palavra." Você quer limpar seu caminho? Então você deve cumprir sua palavra. Mas como você pode seguir a sua palavra se não a conhece, se não a lê e não a estuda?

Salmo 119: 11 “Escondi a tua palavra no coração, para não pecar contra ti.” Você quer superar alguns de seus maus hábitos e pecados? Então você deve esconder a palavra de Deus em seu coração para fortalecê-lo em tempos de tentação e provação.

Salmo 119: 98-100 “Tu, pelos teus mandamentos, me fizeste mais sábio do que os meus inimigos, porque os teus mandamentos estão sempre comigo. Tenho mais compreensão do que todos os meus professores, pois os teus testemunhos são a minha meditação. Eu entendo mais do que os antigos, porque guardo os teus preceitos.”

Salmo 119: 105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho.” Você precisa de uma lâmpada ou luz para os dias de escuridão que estão sobre a terra? Se você precisar de um, deve ler a palavra de Deus. A palavra de Deus promete iluminar seu caminho.

Salmo 119: 130 “A explicação das tuas palavras ilumina; dá entendimento ao simples.” Somos todos pessoas muito simples. Precisamos da palavra de Deus para nos dar entendimento.

Salmo 119: 133 “Ordena os meus passos na tua palavra; e não me domine iniqüidade alguma.” Se não queremos que nossos problemas, nossos vícios, nossa fraqueza nos superem e nos dominem, então devemos ordenar nossos passos seguindo a palavra de Deus.

No livro de Josué, vemos a chave para o sucesso. O Senhor falou a Josué, dizendo: “Este livro da lei não se aparte da tua boca; mas medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e então terás bom êxito ”. [Josué 1:8] Meditar e observar a palavra de Deus é a chave para o sucesso em nossas vidas presentes e a chave que abre a porta para a vida eterna.

Jesus disse: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” [João 13:17] O apóstolo Tiago disse: “Mas sede cumpridores da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-vos a vós próprios.” [Tiago 1:22] Jesus também nos deu a parábola do homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha. A rocha sobre a qual construiu sua casa foi sua obediência à palavra de Deus.

“Portanto, qualquer que ouve estas minhas palavras e as pratica, compararei com ele a um homem sábio, que edificou a sua casa sobre uma rocha; e desceu a chuva, e vieram as enchentes, sopraram os ventos, e bateram contra aquela casa ; e não caiu: pois estava fundado sobre uma rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que construiu sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e vieram as enchentes, e soprou o vento, e bateu contra aquela casa ; e caiu: e grande foi a sua queda. ”[Mateus 7: 24-27]

Construa sua casa sobre a rocha Jesus. Leia e obedeça sua palavra. Faça de sua palavra o alimento espiritual mais importante que você ingere. Como lemos nos salmos: “Bem-aventurado o homem ... cujo prazer está na lei do Senhor; e em sua lei medita dia e noite. E ele será como a árvore plantada junto a rios de água, que dá o seu fruto na sua estação; sua folha também não murchará; e tudo o que ele faz prosperará.” [Salmo 1: 1-3] Você quer ter sucesso nas coisas importantes da vida? Então você deve meditar na palavra de Deus dia e noite.

O apóstolo Paulo conclui: “Que a palavra de Cristo habite em vós ricamente em toda a sabedoria; ensinando e admoestando uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais.” [Colossenses 3:16] Até a música que você ouve deve ser baseada na palavra, para que ministre à sua fé, porque a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. [Romanos 10:17]

O que quer que você esteja ouvindo, vendo ou lendo, está ministrando a você espiritualmente para o melhor ou para o pior. O que vimos hoje é que a palavra de Deus é o segredo da vitória, poder, vida, luz e tudo. Mas se passarmos a maior parte do nosso tempo ouvindo, vendo, lendo as palavras do homem, palavras que são contrárias à palavra de Deus, acabaremos adoecendo espiritualmente e até morreremos. Assim como se sua dieta fosse apenas junk food, você acabará ficando doente. Portanto, se você tem uma dieta espiritual baseada nas palavras do homem, ao contrário da palavra de Deus, isso afetará você espiritualmente e pode até matá-lo. Abandone o tolo e viva. Leia a palavra de Deus hoje.

"Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamnete, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma  viverá." [Isaías 55:1-3a]

Todas as outras maneiras que tentamos satisfazer nossa alma simplesmente não funcionam. Eles não vão saciar nossa alma. Precisamos ouvir a voz de Deus, saber que Ele está conosco e está cuidando de nós. Vamos até Jesus. Que sua palavra fale conosco e nos traga o amor e o conforto que buscamos. Leia a palavra de Deus e ouça sua voz mansa e delicada e seja consolado.

0 Comments:

Copyright © Fight for Your Faith